12 de julho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

JOÃO MENEZES - ATRAVÉS DAS LENTES DE SAULO CRUZ/EXEMPLUSCOB
Prata da casa
UBERABENSE COLOCOU O TÊNIS DO BRASIL EM DESTAQUE NO PAN DE TORONTO
O neto dos saudosos Murilo Pacheco – ex-vereador, e Terezinha Hueb de Menezes – educadora, ex-presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, surpreende o mundo em Toronto (Canadá).
Atual 658º do ranking mundial, o tenista João Menezes derrotou o uruguaio Ariel Behar por 2 sets a 0, se garantiu na segunda fase da competição nos Jogos Pan-Americanos 2015, e deu um chega pra lá no experiente chileno Nicolas Jarry, 202º e indicado como quinto cabeça de chave.
No domingo, 12 de julho, ele enfrentou o equatoriano Gonzalo Escobar, que também tem classificação bem superior e ocupa o 284º posto. Entretanto, apesar da  partida ter sido considerada equilibrada, João Menezes foi batido nos dois tiebreaks...
Por outro lado, ele ainda permaneceu na disputa, neste caso de dupla mista, com a gaúcha Gabriela Cé. Os dois venceram  de match-tiebreak  os mexicanos Manuel Sanchez/Ana Sofía Sanchez.
Com a vitória, a dupla avançou às quartas de final e enfrentou a dupla colombiana Mariana Duque/Eduardo Struvay, dia 13 de julho, segunda-feira, quando foi tirada da competição.
Já deu o que falar e o que comemorar.
Origens
O pai Fabiano Hueb de Menezes, oftalmologista, foi titular da antiga Secretaria de Esporte e Lazer no governo de Marcos Montes, e assinou junto com o então prefeito, em julho de 2001, a criação do famoso projeto Bem de Rua Bom de Bola, que chegou a treinar mais de 4.000 adolescentes numa única tacada, tendo na coordenação ninguém menos que o saudoso bicampeão mundial de futebol, Djalma Santos.
O tio Fernando Hueb de Menezes, odontólogo,  professor e pesquisador, é o atual presidente do PMDB/Uberaba e chefe de Gabinete da prefeitura.
Do lado materno, João Menezes também tem laços com a educação. É filho da médica Fernanda Magalhães e neto da conhecida educadora Marília Magalhães.

Prata da casa
PRESENÇA NO PARAPAN PROMETE MEDALHAS
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu marca presença nos Jogos Parapan-Americanos no Canadá... De olho nas Paralimpíadas, que acontecem em 2016 no Rio de Janeiro, atletas da associação garantiram vagas importantíssimas em Toronto. Foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para compor a delegação brasileira que vai atuar de 8 a 18 de agosto, logo após os Jogos Pan-Americanos, que acontecem de 10 a 26 de julho.
Para a disputa de atletismo estão convocados Raissa Rocha Machado e José Humberto Rodrigues, e para a disputa de bocha, estão convocados Ercileide Laurinda e José Carlos Chagas (medalhista-mor), além do staf Nivaldo Vital e a técnica Janaína Pessato Jerônimo.

SELEÇÃO DE HANDEBOL FAZ 1º TREINO NO MARISTA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Nova geração
UBERABA SEDIA CAMPEONATO MUNDIAL DE HANDEBOL JR E JÁ SE PREPARA PARA RECEBER OS JEMG´S
_Os dois eventos têm acesso gratuito
Às voltas com o Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol – que acontece de  19 de julho a 1º de agosto, Uberaba também se mobiliza para sediar a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg´s), a partir do dia 3 de agosto.
A seleção brasileira de handebol desembarcou na cidade no final de semana e já iniciou os treinos. A disputa vai acontecer em Uberaba (Centro Olímpico e Marista Diocesano) e Uberlândia (Praia Clube e a Arena Multiuso Tancredo Neves/Sabiazinho), com cada uma das duas cidades recebendo 12 equipes durante a fase classificatória.
O jogo de abertura – contra o Japão, acontece em Uberaba, no Centro Olímpico/Univerdecidade, no dia 19 de julho, às 18h30.

PRESIDENTE DA CBHb DIZ QUE ATLETAS DEVEM DISPUTAR OLIMPÍADAS
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Handebol/CBHb, Manoel Luiz Oliveira, “esta é uma competição de grande importância no calendário internacional da modalidade, já que vários atletas desta categoria já fazem parte das equipes adultas e têm a possibilidade de integrar, inclusive, as Seleções Olímpicas em 2016”.
Segundo ele, a Federação Internacional de Handebol (IHF) e a CBHb fizeram vistorias, inclusive na rede de hotelaria, e aprovaram Uberaba e Uberlândia para sedes.
Um dos destaques para os dirigentes foi a receptividade e empenho dos representantes de cada uma das cidades em receber a competição” – revela.
"A CBHb e a Federação Internacional estão muito contentes com a estrutura e a logística e isso influenciou na decisão, certamente.  Temos hotéis, instalações esportivas, enfim, as condições necessárias para realizar o evento. O Estado de Minas e as cidades de Uberlândia e Uberaba estarão em evidência no mundo inteiro", ressaltou o presidente da Confederação Brasileira no site oficial da entidade.
"Estamos muito contentes em poder fazer o Mundial em uma região em que o handebol é muito forte nas escolas. Nós iremos, antes, durante e depois, levar elementos de fortalecimento da modalidade, como cursos, núcleos do projeto MiniHand, vamos fazer parcerias com as escolas para que elas adotem os países participantes, façam pesquisas sobre eles, vamos também tentar levar a Seleção lá para criar uma grande interação. 
Continua ele: "Tenho muito o que agradecer a essas duas cidades. As pessoas foram muito receptivas, muito parceiras e se mostraram extremamente capazes. Fiquei impressionado com a agilidade e eficiência com que as coisas foram acertadas aqui. Tenho certeza de que Minas e o Brasil irão dar uma demonstração pujante em termos de organização e de resultado".

PAULO PIAU E OS NETOS POSAM PRA FOTO COM A EQUIPE JOVEM DE HANDEBOL
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
PREFEITO LEVA OS NETOS PARA RECEPCIONAR SELEÇÃO
Com os dois netinhos a tiracolo, o prefeito Paulo Piau (PMDB) recepcionou a seleção de handebol júnior, na manhã de sábado, no ginásio do Colégio Marista Diocesano, onde também acompanhou o primeiro treino da equipe. “Como bom bairrista que sou, contei a eles que Uberaba é vice-campeã de handebol em Minas Gerais, com atletas exclusivamente locais, e que estamos na fila de espera para termos uma equipe masculina em nível nacional” – disse o prefeito em sua página no Facebook. “Vamos incentivar nossa seleção. O calor da torcida faz a diferença!” – convoca o prefeito.

Programação de treinos
Sábado (11)
10h às 12h - Colégio Marista
Domingo (12)
10h às 12h - Colégio Marista
Segunda-feira (13)
18h às 20h - Colégio Marista
Quarta-feira (15)
18h às 20h - Colégio Marista

Seleção Júnior Masculina 
Goleiros - Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinícius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha), Leonardo Felipe Sampaio Santos (Inst. Buzzo Sports S. José dos Campos-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).
Centrais - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP), Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC) e João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha).
Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC).
Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB).
Comissão técnica
Técnico: Hélio Lisboa Justino, o Helinho
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Décio Roberto Calegari
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Michael Fuso

LUIZ MEDINA
JOGOS ESCOLARES ENVOLVERÃO 8.000 ATLETAS
Presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba, Luiz Alberto Medina, garante que a mobilização em torno do campeonato mundial de handebol júnior não influencia negativamente nos preparativos para os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg´s), que acontecem de 3 a 8 de agosto.  “Pelo contrário: estamos ainda mais entusiasmados” – afirma. De acordo com o dirigente da Funel, cerca de 8.000 atletas/estudantes vão desembarcar em Uberaba  para o evento.
Os Jemg´s são organizados pelo governo de Minas/Secretaria de Estado de Esportes,/ Superintendência de Programas Esportivos/Secretaria de Estado da Educação/Superintendências Regionais de Ensino.
Já a execução dos jogos é de  responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais/Feemg. Em cada município, a prefeitura é parceira na organização.
Antes da etapa estadual, os jogadores já passaram pelas fases microrregionais e regionais, nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.
Após a etapa estadual, acontece a fase nacional – os Jogos Escolares da Juventude. Este evento será sediado  em Fortaleza (CE) – de 3 a 12 de setembro, e Londrina (PN) - de 12 a 21 de novembro.
----------------

MULHER, NEGRA, SEM MEDO DE SER FELIZ
Servidora no Instituto Nacional de Seguridade Social/INSS, Lídia Lúcia de Oliveira é a nova presidente da Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais/BPW de Uberaba. Orgulhosa de suas origens, ela enviou a esta coluna, tempos atrás, o seguinte comentário (a respeito de matéria sobre a Mojiana):
Meu querido pai era ferroviário. Lá, imperava o companheirismo, a liderança de vanguarda, a honestidade - e pasme!, em 1920 ele já conversava em alemão com os engenheiros que colaboravam com a ferrovia. A construtora dava suporte financeiro para os NEGROS se estabelecerem. Realmente, as COTAS passaram por ali. Todos os ferroviários daquela época, principalmente os negros, conseguiram manter bom padrão de vida e dar estudos para seus filhos. Aqui estou eu de prova real.
----------------
CONTAS
Câmara de Vereadores aprova, sem ressalvas, as contas do primeiro ano de administração do prefeito de Uberaba, Paulo Piau. Exercício de 2013 já tinha sido aprovado – também sem ressalvas, pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais.
----------------

MARCOS MONTES E ODELMO LEÃO (PP), EX-PREFEITO DE UBERLÂNDIA E
ATUAL DEPUTADO FEDERAL, CONVERSAM COM O PRESIDENTE NACIONAL DO PSD,
MINISTRO DAS CIDADES, GILBERTO KASSAB (CENTRO), SOBRE ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, INCLUSIVE NO TRIÂNGULO/ALTO PARANAÍBA (FOTO; DIVULGAÇÃO)
Destaques
"A DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES NÃO É PROPRIEDADE DE NENHUM PARTIDO POLÍTICO"...

"MESORREGIÃO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA PRECISA RECUPERAR A FORÇA POLÍTICA, INCLUSIVE COM CANDIDATURA PRÓPRIA A GOVERNADOR DE MINAS”...

_Declarações do vice-líder do PSD na Câmara, presidente da legenda em Uberaba, deputado federal majoritário no Triângulo, Marcos Montes 
----------------

FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS PARA RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL
Fundo Municipal de Cultura de Uberaba selecionou 11 projetos para terem acesso a recursos oficiais. Vão receber R$ 19,5 mil, cada um, o Projeto Voyeur (produção de longa-metragem experimental); Princesinha do Sertão (música).
O projeto Trilogia Sobre Uberaba (Literatura) terá acesso a R$ 19 mil, enquanto Caderno das Chuvas (Literatura) vai receber R$ 17,5 mil.
Projeto Hip Hop na Praça (Artes visuais) terá acesso a R$ 13,4 mil, enquanto o projeto Das Gerais Web TV (Audiovisual) será beneficiado com R$ 20 mil.
O projeto Estudo 2 - Desmemória América Latina (Artes Cênicas) vai receber R$ 19,9 mil.
Projeto Calça de Jornal (Artes Cênicas) vai receber R$ 11,9 mil. Murilo Limma Duetos (Música) terá acesso a R$ 18,2 mil, enquanto o projeto Maracanã Canto Coral (Música) conquistou R$ 16,1 mil.
E o projeto Forma e Ritmo Oficinas Culturais (Artes Cênicas) vai receber R$ 13,4 mil.

VOX POPULI
POPULAÇÃO TEM A OPOSTUNIDADE DE DEBATER 2ª ETAPA DO BRT/VETOR 
Antes de cair matando nas redes sociais, vai aqui uma dica para os críticos de plantão... Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana de Uberaba realiza audiência pública dia 15 de julho, quarta-feira, às 18h, para discutir o  projeto da 2ª etapa do BRT/Vetor, agora referente ao trecho Sudeste/Sudoeste.
Evento acontece  no Anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, com espaço suficiente para receber centenas de uberabenses. Sob orientação do titular da Seplan, arquiteto Marcondes Freitas, os técnicos vão detalhar o projeto e responder às dúvidas da comunidade, especialmente dos moradores que ficam no percurso do BRT.
Vale lembrar que o projeto da 2ª etapa já passou por várias readequações em relação ao projeto da avenida Leopoldino de Oliveira (do Vetor Leste/Oeste), que apresentou uma série de problemas – muitos detectados pelos próprios técnicos da prefeitura, e muitos outros verificados pela população ao longo do período de testes.
Os recursos para o BRT/Vetor Sudeste/Sudoeste – mais de R$ 40 milhões, já estão disponíveis para a Prefeitura de Uberaba, por meio da Caixa Econômica Federal.
Entre as readequações já antecipadas no novo projeto, está o uso de pintura termoplástica em alto relevo no lugar dos tachões; as estações serão retangulares em estrutura metálica com vidros planos, que poderão ser adquiridos no comércio local;  além da inclusão de soluções de sustentabilidade, tais como o reuso da água de chuva para limpeza das estações, telha termoacústica (reduz calor interno), ventilação cruzada (vidros móveis) etc.
O sistema de climatização proposto prevê uma melhor distribuição do ar refrigerado, através de evaporadoras no teto, o que trará maior conforto aos usuários.

TÉCNICOS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO VISITAM BRT/VETOR DE UBERABA
(FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
BRT MOBILIZA CIDADES BRASILEIRAS
Após uma série de adequações – algumas baseadas em observações técnicas, mas a maioria respaldada em reivindicações dos próprios usuários do sistema, o BRT/Vetor de Uberaba Leste/Oeste tem atraído representantes de várias cidades que estão às voltas com a implantação e ou ampliação e ou melhoria do projeto de mobilidade urbana.
A última cidade a buscar informações em Uberaba foi São José do Rio Preto, SP. Técnicos da cidade paulista foram ciceroneados pelo superintendente de Mobilidade Urbana de Uberaba, Claudinei Nunes, em visitas aos terminais, subestações, faixas exclusivas e ao trajeto do transporte coletivo.
A Prefeitura de Uberaba já recebeu representantes de Uberlândia, Salvador, Goiânia, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, entre outras.

PAULO PIAU E FERNANDO HUEB: PMDB/UBERABA ANTECIPA ELEIÇÃO DO COMANDO
(FOTO: ENERSON CLEITON)
PMDB/UBERABA ANTECIPA ELEIÇÃO DO NOVO COMANDO
Apesar de o atual diretório ter vigência até outubro, o PMDB de Uberaba antecipa nova eleição do comando para agosto. Trata-se de orientação da direção nacional da legenda, que determinou a realização de convenções gerais em todo o país.
Estamos vivendo um processo tranquilo” – diz o atual presidente Fernando Hueb de Menezes, que deve ser reconduzido ao cargo. A 1ª vice-presidência do comando atual é exercida pela superintendente Regional de Ensino, ex-vereadora Marilda Ribeiro – que já foi petista; e a 2ª vice-presidência é do professor, herdeiro da Universidade de Uberaba/Uniube, Eduardo Palmério – que já presidiu o PMDB.
Na liderança do ranking de filiados em Uberaba, com 6.256 eleitores inscritos, o PMDB/Uberaba abriga políticos importantes da cidade, entre eles, o prefeito Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos – ex-presidente da legenda, o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.
--------------
QUEDA
Uberaba tem hoje, 218.157 eleitores – segundo os últimos números (junho/2015) do Tribunal Superior Eleitoral. Nas eleições de outubro de 2014 eram 219.111 aptos ao voto. A cidade perdeu, portanto, 954 eleitores em cerca de nove meses.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário