17 de junho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

PRODUÇÃO ARTESANAL DE SINOS FOI REGISTRADA EM IMAGENS DA TV INTEGRAÇÃO/GLOBO
FÁBRICA DE SINOS DE UBERABA TERÁ REGISTRO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL
Trata-se de uma das seis únicas fábricas de sinos artesanais do mundo 
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Fundação Cultural de Uberaba está realizando pesquisas para aprovar o registro da fábrica de sinos da cidade – uma das seis do mundo que fabricam o equipamento artesanalmente. Por ser um patrimônio imaterial o reconhecimento acontece através de registro – em vez de tombamento, como é denominado em caso de bens materiais.
Modos de fazer
A atividade – comandada pelo artesão José Donizettte da Silva, será declarada patrimônio imaterial na categoria modos de fazer. Trata-se de prerrogativa destinada a uma atividade que é transmitida de geração para geração, garantindo sua preservação, além de ser elemento importante na composição da identidade da sociedade em que está inserida.
Tradição
A fábrica de Uberaba é rica em tradição, já que a forma de fazer os sinos segue a mesma linha adotada pelos antepassados da família – quando ainda residiam na Itália. A fábrica, por sinal, continua em família. João Donizette conta com o reforço de parentes, além de funcionários contratados.
O que são
São bens imateriais: os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
São registrados, entre outros, a Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira do Recôncavo Baiano; a produção artesanal de queijo de Minas Gerais; a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenopólis/GO.
Em Uberaba, já existem dois bens imateriais registrados: a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais e a festa no bairro rural da Baixa – de São José e Nossa Senhora da Conceição.

REPORTAGEM ESPECIAL
TV revela os mínimos detalhes da produção milenar de sinos

*Repórter: Faeza Rezende
*Imagens: Alessandro Santos 
*Auxiliar: Philipe Wolfgang
*Produção: Isabella Lima
*Edição: Rodrigo Sivieri

Fábrica de sinos de Uberaba foi destaque recente em reportagem especial comandada pela jornalista Faeza Rezende no programa jornalístico MGTV/Rede Integração/Globo, oportunidade em que foram revelados todos os detalhes da produção artesanal comandada por José Donizette da Silva.
Fazemos sinos para todas as religiões” – disse o artesão. “O sino é um meio universal de comunicação, seja para dar uma informação triste ou alegre, para sinalizar um perigo” – refletiu o artesão.
Mais de 6.000 sinos passaram pelas mãos de José Donizette, que checa cada detalhe da produção que dura no mínimo 20 dias. “É muito trabalhoso, mas cada sino finalizado é uma nova emoção” – ressaltou.
As imagens – que acompanharam todo o processo de fabricação de um sino, confirmaram a montagem trabalhosa. A produção do sino envolve tijolos, barro, cobre, estanho, sebo, fibra de cizal, fogo e até um tempo embaixo da terra.
O que define a nota musical é o diâmetro da abertura da boca do sino” – contou José Donizette.
------------------

DEPUTADOS COMEMORAM VOTAÇÃO NA COMISSÃO ESPECIAL, ENQUANTO MANIFESTANTES PROTESTAM NOS CORREDORES DA CÂMARA   (FOTOS: ALEX FERREIRA/CÂMARA)
SEGURANÇA PÚBLICA
Comissão especial dribla manifestações e aprova redução da maioridade penal para crimes hediondos
Relatório do deputado federal Laerte Bessa (PR/DF), que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crime hediondo, foi aprovado por 21 votos contra 6, na comissão especial que analisou a proposta. Trata-se de emenda à Constituição, que vai exigir no mínimo dois terços (308 votos) em plenário, na Câmara dos Deputados, para ser aprovada. Segundo o texto, as penas serão cumpridas pelos adolescentes em ambiente separado dos adultos.
Orientaram favoravelmente à redução da maioridade penal o PMDB, PSDB, DEM, PR, PP e PTB, e foram contra PT, PSB, PPS, PDT e PCdoB. Resultado foi comemorado pela Frente Parlamentar da Segurança Pública, que trabalha pela redução.

Guarda Municipal de Uberaba ganha direito de usar arma de fogo
Decreto do prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), recém-publicado em edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, regulamenta o uso de arma de fogo pelos guardas municipais da cidade. Para isso, o efetivo da GM, que conta com 95 integrantes, terá obrigatoriamente de ser aprovado em teste de capacitação e avaliação psicológica, além de cumprir todas as exigências previstas em legislação federal. Só depois, o porte de arma de fogo será autorizado. Não há previsão, portanto, de quando o contingente começará a trabalhar nas ruas portando arma de fogo.

Triângulo Mineiro tem data para receber comissão especial do desarmamento
Presidente da comissão especial que analisa projeto sobre venda e posse de armas de fogo no Brasil comanda dia 29 de junho, em Uberaba, debate público sobre o assunto. “Estou cumprindo o que prometi: que o tema será amplamente debatido no país, com igualdade de condições para favoráveis e contrários à flexibilização do porte de armas” – diz o deputado federal, vice-líder da bancada do PSD na Câmara, Marcos Montes. Evento da comissão em Uberaba foi reivindicado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra (SD), que será parceira da comissão especial na realização do encontro. De acordo com ele, objetivo é dar ao Triângulo Mineiro a oportunidade de opinar sobre o tema polêmico.
-------------------

Assessoria voluntária é destaque em Congresso de Jornalismo
ONG Casa do Menino/Uberaba será um dos destaques, dia 20 de junho, da Intercom Sudeste, etapa regional do congresso promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O estudante Filipe Norberto Soares, do 8º período de Jornalismo da Universidade de Uberaba/Uniube, vai apresentar em Uberlândia, um plano de assessoria de comunicação feito para o Bazar Beatriz, promovido pela ONG para arrecadar recursos.
O plano concorre na categoria “Projeto de Assessoria de Imprensa” e já está entre os cinco melhores do Sudeste, disputando vaga na etapa nacional. O trabalho faz parte da assessoria voluntária prestada para diversas ONG´s da cidade por alunos do curso de Jornalismo da Uniube, na disciplina Assessoria de Comunicação. A professora orientadora é a jornalista Indiara Ferreira.

TV Cidadania
Secretário Municipal de Comunicação de Uberaba, jornalista Denis Silva, recebeu do Ministério das Comunicações o anúncio de que foi enviado à Agência Nacional de Telecomunicações/Anatel o projeto de outorga do Canal do Executivo, para a cidade.
 “É um passo importante na consolidação deste projeto; sendo um canal de cidadania, além de institucional, será possível fazer uma programação rica em cultura, mostrando a história de Uberaba por meio das artes e das pessoas, além das questões sociais que terão espaço significativo" - explica ele.
A gerente do projeto, jornalista Donátila Angélica, faz o acompanhamento constante do processo, no sentido de garantir que a outorga da TV seja liberada.
No total, 322 municípios entraram com pedido de autorização para operar o Canal da Cidadania até o ano passado e 46 cidades são mineiras – entre elas, Uberaba.
-----------------
ESCAVAÇÃO  PEIRÓPOLIS (FOTO: MARCOS CLEMENTE/UFTM)
Dinossauros
Universidade abre vagas para treinamento de alunos em escavações 
Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM abre inscrições para Programa de Treinamento de Estudantes Universitários/Proteu em escavações e demais atividades desenvolvidas no Complexo de Peirópolis/Uberaba, onde funciona um centro de pesquisas paleontológicas.
Responsável pelo “parque dos dinossauros”, a UFTM vai oferecer treinamento para alunos de graduação e pós-graduação nos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, História, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país. Os interessados devem inscrever-se até dia 30 de junho de 2015, preenchendo um formulário em endereço eletrônico: (http://goo.gl/forms/4EZPCUvXxI).
Proteu acontece de 6 a 10 de julho, das 8h às 17h, totalizando 40h de atividades.
------------------

HOMENAGENS ESPECIAIS
Câmara de Vereadores premia comunicadores 
Promovida pela Câmara de Uberaba, a 1ª edição do Troféu Jornalista Ataliba Guaritá Neto homenageou três comunicadores: Edson Santana, na categoria Radialista; o repórter-fotográfico Enerson Cleiton, na categoria Fotografia e Imagem; e, Walter Farnezi, na categoria Jornalista.  (Foto: Rodrigo Garcia/Câmara)
-----------------
ORGANIZADORES DO DESFILE UBERABA 2015 QUEREM REPETIR O SUCESSO DE 2014
--------------------
REFORMA POLÍTICA
Câmara aprova voto impresso para conferência e fim da reeleição, facilita projetos de iniciativa popular, reduz idade mínima para candidatos 
----------- --------------  -------    -----------------------  -----------------
Plenário rejeita cota para mulheres no Legislativo, cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República, voto em trânsito para todos os cargos, perda de mandato para deputado que assume cargo no Executivo

Faltaram 15 votos para que as mulheres conquistassem garantia de vagas no Congresso, nas Assembleias e nas Câmaras de Vereadores

PREDOMINÂNCIA FEMININA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Brasil: 202,7 milhões de pessoas, sendo 49% de homens e 51% de mulheres
Minas Gerais: 20,6 milhões, sendo 48,9% de homens e 51,1% de mulheres
Uberaba: 318.813 habitantes, sendo 48,8% de homens e 51,2% de mulheres

Eleitorado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral
Brasil: 140,3 milhões, sendo 47,8% de homens e 52,2% de mulheres
Minas Gerais: 15,1 milhões, sendo 48,2% de homens e 51,8% de mulheres
Uberaba: 217.755 eleitores, sendo 46,2% de homens e 53,8% de mulheres

Assunto: Mudança de partido
Situação atual: Proibido – com exceções previstas na regra de fidelidade partidária
Proposta: Prazo de 30 dias para mudança, após a promulgação da emenda constitucional
Resultado: Aprovado
Votação:  Sim (317 votos); Não (139); Abstenções (6)
Detalhes: Dentro do prazo de 30 dias, a pessoa não perde o mandato

Assunto: Fidelidade partidária
Situação atual: Quem deixa o partido pelo qual foi eleito perde o mandato, mas a regra não está na Constituição Federal
Proposta: Inclusão da fidelidade na Constituição
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (433); Não (7) Abstenção (2)
Detalhes: Permite-se a mudança de partido quando houver grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda, e ainda, em caso de criação, fusão ou incorporação do partido político

Assunto: Reeleição
Situação atual: É permitida para cargos do Executivo (presidente da República, governador e prefeito)
Proposta: Fim da reeleição
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (452); Não (19) Abstenção (1)
Detalhes: A reeleição ainda vale para os atuais prefeitos (eleitos em 2012) e governadores (eleitos em 2104) que estão em primeiro mandato

Assunto: Voto impresso
Situação atual: Não existe mais
Proposta: Retomar o voto impresso, junto com a urna
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (433); Não (7) Abstenção (2)
Detalhes: Voto impresso será guardado e lacrado para uso em caso de conferência (auditorias, por exemplo)

Assunto: Iniciativa popular
Situação atual: Exige no mínimo 1% do eleitorado do país (algo em torno de 1,5 milhão de assinaturas), envolvendo pelo menos cinco estados
Proposta: Exigência cai para 500 mil assinaturas
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (433); Não (7) Abstenção (2)
Detalhes: Continua a exigência de cinco estados, mas com o mínimo de 0,1% em cada um deles, ao contrário de 0,3% como é atualmente

Assunto: Cota para mulheres
Situação atual: Só existe “cota” nos partidos, para candidaturas
Proposta: Reserva de vagas nas casas legislativas (Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores)
Resultado: Rejeitado
Votação: Sim (299); Não (101) Abstenção (53)
Detalhes: Faltaram 15 votos para a aprovação do projeto que previa vagas para as mulheres no Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores, com reserva de 10% das vagas na próxima eleição, 12% na seguinte e 15% na próxima

Assunto: Militar que ocupa cargo eletivo
Situação atual: Se não for reeleito não pode retornar ao cargo de militar
Proposta: Policial ou bombeiro militar pode retornar às funções de origem se não for reeleito para o mandato eletivo
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (392); Não (43) Abstenção (15)
Detalhes: A matéria aprovada também prevê a contagem de tempo do mandato para todos os efeitos legais, com exceção nos casos de promoção por merecimento.

Assunto: Cargo no Executivo
Situação atual: Deputados podem ocupar cargos no Executivo sem perder o mandato
Proposta: Senador ou deputado federal que assumisse cargo no Executivo perderia o mandato
Resultado: Rejeitado
Votação: Sim (60); Não (357)
Detalhes: Parlamentares continuam podendo assumir cargos no Executivo, tipo ministério, secretaria de estado, por exemplo

Assunto: Senador vitalício
Situação atual: Não existe
Proposta: Cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República
Resultado: Rejeitado
Votação: Não (404)
Detalhes: Sem voto favorável

Assunto: Voto em trânsito
Situação atual: Só existe para candidato a presidente da República
Proposta: Voto em trânsito para todos os cargos
Resultado: Rejeitado
Votação: Não (404)
Detalhes: Sem voto favorável

Assunto: Federação partidária
Situação atual: Não existe
Proposta: Partidos poderiam atuar em bloco único ao longo de uma legislatura
Resultado: Rejeitado
Votação: Sim (277); Não (157)
Detalhes: A federação substituiria as coligações, caso tivesse sido aprovada proposta que acabava com elas

Assunto: Fim das coligações
Situação atual: Partidos podem coligar-se para disputar eleições
Proposta: Proibição de coligações para deputados e vereadores
Resultado: Rejeitado
Votação: Sim (206); Não (246); Abstenção (5)

Assunto: Sistema eleitoral
Situação atual: Vagas no legislativo (deputados e vereadores) são preenchidas de acordo com a votação dos candidatos e das coligações
Propostas: Lista fechada, distritão, distritão misto
Resultado: Rejeitados
Detalhes: Permanece como está

Assunto: Financiamento de campanha
Situação atual: Fundo partidário e programas de TV recebem dinheiro público; pessoas físicas e empresas podem doar para candidatos e partidos
Proposta: Doação de empresas e pessoas físicas para os partidos e só pessoas físicas diretamente para os candidatos; permanecem fundo partidário e TV com dinheiro público
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (330); Não (141); Abstenção (1)
Detalhes: Outras alternativas foram rejeitas, tipo, por exemplo, o financiamento público como único dinheiro nas campanhas

Assunto: Idade mínima para candidatos
Situação atual: 21 anos para deputado estadual, federal e distrital; 30 anos para governador e vice; 35 anos para senador
Proposta 1: Mínimo de 18 anos para deputado
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (337); Não (73); Abstenção (2)
Proposta 2: Mínimo de 29 anos para governador, vice e senador
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (363); Não (48); Abstenção (1)

Assunto: Data da posse para presidente e governador
Situação atual: 1º de janeiro
Proposta: 4 de janeiro para governador e 5 de janeiro para presidente
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (396); Não (10); Abstenção (9)
Detalhes: Em 2019, o presidente da Câmara dos Deputados vai exercer o cargo de presidente por quatro dias

Assunto: Coincidência das eleições
Situação atual: Eleições de dois em dois anos (gerais e municipais separadas)
Proposta: Todas as eleições num único ano
Resultado: Rejeitada
Votação: Sim (220); Não (225); Abstenção (3)
Detalhes: Continua tudo como está

Assunto: Tempo dos mandatos
Situação atual: Oito anos para senador e quatro para os outros cargos
Proposta: Cinco anos para todos os cargos, a partir de 2020
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (348); Não (110); Abstenção (3)
Detalhes: Eleitos em 2016 e em 2018 terão mandato de quatro anos; senador terá nove anos em 2018, e cinco anos a partir de 2020

Assunto: Cláusula de desempenho
Situação atual: Todos os partidos têm acesso a 5% ao bolo do fundo partidário
Proposta: Só terão acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão e rádio os partidos que têm representação no Congresso
Resultado: Aprovado
Votação: Sim (369); Não (39); Abstenção (5)
Detalhes: Só terão acesso ao fundo e ao programa eleitoral/político os partidos que disputarem com candidatura própria e eleger pelo menos um deputado federal ou um senador.

Assunto: Voto facultativo
Situação atual: É obrigatório para maiores de 18 anos
Proposta: Facultativo pra todas as idades
Resultado: Rejeitado
Votação: Sim (134); Não (311); Abstenção (3)
Detalhes: Continua facultativo para os que têm entre 16 e 18 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário