4 de setembro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


OS FÓSSEIS - QUE CHAMAM A ATENÇÃO DOS PALEONTÓLOGOS, INCLUSIVE PELO TAMANHO, ESTÃO SENDO PREPARADOS NA PRESENÇA DOS VISITANTES   (FOTOS: LUÍS ADOLFO/UFTM)
Ao vivo e em cores
Visitantes podem testemunhar paleontólogos "preparando" fósseis de dinossauros em Uberaba
Desde o dia 3 de setembro de 2015 quem visita o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – em Uberaba, MG, pode se tornar testemunha ocular de parte da história mesozóica da região.  É isso mesmo: aquele período geológico de tempo, dividido em Triássico, Jurássico e Cretáceo, compreendido aproximadamente entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás. Em resumo, pode testemunhar os cientistas trabalhando em um daqueles viventes da era dos dinossauros...
De cair o queixo
E não é qualquer dinossauro, não! Descoberto durante a obra de construção de um condomínio no perímetro urbano de Uberaba, o material é composto por dois grandes blocos de rochas com vários fósseis incrustados. O maior conjunto, com 1,5 tonelada –seria a região do quadril, e um fêmur esquerdo com cerca de 1,2 metro de comprimento.
Dúvidas
Ao todo, a equipe do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – CCCP, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, descobriram mais de 50 fragmentos de fósseis de dinossauros na obra. Tem quem fale em um titanossauro de 80 milhões de anos, e tem quem fale em uma espécie diferente entre as descobertas até agora.
Tempo
E justamente para decifrar todos os detalhes é que os cientistas estão trabalhando na limpeza das amostras, para em seguida entrar na fase de estudos. “Esse trabalho levará cerca de um ano e meio” - prevê o paleontólogo Thiago Marinho.
Todo cuidado é pouco
A partir do achado dos fósseis na obra do condomínio - Residencial da Quanta, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), baixou um decreto com procedimentos relacionados à movimentação de solo, escavação e outras obras que possam interferir nas reservas paleontológicas do município. Desde 17 de julho de 2015, os construtores em geral deverão ter conhecimento do zoneamento paleontológico da cidade e realizar o monitoramento e resgate de eventuais fósseis encontrados.
Parceria
Vale ressaltar que, no caso dos fósseis descobertos na obra do condomínio, a construtora Quanta Empreendimentos Imobiliários foi parceira em todos os momentos – desde a descoberta até a retirada e transporte do material.

Eleições 2016
OBJETOS DO DESEJO, PARTIDOS PROVOCAM RAIOS, TROVOADAS E RASTEIRAS
Partido político em Uberaba ocupa o 2º lugar no ranking dos assuntos mais falados nos últimos tempos – só perdendo para os fósseis de dinossauros. A situação está de uma forma tal, que tem gente adormecendo presidente e amanhecendo sem legenda! Com raras exceções, o jeito é dormir com os dois olhos abertos...
Dos 32 partidos existentes atualmente, 24 têm comando (com grau de segurança variando de acordo com as circunstâncias). Destes, sete possuem diretório eleito pelos filiados, e portanto, com certo grau de tranquilidade (ainda assim...).
Outros 17 são dirigidos por comissões executivas provisórias, designadas através de acordos entre as lideranças municipais e estaduais (nem todas as lideranças são tão lideranças...)
Entre as executivas provisórias, duas são presididas por deputados federais: o PSD – Marcos Montes, e o PR – Aelton Freitas. Difícil (ou impossível) tomar o partido deles!
Três legendas são presididas por vereadores: o PRB – Franco Cartafina; o PROS – Cléber Ramos; o SD – Luiz Dutra. Mas, pelo andar da carruagem, só o PROS ficará como está... No caso do PRB, fala-se em rasteira. E no caso do SD, o atual presidente está de mala e cuia para o PMDB – que acaba de eleger seu diretório e não tem a menor intenção de mudar.

DA MESMA FORMA COMO CHEGOU AO PMDB DE PAULO PIAU, FAHIM SAWAN AGORA SE DESPEDE
Justiça Eleitoral oficializa desfiliação de ex-secretário
Expectativa agora é sobre o destino de Fahim Sawan 
Uma coisa é certa: o médico, ex-candidato a prefeito (eleições de 2012) e ex-secretário de Saúde, Fahim Sawan, está fora do PMDB. Sua desfiliação foi comunicada por ele aos dirigentes do partido e à Justiça Eleitoral. No primeiro caso, ninguém reclamou.
E no caso da Justiça Eleitoral, o cancelamento da inscrição acaba de ser deferido e oficializado. Tem quem aposte que Fahim vai retornar ao PSDB – de onde saiu pra se unir ao candidato a prefeito no segundo turno em 2012, o vitorioso Paulo Piau.
Por outro lado, há quem aposte que ele vai se abrigar em legenda que tem presidente, mas que estaria prestes a cair para dar lugar ao eventual recém-chegado.

NÉIA E SUMAYRA  (FOTOS: FACEBOOK)
TRIBUNAL TIRA TEMPO DE TV DE NOVE PARTIDOS QUE NÃO DEFENDERAM A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA
E agora são nove as legendas penalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, por não promover a participação política feminina em suas propagandas partidárias.
A Corte Eleitoral cassou tempos de veiculações de inserções regionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Partido Pátria Livre (PPL) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Já tinham sido penalizados o Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Social Cristão (PSC), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido dos Trabalhadores (PT), Democratas (DEM) e Partido Social Democrata Cristão (PSDC).
Em Uberaba, dois destes partidos são comandados por mulheres: o PCdoB - que é dirigido pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, e o PSDC - que é liderado pela suplente de vereadora,  Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia.

Pesos pesados na ExpoCigraFiemg
Vale e Duratex confirmam participação na Rodada de Negócios que o Sebrae vai realizar na ExpoCigra Fiemg. Evento abre a feira, dia 1º de outubro, e acontece entre 14h e 20h.  As duas gigantes vão encabeçar a lista das âncoras.
Dinâmica
Serão realizadas reuniões de curta duração com os pequenos empresários, chamados de ofertantes. Ao final, âncoras e ofertantes preenchem avaliações e indicam a expectativa de negócios gerados. A meta é movimentar R$ 40 milhões.
Contato
As Âncoras são convidadas, enquanto as ofertantes contribuem com taxa de participação de R$ 50. Interessados devem entrar em contato pelo email: rodadadenegociosura@gmail.com ou pelo telefone (34) 8817-6145.

VEREADORA PROPÕE UMA ÁRVORE PARA CADA TESTE DO PEZINHO OU 1ª VACINA
Vereadora Denise Max (PR) quer que o prefeito Paulo Piau implante em Uberaba o  “Projeto Vida - Criança que Nasce, Árvore que Cresce” – de forma que cada criança que fizer o teste do pezinho ou for vacinada pela primeira vez na rede pública municipal, seja presenteada com uma muda de árvore. Proposta da vereadora é que os pais façam o plantio em um local estipulado pela Prefeitura de Uberaba.
Com isso, estaríamos conscientizando as futuras gerações sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que tornamos a cidade mais verde, agradável, arejada, saudável e bonita” – justifica ela, em requerimento enviado ao prefeito. (Foto: DivulgaçãoCâmara)

ZOOLÓGICO E MATA DO IPÊ VÃO FUNCIONAR NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO
FERIADO
Feriado da Independência do Brasil - comemorado dia 7 de setembro, segunda-feira, terá funcionamento 24 horas nas Unidades de Pronto -Atendimento/UPA´s São Benedito e Parque do Mirante, em Uberaba. Da mesma forma, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgância/Samu.
A Farmácia de Acolhimento também funciona no feriado, assim como no sábado e domingo, das 7h às 19h.
A Farmácia Popular permanecerá fechada sábado e segunda-feira, retomando o atendimento na terça-feira, a partir das 8h.
Já as Unidades Básicas e as Unidades Regionais ficarão fechadas e reabrem as portas na terça-feira, às 7h.
Outros
Central de Abastecimento (Ceasa) funciona normalmente no período, o mesmo acontecendo com as feiras livres.
O Mercado Municipal abre das 7h às 12h dia 7 de setembro.
O Bosque Jacarandá/Zoológico Municipal - que normalmente não funciona às segundas-feiras, ficará aberto excepcionalmente no feriado, das 10h às 18h.
E a Mata do Ipê também abre, das 7h às 18h.

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO NA AVENIDA FIDÉLIS REIS PRETENDE DAR UM SHOW DE CIDADANIA
Início do desfile está marcado para 8h
E por falar em 7 de setembro, além de confirmar o tradicional desfile, o governo municipal mantém o evento no centro da cidade: avenida Fidélis Reis. O tema - "Sou Uberaba com muito orgulho, com muito amor", será exibido com a participação de 3.000 alunos das escolas estaduais e municipais; além de militares, atiradores do Tiro de Guerra, instituições religiosas, clubes de serviços, organizações não-governamentais/ONG´s, a Unidade de Atenção ao Idoso/UAI - com direito a fanfarra, inclusive, a banda do 4º Batalhão de Polícia Militar... entre outros.

SEM ACORDO, EMPREGADOS DO COMÉRCIO PODEM CRUZAR OS BRAÇOS DIA 7 DE SETEMBRO
Sem o ponto facultativo as empresas serão muito prejudicadas, lamenta o Sindicomércio
Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba informa, por sua vez, que não existe uma definição sobre o funcionamento no feriado de 7 de setembro. Motivo – segundo nota divulgada pela entidade, é que ainda não houve acordo na Convenção Coletiva de Trabalho, cuja data-base é dia 1º de agosto.
Os empregados exigiram a finalização da CCT para uma definição sobre o feriado.
Para o Sindicomércio, se os empregados se negarem a trabalhar dia 7 de setembro “haverá grande prejuízo para o comércio de Uberaba”. A entidade patronal lembra que, independente da CCT, os empregados que trabalham em feriado recebem gratificação remunerada e folga compensatória.
As empresas estão lutando com dificuldade para manterem as portas abertas, fazem altos investimentos, estão se esforçando para manter os empregos neste momento de crise econômica, e sem o ponto facultativo de 7 de setembro serão muito prejudicadas” – diz a nota.

CÂMARA INAUGURA GABINETES E FAZ 1º HASTEAMENTO DA BANDEIRA 
Recém-instituída, a bandeira oficial do Poder Legislativo de Uberaba será hasteada pela primeira vez dia 11 de setembro, sexta-feira, durante a inauguração do novo anexo que irá abrigar os gabinetes dos 14 vereadores. Solenidade acontece às 19h. Antes disso, dia 8, terça-feira, o presidente Luiz Dutra (SD) recebe a Imprensa para um café, às 16h, quando serão apresentadas as novas instalações.
O novo anexo fica na rua Vigário Silva, esquina com a rua Segismundo Mendes, e vai sediar também, a Escola do Legislativo, a Biblioteca do Povo ‘Professora Terezinha Hueb de Menezes’, o Departamento de Documentação e Pesquisa e a TV Câmara (unidade do Departamento de Comunicação).
O local também terá uma sala para uso das associações de bairros, lideranças da cidade, clubes de serviços e instituições diversas. O objetivo dessa estrutura será o de buscar a interação permanente com a sociedade.
O prédio, amplo, e com espaços bem distribuídos, contará ainda com salas de reuniões e acessibilidade, inclusive elevador.
A bandeira
Resolução 3.352/2015 da mesa diretora criou e instituiu a bandeira oficial para o Poder Legislativo de Uberaba. O estandarte tem fundo de cor branca; uma coroa com cinco aberturas, com traços na cor marrom e fundo amarelo tracejado; a letra “U” com traços verticais na cor marrom e fundo amarelo, e composto de um triângulo na cor amarela; um casarão na cor marrom; sete estrelas na cor marrom; um retângulo com duas abas, na cor marrom, e o slogan “Legislativo forte e competente”, na cor branca.
Memorial descritivo
De acordo com as especificações, a cor marrom significa a cor das portas de madeira do casarão do Paço Municipal; a cor amarela representa a riqueza do município de Uberaba, e a cor branca representa a paz e a concórdia. Sobre os símbolos, o triângulo representa o Triângulo Mineiro; o casarão representa todas as edificações da Câmara Municipal; as estrelas representam as sete colinas; a coroa significa o símbolo da cidade de Uberaba; e a letra “U” representa o nome Uberaba.
Na direção
Mesa diretora é integrada pelo presidente Luiz Humberto Dutra (SD), o vice-presidente Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), o 1º secretário Samuel Pereira (PR) e o 2º secretário Ismar Vicente dos Santos (PSB).

PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL SERÁ VOTADO EM EXTRAORDINÁRIA
Câmara de Vereadores realiza sessão extraordinária dia 8 de setembro, terça-feira, para votar a proposta de plano de carreira do magistério municipal de Uberaba. Projeto de Lei Complementar nº 24/2015 – de autoria do prefeito Paulo Piau, cumpre um de seus compromissos de campanha. Também promessa feita durante as eleições de 2012, o plano de carreira dos demais servidores públicos municipais já foi enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores. A reorganização das carreiras, cargos e salários entrou em vigor agora, em setembro, e terá impacto no começo de outubro. Um grande número de servidores se beneficiou com “reajustes” no salário.

PRESIDENTE DA ACIU DIZ QUE CRIATIVIDADE E MELHORIA NA GESTÃO PODEM DRIBLAR A CRISE 
A entidade, que existe desde 1924 e é reconhecida como uma das mais atuantes no Triângulo Mineiro, tem programa de apoio para empresários em situação difícil
Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu, Manoel Rodrigues Neto, defende que uma boa dose de otimismo e criatividade pode ajudar o empresariado brasileiro a superar a crise econômica atual – ou pelo menos a sair deste momento com menos prejuízos.
Nós, da Aciu, decidimos não participar da crise” – diz ele. O dirigente classista reconhece que a falta de confiança na economia – apontada, inclusive em pesquisas nacionais, não é fictícia, e portanto, tem razão de ser. Entretanto, prega uma reação forte por parte do empresariado no sentido de enfrentar a crise de cabeça erguida.
Se o investidor deixa de investir e o consumidor deixa de comprar, a economia pisa cada vez mais no freio e o mercado fica sem expectativas de melhoras rápidas” – afirma o presidente da Aciu.
Rodrigues Neto lembra que “muitas empresas e instituições continuam trabalhando normalmente, uma boa parte delas driblando o pessimismo e investindo em novas alternativas nos seus negócios”.
Diz que, até nos relacionamentos pessoais é preciso reinventar formas de convivência, o que, na sua opinião, vale também para as empresas. “Muitos precisam criar melhorias urgentes em seus empreendimentos, alguns deles com vícios administrativos e problemas de atendimento graves” – revela o presidente da Aciu.
Agora é o momento de melhorar a capacidade de gerir a empresa, administrar melhor, controlar quanto custa o produto e melhorar o serviço” – destaca ele, lembrando que, quem controla o negócio precisa ter senso de oportunidade e visão.
O líder classista destaca que a Aciu está de portas abertas para receber e orientar os empresários, inclusive com um programa de consultoria especializada. Trata-se do  Programa Acreditar - que tem por  objetivo principal a reestruturação e recuperação de empresas, tudo isso com rapidez e segurança, proporcionando um crescimento saudável e evitando a falência destas organizações.

Novilhas da Epamig são campeãs em concurso leiteiro nacional 
Foram realizadas várias avaliações relacionadas ao desempenho de produção, associado à fertilidade e à qualidade do leite
Três novilhas do Campo Experimental Getúlio Vargas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Epamig – com sede em Uberaba, conquistaram os cinco primeiros lugares na 2ª Prova Nacional de Produção de Leite – Gir Leiteiro Sustentável.  O concurso - uma das principais provas zootécnicas do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro em parceria com a Embrapa Gado de Leite e a Epamig.
Foram realizadas várias avaliações relacionadas ao desempenho de produção, associado à fertilidade e à qualidade do leite.
A novilha Necta foi a melhor em três provas avaliadas durante 305 dias. Foi campeã da média diária para produção de leite (kg), produção (kg) de proteína e produção (kg) de sólidos totais.
A vaca Mureta conquistou o primeiro prêmio na prova de contagem de células somáticas (CCS) em até 305 dias de lactação.
Já a Mabeca foi a melhor na prova de produção de leite por intervalo entre partos.

MARCOS MONTES LIDEROU A COMITIVA DE RURALISTAS  (FOTOS: DIVULGAÇÃO FPA)
Índios X produtores rurais
FPA VAI AOS MINISTROS DA JUSTIÇA E 
DA CASA CIVIL E PEDE PAZ NO CAMPO
Conflitos entre índios e produtores rurais – que assumem grandes proporções em várias regiões do país, mobiliza a Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA).
Durante reunião neste dia 3 de novembro, quinta-feira, representantes do colegiado expuseram suas preocupações para os ministros Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloízio Mercadante (Casa Civil).
Os agricultores brasileiros querem paz no campo” – desabafou o presidente da FPA, vice-líder da bancada do PSD, deputado federal Marcos Montes, lembrando, inclusive, que o momento é de plantio da safra de grãos.
Aos ministros ele repetiu o que havia dito, horas antes, em reunião com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot: que o governo precisa investir em ações que deem um basta nos conflitos – segundo ele, provocados principalmente pelas invasões cada vez mais frequentes.
Demos um voto de confiança aos ministros Cardozo e Mercadante, que nos garantiram que providências serão tomadas” – diz Marcos Montes. Abrigo de cerca de 240 parlamentares, entre deputados federais e senadores, a FPA tem criticado a postura do governo em relação aos conflitos, falando até mesmo em “denúncia de omissão”.
Mesa posta
Além de Marcos Montes, a FPA foi representada na reunião pelos deputados Valdir Colatto (PMDB/SC), César Halum (PRB/TO), Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), Luís Carlos Heinze (PP/RS), Osmar Serraglio (PMDB/PR) e Tereza Cristina (PSB/MS) À mesa estavam ainda, representantes do Exército, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Federal e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Marcos Montes ressalta que os ministros se posicionaram favoráveis ao pagamento de indenização aos proprietários de terras e benfeitorias declaradas como indígenas – medida prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 71/2011 e já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.
De acordo com a FPA, existem  mais de 600 propriedades rurais em litígio no Brasil. “Queremos que as decisões judiciais sejam cumpridas pelo governo, ou mais precisamente pelo Ministério da Justiça” – destaca Marcos Montes.
O enredo – A crise se intensificou  após a morte do índio Simeão Vilhalva, no município sul-mato-grossense de Antônio João, na fronteira do Brasil com Paraguai, a 402 quilômetros (km) de Campo Grande. Nove propriedades rurais foram ocupadas por grupos indígenas, o que provocou reação de produtores rurais.
Tropas do Exército foram enviadas pelo governo - Operação Dourados - para conter os conflitos.
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário