23 de julho de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS



MAIS DE 27.000 JÁ FIZERAM O PERCURSO
Vem aí a 64ª Caminhada e Bicicletada de Peirópolis... Evento acontece dia 26 de julho, último domingo do mês, e tem espaço pra caminhantes, maratonistas, ciclistas e romeiros. Todo mundo fazendo um trajeto de 19,32km até o bairro rural de Peirópolis – o Parque dos Dinossauros de Uberaba. Durante os sete anos do projeto, mais de 9 mil caminhantes e 18 mil ciclistas fizeram o percurso. Detalhes no blog (http://caminhodosdinossauros.blogspot.com.br).

----------------

Bicadas tucanas
PSDB TEM COMANDO DEFINIDO EM UBERABA
Site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, publicou neste dia 23 de julho, quinta-feira, a nova Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido da Social Democracia Brasileira – o PSDB de Uberaba. Com vigência iniciada dia 17 de julho de 2015 e término em 17 de maio de 2017, a comissão confirma todos os nomes antecipados extraoficialmente por esta coluna.
Coisas da política
Aliados do ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PRB) – que vem a ser ex-ministro do governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva, assumem o comando da legenda, que tem na presidência nacional o senador Aécio Neves, segundo colocado na disputa presidencial de 2014... E portanto, considerado o principal adversário petista.
KARIM MAUAD: RINDO À TOA
Os nomes
Foram designados os engenheiros Karim Abud Mauad – presidente e Luciano Lopes Veludo – tesoureiro; o escritor/poeta e médico José Humberto da Silva Henriques – secretário; o vereador mais votado da atual legislatura, Samir Cecílio – ainda inscrito como filiado ao Solidariedade, e Thaize de Souza Amaparado – esposa do ex-deputado federal Narcio Rodrigues, como membros da provisória.
Detalhe: Karim Abud, Luciano Veludo e Samir Cecílio fizeram parte da equipe principal do governo Anderson Adauto na Prefeitura de Uberaba.
Gol marcado 
Em disputa contra boa parte dos históricos do PSDB/Uberaba, o deputado federal Caio Narcio – majoritário do PSDB na região do Triângulo Mineiro e filho e herdeiro político de Narcio Rodrigues, emplacou a provisória defendida por ele.
Venceu desta forma, entre outros, o único vereador tucano na cidade, João Gilberto Ripposati; a delegada de Polícia (considerada amiga pessoal de Aécio Neves), Sandra Wazir; a educadora e ex-superintendente regional de ensino, Vânia Célia; o fundador, ex-presidente e ex-secretário-geral do partido, Luiz Cláudio Campos; o professor de música e promotor/produtor cultural, Cacá Sankari, e a administradora e suplente de vereador, Elci Caixeta.

SAMIR CECÍLIO
VIGÊNCIA PÕE EXECUTIVA PROVISÓRIA NA ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 2016
PSDB/Uberaba já teria, inclusive, um pré-candidato a prefeito
A vigência da Comissão Executiva Municipal Provisória do PSDB/Uberaba – até maio de 2017,  indica que o comando estadual da legenda descartou a possibilidade de convocar convenção, pelo menos a curto e ou médio prazo, para que os filiados elejam um Diretório Municipal – alternativa defendida pelos históricos.
E mais: indica que caberá a esta provisória organizar todo o processo eleitoral de 2016, quando serão eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores. O vereador Samir Cecílio, ainda anotado oficialmente na provisória do Solidariedade/SD, tem trabalhado abertamente por uma candidatura a prefeito. Ele foi eleito pelo PR, mas se transferiu para o SD, então legenda recém-criada, e portanto, uma mudança permitida pela legislação eleitoral.

ORQUESTRA JOVEM DE UBERABA
Grande ideia
PARCERIA PREPARA RESSURGIMENTO DA ORQUESTRA DE UBERABA
Prefeito Paulo Piau (PMDB) e os presidentes da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, e do Teatro Experimental de Uberaba/TEU, Carlos Perez – o Cacá Sankari, oficializam parceria em prol da Orquestra Jovem de Uberaba. Em regime de comodato, o TEU repassou para a Fundação Cultural 15 instrumentos musicais (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo acústico) para uso dos aprendizes.
Em 2010, o TEU foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura,
através do projeto Cordas do Cerrado, que tem o objetivo de revitalizar a Orquestra de Uberaba. Uma das etapas é a fomentação da Orquestra Jovem, integrada por aprendizes das oficinas de cordas friccionadas. Atualmente, estas oficinas acontecem no Céu das Artes - no Residencial 2000 e na Escola de Artes da FCU, com direção de Eliézer Tiago.
------------------
Salvando vidas
UFTM CONQUISTOU 20 DOAÇÕES DE ÓRGÃOS NO 1º SEMESTRE DE 2015
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – sede em Uberaba, conquistou a doação de 18 córneas e dois rins no primeiro semestre de 2015. Este foi o resultado de 60 entrevistas feitas com familiares de possíveis doadores detectados pela comissão.
De 487 potenciais doadores, 224 tiveram contra-indicação médica e 30 estavam com família ausente, circunstâncias que impediram a entrevista sobre a possibilidade de doação. Outras 35 famílias não autorizaram a retirada de órgãos.
Neste período foram realizados 23 transplantes de córneas e três de rins.
Houve, como critérios de exclusão, 17 casos de doadores com sorologia positiva, 106 fora da faixa etária indicada pra doação de órgãos, três alegações de não doação devido a motivos religiosos e três casos de optantes em vida pela não doação. Em dois casos, o óbito havia ocorrido há mais de seis horas, o que também impossibilitou o procedimento.
Vida pela Vida
No primeiro semestre de 2015, o projeto Vida pela Vida, que incentiva a doação de  órgãos e tecidos - coordenado pelo médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, realizou 30 palestras, reuniões ou entrevistas. Desde 2001, o projeto já realizou 20.611 coletas de sangue de voluntários interessados em se registrar no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea - Redome.

Alerta
TSE LEMBRA QUE CANDIDATOS PRECISAM FILIAR-SE UM ANO ANTES DAS ELEIÇÕES
Eleitorado vai às urnas em outubro de 2016. Dias ainda não estão definidos, mas pode ser dia 2 no 1º turno, e dia 30 no 2º turno em cidades com mais de 200 mil eleitores
Tribunal Superior Eleitoral/TSE se movimenta de olho nas eleições de 2016 – prefeito, vice e vereadores. Manchete do site oficial é um alerta. Lembra que “a filiação partidária, o domicílio eleitoral e a criação de partidos políticos devem ter seus processos realizados e aprovados um ano antes das eleições para quem deseja se candidatar a um cargo eletivo”.
Essa data – segundo o TSE, é um divisor de águas no processo eleitoral e acolhe o princípio da segurança jurídica, que concede ao cidadão a certeza das consequências dos atos praticados.
Pela legislação eleitoral essa data é um marco no calendário das eleições, a partir do qual não poderão ser mudadas as regras e nem alguns fatos já constituídos” – diz o alerta.
Filiação
De acordo com o Tribunal, como no Brasil não há a possibilidade de candidaturas avulsas, todo candidato deve ser filiado a um partido político há pelo menos um ano antes da data fixada para o pleito, conforme dispõem os artigos 18 e 20 da Lei das Eleições (Lei 9504/1997).
O TSE lembra, por outro lado, que alguns cidadãos ocupantes de cargos públicos não estão submetidos a esse prazo de filiação partidária, como os magistrados, integrantes de tribunais de contas, membros do Ministério Público e militares.
O magistrado, os membros de tribunais de contas ou Ministério Público que quiserem concorrer à eleição devem se filiar a um partido até seis meses antes do pleito, devendo se exonerar do cargo na Justiça ou na Corte de contas” – ressalta o TSE.
Por sua vez – segundo a matéria, o militar da ativa com mais de dez  anos de serviço, não detentor de cargo no alto comando da corporação, deve, primeiramente, ser escolhido em convenção partidária para disputar uma eleição. “A partir dessa data, é considerado filiado ao partido, devendo comunicar à autoridade a qual é subordinado para passar à condição de agregado” - lembra.
Proibição
O TSE também afirma que a “ Lei dos Partidos Políticos (Lei 9096/1995) proíbe expressamente que alguém esteja filiado a mais de um partido, devendo, na hipótese de coexistência de duas ou mais filiações, a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das mais antigas, prevalecendo somente a mais recente”.
Criação de partidos
No Brasil – diz o TSE, a Constituição Federal assegura a livre criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, desde que sejam resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
No entanto, a Lei das Eleições restringe a participação nos pleitos dos partidos criados a menos de um ano antes da eleição... Com isso, as legendas criadas em vésperas de eleições, delas não participam... Assim, ao eleitor é dada a segurança de saber, um ano antes, quais partidos estarão aptos à disputa” – afirma o TSE.

PREFEITURA DE UBERABA  (FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
Concurso público
COMISSÃO INICIA LEVANTAMENTO DE VAGAS PARA SEREM PREENCHIDAS NA PREFEITURA DE UBERABA
Comissão Central designada pelo prefeito Paulo Piau para organizar um amplo concurso público na administração municipal começou o levantamento de vagas a serem preenchidas.  Dependendo da agilidade dos trabalhos, o prefeito espera publicar o edital de abertura do concurso e realizar as provas ainda em 2015. “Pedi uma comissão formada apenas por servidores de carreira, tecnicamente preparada, e que todos os atos sejam baseados na ética, na legalidade e com divulgação intensa” – diz Paulo Piau.
É certo que haverá vagas, por exemplo, em saúde, educação, jornalismo. Caberá à comissão, inclusive, abrir licitação para contratar a empresa que fará o concurso.
---------------
A QUANTAS ANDAM OS PARTIDOS POLÍTICOS EM UBERABA
_Partidos: 31
_Com comando: 21
_ Diretório (eleito pelos filiados): 7
_Executiva provisória (designada pelo comando estadual): 14
_Um partido importante permanece sem comando na cidade: o DEM - segundo colocado em filiações.
_Dois partidos são presididos por deputados federais: o PSD – Marcos Montes, e o PR – Aelton Freitas
_Três partidos são presididos por vereadores: o PRB – Franco Cartafina; o PROS – Cléber Ramos; o SD – Luiz Dutra

Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Sigla: PMDB
Filiados: 6.258
Tipo: Diretório
Vigência: 31/10/2015
Presidente: Fernando Hueb
_Eleição de um novo diretório deve ser antecipada para agosto
_Atual presidente deve ser reconduzido ao cargo

*Democratas
Sigla: DEM
Filiados: 4.692
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 15/07/2014

*Partido Progressista
Sigla: PP
Filiados: 2.218
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 7/6/2015

*Partido Democrático Trabalhista
Sigla: PDT
Filiações: 1.854
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 3/7/2015

Partido da República
Sigla: PR
Filiados: 1.837
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Aelton Freitas

Partido dos Trabalhadores
Sigla: PT
Filiados: 1.735
Tipo: Diretório
Vigência: 20/2/2018
Presidente: Josimar Rocha

Partido Socialista Brasileiro
Sigla: PSB
Filiados: 1.711
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 30/4/2016
Presidente: Irizon Amaral de Arantes

Partido Trabalhista Brasileiro
Sigla: PTB
Filiados: 1.423
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 30/1/2016
Presidente: Hermany Júnior

Partido da Social Democracia Brasileira
Sigla: PSDB
Filiados: 870
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 17/5/2017
Presidente: Karim Abud Mauad

Partido Social Democrático
Sigla: PSD
Filiados: 772
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Marcos Montes

Partido Republicano Brasileiro
Sigla: PRB
Filiados: 658
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Franco Cartafina

Partido Social Democrata Cristão
Sigla: PSDC
Filiados: 593
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 6/12/2015
Presidente: Rosária Jucinéia Pereira Leite

Partido Trabalhista Cristão
Sigla: PTC
Filiados: 562
Tipo: Diretório
Vigência: 8/2/2016
Presidente: Werner do Nascimento

Partido Social Cristão
Sigla: PSC
Filiados: 530
Tipo: Diretório
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Edson Eurípedes da Silva

*Partido Republicano Progressista
Sigla: PRP
Filiados: 474
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 3/3/2015

*Partido Verde
Sigla: PV
Filiados: 417
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 15/2/2015

*Partido Popular Socialista
Sigla: PPS
Filiados: 360
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 5/5/2014

Partido Social Liberal
Sigla: PSL
Filiados: 318
Tipo: Diretório
Vigência: 1º/3/2017
Presidente: José Luiz Alves
Obs.: Possui uma série de falhas, inclusive a presença do padre José Lourenço Júnior – o padre Júnior, na função “inexistente” de líder da bancada. O partido não tem bancada, e o religioso não ocupa cargo eletivo.

Partido Comunista do Brasil
Sigla: PCdoB
Filiados: 273
Tipo: Diretório
Vigência: 21/09/2015
Presidente: Sumayra Oliveira

Partido Humanista da Solidariedade
Sigla: PHS
Filiados: 212
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 21/05/2016
Presidente:  Rafael Mendes

Partido da Mobilização Nacional
Sigla: PMN
Filiados: 210
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Nelson César Freire

*Partido Trabalhista Nacional
Sigla: PTN
Filiações: 190
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 6/10/2014

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB de Uberaba
Filiados: 163
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 11/09/2015
Presidente: Renato Garófolo Gomes

**Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB de Minas Gerais
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 12/08/2015
Presidente: Vicente Araújo de Sousa Netto
Obs.: O presidente estadual da legenda é de Uberaba

Partido Trabalhista do Brasil
Sigla: PTdoB
Filiados: 124
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Ildeu Menezes

Solidariedade
Sigla: SD
Filiados: 73
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2015
Presidente: Luiz Dutra

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Sigla: PSTU
Filiados: 24
Tipo: Diretório
Vigência: 15/4/2016
Presidente: Adriano Espíndola Cavalheiro

*Partido Socialismo e Liberdade
Sigla: PSOL
Filiados: 20
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 17/4/2014

Partido Ecológico Nacional
Sigla: PEN
Filiados: 9
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 14/10/2016
Presidente: Alexandre Carlos de Pádua

*Partido Pátria Livre
Sigla: PPL
Filiados: 6
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 30/10/2013

*Partido Comunista Brasileiro
Sigla: PCB
Filiados: 6
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 1º/6/2013

Partido Republicano da Ordem Social
Sigla: PROS
Filiados: 3
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Cléber Ramos
Obs.: Apesar de ter cinco dirigentes anotados na Comissão
Executiva Provisória, a legenda só tem três filiados na relação
da Justiça Eleitoral
---------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário