9 de agosto de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

TRE/MG CONVIDA ELEITOR PARA AJUDAR NA PRODUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
Eleitores e demais interessados nos serviços da Justiça Eleitoral mineira podem dar a sua contribuição para a produção do documento que vai direcionar estrategicamente o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG no período de 2016/2021. É o que anuncia o site oficial do tribunal, informando que a pesquisa está disponível  e pode ser respondida  até o dia 21 de agosto de 2015. “Ela é composta por apenas três questões e pode ser respondida em poucos minutos; os dados serão mantidos em sigilo” – informa o site.  A pesquisa está disponível para servidores, juízes e promotores eleitorais, advogados, presidentes dos diretórios regionais de partidos políticos, candidatos eleitos em 2014 por Minas Gerais, jornalistas e para o público em geral.
_http://www.tre-mg.jus.br/institucional/conheca-o-tre/pesquisa-para-planejamento-estrategico-2016-2021

GUERRA JÁ DECLARADA ATRAVÉS DOS OUTDOORS: SAMIR X WAGNER  (FOTOS: FACEBOOK)
Eleições 2016
PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO, EX-PRESIDENTES DA COHAGRA INVESTEM EM OUTDOORS 
Ex-presidentes da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra – Samir Cecílio (governo Anderson Adauto) e Wagner do Nascimento Júnior (governo Paulo Piau) disputam no tapa, digo, nos outdoors, a simpatia do eleitorado de Uberaba. Vereador melhor classificado em 2012, com 7.883 votos, Samir apela para assuntos de interesse da cidade e ou de orientações sobre cidadania.
Geralmente, “logo ali perto” tem outdoor de Wagner Jr. Candidato a deputado estadual não eleito em 2014, ele saiu das urnas com 42.949 votos – sendo 26.651 de Uberaba. Nos cartazes espalhados pela cidade, ele procura atrelar seu nome ao do pai, o ex-prefeito e ex-deputado federal Wagner do Nascimento (já falecido).
Samir Cecílio acaba de bater asas para o PSDB – apesar de ainda figurar oficialmente na comissão executiva do Solidariedade/SD e no site da Câmara de Vereadores como filiado a esta legenda. Wagner, que foi candidato a prefeito em 2012 e apoiou o eleito Paulo Piau (PMDB) no segundo turno, pediu desfiliação do PR - apesar de ainda figurar na legenda (que ofereceu o vice a Piau na época: Almir Silva). Wagner ainda não anunciou o próximo abrigo, mas tem pouco tempo pra definir, já que, para se candidatar tem que estar filiado há pelo menos um ano.
O certo é que Samir e Wagner não escondem o sonho de tornar-se prefeito de Uberaba.

AÉCIO PEDINDO
VOTOS EM UBERABA
Falando às paredes
AÉCIO NEVES COSPE NO PRATO QUE COMEU 
Pelo jeito de nada adiantou a tucanada histórica de Uberaba protestar – nem mesmo ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que, literalmente, anda cuspindo no prato que comeu... Comissão executiva provisória recém-designada pelo comando estadual da legenda já está, inclusive, fazendo reuniões para definir estratégias. Entre os que defendem – ou defendiam, a convocação de convenção para que os filiados elegessem um diretório, tem gente useira e vezeira em receber o senador tucano como hóspede.
E assim, a executiva provisória vai se consolidando com os engenheiros Karim Abud Mauad – presidente e Luciano Lopes Veludo – tesoureiro; o escritor/poeta e médico José Humberto da Silva Henriques – secretário; o vereador Samir Cecílio e Thaize de Souza Amaparado – esposa do ex-deputado federal Narcio Rodrigues, como membros da provisória. Grupo foi indicado pelo herdeiro político de Narcio, o deputado federal Caio Narcio, majoritário do PSDB na região do Triângulo Mineiro.
Detalhe: Karim Abud, Luciano Veludo e Samir Cecílio fizeram parte da equipe principal do governo Anderson Adauto na Prefeitura de Uberaba – que vem a ser aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem foi ministro.

PAULO PIAU E FERNANDO HUEB: PMDB NÃO
TEME ELEIÇÃO DOS FILIADOS
(FOTO: ENERSON CLEITON)
Sem medo de ser feliz
PMDB CONVOCA FILIADO PARA ELEGER NOVO DIRETÓRIO
Enquanto isso, o PMDB do prefeito Paulo Piau convoca convenção para que os filiados elejam um novo diretório municipal. Evento foi convocado pelo presidente e candidato à reeleição, Fernando Hueb de Menezes, odontólogo, professor e pesquisador, e chefe de Gabinete da prefeitura. Vai acontecer dia 16 de agosto, domingo, das 8h às 12h no Centro Administrativo de Uberaba.
Apesar de o atual diretório ter vigência até outubro, o PMDB de Uberaba segue orientação da direção nacional da legenda, que defende a realização de convenções gerais em todo o país.
Na liderança do ranking de filiados em Uberaba, com 6.256 eleitores inscritos, o PMDB/Uberaba abriga políticos importantes da cidade, entre eles, o prefeito Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos – ex-presidente da legenda, e o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.
----------------

SERVIDORES DO JUDICIÁRIO E DA RECEITA FAZEM MOBILIZAÇÃO NO ESCRITÓRIO REGIONAL
DO DEPUTADO MARCOS MONTES  (IMAGENS: MARCO AURÉLIO PHOTOS)
Mobilização
SERVIDORES DO JUDICIÁRIO OCUPAM ESCRITÓRIO REGIONAL DE MARCOS MONTES
O deputado federal votou a favor da categoria e se comprometeu com os servidores de que irá manter sua posição
Servidores do Poder Judiciário da União chamam a atenção pela mobilização nacional contra o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Projeto de Lei Complementar 28/2015, que trata do plano de carreira, com alterações na tabela de vencimentos da categoria. Marcação cerrada que não poupou os espaços dos parlamentares nas redes sociais – inclusive daqueles que votaram a favor do PLC, de forma a garantir que eles confirmem o voto, derrubando o veto da presidente.
Escritório regional em Uberaba, do deputado federal, vice-líder da bancada do PSD na Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Marcos Montes, não escapou. Foi ocupado no final de semana, quando o parlamentar estava em sua base política. “Não queremos acordo; queremos que o projeto seja mantido na forma como foi aprovado” – pediram os servidores.
Aprovado pelo Congresso Nacional, o PLC 28/2015 foi vetado  sob a alegação de que, mesmo em tempos de economia equilibrada, os reajustes previstos no projeto estariam fora da realidade dos cofres públicos. O projeto prevê um escalonamento de 53% a 78,56%, de acordo com o cargo.
INFORMAÇÕES DO MURAL DE MARCOS MONTES NO FACEBOOK
LIBERADAS PELA SUA ASSESSORIA
RECEITA 
Poucas horas depois, no mesmo dia, foi a vez de os auditores-fiscais da Receita Federal “invadirem” o escritório de Marcos Montes. Pediam a inclusão da categoria entre os servidores que terão reajustes.
Proposta de Emenda à Constituição 443/09 aprovada 1º turno na Câmara dos Deputados  reajusta o salário de advogados públicos e de outras carreiras –delegado da Polícia Federal, delegado de Polícia Civil dos estados e do Distrito Federal e dos procuradores municipais. Entretanto, deixou de fora os auditores-fiscais da Receita Federal e do Trabalho e os peritos criminais federais não passou em plenário. PEC 443/09 volta para votação em 2º turno e pode sofrer alterações.
VOTOS FAVORÁVEIS
Às duas categorias, Marcos Montes disse que votou a favor das matérias originais, e garantiu que vai manter sua posição.
Sobre os auditores, observa que eles podem fazer a diferença na proposta do governo de melhorar a arrecadação federal. “Em vez de criar mais impostos, é preciso investir na arrecadação, e os auditores da Receita são os responsáveis por colocar isso em prática” – afirmou.
Quanto aos servidores do Judiciário, Marcos Montes concorda com a categoria de que está havendo um “desvirtuamento” de informações. “Os números mostram que apenas 12 servidores em todo o país teriam reajuste maior de 70%” – ressalta.
O deputado lamentou que o “ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha deixado a situação dos servidores federais chegar ao drama atual”.
---------------
MARCOS MONTES E ANASTASIA
NAS ELEIÇÕES DE 2014 EM UBERABA
EX-GOVERNADOR DE MINAS GERAIS PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL EM UBERABA
Vale lembrar que, sem provas contra ele, Antonio Anastasia não deve ser investigado na Lava Jato
Pra quem anda com saudade... o ex-governador de Minas Gerais, atual senador Antonio Anastasia (PSDB), desembarca em Uberaba entre setembro/outubro para participar do Encontro Regional Interlegis – uma reivindicação dele, que será realizada entre o Senado e a Câmara de Vereadores. Direcionado para vereadores, assessores parlamentares, membros das administrações públicas municipais da região, e ao cidadão de modo geral, o evento terá oficinas/conferências com temas tipo: Pacto Federativo; Reforma Política; Transparência no Legislativo - a Solução Web Interlegis.

Programa Interlegis é conduzido pelo Senado há 18 anos com o objetivo de promover a modernização e integração do Legislativo. Entre os serviços oferecidos estão o Portal na Internet (transparência), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (tramitação de matérias e repositório de legislação) e a consultoria em revisão de regimento interno e Lei Orgânica. Mais de 3.000 câmaras municipais são conveniadas com o Senado, incluindo a de Uberaba.
------------------

JOSÉ CARLOS FERNANDES ASSINA PARECER SOBRE APURAÇÕES ENVOLVENDO O
AEROPORTO DA CIDADE DE CLÁUDIO  (FOTO: ENERSON CLEITON)
Eleições 2014
PROMOTOR DE JUSTIÇA QUE FEZ CARREIRA EM UBERABA ASSINA PEDIDO DE ARQUIVAMENTO DE INVESTIGAÇÕES CONTRA AÉCIO
Durante as eleições presidenciais de 2014, Aécio Neves sofreu o “pão que o diabo amassou” por conta do aeroporto
E por falar em tucano, esta semana quem ocupou manchetes Brasil afora foi o também ex-governador, atual senador Aécio Neves. O Ministério Público de Minas Gerais pediu arquivamento da investigação sobre as obras no aeroporto de Cláudio, no Centro Oeste de Minas.
O aeroporto foi construído em 2010 em um terreno que antes de ser desapropriado, em 2008, pertencia a parentes do senador que governou o estado de 2003 a 2010. De acordo com os promotores, não foram constatados superfaturamento no valor da obra e nem favorecimento à família de Aécio Neves com a desapropriação do terreno onde está o aeroporto.
A decisão pelo arquivo é dos promotores Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, Fernanda Karan Monteiro, Tatiana pereira e José Carlos Fernandes Junior – este último, “velho” conhecido de Uberaba, onde ele atuou durante vários anos, inclusive na Coordenação Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro.
Hoje, José Carlos Fernandes trabalha no Programa de Proteção ao Patrimônio Público (PPPP) – criado pelo Ministério Público de Minas, e que está entre as iniciativas que concorrem ao Prêmio Innovare 2015. O Instituto Innovare identifica, premia e divulga as práticas inovadoras desenvolvidas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil.

Balanço
PROMOTOR PROPÔS MAIS DE 200 AÇÕES CIVIS PÚBLICAS
Tido e havido como um promotor “sem dó nem piedade”, “radical” e “condenador”, José Carlos Fernandes Junior atuou em 954 procedimentos enquanto titular da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba. Número se refere ao período de 7 de dezembro de 2007 a 14 de junho de 2013, e foi o último balanço apresentado por ele antes de assumir função no Programa de Proteção ao Patrimônio Público (PPPP) do Ministério Público de Minas Gerais.
Mais de 50% foram arquivados por ele. Na época, ao comentar o balanço em seu mural no Facebook, o promotor fez questão de ressaltar que os arquivamentos demonstram o cuidado do Ministério Público na análise das provas antes da propositura de qualquer ação judicial. “Os procedimentos investigatórios foram arquivados, seja porque não restou comprovado qualquer ilícito, seja porque houve o solucionamento administrativo da questão” – destacou.
Em contrapartida, ao longo do período, José Carlos Fernandes propôs 222 ações civis públicas através da 15ª Promotoria.
No geral, a 15ª Promotoria de Uberaba e a Coordenação Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro concluíram 1.071 procedimentos investigatórios ao longo da atuação do promotor José Carlos Fernandes.

DENÚNCIAS COMPLICARAM A VIDA PÚBLICA DO EX-MINISTRO ANDERSON ADAUTO
Entre os procedimentos adotados pelo promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, em Uberaba, estão várias denúncias contra o ex-ministro e ex-prefeito Anderson Adauto (PRB). Grande maioria destas denúncias resultou nas condenações de Adauto – muitas delas com perda dos direitos políticos e confirmadas por colegiados de instância superior. Estes dois fatores, reunidos, tornaram o ex-ministro e ex-prefeito inelegível pelos próximos anos. Para sair do encalço da Lei da Ficha Limpa, Adauto precisa reverter as sentenças – o que, até o fechamento desta edição, ainda não tinha acontecido.
------------------
ODELMO LEÃO E MARCOS MONTES TOMAM UM CAFEZINHO NO AEROPORTO DE UBERABA,
ENQUANTO AGUARDAM GILBERTO KASSAB: O DESTINO FOI O ENCONTRO ESTADUAL DO PSD
(IMAGENS DO AEROPORTO SÃO DE MARCO AURÉLIO PHOTOS)
Pretextos
PSD DE MINAS FAZ BARULHO
Mineiramente, o PSD atrai as atenções para mostrar força e deixar claro que está de corpo e alma nas eleições de 2016
Em convenção – que não foi basicamente uma convenção, mas que teve nome e clima de convenção, o Partido Social Democrático/PSD de Minas Gerais reuniu lideranças, militantes, filiados e até simpatizantes em Belo Horizonte, esta semana. Com a presença do fundador e presidente nacional licenciado, ministro das Cidades, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o evento aconteceu na Assembleia Legislativa, com direito a Hino Nacional, cartazes e faixas, balões coloridos, confirmação do comando estadual, e muitos ... muitos discursos.
Apesar das declarações e pronunciamentos de Kassab, no sentido de que o PSD tem sido aliado do governo petista de Dilma Rousseff, muitas lideranças mineiras não esconderam que ainda seguem a cartilha das eleições de 2014. Vale lembrar que o PSD – aliado em nível nacional, liberou o partido, em Minas Gerais, para apoiar o principal adversário da presidente reeleita – o senador Aécio Neves, além do candidato eleito ao Senado, ex-governador Antonio Anastasia, ambos do PSDB e mineiros da gema.
Maioria dos discursos, porém, foi uma demonstração de força. “O  PSD está preparado para sair com vitórias significativas nas eleições municipais”, disse na tribuna, o vice-líder da bancada na Câmara, deputado federal Marcos Montes, que está trabalhando na sua principal base política – o Triângulo Mineiro, para concretizar esta proposta.
Libertas quae sera tamen
Por sinal, os deputados federais e ex-prefeitos de Uberaba, Marcos Montes, e de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), foram juntos ao encontro - o primeiro como partidário, e o segundo como simpatizante da legenda.
No aeroporto de Uberaba, os dois líderes do Triângulo/Alto Paranaíba receberam  Gilberto Kassab, e seguiram viagem com ele para o evento, na capital de Minas.
Vale lembrar, inclusive, que com as “bênçãos” de Kassab, os dois deputados  planejam atuar juntos em movimento político pró-Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
Eles defendem que a mesorregião lance candidato a governador e vice-governador de Minas Gerais para o mandato 2019/2022.
Está passando da hora de devolvermos à nossa região a força política que ela já teve em outros tempos” – justifica o vice-líder do PSD na Câmara.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário