14 de agosto de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Cerne do poder
PRESIDENTE DO PMDB/UBERABA CONVOCA FILIADOS E DIZ QUE CONVENÇÃO DE DOMINGO É PASSO IMPORTANTE RUMO À VITÓRIA EM 2016
Na liderança do ranking de filiados na cidade, com 6.256 eleitores inscritos, o PMDB/Uberaba vai às urnas para eleger seu diretório municipal.
Envolvido de corpo de alma no fortalecimento da legenda com vistas às próximas eleições – inclusive as de prefeito, vice e vereadores em 2016, os peemedebistas de todo o país se mobilizam para realizar as convenções até dia 31 de agosto, conforme orientação do comando nacional. Em Uberaba, o evento acontece das 8h às 12h do dia 16, domingo, no anfiteatro do Centro Administrativo (bairro Santa Marta).
FERNANDO HUEB
(FOTO: ENERSON CLEITON)
Também não haverá dificuldade para o cumprimento de outra orientação nacional: que a legenda lance candidato próprio a prefeito no maior número possível de municípios. Em Uberaba, o PMDB abriga a filiação do prefeito Paulo Piau – com certeza, candidato à reeleição.
O presidente municipal, Fernando Hueb de Menezes, odontólogo, professor e pesquisador, e chefe de Gabinete da prefeitura, lembra que o PMDB saltou para a liderança de filiados, agora, durante a administração Paulo Piau, depois de permanecer vários anos na segunda colocação – sempre atrás do Democratas. Além do prefeito, a legenda também abriga a filiação do deputado estadual Tony Carlos.
A convenção de domingo será um passo importante rumo à vitória em 2016” – diz Fernando Hueb, convocando os filiados para o evento. “É uma preparação para o lançamento das candidaturas a prefeito e vereador” – destaca.

Ficha limpa
PRESIDENTE DO PSD CONCLAMA LIDERANÇAS DE UBERABA A UM COMPROMETIMENTO COM A ÉTICA NA POLÍTICA
Se o partido do prefeito e candidato à reeleição, Paulo Piau – PMDB, já se movimenta de olho em 2016, outras legendas também fazem sua parte. As articulações envolvem aliados e opositores, desfiliações, filiações, mudanças de comando aqui e acolá – enfim, adaptações e readaptações aos montes.
E por falar nisso, quem está animado com o processo eleitoral 2015/2016 é o deputado federal majoritário de Uberaba, vice-líder da bancada do PSD na Câmara e presidente da legenda na cidade, Marcos Montes. Parte dos finais de semana tem sido dedicada às suas bases políticas, especialmente no Triângulo Mineiro, onde é majoritário em vários municípios – sendo Uberaba o principal deles.
Pelo menos três reuniões estavam na agenda do deputado para este final de semana: com o G9 – grupo que reúne nove das principais entidades/instituições de Uberaba; a União de Lojas Maçônicas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
MARCOS MONTES, EM REUNIÃO COM
REPRESENTANTES DO G9
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
Integram o G9: o Sindicato da Indústria da Construção Civil; Associação Comercial, Industrial e de Serviços; Câmara de Dirigentes Lojistas; Sociedade de Medicina e Cirurgia; Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; Sindicato Rural; Ordem dos Advogados do Brasil, e Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande.
“Quero alertar nossas lideranças sobre a importância de todos nos envolvermos com a política, ainda que não seja partidária. Não podemos deixar que a política de Uberaba fique à mercê de pessoas e/ou grupos que em nada contribuem com o fortalecimento do nome da cidade. Precisamos buscar qualidade e rechaçar nomes que denigrem a imagem de Uberaba e da nossa política” – afirmou MM em sua coluna semanal, de sexta-feira, publicada no Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba e no site oficial.
Ainda em seus espaços, o deputado reforçou a tese de se abrir caminho para novas lideranças – segundo ele, não apenas por serem “novas”, mas, acima de tudo, “que estejam à altura de orgulhar nossa cidade”.
Lembrou que preside o PSD -, com uma lista de filiados da mais alta qualidade, mas disse que outras legendas também possuem nomes em condições de representar Uberaba “com a qualidade que a cidade merece”.
De acordo com MM, “é importante que as mulheres e homens de bem de Uberaba se comprometam com uma política ética”.

JANAÍNA PESSATO E JOSÉ CARLOS CHAGAS: MEDALHISTAS DE OURO
Superação e vitória
ATLETAS DO PARAPAN DE TORONTO RETORNAM PARA UBERABA COM MEDALHAS DE OURO
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu festeja o resultado da participação de seus atletas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá – dois deles já de volta ao Brasil. O atleta de bocha José Carlos Chagas de Oliveira retorna com duas medalhas de ouro, uma delas, conquistada no individual BC1, e outra, em equipe Pares BC4, neste último caso, conquista compartilhada com a técnica Janaína Pessato Jerônimo.
Detalhe: Classe BC1 é referente aos atletas que precisam de auxílio para posicionar suas cadeiras de rodas e também é permitido a função de entregar a bola para o jogador, e na Classe BC4 estão atletas com lesões graves, mas que não precisam de assistência. Permaneceram em Toronto, José Humberto Rodrigues e Raíssa Rocha Machado – do atletismo.
JOSÉ CARLOS 
Paralisado cerebral e com severo comprometimento motor, Zé Carlos iniciou sua vida no esporte aos 26 anos praticando bocha. Hoje tem 38 anos e desde 2005 participa de  campeonatos brasileiros, alcançando sempre uma das duas primeiras posições. Entre 2010 e 2014, conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata em competições internacionais individuais e em equipe, realizadas em Portugal, México, Canadá e China, bem como na Copa América de 2013.
JOSÉ CARLOS COMEMORA COM AS MEDALHAS NO PESCOÇO; JANAÍNA ABRAÇA OS
COLEGAS DA ADEFU, E COMEMORA JUNTO COM JOSÉ CARLOS; JOSÉ CARLOS PERCEBE
QUE VENCEU, ESCORREGA DA CADEIRA E FAZ UMA FESTA (FOTOS: DIVULGAÇÃO)
ADEFU
Localizada na rua Francisco Moreira Araújo, nº 70, Conjunto Uberaba 1, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em março de 1989. Seu principal objetivo é trabalhar pela promoção humana das pessoas com deficiência física, viabilizando assim, a proposta de habilitação e reabilitação física, social, educacional, esportiva, cultural e profissional, através de projetos tipo: Transporte Adaptado, Inclusão no Mercado de Trabalho, Computação, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Esportes Adaptados e Teatro.
Maioria de seus assistidos – geralmente de famílias de baixa renda, possue sequelas neurológicas (adulto e infantil) que necessitam de um acompanhamento de uma equipe de saúde. Entre os voluntários, conta, por exemplo, com os estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba/Uniube, que realizam estágio nesta instituição durante o último ano do curso.

Censo oficial
IBGE DETECTOU QUASE 65 MIL HABITANTES DE UBERABA COM  NECESSIDADES ESPECIAIS
Último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, realizado em 2010, detectou que Uberaba tinha 64.725 moradores com alguma deficiência permanente.
Na época, eles representavam cerca de 22% dos habitantes (295.988 pessoas).
A estimativa de 2014 aponta que Uberaba está com 318.813 moradores.
Das pessoas com deficiência em 2010, o IBGE informava que 16.322 tinham problemas motores: 1.329 totalmente paralisados; 4.853 em situação grave e 10.136 com alguma deficiência menos grave.
Outros 36.143 possuíam deficiência visual. Destes, 820 eram totalmente cegos; 6.103 tinham deficiência grave, enquanto 29.220 tinham problemas menos graves.
Entre os habitantes de Uberaba, 12.260 indicaram que tinham deficiência auditiva. Eram 455 totalmente surdos;  2.129 com deficiência auditiva grave, e 9.676 com deficiências menos graves.
O IBGE também registrou 3.392 pessoas com deficiência mental/intelectual.

Reações
MATÉRIA SOBRE AÉCIO NEVES PROVOCA TROCA DE “AMABILIDADES” ENTRE TUCANOS DE ALTA PLUMAGEM
Matéria publicada na edição anterior de Conta-Gotas...Notícias, intitulada “Aécio Neves cospe no prato que comeu”, rendeu poucas e boas ao longo da semana, inclusive uma troca de e-mails entre dois fundadores e ex-presidentes do PSDB – o deputado federal Marcus Pestana (MG) e o engenheiro Luiz Cláudio Reis (Uberaba).
Ciente da matéria, em que históricos do partido em Uberaba reclamam de terem sido preteridos pelo presidente nacional, senador Aécio Neves, e pelo comando estadual, Marcus Pestana reagiu em comentário ao amigo de longa data, Luiz Cláudio:
“A mídia publica o que é oferecido e estimulado. Muito ruim. Pena”.
Recebeu de volta:
A jornalista é suficientemente capaz de perceber e opinativamente escrever o que está ocorrendo. A situação aqui eviscerou-se!”
MARCUS PESTANA E LUIZ CLÁUDIO: BONS TEMPOS
Pestana reagiu, pedindo detalhes, e Luiz Cláudio desabafou:
“Uai, eles falam em oposição aqui, em Uberaba. Entretanto, falam por eles apenas, e não pelo partido. Não existe neste momento autonomia política para uma decisão desta. O quadro nacional é absolutamente incerto. E um partido que é regido por comissão provisória não tem como já sair definindo alianças e antecipando posições. Muita água vai rolar e o projeto nacional é prioridade".
A problemática toda envolve a designação, por parte do comando estadual, de uma  executiva provisória – presidida por  Karim Abud Mauad, escolhido pelo deputado federal Caio Narcio, enquanto uma boa parte dos tucanos reivindicava uma convenção para se eleger um diretório municipal. Tido e havido como “amigo” dos uberabenses que defendem o diretório, Aécio Neves não tem recebido muitos elogios entre eles.
---------------


EM "ARRAIÁ" EXTEMPORÂNEO DO IPSERV - O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES
PÚBLICOS MUNICIPAIS DE UBERABA, PAULO PIAU E SEU VICE, ALMIR SILVA (PR)
NÃO SE DESGRUDARAM. SE VÃO CONTINUAR ASSIM, ATÉ 2016, SÓ O TEMPO DIRÁ...
(FOTO: ALEX DE SOUZA)
-----------------
MANIFESTAÇÃO DE MARÇO LEVOU 15 MIL UBERABENSES PARA AS RUAS
(IMAGEM: MARCO AURÉLIO PHOTOS)
Vem pra rua!
6,1 MIL UBERABENSES SÃO CONVIDADOS VIA REDE SOCIAL PARA PROTESTO DE DOMINGO
A exemplo do que aconteceu nas manifestações anteriores, as redes sociais são a principal base de convocação para o protesto “Fora Dilma!” em Uberaba – evento que deve acontecer Brasil afora neste dia 16, domingo. A principal convocação acontece através do Facebook – a rede preferida dos uberabenses, e até o fechamento desta edição, 6,1 mil pessoas tinham sido convidadas e mais de 500 já tinham confirmado presença.
Concentração está programada para acontecer nas proximidades do BRT/Estádio Uberabão, sentido avenida Leopoldino de Oliveira, às 15h.
Por que você deve ir? – anota a página do Facebook, que responde:
As manifestações populares fazem a diferença. As últimas manifestações de rua fizeram as seguintes mudanças:
1 – Aprovação da proposta de redução da maioridade penal
2 – Implantação do voto impresso em 2018
3 – Fim da reeleição
4 - Início de processos legais para a saída da Dilma da presidência
5 – Apoio maciço da população à Polícia Federal e ao Ministério Público
6 – Intensificação da operação Lava-Jato
7 – Políticos, empreiteiros e grandes empresários presos
8 – Confisco de bens de políticos
9 – Abertura de inquérito contra Lula, o grande culpado por tudo isso
10 – Constrangimento público de políticos
11 – Revisão das pedaladas fiscais
12 – Intensa pressão popular nos políticos
13 – Instalação da CPI do BNDES (desvios maiores que o Petrolão) e dos Fundos de Pensão
14 – Imprensa mais atuante e vigilante
15 – Desfiliação recorde do PT
16 - Políticos tendo que se posicionar claramente a favor ou contra o PT
17 - Implantação de limite de doações de empresas e pessoas físicas para campanhas
18 – Proibição de doação de empresas para campanhas locais nos estados onde elas trabalham para o governo
19 – Redução das formas e menor custo de campanhas eleitorais
20 – Transformação em crime hediondo o assassinato de policiais e seus familiares
21 - Mudança de cultura dos brasileiros, que passaram a falar sobre política em seu dia a dia e a participar ativamente dela
22 – Intensa troca de informações sobre corrupção entre a população e as autoridades
23 – Vereadores e prefeitos reduzindo seus salários
24 – População participando e cobrando transparência e honestidade dos políticos
25 – MUITO MEDO nos corruptos.
Temos que continuar firmes e persistentes.

Enquanto isso, no PSB...
SOCIEDADE CLAMA PELO COMBATE À CORRUPÇÃO, DIZ LERIN
Em nota divulgada nesta sexta-feira, 14 de agosto, assessoria de imprensa do deputado estadual Antônio Lerin (PSB) confirma encontro regional do partido, em Uberaba, para dia 17, segunda-feira, a partir das 11h, no Uberaba Tênis Clube/UTC.
Participam do evento o presidente nacional, Carlos Siqueira, o vice-presidente, deputado federal Beto Albuquerque, o presidente estadual de Minas Gerais, prefeito de Belo Horizonte, Mário Lacerda, o da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, além dos presidentes das comissões do PSB na região.
O partido promete ainda, apresentar “novos filiados de expressão empresarial e política”. De acordo com a nota, são aguardadas lideranças de outras legendas. Entre as visitas, não será surpresa se estiver o ex-ministro e ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), que, pelo andar da carruagem, é apoiador de uma eventual candidatura de Lerin a prefeito em 2016.
O presidente do PSB/Uberaba, Irizon Amaral de Arantes, diz que será um momento de grande convergência para o fortalecimento do partido. “O PSB é um partido que desponta no cenário político refletindo os anseios da sociedade, mostrando que política pode ser feita com ideais nobres”, destaca ele.
Ainda segundo a nota, Lerin “ressalta que a sociedade clama pelo combate à corrupção”.
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário