5 de julho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Justiça seja feita
UBERABA RENDE HOMENAGENS A ESTUDANTE MORTO NO REGIME MILITAR
Com a presença da filha Tessa – que ele não teve chance de conhecer, a Fundação Cultural de Uberaba inaugura às 19h30 do dia 8 de julho, quarta-feira, uma exposição sobre a vida de Gildo Macedo Lacerda, morto durante o regime militar. Nesta data ele faria 66 anos de idade.
Os restos mortais nunca foram devolvidos à família, que até hoje  luta por explicações.
Exposição acontece na sede da Casa da Cultura, na praça Rui Barbosa, até dia 8 de agosto, com visitação das 8h às 18h. Fotos e documentos serão disponibilizados para o público.
ORIGENS - Gildo Macedo nasceu em Ituiutaba em 1949, filho de Célia Garcia Macedo Lacerda e Agostinho Nunes Lacerda; em 1963 sua família muda-se para Uberaba e ele ingressou no Colégio Triângulo, de onde se transferiu em 1965 para o Colégio Cenecista José Ferreira, onde fundou o Grêmio Estudantil Machado de Assis.
1ª PRISÃO - Em 1967 Gildo muda-se para Belo Horizonte, quando já era ativista da Ação Popular. Em 1968 foi aprovado em Economia na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e participou do XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes/UNE, em Ibiúna/SP, onde foi preso.
EXCLUSÃO - Em 1969 foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes. Porém, sua graduação durou pouco. Devido à intensa militância, foi excluído da universidade com base no Decreto-Lei 477, editado em fevereiro de 1969, pelo general Costa e Silva.
CASAMENTO E MORTE SUSPEITA - Em 1972 casou-se com Mariluce Moura com quem teve a filha Tessa Macedo Lacerda, que ele sequer conheceu e cuja paternidade só foi reconhecida após 15 anos de seu desaparecimento. O casal foi preso dia 22 de outubro de 1973, em Recife, e seis dias depois, em 28 de outubro, foi morto, segundo nota oficial divulgada dia 31 de outubro, em que a polícia informava sua morte num tiroteio em Recife.


Justiça seja feita
RESERVA DE 20% DE VAGAS PARA NEGROS EM CONCURSO PÚBLICO AGORA É LEI EM UBERABA
Paulo Piau sancionou a lei – de sua autoria, que reserva 20% de vagas para os negros, nos concursos públicos realizados pela Prefeitura de Uberaba, suas autarquias,
fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo município. Revogam-se as disposições em contrário.
DETALHES - A reserva de vagas a candidatos negros tem que constar expressamente dos editais dos concursos públicos, que devem especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido. Podem concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - IBGE.
FALSIDADE - Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato é eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, fica sujeito à anulação.  Em caso de desistência de candidato negro aprovado em vaga reservada, a vaga deve ser preenchida pelo candidato negro posteriormente classificado. A lei tem vigência pelo prazo de dez anos.

NADA MENOS DO QUE CINCO FOTOS DE PAULO H. CARVALHO ILUSTRAM MATÉRIA NO SITE
DO MINISTÉRIO SOBRE REUNIÃO ENTRE O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, 
PATRUS ANANIAS, E DANILO SIQUEIRA, OCORRIDA EM 12 DE FEVEREIRO DE 2015 
NO MINISTÉRIO - ONDE AGORA DANILO VAI TRABALHAR
PERDAS E GANHOS - Assim como o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) “perdeu” a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Tereza (Tetê) Cunha, para o Ministério da Saúde (hoje ela está na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), o prefeito Paulo Piau (PMDB) “perde” o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, Danilo Siqueira, para o Ministério de Desenvolvimento Agrário. Tetê e Danilo são filiados ao PT, e suas saídas do governo municipal, ainda que não desejadas, são consideradas “boas para a defesa dos interesses de Uberaba”.
JANELA – Saída de Danilo Siqueira provoca expectativas quanto à composição do 1º escalão do governo Paulo Piau – que já anda às voltas com outras mudanças. O que se questiona nos bastidores políticos é se o PT vai preservar sua cota e indicar substituto para o até então secretário de Desenvolvimento do Agronegócio (antiga Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Quando saiu, Tetê foi substituída por outra petista: Eide Faria, que ocupava o 2º cargo na hierarquia da pasta.

ALAÔR VILELA (EM PÉ) E PAULO PIAU
PODERES - Na semana passada o governo surpreendeu com o anúncio da saída do titular da poderosa Secretaria Municipal de Finanças. O economista, advogado e contabilista Alaôr Vilela presidiu a comissão de transição entre os governos de Anderson Adauto para Paulo Piau e revelou que a dívida herdada pelo atual prefeito era da ordem de R$ 69 milhões. E mais: tem ligações próximas com o presidente de honra do PMDB e reitor da Universidade de Uberaba/Uniube, Marcelo Palmério. Ele deixou a pasta de Finanças, mas permanece no governo como assessor especial do gabinete do prefeito.
SUBSTITUIÇÃO -  O ex-assessor geral de Orçamento, Wellington Gaia, assume interinamente o comando da Secretaria Municipal de Finanças. Na Assessoria de Orçamento, Gaia foi substituído pelo servidor de carreira, Jorge Cardoso Macedo. Outro servidor de carreira, Aguimar Isidoro Alves foi nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Finanças.

MARCAÇÃO CERRADA - E por falar em Assessoria Geral de Orçamento, a partir de agora, pedido para liberação de verbas de viagens deverá passar pela avaliação e aprovação da pasta, para só então, seguir para deliberação do prefeito. Revogam-se as disposições em contrário.
-----------
OUTROS TEMPOS...
O ENTÃO GOVERNADOR DE MINAS,
ANTONIO ANASTASIA (PSDB), ANUNCIA O
GASODUTO, ENQUANTO DILMA ROUSSEFF
E O ENTÃO MINISTRO DO
DESENVOLVIMENTO,
INDÚSTRIA E COMÉRCIO, FERNANDO
PIMENTEL CONFIRMAM A FÁBRICA
DE AMÔNIA 
PT X PT
PETROBRAS/GOVERNO FEDERAL E CEMIG/GOVERNO DE MINAS PROTAGONIZAM SAGA EXPLOSIVA DE AMÔNIA E GÁS
Além de estar com o projeto paralisado desde o final do governo passado, o gasoduto de Uberaba agora é também responsabilizado pela suspensão das obras da planta de amônia da Petrobras. Só pra lembrar: a amônia é a matéria-prima para produzir fertilizantes, e a fábrica de amônia, por sua vez, só funciona se tiver o gás natural.
Ao anunciar seu Plano de Negócios e Gestão 2015/2019, a direção da Petrobras garantiu que a fábrica de Uberaba não está entre as prioridades porque o governo de Minas Gerais não tirou o gasoduto do papel. ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
CUSPINDO DUPLAMENTE NO PRATO QUE COMEU
De responsabilidade do governo do Estado – através da Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig e da Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig, o projeto do gasoduto de Uberaba se movimentou pela última vez ainda no governo que antecedeu o petista Fernando Pimentel – que é apoiado pelo prefeito da cidade e foi majoritário de votos entre os eleitores uberabenses. Apesar das promessas de que o gasoduto seria priorizado pelo seu governo, o que Pimentel fez até agora foi forçar o prefeito a gastar centenas de reais com sapatos de solado resistente.
A PROVA - No lado federal do mundo petista, a Petrobras tenta provar que não existe interesse em desistir definitivamente da fábrica de amônia. Em entrevistas e notas oficiais, diretores da estatal lembram que já foi investido mais de R$ 1 bilhão nas obras, e portanto, quase a metade do previsto. E garantem que uma definição sobre o gasoduto é tudo de que precisam para reiniciar o empreendimento.

ASSUNTO BOM PRA TUCANO
Além de ser manchete em tudo quanto é veículo de comunicação do Brasil, a saga amônia/gás de Uberaba também ganha destaque nos sites oficiais do PSDB. “Esta é mais uma demonstração de descaso do PT com Minas” – diz o site do PSDB/MG em letras garrafais.
------------

VOX POPULI
Com quase 25 mil acessos, mais de 100 compartilhamentos, dezenas de curtidas e de comentários de brasileiros das mais diferentes regiões, está bombando um vídeo postado no Facebook pelo vice-líder da bancada do PSD, deputado federal majoritário no Triângulo Mineiro, Marcos Montes. Nele, MM diz que votou a favor da redução da maioridade penal. Detalhe: 90% dos comentários aprovam a decisão, enquanto 10% discordam.
ENCRENCA - A discussão sobre a redução da maioridade penal, de 18 anos para 16 anos, em crimes hediondos, ainda tende a render raios e trovoadas – apesar da aprovação, em 1º turno, na Câmara dos Deputados. O assunto deve desaguar no Supremo Tribunal Federal, fora que ainda tem que ser aprovado em 2º turno na Câmara e em dois turnos no Senado.

... E NAS FÉRIAS DE JULHO
Assessoria de comunicação do  Praça Uberaba Shopping Center diz que a programação de férias está a pleno vapor no centro comercial recém-inaugurado. Foi lançada com a abertura do Safári - um grande labirinto com dinossauros, tigres e feras para a diversão de crianças e adultos. A brincadeira é interativa e o cenário remete aos brinquedos dos grandes parques de diversão, em que o susto e o suspense garantem a emoção dos participantes.
Em um espaço de 400 m2 o Safári reúne 17 personagens diferentes desde um dinossauro de 6 metros de comprimento por 4 m de altura, até um tigre de bengala. Não ficam de fora dessa selva o homem das cavernas, gorilas e macacos. O labirinto, montado com efeitos especiais, cenografia caprichada e trilha sonora é para criar a emoção de entrar em um ambiente de selva e encontrar surpresas e personagens prontos para aventuras em um assombrado passeio.
A atração recebe oito pessoas de cada vez, mas é possível participar do safári com menos ‘frio na barriga’, como explica o idealizador do brinquedo Roobertchay Rocha. “Para as crianças há a modalidade sem emoção, que é a entrada no labirinto apenas para contemplar os bichos e passar por corredores escuros sem sustos e matar a curiosidade de ver um dinossauro rex de perto” – diz ele.
Também foi inaugurado o Trenzinho Zig Zag, atração voltada para as crianças menores, com até 1,30m de altura. As crianças abaixo de 0,80m podem brincar acompanhadas de um responsável. Em uma área de 12 m² no Pavimento 1, o Trenzinho fará o percurso sendo acompanhado de perto por monitores.
Até o dia 19 de julho, os visitantes do Praça Uberaba Shopping Center também podem conhecer a Eco Casa, que demonstra soluções e técnicas construtivas sustentáveis de conservação da natureza com ideias e materiais que podem ser adotados numa casa comum. Com a parceria de diversas empresas a casa tem desde móveis fabricados com madeira de reflorestamento até aquecedor solar, e ainda outras atividades internas. A Eco Casa está montada no Pavimento 2.
Outra atração para o período de férias são os brinquedos da Zig Zag Play. Em uma área de 786 m², as crianças contam como uma diversidade de opções como simuladores de carro e moto, torre, comboio de carrinhos, máquinas que liberam tickets para resgate de prêmios, entre outros.
A diversão da família também está garantida com o Praça Boliche, no Pavimento 3, e que oferece oito pistas de boliche, sendo que cada uma comporta até seis pessoas jogando ao mesmo tempo.
Praça Uberaba Shopping Center fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 5.100 – Vila Olímpica.

ESCAVAÇÕES REGISTRADAS PELAS LENTES DE LUÍS ADOLFO/UFTM
JURASSIC WORLD NO MUNDO REAL
Descoberta de fósseis durante escavações em um canteiro de obras em Uberaba foi anunciada esta semana à imprensa e já mexe com a comunidade científica mundo afora. Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM acreditam que  o achado – ainda preso a rochas sedimentares, seja um Titanossauro, espécie que viveu entre 80 e 66 milhões de anos.
A descoberta aconteceu em fevereiro durante a terraplanagem de um terreno no bairro São Bento, para construção de um condomínio residencial. Segundo o proprietário da Quanta Empreendimentos Imobiliários, Tiago Pantaleão, a empresa foi alertada por paleontólogos no início da obra sobre o potencial geológico da região e decidiu estabelecer uma parceria com os pesquisadores para explorar a área com cautela. A UFTM administra o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, bairro de Uberaba conhecido pelas descobertas e preservação de dinossauros.
Ministério Público de Minas Gerais e Federal  recomendarem ao município a criação de medidas para impedir impactos durante obras ou serviços que movimentem ou revolvam terra na cidade, e com base nisso, a Prefeitura de Uberaba determinou que  toda empresa interessada em executar obra em área rural ou urbana precisará apresentar um estudo do solo, com um diagnóstico de potencialidade geológica.

JURASSIC WORLD NO CINEMA
...E pra quem deseja conferir o quarto filme da série Jurassic Park é só verificar dia, horário, sala, e se quer ouvir o som dublado ou legendado no CineMais – no Shopping Center Uberaba, na avenida Santa Beatriz.
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Jake Johnson, Judy Greer, Vincent D´Onofrio, Katie McGrath, Nick Robinson, Lauren Lapkus
Roteiro: Derek Connolly, Colin Trevorrow, Rick Jaffa, Amanda Silver
Produção executiva: Steven Spielberg, Jon Jashni, Thomas Tull
Produção: Patrick Crowley, Frank Marshall
Direção: Colin Trevorrow
------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário