12 de junho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

JUSTIÇA ELEITORAL ANUNCIA DOAÇÃO DE BENS E CONVOCA ENTIDADES PARA SE INSCREVEREM
Titular da  277ª Zona Eleitoral de Uberaba, juiz Adelson Soares de
Oliveira, publica edital anunciando a doação de vários bens, e abrindo prazo para que as entidades  filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública federal, se candidatem a receber os bens. Interesse deve ser manifestado até dia 26 de junho, na sede da Zona Eleitoral - rua Rodolfo Machado Borges, n.º 299, bairro São Benedito.
Na lista
Entre os bens, estão cadeira fixa em courvim, metal cromado; máquina de escrever eletrônica IBM; cinco estantes em metal, de aço; três fichários; mesa para impressora; aparelho para fax, com telefone acoplado; calculadora eletrônica; dois relógios de parede; Webcam - câmera de vídeo para microcomputador mínima; cadeira giratória em vinil; forno de microondas.
-----------------

NAVEGANDO - TERMINAIS DO BRT DE UBERABA TERÃO LIGAÇÃO DIRETA COM A REDE
(FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO TERÃO ACESSO GRATUITO À INTERNET
A pedido do prefeito Paulo Piau (PMDB), Secretaria Especial de Comunicação de Uberaba vai disponibilizar Wi-Fi nos terminais do BRT/Vetor – Leste e Oeste. Desta forma, os usuários do sistema terão acesso gratuito à internet enquanto esperam o transporte coletivo, podendo manter contatos, obter informações, acessar as redes sociais e trocar mensagens. Jornalista Denis Silva - titular da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, explica que o sistema será implantado em parceria com a Codiub – a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba. Previsão é de cerca de 30 dias para a conclusão da instalação.

XÔ TACHÕES - FORAM TANTAS AS RECLAMAÇÕES, QUE O SISTEMA BRT
VAI PERDER OS SEGREGADORES (FOTO: ENERSON CLEITON)
Vox populi
QUEIXAS DA POPULAÇÃO PROVOCAM ADEQUAÇÕES NO BRT/VETOR DE UBERABA
E falando em BRT/Vetor – Via Especial de Transporte Para Ônibus Rápido de Uberaba, a 1ª etapa, inaugurada em caráter experimental no início deste ano, ainda passa por adequações, conforme se previa desde a implantação.
Secretarias de Planejamento e Gestão Urbana e de Defesa Social, Trânsito e Transporte de Uberaba vão promover alterações, incluindo a retirada os tachões (segregadores) e alguns semáforos, além da criação de um estacionamento rotativo (onde não houver as estações tubo) – material será reaproveitado em outras demandas.
Adaptações
As mudanças se referem ao projeto elaborado na antiga gestão municipal, e que tem evidenciado uma série de problemas. "Elas são fruto das observações dos nossos técnicos, e, acima de tudo, são fruto das experiências e reflexões da própria população" - destaca o prefeito Paulo Piau. “Não tenho compromisso com erros e nem receio de ouvir a voz da população” – diz ele.
Sistema BRT/Vetor Oeste/Leste tem 5 km de extensão em sua primeira etapa,  com dois terminais e 12 estações-tubo ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, e ao todo  custou mais de R$ 31 milhões.
A 2ª etapa
Expectativa do prefeito e dos secretários Marcondes Freitas (Planejamento e Gestão Urbana) e Wellington Cardoso (Defesa Social, Trânsito e Transporte) é de que os problemas não se repitam na 2ª etapa do BRT/Vetor, uma vez que o novo projeto está sendo readequado já na prancheta.  O projeto Sudeste/Sudoeste tem recursos federais garantidos, na ordem de R$ 42 milhões.
---------------

RICARDO CAVALCANTE EM MOMENTO
TRIBUNAL DO JÚRI
(FOTO: ENERSON CLEITON)
TRE/MG DESIGNA NOVO JUIZ ELEITORAL EM UBERABA
Juiz da 1ª Vara Criminal de Uberaba, Ricardo Cavalcante Motta, conhecido e reconhecido pela retidão, rigidez – e poucos sorrisos, volta a atuar na Justiça Eleitoral, função que já exerceu tempos atrás. Acaba de ser designado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para titular da 347ª Zona. Mandato de dois anos.
----------------
Fênix
SÓCIO IMPEDE LEILÃO PARA SALDAR DÍVIDAS, E ASSUME PROJETO PARA REATIVAR GRANDE HOTEL
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – que já havia aprovado a obra, acaba de aprovar também, o projeto de mudanças que os proprietários pretendem realizar no prédio do Cine Metrópole/Grande Hotel. Imóvel não chegou a ser tombado pelo patrimônio histórico e artístico, o que permitiu que o pedido tivesse o aval do Conphau – que exigiu, entretanto, a manutenção de algumas características do prédio, que é inventariado.
Dívidas
Localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 3.450, o imóvel foi construído em 15 meses, e inaugurado dia 12 de fevereiro de 1941.  Considerado arrojado para a época, foi o primeiro prédio do Triângulo Mineiro. Ele foi desativado em 2007, com previsão inicial de não voltar a funcionar.  Em outubro de 2013, o imóvel estava preparado para ir a leilão, com o objetivo principal de pagar obrigações trabalhistas.
Salvo pelo gongo
Um dos sócios cotistas, Carlos Alberto Rodrigues da Cunha, resolveu, através de
sua empresa FAN/Empreendimentos Imobiliários Ltda., suspender o leilão e comprar as cotas de capital de quem se dispunha a vendê-las. Com isso, a FAN detém hoje, aproximadamente 80% da CiaCSL – Companhia São Luiz.
Cara nova
Os proprietários pretendem reativar o prédio, transformando-o em um Centro de Convenções com hotel e estacionamento. A reforma manterá o hall de entrada atual para lojas. O mezanino do cinema será um auditório multifuncional de 300 lugares, com espaço para exposições, feiras e festas.  Na fachada frontal serão realizadas adequações para aproveitamento e viabilização do estacionamento. Os pisos intermediários serão transformados em salas para reuniões de apoio, tudo com acesso independente pela portaria antiga do hotel. Deve ser reativado, inclusive, o famoso bar/restaurante Galo de Ouro.
Estacionamento
O estacionamento será construído em quatro pavimentos, com aproximadamente 250 vagas para veículos, tanto para uso do hotel como para uso público. Ele vai ocupar o espaço do cinema, que deverá ser demolido, com preservação da fachada. A entrada de veículos será pela avenida Leopoldino de Oliveira.
---------------------


--------------------

Reforma política
Câmara dos Deputados retomou a votação da reforma política. A proposta de voto facultativo para o eleitorado em geral foi derrubada por 311 votos contra 134, o que reforça o sistema atual: o alistamento e voto obrigatórios para os maiores de 18 anos, permanecendo facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos de idade e os maiores de 16 anos e menores de 18 anos.
Mandatos
De outro lado, a Câmara aprovou mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos.
Decisão entra em vigor nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) a partir de 2020, e nas eleições gerais (presidente, governador, deputados) a partir de 2022. Matéria foi aprovada por 348 votos contra 110. No caso dos senadores, os eleitos em 2018 terão nove anos de mandato, e, em 2027 passarão a cinco anos também para o Senado. O mandato atual de senadores é de oito anos.

Sem coincidência
Os deputados federais rejeitaram - por 225 votos contra 220, a proposta de coincidência de todas as eleições.
Idade mínima
A Câmara dos Deputados aprovou - por 337 votos contra 73, a proposta que reduz a idade mínima para candidatos – para 18 anos nas eleições de deputados federais, estaduais e distritais, e 29 anos para governador, vice-governador e senador.
Atualmente, a Constituição Federal determina que, para ser governador ou vice-governador  é preciso ter 30 anos e, para se eleger senador é preciso ter 35 anos. Para deputado, a exigência é de 21 anos.
Datas de posse
Os deputados federais aprovaram - por 386 votos contra dez, a mudança da data de posse do presidente da República e governadores. O presidente da República tomará posse dia 5 de janeiro do ano seguinte à eleição, e os governadores, dia 4 de janeiro. Hoje, a posse acontece dia 1º de janeiro.
Os prefeitos
Por  acordo entre líderes, ficou definido que a data de posse dos prefeitos será deliberada dia 16 de junho, terça-feira, junto com propostas sobre fidelidade partidária e cota para mulheres.
2º turno
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), espera votar a reforma em segundo turno já na primeira semana de julho. Por se tratar de mudanças constitucionais, cada Casa – Câmara e Senado, tem que votar em dois turnos.

Reeleição, distritão, fundo partidário e financiamento de campanha deram início às votações
Na primeira semana de votação da reforma política, a Câmara dos Deputados manteve o atual sistema de eleição de deputados e vereadores – rejeitando, por exemplo, a proposta do distritão; acabou com a reeleição para chefes do Executivo; cortou o acesso ao fundo partidário por legendas que não elegerem deputado federal e ou senador; e aprovou o financiamento de campanha através de doações de empresas aos partidos, e de pessoas físicas aos partidos e candidatos.
ARTE DA AGÊNCIA CÂMARA
-----------------
Polêmica
Maioridade penal provoca tempo quente
Assunto que está provocando debates acirrados e manifestações na Câmara dos Deputados deve chegar ao plenário dia 30 de junho. Trata-se da proposta de redução da maioridade penal – de 18 para 16 anos de idade.  A exemplo da reforma política, a proposta da maioridade também é assunto constitucional e exige sistema especial de votação.
----------------
ENCONTRO DO PARLAMENTO JOVEM EM TRÊS IMAGENS DE RODRIGO GARCIA/CÂMARA
Parlamento Jovem
TEMA 2015 MISTURA SEGURANÇA COM DIREITOS HUMANOS
E na Câmara de Vereadores de Uberaba representantes da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas Gerais 2015, coordenadores municipais, estudantes e vereadores participaram da abertura do Encontro Preparatório para a Etapa Regional do Parlamento Jovem - Polo Triângulo e Noroeste.
Presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (SD) e o vereador Franco Cartafina (PRB) – autor da resolução que criou o Parlamento Jovem de Uberaba, dividiram a mesa dos trabalhos com os coordenadores estaduais, Fernanda Freitas, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Alexandre Teixeira, representante da Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas, e com e Rochelle Bazaga, coordenadora do Parlamento Jovem - Polo Regional Triângulo e Noroeste.
O tema definido pelos jovens para 2015 é “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O Pólo Triângulo e Noroeste compreende os municípios de Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
---------------

_ Aos pré-candidatos de 2016 um lembrete: 
Noé começou a construir a arca quando ainda não estava chovendo! É hora de se preparar!
Comentário de Fabiano Elias, assessor na Câmara dos Deputados e herdeiro da secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, apoiando, em seu mural no Facebook, o curso de capacitação em marketing
--------------

A QUANTAS ANDAM OS PARTIDOS POLÍTICOS EM UBERABA
_Dois partidos importantes estão sem comando na cidade: o DEM - segundo colocado em filiações, e o PSDB
_Dois partidos são presididos por deputados federais: o PSD – Marcos Montes, e o PR – Aelton Freitas
_Dois partidos são presididos por vereadores: o PRB – Franco Cartafina, e o PROS – Cléber Ramos
_Com filiados: 32 partidos
_Filiados: 28.617 eleitores
_Diretório (eleito pelos filiados): 7
_Comissão Executiva Provisória (designada pelo comando estadual): 12
_Sem comando: 13

Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Sigla: PMDB
Filiados: 6.258
Tipo: Diretório
Vigência: 31/10/2015
Presidente: Fernando Hueb

*Democratas
Sigla: DEM
Filiados: 4.692
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 15/07/2014

*Partido Progressista
Sigla: PP
Filiados: 2.218
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 7/6/2015

Partido Democrático Trabalhista
Sigla: PDT
Filiações: 1.854
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 3/7/2015
Presidente: Jacob Estevam

Partido da República
Sigla: PR
Filiados: 1.837
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Aelton Freitas

Partido dos Trabalhadores
Sigla: PT
Filiados: 1.735
Tipo: Diretório
Vigência: 20/2/2018
Presidente: Josimar Rocha

*Partido Socialista Brasileiro
Sigla: PSB
Filiados: 1.711
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 30/3/2015

Partido Trabalhista Brasileiro
Sigla: PTB
Filiados: 1.423
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 30/6/2015
Presidente: Hermany Júnior

*Partido da Social Democracia Brasileira
Sigla: PSDB
Filiados: 870
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 31/3/2015

Partido Social Democrático
Sigla: PSD
Filiados: 772
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Marcos Montes

Partido Republicano Brasileiro
Sigla: PRB
Filiados: 658
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Franco Cartafina

*Partido Social Democrata Cristão
Sigla: PSDC
Filiados: 593
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 15/3/2014

Partido Trabalhista Cristão
Sigla: PTC
Filiados: 562
Tipo: Diretório
Vigência: 8/2/2016
Presidente: Werner do Nascimento

Partido Social Cristão
Sigla: PSC
Filiados: 530
Tipo: Diretório
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Edson Eurípedes da Silva

*Partido Republicano Progressista
Sigla: PRP
Filiados: 474
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 3/3/2015

*Partido Verde
Sigla: PV
Filiados: 417
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 15/2/2015

*Partido Popular Socialista
Sigla: PPS
Filiados: 360
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 5/5/2014

Partido Social Liberal
Sigla: PSL
Filiados: 318
Tipo: Diretório
Vigência: 1º/3/2017
Presidente: José Luiz Alves
Obs.: Possui uma série de falhas, inclusive a presença do padre José Lourenço Júnior – o padre Júnior, na função “inexistente” de líder da bancada. O partido não tem bancada, e o religioso não ocupa cargo eletivo.

Partido Comunista do Brasil
Sigla: PCdoB
Filiados: 273
Tipo: Diretório
Vigência: 21/09/2015
Presidente: Sumayra Oliveira

Partido Humanista da Solidariedade
Sigla: PHS
Filiados: 212
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 21/05/2016
Presidente:  Rafael Mendes

Partido da Mobilização Nacional
Sigla: PMN
Filiados: 210
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Nelson César Freire

*Partido Trabalhista Nacional
Sigla: PTN
Filiações: 190
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 6/10/2014

**Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB de Uberaba
Filiados: 163
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 11/09/2015
Presidente: Renato Garófolo Gomes

**Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB de Minas Gerais
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 12/08/2015
Presidente: Vicente Araújo de Sousa Netto
Obs.: O presidente estadual da legenda é de Uberaba

Partido Trabalhista do Brasil
Sigla: PTdoB
Filiados: 124
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Ildeu Menezes

Solidariedade
Sigla: SD
Filiados: 73
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2015
Presidente: Luiz Dutra

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Sigla: PSTU
Filiados: 24
Tipo: Diretório
Vigência: 15/4/2016
Presidente: Adriano Espíndola Cavalheiro

*Partido da Causa Operária
Sigla: PCO
Filiados: 22
Tipo: Sem comando
Obs.: Vigência encerrada: Sem anotação

*Partido Socialismo e Liberdade
Sigla: PSOL
Filiados: 20
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 17/4/2014

Partido Ecológico Nacional
Sigla: PEN
Filiados: 9
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 14/10/2016
Presidente: Marcelo de Oliveira

*Partido Pátria Livre
Sigla: PPL
Filiados: 6
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 30/10/2013

*Partido Comunista Brasileiro
Sigla: PCB
Filiados: 6
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 1º/6/2013

Partido Republicano da Ordem Social
Sigla: PROS
Filiados: 3
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Cléber Ramos
Obs.: Apesar de ter cinco dirigentes anotados na Comissão
Executiva Provisória, a legenda só tem três filiados na relação
da Justiça Eleitoral
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário