6 de agosto de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

O SONHO DE VOAR ALTO COMEÇA A SE TORNAR REALIDADE NOS JOGOS ESCOLARES
(FOTO: TIAGO CICCARINI)
A UM ANO DAS OLIMPÍADAS DO RIO...
MUNDIAL DE HANDEBOL JÚNIOR
Após disputas acirradas entre 24 seleções, a França levou o campeonato do Mundial Júnior Masculino de Handebol  – realizado no Triângulo Mineiro. Venceu a Dinamarca, que foi a responsável por tirar o Brasil da briga por medalhas. Dinamarca, França, Alemanha e Egito protagonizaram as semifinais. Uberaba e Uberlândia sediaram o evento, que foi aberto em Uberaba, onde a seleção brasileira se baseou. Vale lembrar que o handebol adulto foi duplamente ouro (masculino e feminino) nos Jogos Pan-Americanos em Toronto/Canadá. E que alguns jogadores da seleção júnior brasileira já estão garantidos para as Olimpíadas do Rio 2016.
JOGOS ESCOLARES DE MINAS
Nem bem as seleções de handebol júnior embarcaram de volta para seus países, Uberaba foi tomada por mais de 5.500 atletas/alunos – acompanhados de pais e ou mães, professores, técnicos. Em vez de línguas diferentes, agora o que domina são os sotaques das mais variadas regiões mineiras. Jogos Escolares de Minas Gerais envolvem 227 municípios, 672 escolas públicas e particulares, e 264 jogos disputados por atletas/alunos de 12 a 17 anos: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
-------------
Verde, pra que te quero?
APÓS TRÊS DESTITUIÇÕES, PV/UBERABA TEM NOVO COMANDO
Após vivenciar uma terceira destituição por parte do comando estadual, o Partido Verde/PV de Uberaba tem nova Comissão Executiva Municipal Provisória. Na presidência, um dos advogados mais conhecidos da cidade, Públio Emílio Rocha, com designação prevista para até 10 de novembro de 2015. É a primeira vez que ele assume um partido político.
A comissão destituída em 2010 era presidida pelo jornalista Carlos Sampaio; a destituída em 2013 era comanda pelo empresário Vicente Araújo Neto, e a última, destituída em fevereiro de 2015 tinha o advogado Lawrence Borges no comando. Apesar de disputado, o PV/Uberaba tem apenas 417 filiados – dos 28.515 registrados atualmente pela Justiça Eleitoral. Ocupa a 16ª posição no ranking das filiações.
-----------------
MATÉRIA DO JORNAL ESTADÃO RECORDA QUE DILMA ROUSSEFF E GRAÇA FOSTER LANÇARAM
A PEDRA FUNDAMENTAL DA PLANTA DE AMÔNIA DE UBERABA  (FOTO: ENERSON CLEITON)

NOTA DA PETROBRAS DISTANCIA PLANTA DE AMÔNIA DA REALIDADE
Assinada pelo jornalista Antonio Pita, reportagem da edição de 4 de agosto, terça-feira, no jornal O Estado de S.Paulo/Estadão – Petrobras busca sócios para fábricas, revela que, em nota, a estatal reafirmou que a planta de amônia de Uberaba, atualmente com 30% das obras realizadas, permanecerá em estado de “hibernação” até que surjam alternativas “menos onerosas” para sua conclusão.
Ainda segundo a notícia, a Petrobras avaliou que "o mercado nacional de fertilizantes apresentou um recuo na demanda por amônia", principal produto “que seria fabricado na UFN-V, de Uberaba”.
A Petrobras entende que, atualmente, o investimento na construção desse projeto, com base na relação custo-benefício, não se mostra adequado em comparação a outros negócios da companhia" – diz a empresa na nota citada pelo jornalista do Estadão.
Além disso, segundo ele, a empresa também atribui a suspensão do projeto a divergências contratuais com a Gasmig, distribuidora de gás natural controlada pelo governo mineiro, responsável pela construção de um gasoduto para abastecer a unidade.
A matéria recorda que “a unidade mineira integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e tinha conclusão prevista para 2017, com orçamento de R$ 2,09 bilhões. E mais: que “a obra foi contratada com as empresas Toyo e Setal Óleo e Gás, também investigadas pela Operação Lava Jato”.
Lembra, inclusive, que “a presidente Dilma Rousseff e a ex-presidente da estatal, Graça Foster, participaram do lançamento da pedra fundamental do projeto, descrito por Graça como um modelo para futuras licitações da Petrobras”.
Em resumo, de acordo com a notícia do Estadão, a Petrobras busca sócios para assumir investimentos nas duas fábricas que foram adiadas no seu plano de negócios: a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), e a UFN V, voltada para a fabricação de amônia, em Uberaba (MG).
----------------
EM DIA DE MANIFESTAÇÕES EM BRASÍLIA, PAULO PIAU FOI PORTA-VOZ DOS COLEGAS
PREFEITOS MINEIROS DURANTE ENCONTRO COM O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMPANHEIRO DE PMDB, MICHEL TEMER  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Municípios em crise
PREFEITO DE UBERABA NÃO FOGE DA BRIGA
Prefeito Paulo Piau (PMDB) entra de corpo e alma na movimentação municipalista. Além de aderir à greve das prefeituras mineiras - programada para dia 24 de agosto, e de ter participado, esta semana, de mobilização em Brasília, o chefe do Executivo de Uberaba assumiu a presidência da Frente Mineira de Prefeitos.
Toda esta movimentação acontece em meio a uma das piores crises enfrentadas pelas prefeituras. O próprio Paulo Piau admitiu ter ficado “de coração apertado” ao ouvir as queixas de seus colegas mineiros, durante encontro realizado em Belo Horizonte, quando a greve do dia 24 foi aprovada por unanimidade. “Muitos não estão conseguindo pagar as contas mais simples” – disse ele. Os prefeitos atribuem a crise atual à queda na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios/FPM, de responsabilidade do governo federal.
Apesar dos problemas, Paulo Piau assegura que a situação da Prefeitura de Uberaba está longe do drama vivido por muitos outros prefeitos. Lembra que, inclusive os salários estão rigorosamente em dia.
-------------
COMISSÃO ELABORA PLANO EM DEFESA DOS ANIMAIS  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Mundo animal
UBERABA PREPARA POLÍTICAS PÚBLICAS
Comissão designada pelo governo municipal trabalha na definição de um plano de políticas públicas para a proteção dos animais em Uberaba. “Vamos elaborar um projeto conjunto e fazer um trabalho constante para ver os avanços e também os entraves que precisam ser solucionados” - explica o secretário Municipal de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, que integra a comissão, junto com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, e a vereadora, ativista da causa animal, Denise Max (PR). Também fazem parte do colegiado, o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Beatriz Alves Ferreira.
Entre as medidas já anunciadas pela comissão, estão a intensificação da campanha de posse responsável, em especial junto às escolas públicas, e a reforma e adequação da sala de cirurgia do Centro de Zoonoses, além da construção de uma área reservada para cães perigosos, entre outras. A vereadora Denise Max apontou ainda a necessidade de ações voltadas aos animais de grande porte, e ficou acordada a viabilização de um convênio com uma faculdade para este trabalho.
A comissão definiu também que serão elaborados um diagnóstico da saúde animal em Uberaba e um projeto de ampliação do Centro de Zoonoses. “Este local foi inaugurado em 1998 e hoje a realidade é outra, precisamos nos adequar para atender esta demanda”, destacou o diretor Antônio Carlos Barbosa. O secretário Ricardo Lima enfatizou a necessidade de elaboração de um projeto para a busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
--------------
MARCOS MONTES RETOMA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS POLÊMICAS SOBRE O ESTATUTO DO DESARMAMENTO  (FOTO: CLÁUDIO BASÍLIO DE ARAÚJO/LIDERANÇA DO PSD)
Nova audiência pública
COMISSÃO DO DESARMAMENTO RETORNA DO RECESSO PARLAMENTAR COM A CORDA TODA
Com o retorno do Congresso Nacional às atividades normais, também foram retomadas as audiência públicas da comissão especial que analisa propostas de flexibilização da venda e porte de armas de fogo no Brasil. Presidida pelo vice-líder da bancada do PSD, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Marcos Montes, a comissão atraiu cerca de 30 deputados membros. Foram ouvidos os convidados Denis Rosenfield - professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Heder Martins Oliveira - vice-presidente da Associação Nacional das entidades representativas de Praças; e Tony Eduardo de Lima e Silva Huirhann - diretor do Clube 38 de São José, de Santa Catarina. Resultado reforça o que tem ocorrido em eventos realizados Brasil afora, pela comissão: divergências e muita polêmica. Nova reunião está programada para dia 13 de agosto, às 10h.
-----------------
Solidariedade
ATLETAS DO HANDEBOL JÚNIOR GRAVAM VÍDEOS PEDINDO APOIO PARA HOSPITAL DO CÂNCER DE UBERABA
E pra fechar esta coluna de hoje com chave de ouro, nada como a notícia de que atletas de três seleções que disputaram o mundial de handebol masculino júnior em Uberaba gravaram vídeos pedindo apoio para o Hospital do Câncer. Gravações dos atletas brasileiros, japoneses e uruguaios já estão circulando nas redes sociais. Foram feitas a pedido do hospital, com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba/Funel – presidida por Luiz Alberto Medina, e a equipe de TV da Secretaria Municipal de Comunicação. São 11 vídeos ao todo.
_Confiram em https://www.youtube.com/watch?v=aBfQfX39hE4&index=1&list=FL62wKOSctsuWrwBYAopO-gQ
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário