11 de setembro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


ACIMA, O CABEÇALHO DE EDIÇÃO AINDA NA
ÉPOCA DE GARCIA ADJUTO...ABAIXO, O ANÚNCIO
DA INAUGURAÇÃO, EM 1941, DO CASSINO DA
EXPOSIÇÃO, E A CAPA DE EDIÇÃO REVELANDO
QUE O MOMENTO ERA DE CRISE ECONÔMICA
(ACERVO LAVOURA E COMÉRCIO)
ACERVO DE JORNAL CENTENÁRIO É TOMBADO EM DEFINITIVO
O ato administrativo tem o objetivo de preservar os bens, impedindo que venham a ser destruídos/descaracterizados
Com aprovação unânime do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau , o prefeito Paulo Piau (PMDB) baixou decreto 4.778, de 4 de setembro de 2015, tombando em definitivo o conjunto de documentos do jornal Lavoura e Comércio, agora sob a tutela da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. Os bens móveis foram inventariados pelo Conphau em 2010.
O material chegou a ser comprado em leilão e levado para fora da cidade-sede, mas a venda foi anulada pela Justiça, permitindo assim, que a Prefeitura de Uberaba, agora no governo Paulo Piau, o adquirisse por R$ 180 mil.
O acervo é constituído por edições impressas e cerca de 900 mil fotos, registrando 104 anos de circulação quase ininterrupta. Desde a fundação, até o fechamento - 104 anos depois, o jornal só não circulou dois dias, na década de 1980, durante uma greve dos gráficos.
Fundado dia 6 de julho de 1899, o jornal foi idealizado por pequenos e grandes produtores rurais que tinham algo em comum: eram contra o governo mineiro,  por causa do alto custo do fisco estadual. Resolveram assim, criar um jornal que fosse o porta-voz de seus interesses.
Antônio Garcia Adjuto foi o primeiro diretor do Lavoura e Comércio. Em 1903 o jornal passou para a família Jardim. A credibilidade era tão grande que o lema surgido na época – e que perdurou até o fechamento do jornal, em 27 de outubro de 2003, era "Se o Lavoura não deu, em Uberaba não aconteceu".

SEM TOMBAMENTO
Inventariado em 1987, o imóvel que abrigou o jornal Lavoura e Comércio na rua Vigário Silva nunca foi tombado, e por isso mesmo, recebeu permissão para ser derrubado pelo proprietário que o comprou dos donos antigos. No local surgiu o prédio que hoje abriga as Lojas Americanas, com fachada preservada a pedido do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.
AS FOTOS EM TRÊS TEMPOS - Em abril de 2012, Enerson Cleiton fez imagem do prédio, poucas horas antes da demolição; em junho de 2014, a Nayce StudioFoto clicou, a pedido da colunista de Conta-Gotas...Notícias, as obras de edificação do novo imóvel; em seguida Antônio Campos presenteou a coluna com as fotos do local já ocupado pela nova moradora.

TRE/MG DÁ PREFERÊNCIA PARA ADVOGADA GRÁVIDA FAZER SUSTENTAÇÃO ORAL
Corte Eleitoral de Minas Gerais aprovou alteração em seu regimento interno reservando para advogada gestante ou lactante a preferência para fazer a sustentação oral em plenário, se assim requerer. Aprovada por unanimidade, a iniciativa é pioneira e entra em vigor nos próximos dias, assim que for publicada no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral - TRE/MG.
O presidente e defensor da proposta, desembargador Paulo Cézar Dias, ressaltou que a alteração é uma homenagem às mulheres, lembrando, inclusive, que se trata de uma causa defendida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, por meio da Comissão Especial da Mulher Advogada.
Vale lembrar que o TRE/MG tem punido todos os partidos políticos que não incentivam a participação das mulheres na política. Muitos já perderam tempo do horário político na TV.

INAUGURAÇÃO DE FÓRUM REGIONAL DO PT DESPERTA EXPECTATIVAS
Após vários cancelamentos, o governador Fernando Pimentel (PT) parece decidido a fazer voo rasante em Uberaba para inaugurar a sede do Fórum Regional do Território Triângulo Sul. Governo do Estado e Assembleia Legislativa anunciam (convite acima) que o evento vai acontecer dia 16 de setembro, quarta-feira, 9h. Expectativas, entretanto, giram menos em torno da inauguração do fórum regional, e bem mais em torno da possibilidade de Pimentel fazer anúncios importantes para a cidade.
Coordenação
PETISTAS SEBASTIÃO SEVERINO,  FERNANDO
PIMENTEL E DEPUTADO ESTADUAL ADELMO LEÃO,
QUE APOIOU ESCOLHA DO SECRETÁRIO EXECUTIVO
Conforme informado por esta coluna na edição de 29 de agosto, o advogado, ex-presidente do PT/Uberaba, Sebastião Severino, vai assumir a Secretaria Executiva do Fórum Regional Triângulo Sul – que abrange 27 municípios distribuídos em três subterritórios: de Uberaba, Araxá e Frutal. Objetivo principal de Tião Severino – a exemplo de outros 16 secretários executivos designados pelo governador Fernando Pimentel, é de promover a aproximação entre a população e a administração estadual de Minas Gerais.
Secretário de Estado de Governo, deputado federal licenciado, Odair Cunha (PT), diz que os secretários executivos terão papel fundamental no diálogo com a sociedade, “para buscarmos as melhores soluções para a população de forma conjunta”.

GARÇOM DISTRIBUI ÁGUA NA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL QUE ANALISA PROPOSTAS DE
MUDANÇAS NAS REGRAS PARA PORTE DE ARMAS DE FOGO - ATIVISTAS COM CARTAZES E
DEPUTADOS CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS ÀS MUDANÇAS ESQUENTARAM O CLIMA
(FOTOS: CLÁUDIO BASÍLIO ARAÚJO/LIDERANÇA PSD)
Pedidos de vistas adiam votação do relatório sobre armas de fogo
Ficou para dia 17 de setembro, quinta-feira, 10h, na Câmara, a discussão e votação do relatório do deputado federal Laudívio Carvalho (PMDB/MG) na comissão especial que analisa a proposta de mudanças nas regras para venda e porte de armas de fogo no Brasil.
Relatório foi lido neste dia 10/09, mas antes de entrar em discussão, vários deputados pediram vistas - todas elas concedidas pelo presidente da comissão especial, deputado federal Marcos Montes (PSD/MG).
"Vou colocar em discussão na próxima semana; já houve muito tempo para o assunto ser analisado e não tem mais razão de protelarmos a análise" - diz ele, lembrando que, além das várias audiências públicas, a comissão promoveu ainda, 13 encontros regionais em diferentes lugares do país.
Não vamos, jamais, atingir a unanimidade; portanto, que o assunto seja resolvido no voto – seja na comissão especial, seja no plenário, se o relatório for aprovado na comissão” – ressalta Marcos Montes.
O relator iniciou a leitura, reconhecendo a constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e adequação orçamentária e financeira do projeto de lei 3.722/12, de autoria do deputado federal Rogério Peninha (PMDB/SC). Segundo Carvalho, a matéria está em condições de tramitar.
Lembrou que o substitutivo apresentado por ele aperfeiçoa não apenas o projeto de lei original, bem como as várias inclusões ocorridas ao longo da série de encontros e audiências realizadas pela comissão especial.
Segurança no campo
No que se refere ao clima de insegurança no campo, por exemplo, o relatório atende a algumas das reivindicações dos produtores rurais. Está previsto que o proprietário e o trabalhador residente da zona rural encontrados com armas devidamente registradas, dentro dos limites da propriedade, não serão criminalizados. Além disso, será facilitado o acesso para o proprietário e trabalhador do campo que dependam da arma para sua defesa pessoal, familiar e patrimonial.

MARCOS MONTES ASSINA BANDEIRA DO IMPEACHMENT
Deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) assinou na manhã de 10 de setembro a bandeira do Movimento Parlamentar Pró-Impeachment, lançado na Câmara pelos líderes do PSC, do PSDB, do Dem, do PPS, do Solidariedade e da Minoria - ação suprapartidária que pede o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Objetivo principal é forçar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a colocar em votação todos os 21 pedidos que estão protocolados na Casa.
"Já antecipei ao presidente nacional do PSD e ministro Gilberto Kassab que vou votar a favor do impeachment se o pedido chegar ao plenário da Câmara; tenho muito carinho pelo PSD, mas se o preço a pagar for esse, terei que sair da legenda" - diz Marcos Montes, um dos primeiros deputados a se filiar ao partido criado por Kassab.
Ele, inclusive, é vice -líder da bancada e presidente do PSD em Uberaba, sua principal base política e onde foi prefeito em duas gestões.
Quem assinou a bandeira, ao lado de Marcos Montes, foi o também triangulino, ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que está articulando sua ida para o PSD.

PRESIDENTE DA ACIU ASSUME COMANDO DO G9
Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu, contador e professor Manoel Rodrigues Neto, é o novo dirigente do G9 – grupo formado por nove entidades (essencialmente patronais) de Uberaba.
 “O G9 está a serviço de Uberaba” diz ele. “Antes de sermos empresários e representarmos alguma instituição, nós somos cidadãos; estamos à disposição dos uberabenses para debatermos sobre o que nossa cidade precisa e o que fazer para dar certo” – afirma.
Composição
Além da Aciu, também integram o G9: Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sociedade de Medicina e Cirurgia, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineio (IEATM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg - Regional Vale do Rio Grande), Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Uberaba) e Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra).

ENERSON CLEITON REGISTROU MOMENTO DA REUNIÃO ENTRE PAULO PIAU E SINDICATOS
SINDICATOS DE EMPREGADOS FAZEM REIVINDICAÇÕES EM CONJUNTO
Entre as políticas públicas solicitadas estão a doação de uma área para sediar instituto recém-criado e a implantação de uma secretaria municipal específica
...E os sindicatos dos empregados de Uberaba querem implementar parceria ao estilo do G9. Aliança foi anunciada durante reunião entre representantes de 25 sindicatos e o prefeito Paulo Piau – oportunidade em que apresentaram uma pauta de reivindicações. Entre outras demandas, pediram a doação de uma área para o recém-criado Instituto Educar para Transformar/IET, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atenderá a crianças e adultos carentes, com apoio escolar, atividades socioeducativas e ações voltadas para reabilitação profissional.
IET é uma inciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes Químicas, Farmacêuticas de Uberaba e Região/Stiquifar; Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Uberaba/Seconsaer , e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Uberaba/Sticmu.
Os sindicalistas também reivindicaram ao prefeito a criação da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Emprego. Hoje, estas funções são distribuídas entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O prefeito acenou com o atendimento de algumas solicitações – tipo a doação de área, por exemplo, e garantiu que vai analisar cada demanda com atenção especial. E aproveitou para convocar os sindicatos a se envolverem nos debates sobre temas importantes para Uberaba.

EM MAIS UM DIA AGITADO, A CÂMARA DOS DEPUTADOS CONCLUIU A MINIRREFORMA
(FOTO: GUSTAVO LIMA/CÂMARA)
Câmara conclui votação da minirreforma eleitoral e mantém doação de empresas a partidos
A presidência da República tem prazo de 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto, integral ou parcial, do texto. Com esse prazo, as novas regras poderão valer já para as eleições municipais do ano que vem.

*Textos e artes: Agência Câmara

















--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário