15 de julho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


FRANCIS PRADO FLAGRA CONVERSA
AO PÉ DO OUVIDO NO SHOPPING
CENTER UBERABA
DOCE FANTASIA
Shopping Center Uberaba está agitando a meninada com o Meet & Greet (ver, conhecer e fazer fotos)/2015,  com a turma The Looney Tunes.
De 11 de julho a 1º de agosto acontecem  na Praça de Eventos, das 11h30 às 20h30, as seguintes atividades: Fugindo do Caçador, Playground do Ligeirinho, Gira-gira do Taz, Armadilha do Coiote e Gaiola do Piu-Piu, sob a coordenação de monitores treinados.
Os personagens Pernalonga, Patolino, Piu piu e Frajola – que já passearam pelo mall do shopping, retornam nos dias 25 (sábado) e 26 (domingo), quando ficarão à disposição do público, das 15h às 17h.  Tudo gratuitamente...
Estes personagens são os únicos em território nacional autorizados pela Warner a realizar esse tipo de evento. Shopping Uberaba fica na avenida Santa Beatriz.
--------------



NÉIA PEREIRA E SUMAYRA OLIVEIRA COMANDAM PARTIDOS POLÍTICOS (FOTOS: FACEBOOK)
PSDC SAI DO “CLUBE DO BOLINHA” EM UBERABA
Um segundo partido político sai do “clube do Bolinha” em Uberaba. Partido Social Democrata Cristão/PSDC, com 593 filiados, é agora presidido por Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia. Corretora de imóveis, ela foi candidata a vereadora em 2012, e saiu das urnas com 2.005 votos. É a 1ª suplente da coligação PSDC/PSB, que elegeu o vereador Ismar Vicente (PSB), com 2.615 votos. Néia foi a 22ª colocada na classificação geral, e portanto, entre os 234 candidatos a vereador considerados aptos pela Justiça Eleitoral.
Camaradas
O outro que está fora do “clube do Bolinha” é o Partido Comunista do Brasil/PCdoB. Com 273 filiados, a legenda é comandada por Sumayra Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Uberaba. Comissão Executiva Provisória do PSDC tem vigência até 6 de dezembro de 2015, e o Diretório Municipal do PCdoB vale até 21 de setembro de 2015.
Um ano sem comando
Democratas/DEM – segundo colocado no ranking de filiações com 4.692 inscritos, também foi dirigido por uma mulher: Eclair Gonçalves, titular da Secretaria Municipal de Administração. Partido está sem comando desde 15 de julho de 2014.
---------------
PARTIDOS POLÍTICOS AINDA SE PREPARAM PARA 2016
Uberaba tem 32 legendas com filiados – um deles, o Partido da Causa Operária/PCO, sem comando há vários anos.
Dos 31 partidos que estão sempre em movimentação, 20 possuem comando – 13 com executivas provisórias (indicadas pelas direções estaduais) e sete com diretórios (eleitos pelos filiados em convenções). Portanto, 11 estão acéfalos atualmente.
Vale lembrar que estas informações são as que estão oficialmente anotadas na Justiça Eleitoral.
Às voltas com os preparativos para as eleições municipais de 2016 (prefeito, vice-prefeito e vereadores), as legendas, os eventuais candidatos e apoiadores articulam mudanças aqui e acolá. O candidato tem no mínimo um ano antes das eleições para estar devidamente filiado ao partido pelo qual pretende registro para a disputa.
----------------
COM OS NETOS A TIRACOLO, O PREFEITO PAULO PIAU E O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO
MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, LUIZ MEDINA, PAPARICAM O SUPERVISOR DA SELEÇÃO
BRASILEIRA DE HANDEBOL JÚNIOR, DÉCIO CALEGARI,
E CURTEM O TREINO DOS JOVENS, MUITOS DELES JÁ EM PREPARAÇÃO PARA OS
JOGOS OLÍMPICOS 2016 NO RIO DE JANEIRO  (FOTOS: SEBASTIÃO SANTOS)
MUNDIAL EM UBERABA DIVIDE AS ATENÇÕES DA CBHb COM O PAN-AMERICANO DE TORONTO
Confederação Brasileira de Handebol/CBHb se vê às voltas com dois grandes eventos internacionais. As seleções adultas masculina e feminina estão em Toronto, Canadá, para  os Jogos Pan-Americanos. Os jogos da modalidade acontecem do dia 16 de julho (quinta-feira) até o dia 25.
Já a seleção brasileira masculina júnior está em Uberaba, onde vai disputar o mundial da modalidade entre os dias 19 de julho a 1º de agosto.
As três equipes estão de olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 – em que o Brasil já tem vaga garantida por ser o país-sede. No site da entidade, o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, diz que o mundial que acontece no Triângulo Mineiro (Uberaba e Uberlândia) é de grande importância no calendário internacional da modalidade, pois vários atletas já fazem parte da equipe adulta e têm a possibilidade de integrar, inclusive, a seleção olímpica de 2016.

FLAGRANTE FEITO PELO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ESPORTE E LAZER DE UBERLÂNDIA,
MÁRCIO NOBRE, DO MOMENTO EM QUE A SELEÇÃO JÚNIOR DA ROMÊNIA
DESEMBARCAVA NAQUELA CIDADE. EQUIPE JÁ ESTÁ EM UBERABA
TORRE DE BABEL
Funel tem vagas para voluntários que falam outros idiomas
Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba está aceitando voluntários – principalmente falantes de outros idiomas, que queiram ser voluntários no municipal de handebol júnior. Interessados podem inscrever-se na sede da Funel – no antigo Jockey Centro. Além da seleção brasileira, já desembarcou em Uberaba a seleção da Romênia, e são aguardadas para a qualquer momento as seleções da Alemanha, Egito, Japão, Argentina, Coréia do Sul.
AS SELEÇÕES NO MUNDIAL
Grupo A:  Suécia, Rússia, Holanda, Tunísia, Bielorrússia, Paraguai.
Grupo B: Espanha, Romênia, Sérvia, Qatar, Angola e Portugal.
Grupo C: Dinamarca, França, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Argélia
Grupo D: Alemanha, Brasil, Egito, Noruega, Uruguai e Japão.

GRÊMIOS ESTUDANTIS VÃO FISCALIZAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Em tempo de mundial júnior, vale ressaltar que a alimentação escolar terá fiscalização mirim em Uberaba. Conselho de Alimentação Escolar Mirim deve iniciar suas atividades em agosto, com nada menos do que dois representantes de cada grêmio estudantil da rede municipal. A iniciativa é do Conselho de Alimentação Escolar – o órgão colegiado que assessora e fiscaliza a alimentação nas instituições de educação básica municipal e entidades filantrópicas.
Todas as 29 escolas municipais de Uberaba possuem hoje, um grêmio estudantil – eleitos a partir de proposta defendida pelo prefeito Paulo Piau (PMDB). “A criação dos grêmios é uma questão de respeito à juventude; estamos oportunizando que os jovens expressem seus valores e talentos, ao mesmo tempo em que preparamos a cidade para um futuro consciente” – justifica ele.
Quando assumiu o governo, em janeiro de 2013, Piau encontrou apenas duas escolas municipais com grêmios estudantis. “Os grêmios sustentaram, durante muito tempo, no Brasil, a formação de cidadãos críticos, responsáveis e provocadores, e que se tornaram líderes importantes” – destaca.

CAIO NARCIO X SANDRA WAZIR E KAKÁ SANKARI (FOTOS: FACEBOOK)
PESOS PESADOS NA DISPUTA PELO COMANDO DO PSDB/UBERABA PÕEM DIREÇÃO ESTADUAL EM SAIA JUSTA
Repousa sobre a mesa da direção mineira do PSDB três alternativas/sugestões/pressões de nomes para o novo comando do partido em Uberaba. Marcada para acontecer na semana passada, uma decisão sobre o assunto foi adiada para o próximo final de semana.
Acéfalo desde 31 de março deste ano, o segundo colocado nas eleições presidenciais de 2014, e já de olho nas eleições de 2018 (para o mandato 2019/2022), o partido tem enfrentado raios e trovoadas em Uberaba, enquanto os tucanos se bicam – com reflexos na direção estadual.
Pelo menos duas alas defendem a convocação de convenção para que seja eleito um diretório – mas a ideia não agrada a alguns tucanos de alta plumagem, ou pelo menos a um deles: o deputado federal de 1ª viagem, majoritário do PSDB na região do Triângulo Mineiro, o frutalense Caio Narcio. Por sinal, não fosse a rebeldia, inclusive com ameaças de revoadas, e o deputado já teria emplacado seu candidato a presidente, o empresário Karim Abud.
Pesos pesados
Da rebeldia, porém, surgiram dois grupos alternativos – um deles, liderado pelo único vereador tucano na cidade, João Gilberto Ripposati, a delegada de Polícia e amiga pessoal do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, Sandra Wazir, e a educadora e ex-superintendente regional de ensino, Vânia Célia. Outro grupo rebelde é liderado pelo fundador, ex-presidente e ex-secretário-geral do partido, Luiz Cláudio Campos, o professor de música e promotor/produtor cultural, Cacá Sankari, e a administradora e suplente de vereador, Elci Caixeta.
-------------------
MANOEL RODRIGUES
ACIU PROMOVE CONCILIAÇÕES
A fim de promover conciliação de conflitos empresariais de forma desburocratizada a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu realiza de 10 a 14 de agosto, o 5º Mutirão da Conciliação Empresarial. Na oportunidade serão atendidos empresários que possuam conflitos e que desejam tentar uma solução rápida e eficiente.
O Mutirão será promovido pelo Programa Pace/Aciu, que desde o seu surgimento em 2010 já contabilizou cerca de 15 mil ações que deixaram de ingressar no judiciário.   “Esta é uma oportunidade para que empresários possam receber seus débitos e resolver conflitos que poderiam se arrastar durante anos na justiça comum”, explica Manoel Rodrigues Neto, presidente da Aciu.
Podem ser inscritos problemas referentes a rescisão contratual, inadimplência, entre outros conflitos empresariais. Os interessados em participar do mutirão devem procurar o Pace/Aciu -  avenida Leopoldino de Oliveira, 3433, centro  e agendar o seu atendimento até o dia 31 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone: 3331-5510.
-------------------
UBERABA NO TRAJETO DA TOCHA OLÍMPICA 2016
Prefeito Paulo Piau compartilhou com seus “amigos” no Facebook a informação de que Uberaba foi incluída entre as cidades que vão receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Ele lembra que a tocha será carregada por pelo menos 10.000 condutores ao longo de cerca de 20.000km, além de voar em torno de 10.000 milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã. “Uberaba merece!” – diz o prefeito, que vinha batalhando para que Uberaba entrasse no trajeto da tocha. A cidade chegou a ser incluída, mas posteriormente, sem qualquer explicação, foi retirada da lista. Em telefonema do Palácio do Planalto/organização dos jogos, veio a confirmação de que Uberaba está sim, no caminho.
------------------
ESPETÁCULOS 
O fim de semana será repleto de atrações culturais no Praça Uberaba Shopping Center. Fiemg/Sesi – Centro de Cultura José Maria Barra promove dois espetáculos gratuitos de teatro e dança no mall no Praça Uberaba Shopping, domingo (19/07), às 13h e às 16h. Os  visitantes poderão assistir à peça “Auto da Serra”, baseada no clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare. A encenação teatral tem linguajar bem mineiro, recheada de surpresas, personagens exóticos, beleza, onde o amor será a solução ou a tragédia para aqueles que vivem no vilarejo.
Os visitantes também serão surpreendidos pelo flash mob “A Dança no Cotidiano”. Nesta proposta, bailarinos sentados ou andando por diversos pontos do shopping vão começar a dançar. Inicialmente a dança é individual, e a ideia é contagiar os outros bailarinos e, posteriormente, o público do shopping. Por ser considerada uma ação inusitada e que tem o objetivo de surpreender o público, o flash mob não tem horário definido para acontecer. Tudo gratuito... O Praça Shopping fica na avenida Leopoldino de Oliveira/Vila Olímpica.
----------------
O CASAL TÔGICO E GENY COM PARTE DA FAMÍLIA NA DÉCADA DE 1940
FAMÍLIA
Localizada na MG/190, a Chácara Vila Verde abre as portas dias 18 e 19 de julho, sábado e domingo, para um encontro pra lá de especial... É quando os netos, bisnetos e tataranetos do casal Tôgico e Geny – e as duas filhas vivas, Maria Auxiliadora (também conhecida com Maninha) e Maria Ângela, se reúnem para recordar o passado, falar do presente e do futuro, matar saudades, e, em muitos casos, para se conhecerem.
Os patriarcas da família, Eustórgio Pinheiro e Geny Costa Pinheiro, se casaram em Araxá – onde ele era fazendeiro, e onde tiveram 21 filhos.
Em 1942, com 14 filhos vivos, Tôgico e Geny se mudaram para Uberaba. Ele morreu em 1949, quanto então, dona Geny passou a desempenhar o papel de pai e mãe. Católica fervorosa, era sempre lembrada por ir diariamente, às 7h, à missa na Catedral e depois seguir para a Igreja da Adoração Perpétua, onde, de joelhos e braços abertos, até às 11h, rezava seu terço e fazia a “adoração de guarda”.
Entre os netos com presença confirmada está o uberabense Luís Eustórgio Pinheiro Borges, secretário Municipal de Meio Ambiente de Bragança, no Pará, e recém-eleito o primeiro presidente do Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará.
Filho de Romeu Rodrigues Borges e Maria Augusta Pinheiro Borges, ele é formado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/Uberaba. Foi pra Amazônia em 1992  onde, inclusive, exerceu atividades junto às comunidades indígenas e ribeirinhas.
No Pará desde 2003, Luíz Eustórgio passou a trabalhar na área de conservação ambiental onde desempenhou atividades importantes - entre elas, a implantação do CAR - Cadastro Ambiental Rural (programa lançado em 2013 pela presidente Dilma Rousseff durante a ExpoZebu Uberaba).
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário