25 de agosto de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

POLÍTICA E POLÍTICOS 
EM CONTA-GOTAS...

NÉIA PRESIDE O PSDC/UBERABA
Gênero
Nada a ver com a polêmica igualdade de gênero na educação! É que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, acolheu, por unanimidade, o pedido do Ministério Público Eleitoral para cassar tempo de veiculação de inserções regionais do PSDC por desrespeito à legislação partidária. A legenda não falou nada sobre a importância da participação feminina na política. O partido vai perder 10 minutos nas próximas veiculações.
O outro lado
Ao mesmo tempo em que o PSDC de Minas perdia tempo de TV por causa da omissão na questão de gênero, o PSDC de Uberaba saía do “clube do Bolinha”. Passou a ser presidido por Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia.
Performance
Corretora de imóveis, ela foi candidata a vereadora em 2012, e saiu das urnas com 2.005 votos. É a 1ª suplente da coligação PSDC/PSB, que elegeu o vereador Ismar Vicente (PSB), com 2.615 votos. Néia foi a 22ª colocada na classificação geral, e portanto, entre os 234 candidatos a vereador considerados aptos pela Justiça Eleitoral.
3º turno
Aliás, o TRE/MG está levando a sério esta questão de gênero. Próxima edição do Terceiro Turno – Temas Eleitorais será justamente sobre a Cota de gênero - Participação da mulher na política. O projeto da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais acontece dia 28 de agosto, sexta-feira, a partir das 17h, no auditório do TRE, Belo Horizonte (avenida Prudente de Morais, 320, 3º andar). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Tribunal até 13h do dia do evento.
Atenção!
E o assunto não acabou... Em palestra recente em Minas Gerais, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, Luciana Lóssio, criticou a falta de apoio dos partidos à participação das mulheres na política. “Eles buscam candidaturas laranjas para atingir o percentual de 30% nas chapas exigido pela lei”, destacou. Segundo ela, o TSE mudou recentemente seu entendimento e está admitindo a possibilidade de ações de investigação e de impugnação de mandato após a eleição, se constatada essa “fraude” das candidaturas laranjas.

Vox Day
Desconhecido de gregos e troianos, “instituto” Vox Day Informa está fazendo enquete com uberabenses, via telefone celular, a respeito das eleições de 2016. Em quem você votaria para prefeito se a disputa fosse hoje? – questiona.
Opções
Os “pré-candidatos” apresentados são: Antônio Lerin; Anderson Adauto; Wagner Júnior; Josimar Rocha; Samuel Pereira, Samir Cecílio; Paulo Piau; Froidinho (Luiz Renato Gomes); Carlão Materiais de Construção (Antônio Carlos)...

ELMAR E O LIDERADO, PAULO PIAU
Dose dupla
No troca-troca partidário que anda agitando a política de Uberaba, quem está anotado duplamente no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, é o vereador mais votado de 2012, Samir Cecílio, que por acaso também sonha em ser prefeito da cidade. Ele ainda é tesoureiro da comissão executiva provisória do Solidariedade (SD), e já é membro da executiva do PSDB, para o qual está se transferindo. Ou já se transferiu...
Líder em dobro
Já o 2º vice-presidente do SD/Uberaba, vereador Elmar Goulart, que é líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara, também vai assumir a liderança do partido na cidade. Quem anunciou foi o presidente estadual do SD/MG, deputado federal José Silva.
Sintomas
Voltando ao troca-troca, o presidente da Câmara, vereador Luiz Humberto Dutra, que também preside o SD/Uberaba, anda curtindo tudo o que é postado sobre o PMDB/Uberaba no Facebook. Ou melhor: tudo que é postado de bom.
Ex-poderosa
Por enquanto, o que se suspeita é que a executiva provisória do SD/Uberaba, que “tinha/tem” nada menos do que quatro vereadores, vai ficar com dois: Elmar Goulart e Paulo César Soares.
Travessia
E quem também está em processo de travessia de um lado pro outro é o ex-candidato a prefeito no 1º turno de 2012, apoiador de Paulo Piau no 2º turno, e ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra, Wagner do Nascimento Júnior – que continua sonhando em ser prefeito de Uberaba. Ainda anotado oficialmente no TRE/MG como 1º vice da executiva do PR, ele estaria namorando com o PTC dirigido pelo seu irmão, Werner do Nascimento.

VEREADOR E VICE-PRESIDENTE DO PROS DE
UBERABA, AFRÂNIO LARA, EM VISITA
AO ESCRITÓRIO DE MARCOS MONTES
(IMAGEM: MARCO AURÉLIO PHOTOS)
Articulações
Escritório regional/Uberaba do deputado federal majoritário, presidente do PSD e ex-prefeito da cidade em duas gestões, Marcos Montes, anda agitadíssimo. Pra se ter uma ideia, num único dia passaram por lá, no último final de semana, os presidentes do PSB, Irizon Amaral de Arantes, e do PV, Públio Rocha.
Alternativa A
Lembrando que o PSB abriga a filiação do deputado estadual Antônio Lerin – que disputou e perdeu o 2º turno para Paulo Piau em 2012, e que está super animado com as eleições de 2016, com apoio do ex-ministro de Lula, ex-deputado federal e ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) – adversário de Marcos Montes.
Alternativa B
Públio Rocha, por sua vez, acaba de assumir o PV, diz que não é e nem deixa de ser deste ou daquele grupo, recebeu AA na posse como presidente do partido, visitou MM no escritório dele, tem (ou tinha) ligações próximas com o ex-prefeito Luiz Neto (DEM) – que por sua vez é adversário de AA; é próximo de Paulo Piau (preside o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau), e está um tanto afastado de MM...

Imagens
Enquanto isso, amigos fazem questão de colocar em circulação no Facebook foto que registra a presença de Adauto na posse de Públio no PV.
FRANCO CARTAFINA
Tapetes
E mais uma vez voltando ao troca-troca partidário, dizem as más línguas que Adauto deve deixar o PRB – que é presidido em Uberaba pelo vereador Franco Cartafina, que estaria correndo risco de ser golpeado por forças estranhas. Por via das dúvidas...
Disponibilidade
Anderson Adauto pode ir para o PP - legenda que está sem comando em Uberaba desde junho deste ano. Portanto, até prova em contrário: disponível.
Plataforma
E voltando ao vereador Franco Cartafina, ele protocolou projeto de emenda à lei orgânica do município, propondo que  o "prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até 90 dias após sua posse, que conterá as prioridades, as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, observando, no mínimo, as diretrizes e os objetivos de sua campanha eleitoral, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratégico.”

Armado
EDSON SANTANA: RAUL PREFEITÁVEL

Ex-candidato a prefeito, o jornalista/radialista/músico/cover de Raul Seixas, e filiado ao PPS, Edson Santana, se diz preparado para uma nova tentativa na disputa pela Prefeitura de Uberaba. O PPS de Santana está sem comando desde o ano passado.
Na ponta da língua
“Meu nome está naturalmente à disposição do partido para a disputa das eleições de  prefeito; creio que, por tudo que vem ocorrendo na política, por tudo que já defendi, tenho legitimidade para me apresentar como uma alternativa ao que aí está” – discursa Santana.

Além-fronteiras
Promotor de Justiça de longa trajetória em Uberaba, José Carlos Fernandes Junior, tem feito a ponte aérea entre Belo Horizonte – onde está trabalhando atualmente, e outros cantos do Brasil. Esta semana esteve em Boa Vista, Roraima.
Pauta
JOSÉ CARLOS: PALESTRA EM RORAIMA
Objetivo das viagens é divulgar o Programa de Proteção ao Patrimônio Público (PPPP) – projeto do Ministério Público de Minas Gerais que está fazendo cabeças Brasil afora, e concorre ao Prêmio Innovare 2015, concedido pelo Instituto Innovare a práticas inovadoras desenvolvidas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil.
Dor de cabeça
Designado pelo comando estadual do MP para atuar no PPPP, José Carlos Fernandes tem longa história na Promotoria de Justiça de Uberaba e na Coordenação Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro. Continua dando “dor de cabeça” para os políticos mineiros.

Teste...testando
Prefeito Paulo Piau passou parte do aniversário, 23/08, na praça da Concha Acústica – onde acontecia o show de domingo. Foi citado ao microfone, e ganhou até um parabéns pra você... Tudo isso sem vaias!

BRT/VETOR NÃO REDUZIU O FLUXO DE
PESSOAS E CARROS NO CENTRO DA CIDADE
Bode expiatório
E tem comerciante da avenida Leopoldino de Oliveira culpando o BRT/Vetor de Uberaba pela crise brasileira – é!... esta que já provocou 8% de desempregos país afora!
Extremos
Venhamos e convenhamos: não tem nada a ver comprar a “casa da Dilma” (nem de graça!), mas também não tem nada a ver culpar o BRT/Vetor por uma crise que está batendo às portas de todos nós, inclusive de quem mora longe da avenida Leopoldino.

REPRESENTANTES DO CIGRA E DA FIEMG:
ROBERTO VELLUDO, NAGIB FACUY
E HELBERT HIGINO
(FOTO: PAULO LÚCIO)
Sucesso
E não é que faz apenas uma semana os organizadores da edição 2015 da ExpoCigraFiemg estavam comemorando a comercialização de 75% dos estantes para a feira que acontece entre os dias 1º e 3 de outubro??!
Eis que já são 90% de estandes comercializados!
Bons negócios
Esperando reunir mais de 25 mil pessoas no pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, os organizadores da feira de negócios e oportunidades confirmam a presença de empresas dos ramos calçadista, vestuário, moveleiro, construção civil, metalúrgico, entre outros. Interessados em estandes podem fazer contato pelo telefone (34) 3075-8306.

WANDA PRATA: OLHO NA CHUVA
Aleluia!
Postado pela climatologista Wanda Prata em sua página, no Facebook: “Olá, queridos amigos! Belíssimo alinhamento de chuva está chegando a São Paulo, como previsto. Chove amanhã por toda grande São Paulo. E já está em formação no Chaco, a chuva que virá para o Triângulo de quinta para sexta (27/28). Atenção! A UR à tarde está há quatro dias em 15%. A noite não passa dos 40%. Abs a todos!”


--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário