28 de agosto de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

IBGE DIVULGA NÚMERO ABAIXO DAS EXPECTATIVAS DOS UBERABENSES
Para grande parte dos habitantes do município, Uberaba teria hoje, no mínimo, 350 mil moradores. Para o IBGE, são 322.126
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE divulgou neste dia 28 de agosto de 2015, sexta-feira, no Diário Oficial da União, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2015.
Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015.
Minas Gerais é o 2º maior estado em população – com 20,8 milhões, perdendo apenas para São Paulo – 44,4 milhões, e seguido pelo Rio de Janeiro – 16,5 milhões de habitantes.
O IBGE lembra que as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
De acordo com os números, Uberaba ganhou 3.313 habitantes em 2015 se comparado à estimativa de 2014. Em relação ao último censo oficial, realizado em 2010, o município tem 26.138 moradores a mais.
OBS.: Confira todas as estimativas no Brasil, clicando no link abaixo:
_ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2015/estimativa_dou_2015.pdf

ACIMA, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF COM OS ATLETAS; ABAIXO OS UBERABENSES SÃO HOMENAGEADOS POR MARCOS MONTES E PAULO PIAU  (FOTOS: DIVULGAÇÃO)
Parapan2015
MEDALHISTAS DE OURO DA ADEFU SÃO HOMENAGEADOS NO PALÁCIO DO PLANALTO
Medalhistas de ouro na bocha disputada nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá, a técnica Janaína Pessato e o atleta José Carlos Chagas continuam recebendo homenagens. A última foi no Palácio do Planalto, dia 27 de agosto, quinta-feira. A presidente Dilma Rousseff  (PT) recebeu a delegação brasileira que disputou o Parapan2015,  aproveitando o momento para comemorar os dez anos do programa Bolsa Atleta, financiamento do governo que já investiu R$ 600 milhões no desenvolvimento de esportistas da base até os que atuam em Olimpíadas.
Cerca de 80 esportistas receberam o cumprimento pessoal da presidente numa área reservada do primeiro andar do Palácio, antes de a cerimônia começar, a 80 metros dali, no mesmo piso. Ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, a presidente posou para a foto oficial do encontro, brincou com alguns atletas e foi assediada por outros para tirar fotos com eles.
Representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu, Janaína Pessato e José Carlos já tinham sido recepcionados pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), a primeira-dama Heloísa Piau, o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer/Funel, Luiz Medina, e a secretária de Educação, Silvana Elias, no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba.
E ainda: pelo deputado federal majoritário na cidade, ex-prefeito e presidente do PSD municipal, Marcos Montes, acompanhado pela mulher, Marília Andrade, e a filha Guta Cordeiro, em seu escritório regional.
Além dos dois, também representaram a Adefu no Pan2015, os atletas Raíssa Machado (bronze em lançamento de dardos) e José Humberto (4º lugar em dardo e disco). 

VISTORIA REALIZADA PELO SNT DIA 7 DE AGOSTO  (FOTOS: JOÃO PEDRO VICENTE/UFTM)
HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFTM É AUTORIZADO A REALIZAR TRANSPLANTES DE MEDULA ÓSSEA
Decisão acontece num momento em que a UFTM comemora dez de anos de transformação de faculdade em universidade
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/HC-UFTM  está oficialmente autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar retirada e transplante autogênico de medula óssea. 
Portaria n.º 772/2015 foi publicada no Diário Oficial da União, na edição de 27 de agosto, seção 1, p. 54, concluindo assim, um longo e criterioso processo de preparação e vistorias por parte do Sistema Nacional de Transplantes/SNT.
Nos dois primeiros anos de autorização, o HC-UFTM pode realizar transplantes autólogos, ou seja, o procedimento é feito com material do próprio doador, para tratar doenças que não atingem a medula óssea ou em que é possível se separar células doentes e sadias, como mieloma múltiplo, linfomas e tumores sólidos.
“Nos casos de transplante autólogo, coleta-se a medula, trata-se o paciente com quimioterapia ou radioterapia para eliminar a doença e às vezes é necessário também tratar a própria medula óssea que foi retirada, para separar as células malignas das benignas” – explica o hematologista Helio Moraes de Souza, destacando que o HC-UFTM possui 12 leitos no setor de Onco-Hematologia e três deles, inicialmente, serão destinados ao transplante de medula óssea, com possibilidade de ampliação.
Após dois anos, o hospital poderá ser credenciado para realizar transplantes alogênicos, considerados de maior complexidade e caracterizados pelo uso de material de um doador com ou sem vínculo familiar com o paciente, para tratar, por exemplo, as leucemias agudas.
Subordinado ao Ministério da Saúde, o SNT é responsável pelo monitoramento dos transplantes de órgãos e tecidos realizados no Brasil, promovendo a gestão logística e o credenciamento das equipes e hospitais para a realização dos procedimentos.
Com a autorização, Uberaba passa a ser um centro pioneiro de transplante de medula no interior de Minas Gerais – no estado, o serviço é oferecido apenas em hospitais de Belo Horizonte e Juiz de Fora. “O credenciamento significa uma excelente conquista para a saúde, beneficiando uma grande demanda de pacientes com linfomas, leucemias e tumores sólidos” - afirma Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Tranplante - CIH-DOTT/HC-UFTM.
A equipe médica autorizada a realizar o procedimento tem como responsável técnico o hematologista e hemoterapeuta Helio Moraes de Souza, contando ainda com os médicos Luzia Beatriz Ribeiro Zago, Fabrício Frederico Mendes Martins, Leonardo Rodrigues de Oliveira, Pollyana Cristina Bernardes Valize, Paulo Roberto Juliano Martins, Sheila Soares Silva, Ricardo Aparecido Olivo e Meire Cristina Furlan Rodrigues Calil.

McDia Feliz beneficia Oasis em Uberaba
29 de agosto foi dia de mobilização contra o câncer infantil e juvenil em todo o país
Aconteceu dia 29 de agosto, sábado, o McDia Feliz - campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald em prol de adolescentes e crianças com câncer. Arrecadação obtida com a venda dos sanduíches Big Mac neste dia é revertida para instituições de todo o Brasil que atuam para aumentar os índices de cura da doença.
Além dos sanduíches Big Mac - vendidos nos restaurantes McDonald’s, a venda de produtos promocionais também compõem a arrecadação da campanha.
Os restaurantes Mc Donald´s Shopping Uberaba e no centro da cidade destinam a arrecadação para a Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde/Oasis – instituição que abriga crianças com câncer e seus familiares, durante tratamento em Uberaba. A arrecadação será aplicada nos programas “Organizando Atividades” e “Aprendendo Sempre”. 


PARTIDO DAS MULHERES - Da esq. para a dir.: membros de apoio em comissões: Alzineusa Amaral (servidora pública), Simone Folador (empregada doméstica), Márcia Lopes (advogada), Gicele Gomes (publicitária); da executiva: Cidinha Coimbra (psicóloga organizacional) – presidente do PMB; Natália D'Amico (psicóloga) – tesoureira; Ana D'Amico (educadora) – suplente; Catarina Leopoldino (educadora) – vice-presidente; Nilce Freitas (servidora pública) – secretária-geral

Eleições 2016
PRESTES A SER REGISTRADO NO TSE, PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA SE MOVIMENTA EM UBERABA
Coordenado em Uberaba pela psicóloga Cidinha Coimbra, o Partido da Mulher Brasileira/PMB pode estar muito perto de ser incluído na lista das legendas oficialmente registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE, e em condição de disputar as eleições municipais de 2016. Não por acaso, o partido tem buscado filiações muito específicas: de mulheres que possam concorrer no ano que vem.
Já com o pedido de registro apoiado pelo relator, ministro Luiz Fux, o julgamento foi suspenso dia 27 de agosto, quinta-feira, por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
De acordo com o relator, foram juntadas as assinaturas verificadas pelos cartórios eleitorais, somadas 71.252 certidões consolidadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, além de 231 mil certidões expedidas pelos cartórios eleitorais juntadas na inicial, ultrapassando o montante de assinaturas de apoiamento necessárias ao registro.
Atualmente, existem 32 partidos políticos com registro definitivo na Justiça Eleitoral.

Gênero
TRIBUNAL ELEITORAL DE MINAS PUNE SEIS PARTIDOS QUE NÃO PROMOVERAM A PARTICIPAÇÃO FEMININA EM SUAS PROPAGANDAS
E agora são seis as legendas penalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, por não promover a participação política feminina em suas propagandas partidárias. A Corte Eleitoral cassou tempos de veiculações de inserções regionais do Partido Ecológico Nacional (PEN), do Partido Social Cristão (PSC), do
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do Partido dos Trabalhadores (PT), do Democratas (DEM) e do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) – este último, presidido em Uberaba, por uma mulher: a suplente de vereadora,
Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia.
  
SEBASTIÃO SEVERINO: DESIGNADO POR FERNANDO PIMENTEL COM O
APOIO DO DEPUTADO ESTADUAL PETISTA ADELMO LEÃO
Jeito petista
COORDENADOR DO FÓRUM REGIONAL DO GOVERNO PIMENTEL EM UBERABA ESTÁ DEFINIDO
Advogado, ex-presidente do PT/Uberaba, Sebastião Severino, assume a Secretaria Executiva do Fórum Regional de Governo Triângulo Sul – que tem base em Uberaba e abrange 27 municípios distribuídos em três subterritórios: de Uberaba, Araxá e Frutal. Objetivo principal de Tião Severino – a exemplo de outros 16 secretários executivos designados pelo governador Fernando Pimentel (PT), é de promover a aproximação entre a população e a administração estadual de Minas Gerais.
Secretário de Estado de Governo, deputado federal licenciado, Odair Cunha (PT), diz que os secretários executivos terão papel fundamental no diálogo com a sociedade, “para buscarmos as melhores soluções para a população de forma conjunta”.

FUNDAÇÃO CULTURAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS
Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, abre inscrições – até 2 de setembro, para o Concurso de Fotografia da Exposição “Uberaba Minha Terra, Minha Gente”.
Cada fotógrafo poderá participar com até três imagens, produzidas por qualquer tipo de câmera, e devem enviar suas fotografias em arquivos digitais de alta resolução, nas extensões JPEG, TIFF ou RAW, com formato de saída mínimo de 30 x 40 cm, em 300 DPIs.
Os trabalhos têm que versar sobre o patrimônio cultural  de Uberaba, seja material – casarões, praças, obeliscos, igrejas, entre outras,  ou imaterial – cultura popular, personagens típicos, culinária, festas religiosas etc.  
Fotos podem ser entregues pessoalmente na Fundação Cultural de Uberaba (praça Rui Barbosa, 356, Centro) ou por Sedex.
  
Encerrado o isolamento preventivo da UTI Neonatal HC-UFTM
Medida combateu o risco de contaminações por catapora 
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da UFTM, em isolamento preventivo desde o dia 8 de agosto, retorna à normalidade a partir do dia 29 de agosto, sábado. Durante o período de três semanas, o setor não recebeu pacientes e não concedeu aos internados altas que configurassem direcionamento para outros setores do HC.
Objetivo do isolamento foi de combater o risco de contaminações por varicela – catapora, uma vez que um bebê de dois meses foi diagnosticado com a doença, adqurida fora do hospital..
 “Nenhum outro caso de catapora foi observado no período, o que permite o retorno das atividades à normalidade” – diz a chefe da UTI Neonatal, Eliene Machado Felix.
Nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal do HC-UFTM a média de atendimentos é de 330 pacientes/ano. São 20 leitos, quatro deles pediátricos e 16 para neonatos.
  
Educação integral
PREFEITURA DE UBERABA CONTRATA PROFESSORES ARTISTAS PARA PROGRAMA DE INCLUSÃO
Prefeitura de Uberaba realiza processo seletivo para contratar professores de educação básica para os anos finais do ensino fundamental. O diferencial é que se buscam professores de capoeira, judô, artesanato, dança, música, teatro, instrumentos musiciais, canto e coral. Eles vão atuar no Programa Mais Educação, cujo objetivo é diminuir as desigualdades educacionais e ampliar as possibilidades de permanência do educando sob a responsabilidade da escola para além da jornada escolar.
Inscrições serão feitas pela internet entre os dias 14 e 18 de setembro. Mais detalhes na edição 1.323, de 26 de agosto, do Porta-Voz – jornal oficial do município, que pode ser acionado pelo site (www.portavozuberaba.com.br).
Links:http://www.uberaba.mg.gov.br/decedes e http://www.uberaba.mg.gov.br/decedesinscricoes 

PLANTIO DE CANA NO TRIÂNGULO MINEIRO
Safra mineira de cana-de-açúcar deve chegar a 53,3 milhões de toneladas
Principal destino será a produção de etanol, que voltou a ser competitivo para o consumidor final com os incentivos fiscais
A produção mineira da cana-de-açúcar destinada ao setor sucroalcooleiro, na safra 2015/2016, deverá atingir 53,3 milhões de toneladas. Este volume representa 8,1% da safra nacional e coloca o estado como o terceiro produtor de cana no ranking nacional. Os dados fazem parte do 2º Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Em Minas Gerais, a produção de cana para o setor sucroalcooleiro está concentrada na região do Triângulo Mineiro, responsável por 64,5% da safra. Os principais municípios produtores são Uberaba (6,2 milhões de toneladas), Frutal (5 milhões), Santa Vitória (3,5 milhões), Conceição das Alagoas (3 milhões) e Campo Florido (2,6 milhões).

PLANTAÇÃO DE MILHO EM UBERABA
Safra de grãos pode atingir 11,7 milhões de toneladas
Aumento da produtividade e melhoria das condições climáticas garantiram o resultado na safra 2014/2015
A produção mineira de grãos na safra 2014/2015 pode atingir 11,7 milhões de toneladas, volume próximo ao recorde obtido na safra 2012/ 2013, quando a produção de grãos do estado atingiu 12,1 milhões de toneladas. Os dados fazem parte do 11º Levantamento de Safra da Conab, divulgado nesta semana.
As regiões do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri apresentaram resultado negativo em relação ao volume produzido na safra anterior. O aumento na produção foi verificado no Centro-Oeste, Sul de Minas, Central e Zona da Mata.
Ainda assim, os principais municípios produtores de grãos são Uberaba (309 mil toneladas), Unaí (297 mil), Paracatu (226 mil), Buritis (225,7 mil) e Perdizes (218,7 mil).

Municípios do interior de Minas vão ter voo para os Estados Unidos
Cinco municípios do interior de Minas Gerais (Uberaba, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga e Uberlândia) vão ter voo direto para a Flórida, nos Estados Unidos, de acordo com  reportagem publicada pelo jornal O Tempo. As linhas serão  disponibilizadas a partir do dia 16 de novembro deste ano. Todos os novos voos vão ter conexão com o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

GOVERNO ESTADUAL FALA EM EXPECTATIVA SOBRE INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE UBERABA
Sem citar data, o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, disse sobre os hospitais regionais de Minas Gerais, que “a expectativa é inaugurar a unidade de Uberaba e concluir as obras de Divinópolis, Juiz de Fora, Sete Lagoas e Governador Valadares. Outros estão em fase de negociações”. Ele fez o comentário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao apresentar o Relatório de Gestão do SUS/Sistema Único de Saúde.
Segundo ele, o governo de Minas regularizou o aporte de recursos destinados à saúde no Estado. Com a normalização dos repasses da União, “os pagamentos foram efetuados para os hospitais filantrópicos e prestadores de serviço”.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), confirmou ter recebido R$ 1 milhão referente às obras de construção do hospital regional, mas aguarda a confirmação de repasses para o custeio para inaugurar o hospital.

SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO FOI INSTALADO PREVENTIVAMENTE
Mais vale prevenir...
Por via das dúvidas, Codau instala sistema de transposição do rio Claro
Equipes técnicas do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau montaram o sistema de transposição do Rio Claro. A medida – de acordo com a assessoria da empresa, é apenas preventiva para o caso de o rio Uberaba apresentar uma redução significativa de vazão. Neste caso, o Codau estará preparado para acionar os motores da transposição e assim complementar a vazão do rio Uberaba.
Em 2014 foram 120 dias de bombeamento entre os meses de julho a novembro. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 106 cidades decretaram situação de emergência no estado devido à seca, desde o início de 2015.  Em Uberaba, ainda não foi necessário adotar tal medida, mas o Codau destaca a importância de a população manter um consumo consciente, para que os efeitos da estiagem causem menos transtornos possíveis.

Enquanto isso...
Centros de reservação em construção vão beneficiar mais de 70 bairros da cidade
Paralelamente, o Codau avança nas obras de construção dos quatro novos centros de reservação que vão ampliar o abastecimento público em Uberaba. Eles estão situados nos bairros Abadia, Vila Ozanan, Amoroso Costa e Valim de Melo. Com os novos reservatórios será possível aumentar a capacidade de reservação em 50%. Mais de 70 bairros serão beneficiados.. 
As obras fazem parte do programa “Mais Água”, lançado pelo Codau, cujo projeto prevê um conjunto de obras estruturantes de abastecimento público que envolve dois eixos - a reservação e a distribuição de água em Uberaba.
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário