27 de setembro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

FOTOS DE JULHO2015
(SITE DO TJMG)
FÓRUM DE UBERABA PODE SER INAUGURADO EM NOVEMBRO DE 2015
Em clima de comemoração, os servidores já falam na criação de um Museu da Justiça
Com término originalmente previsto para 2012, o novo prédio do Fórum da Comarca de Uberaba entra em contagem regressiva para inauguração agora, em 2015, e portanto, três anos após a data programada inicialmente.
Atrasos e paralisação das obras, quebradeira da primeira construtora, abertura de nova licitação, trâmites burocráticos, e enfim, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais pode inaugurar o fórum entre 14 e 20 de novembro. Pelo menos é o que esperam os servidores da Justiça Estadual, que já comemoram na rede social.
Foi uma luta árdua. Várias pedras no caminho. Mas toda luta vale a pena. Sem luta, não há vitória! Nossa luta não pode se limitar somente às questões salariais, pois, sem condições dignas de trabalho, a saúde fisica e mental fica comprometida e, neste caso, não há salário que pague! Que venham melhores condições de trabalho aos colegas de Uberaba!” – exalta o advogado e servidor do TJMG, Roberto Rodrigues.
Outros colegas aplaudem e lembram que logo após a inauguração, eles darão início à formatação do Museu da Justiça.

PROJETO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO BRASIL
Um dos promotores exclusivos do programa é José Carlos Fernandes, de longa trajetória em Uberaba
Programa de Proteção ao Patrimônio Público (PPPP) instituído no Ministério Público de Minas Gerais é finalista do Prêmio CNMP - promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do MP brasileiro.
O trabalho, que também concorre ao Prêmio Innovare 2015, é realizado com a participação direta do ex-coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público/sede Uberaba e ex-titular da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba, promotor José Carlos Fernandes Junior, e tem atraído as atenções pelos resultados obtidos em termos de melhoria na qualidade dos serviços.
A seleção dos melhores projetos que disputam o Prêmio CNMP aconteceu esta semana, em reunião da Comissão Julgadora do Prêmio, sob a coordenação do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, conselheiro Orlando Rochadel Moreira.
A reunião foi acompanhada pessoalmente, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Prêmio CNMP foi instituído em 2013 pela Resolução CNMP nº 94, e destaca os projetos que contribuem, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com a divulgação programada para acontecer durante a cerimônia de abertura do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, dia 4 de novembro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
José Carlos Fernandes e seus colegas Tatiana Pereira e Fernanda Caram Monteiro são promotores de Justiça exclusivos do programa, por designação do comando estadual do Ministério Público de Minas Gerais.

AGORA EX-TUCANOS POSAM PRA FOTO NA PORTA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE UBERABA
REVOADA
HISTÓRICOS ESVAZIAM NINHO DOS TUCANOS EM UBERABA
Em plena mobilização do PSDB nacional - presidido pelo senador Aécio Neves, em torno do fortalecimento da legenda, inclusive com vistas às eleições de 2016, o partido sofre um revertrés em Uberaba.
Filiados históricos agora são ex-tucanos. Ao todo, 90 pessoas pediram desfiliação em bloco, neste 28 de setembro de 2015. O grupo, que inclui um fundador e ex-presidente, Luiz Cláudio, e uma amiga pessoal de Aécio Neves, a delegada Sandra Wazir, defendia a convocação de uma convenção para que os filiados elegessem um diretório.
Em vez disso, o comando estadual - com anuência da direção nacional, designou uma comissão provisória indicada pelo deputado federal Caio Narcio, filho do ex-deputado Narcio Rodrigues.
Além da revolta por não terem sido ouvidos, os históricos se queixam de que entre os novos dirigentes estão dois ex-secretários e um ex-subsecretário do ex-prefeito Anderson Adauto, também ex-ministro do governo Lula/PT, e portanto adversários do PSDB.
São eles, o engenheiro Karim Abud – que assumiu a presidência, e outros dois engenheiros: Luciano Veludo e o vereador Samir Cecílio.
Também integram o novo comando, o escritor/poeta José Humberto Henriques, e Thaise Amparado, esposa de Narcio Rodrigues.

ELCI CAIXETA E SANDRA WAZIR  (FOTOS: FACEBOOK)
REVOADA INCLUIU 100% DO PSDB MULHER 
Coordenação do PSDB Mulher de Uberaba se destaca na revoada ocorrida dia 28 de setembro. Todas as integrantes do grupo se desfiliaram. "Após todo o trabalho da última campanha pró-Aécio e pró-Antonio Anastasia, quando os acompanhamos inclusive na região, não fomos ouvidas agora, quando tínhamos uma candidata a presidente, a Sandra Wazir; fomos deixadas fora do processo" - desabafa Elci Caixeta. Segundo ela, o desprezo demonstrado pelas mulheres do PSDB destoa, inclusive, do movimento que tem sido feito no país em defesa da mulher na política.

SEXO FORTE
TRIBUNAL DE MINAS PENALIZA DEZ PARTIDOS QUE NÃO INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA
E agora são dez as legendas penalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, por omitir-se sobre a participação política feminina em suas propagandas partidárias. Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) perde sete minutos e 30 segundos do tempo reservado a ele para propaganda partidária.
A Corte Eleitoral já havia cassado tempo de veiculações de inserções regionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Partido Pátria Livre (PPL), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Social Cristão (PSC), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido dos Trabalhadores (PT), Democratas (DEM) e Partido Social Democrata Cristão (PSDC).
Em Uberaba, dois destes partidos são comandados por mulheres: o PCdoB e o PSDC.

MARCOS MONTES APOIA ADVOGADOS PÚBLICOS
(FOTO: MÁRIO EDSON/MARINHO)
AÇÃO E REAÇÃO
AGU RENDE HOMENAGENS A MARCOS MONTES
Único dos três deputados federais com domicílio eleitoral em Uberaba presente no evento, o vice-líder da bancada do PSD na Câmara, Marcos Montes, foi homenageado pela Advocacia Geral da União (AGU), em reconhecimento ao voto e apoio na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 443/209, que fixa critérios para a remuneração dos advogados públicos.
Homenagem aconteceu na principal base política do deputado, durante evento promovido pela AGU em parceria com a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Uberaba). PEC foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados. "Estamos trabalhando agora, pra que a matéria seja levada ao 2º turno o mais rápido possível", diz Marcos Montes, ressaltando a importância da AGU no cenário nacional.
Solenidade foi prestigiada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB).

ADOLESCENTES DO PROBEM TAMBÉM SÃO PREPARADOS PARA A SOLIDARIEDADE.
AS IMAGENS REVELAM MOMENTOS EM QUE ENTREGAM NO SANATÓRIO ESPÍRITA DE UBERABA TONELADAS DE PRODUTOS ARRECADADOS POR ELES 
FETI/PROBEM 
90 MENORES APRENDIZES CONSEGUEM VAGAS DE TRABALHO EM SETEMBRO
Administrada pelo ex-vereador Lourival dos Santos (PCdoB), a Fundação de Ensino Técnico Intensivo de Uberaba/Feti conquistou nada menos do que 90 contratos de trabalho para menores aprendizes, apenas em setembro de 2015.
A Feti é mantida pela prefeitura e responsável pela oferta de dezenas de cursos profissionalizantes, inclusive do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec, além de novos projetos implementados pelo governo Paulo Piau, entre eles, cursinhos para vestibular e Exame Nacional de Ensino Médio/Enem – já com várias aprovações em universidades.
A preparação para o mercado de trabalho inclui a formação de menores (com até 16 anos e seis meses) do Departamento de Bem-Estar do Menor/Probem.
Os inscritos em programas de menor aprendiz do Probem têm a oportunidade de trabalhar em meio período em uma das empresas que possuem convênio com a Feti, e muitas vezes são contratados de forma efetiva após o término dos cursos.
Só em agosto de 2015 a fundação fechou 30 novas parcerias com empresas uberabenses.
Localizada na rua Equador, nº 49, bairro Fabrício, a Feti atende de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13 às 17h. Mais informações pelo telefone 3338-6689.

EMPREGO/DESEMPREGO
Números do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados/Caged de agosto de 2015, recém-divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, indicam uma variação negativa de 0,21% no Brasil. De janeiro a agosto o resultado chegou a -1,39%. Estado de Minas Gerais foi um dos piores, com uma variação negativa de 0,56% em agosto. Ao longo do primeiro semestre, a redução de empregos ficou em 1,33%.

DADOS DO CAGED INDICAM DESACERAÇÃO NA PERDA DE POSTOS DE TRABALHO EM UBERABA
Os dados do Caged de agosto de 2015 põem Uberaba no 71º lugar no ranking de Minas Gerais, com um saldo negativo de 111. Trata-se do resultado da comparação entre os trabalhadores admitidos (3.678) e os demitidos (3.789). A variação foi de -0,13%.
Ainda assim, os dados revelam que houve uma desaceleração na perda de empregos em Uberaba. As variações negativas foram mais intensas em julho (-0,91%); junho (-1,31%); maio (-1,07%).
De janeiro a abril as variações oscilaram entre positivas e negativas ( janeiro -0,80%); fevereiro (+0,85%); março (-0,81%); abril (+0,29%).
O melhor mês, portanto, foi janeiro, com 0,80% de saldo positivo; e o pior mês até agora, em 2015, ficou por conta de junho, com um saldo negativo de 1,31%.
Comparações
Sobre agosto de 2015, vale comparar Uberaba com a “rival” Uberlândia, também localizada no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e com a capital de Minas.
Uberlândia aparece em 103% lugar, com uma variação negativa de -0,23%.
Belo Horizonte ficou na lanterna – 110% do ranking. A variação é de -0,45%.

FOTO DA REVISTA PLANTAR
AGROPECUÁRIA
PRESIDENTE DA FPA EXPÕE ORGULHO COM SUA PRINCIPAL BASE POLÍTICA
Agropecuária contribuiu para melhorar a performance de Uberaba no ranking do Caged divulgado esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O comentário foi postado no mural do Facebook, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA, Marcos Montes, deputado federal majoritário de Uberaba e ex-prefeito da cidade em duas gestões.
A postagem lembra que o setor apresentou variação positiva de 2,10% em agosto, e de 1,50% de janeiro a agosto de 2015. "Apesar dos problemas que o segmento está enfrentando por causa da crise, ele ainda segura as pontas da economia no Brasil e dos empregos em muitas regiões", disse Marcos Montes.  ‪
------------------
EM SEU MURAL NO FACEBOOK, O PMDB DE PAULO PIAU CONFIRMA O CONCURSO PÚBLICO PROMETIDO POR ELE, INFORMANDO QUE O EDITAL JÁ ESTÁ EM FASE DE PREPARAÇÃO, E QUE A PUBLICAÇÃO PODE ACONTECER AINDA ENTRE OUTUBRO E NOVEMBRO DESTE ANO
-----------------
ANGELA MAIRINK, ROSÁRIA NÉIA, SUMAYRA OLIVEIRA E CIDINHA COIMBRA
(FOTOS: FACEBOOK)
CLUBE DO BOLINHA PERDE MAIS UM PARTIDO POLÍTICO EM UBERABA
A exemplo do PCdoB e do PSDC, também o PP agora é comandado por uma mulher
A Comissão Executiva Provisória Municipal do Partido Progressista/PP de Uberaba é mais uma a sair do “clube do Bolinha”. O comando da legenda foi assumido pela ex-primeira-dama, advogada Angela Mairink, mulher do ex-prefeito e ex-ministro de Lula (dos Transportes), Anderson Adauto.
Integram ainda, a executiva já publicada pela Justiça Eleitoral: Gleibe Terra Jr. (secretário); Edson Pereira (tesoureiro); Ricardo Sarmento (tesoureiro geral); Anderson Adauto (membro).
Outros dois partidos são dirigidos por mulheres em Uberaba – o PCdoB, comandado pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, e o PSDC, presidido pela suplente de vereadora Rosária Jucinéia, a Néia.
Articulações
Ao se filiar ao PP, Adauto deixou o PRB ao qual se filiou ao ser derrotado na intenção de se candidatar a prefeito pelo PMDB em 2012. Na época, as direções estadual de Minas Gerais e nacional do PMDB optaram pela candidatura do então deputado federal Paulo Piau – vitorioso nas urnas e candidato à reeleição em 2016.
Três alternativas movimentam a política, quando se fala sobre Adauto e as eleições de 2016. Ele próprio tem dito que será candidato a prefeito – o que será viabilizado se conseguir reverter condenações no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. São as mesmas sentenças que o impediram de se candidatar a deputado federal em 2014.
A segunda alternativa é que irá apoiar a candidatura do deputado estadual Antônio Lerin (PSB), derrotado por Paulo Piau no segundo turno em 2012.
Uma terceira opção seria o lançamento da candidatura de Angela Mairink . O assunto ganha força uma vez que ela chegou a se lançar candidata a deputada federal em 2014, pelo mesmo PRB que lançou AA. Objetivo seria “segurar” a vaga enquanto Adauto lutava na Justiça para reverter a inelegibilidade. No final, sem conseguir o objetivo, o casal se afastou do processo eleitoral.

...E SURGIU UM PARTIDO ESPECIALMENTE PRA ELAS
TSE aprovou a criação do PMB
Uberaba tem uma quarta legenda comandada por representante do sexo feminino. Neste caso, o recém-criado Partido da Mulher Brasileira/PMB – aprovado por unanimidade dia 29/09, em sessão do Superior Tribunal Eleitoral/TSE. A psicóloga Cidinha Coimbra é presidente da primeira executiva municipal de Uberaba.
Trata-se do 35º partido em condições de disputar as eleições de 2016. TSE já havia aprovado nas duas últimas semanas, a criação do Partido Novo e da Rede Sustentabilidade.


...E A SAGA DA PLANTA DE AMÔNIA E DO GASODUTO CONTINUA
Com direito a manchete principal e repercussão em outros veículos de comunicação de várias regiões do país, o Diário do Comércio – jornal especializado em economia, trata de não deixar morrer as expectativas de a planta de amônia de Uberaba ainda se tornar realidade.
A reportagem entrevistou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, que não apenas reafirmou, mas também contou detalhes sobre a proposta da Petrobras, dona da planta, de transferir a fábrica para a iniciativa privada.
A entrada do setor privado no financiamento da UFN V (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) em Uberaba é praticamente certa”, disse Rôso ao jornal. Orçada em cerca de RF$ 2 bilhões, a unidade já estava com cerca de 30% das obras prontas quando foi paralisada em julho de 2015.
O secretário também garantiu que a ideia do gasoduto não morreu. “Assim que a planta de amônia for viabilizada, o Estado vai cumprir a missão de providenciar o gás para Uberaba” – disse Rôso.

CHEFE DE GABINETE, FERNANDO HUEB, TEM A FUNÇÃO
DE ANALISAR OS PEDIDOS DE NOVAS DESPESAS   (FOTO: DIVULGAÇÃO)



REFLEXOS DA CRISE

PREFEITURA DE UBERABA ENTRA EM CLIMA DE CONTENÇÃO DE DESPESAS
Cortes em viagens, telefones, horas-extras, funções gratificadas, renegociação de contratos e suspensão de seminários e fóruns são algumas das medidas 
Através do decreto 4.860, de 25 de setembro, publicado na última edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, o prefeito Paulo Piau estabelece diretrizes e providências para otimização das despesas no Executivo, de forma a adequá-las ao montante da receita arrecadada.
O decreto lembra, inclusive, que esta contenção se torna necessária face à redução de repasses federais e estaduais, e à deterioração do cenário econômico nacional com reflexos nas finanças municipais.
De acordo com o decreto, os órgãos da administração direta e indireta, inclusive sociedades de economia mista, ficam obrigadas a adotar medidas para redução de 30% das despesas previstas no Orçamento 2015 para o consumo de combustíveis; telefonia móvel; telefonia fixa; serviços de impressão; serviços de transporte; funções gratificadas.
Mas, não é só isso. Outros 50% devem atingir viagens de interesse público;   disponibilização de suprimentos de fundos; apoio a eventos externos; pagamento de horas-extras. Também fica suspensa a realização ou participação em fóruns, seminários e cursos de capacitação.
O decreto prevê ainda – “frente ao princípio constitucional da razoabilidade e do interesse público” - a negociação e reavaliação das condições de preços e/ou quantidades vigentes nos contratos firmados; reavaliação das licitações em curso que ainda não tenham sido homologadas ou adjudicadas, bem como daquelas ainda a serem instauradas; reavaliação do espaço físico utilizado para atividades de cada órgão, providenciando a identificação de novas alternativas de localização com prioridades de utilização de imóveis do município ou com vistas à redução de preços.
As renegociações de contratos e reavaliações de licitações devem ser ajustadas às estritas necessidades de demanda e da disponibilidade financeira do exercício, acompanhada de justificativas quando não realizadas” – diz o documento assinado por Paulo Piau, pelo titular da Secretaria de Governo, Rodolfo Cecílio, e o assessor-Geral de Planejamento Orçamentário, Jorge Macedo.
Caberá à Chefia de Gabinete – comandada pelo professor Fernando Hueb de Menezes, a análise e autorização prévia para a contratação de novas despesas.
Importante: o decreto preserva os índices de participação constitucional garantidos para a saúde e a educação.

HU/UNIUBE REALIZA 1º TRANSPLANTE RENAL
Mário Palmério Hospital Universitário – da Universidade de Uberaba/Uniube, realizou o primeiro transplante renal. O paciente de 47 anos teve o rim transplantado em uma cirurgia bem-sucedida. Cirurgia foi comandada pelo médico urologista Marcelo Bianco que contou com o trabalho da equipe formada pelos urologistas Sérgio Anacleto e Alisson Junqueira e pelos nefrologistas Mariana Salomão e Fabiano Bichuette.

REUNIÃO ESPECIAL TEVE A PRESENÇA DE PROFISSIONAIS DA IMPRENSA
(FOTO: GUILHERME BERGAMINI/ALMG)
70 ANOS
SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MINAS GERAIS É HOMENAGEADO PELA ASSEMBLEIA
Em reunião especial, o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) pelos 70 anos de sua fundação. A sessão contou com a presença de ex-dirigentes da entidade, profissionais da imprensa, representantes de veículos de comunicação e autoridades políticas.
O presidente do sindicato, Kerison Lopes, recebeu placa comemorativa e destacou em seu pronunciamento que o momento em que se comemora os 70 anos do sindicato é oportuno para ressaltar a responsabilidade individual e coletiva dos jornalistas na construção de uma sociedade livre e justa.
O jornalista também destacou que a homenagem da Assembleia coincidiu com a passagem do Dia Internacional da Paz, o que, segundo ele, deu ainda mais sentido à comemoração. “Quando a entidade foi criada estava chegando ao fim a II Guerra Mundial”, frisou Kerison Lopes.
Autor do requerimento da homenagem, o deputado Rogério Correia (PT) se lembrou do começo de sua atuação como militante para registrar que, durante a ditadura militar, foi na Casa dos Jornalistas, sob a gestão do ex-presidente Dídimo Paiva,  que foram rodados boletins de greves. “Isto mostra o espírito democrático da entidade”, exemplificou o deputado ao defender vigilância sobre tentativas de retrocesso. Ele citou a aprovação de Projeto de Lei de sua autoria que instituiu a Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação Pública.
-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário