17 de outubro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ELEITOR PODERÁ AUDITAR ELEIÇÃO 
VIA APLICATIVO MÓVEL
Tribunal Superior Eleitoral/TSE anuncia que vai adotar um aplicativo móvel para o eleitorado auditar resultado das eleições 2016. Auditagem será feita por meio do Código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos boletins de urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite a qualquer pessoa conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE. Mas, a partir das eleições municipais de 2016, com o recurso do Código QR, o eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório disponível nas seções eleitorais.
Atualmente, já é possível baixar, na época das eleições, aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos.

Questão de gênero
POR NÃO DEFENDER A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA, 12 PARTIDOS SÃO PENALIZADOS EM MINAS GERAIS
Nada menos do que 12 legendas já foram penalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, por não abordar, em suas propagandas partidárias, a importância da participação da mulher na política. Os dois mais recentes são o PSB e o PSD. Já tinham sido penalizados com perda de tempo no horário da propaganda política: PRTB; PCdoB; PPL; PSDB; PEN; PSC; PMDB; PT; DEM; PSDC. Em Uberaba, dois destes partidos são comandados por mulheres: o PCdoB e o PSDC.

Prata da casa
PROMOTOR DE JUSTIÇA RECEBE MEDALHA SANTOS DUMONT
Atualmente em exercício exclusivo no Programa de Proteção ao Patrimônio Público (PPPP) do Ministério Público de Minas Gerais, o ex-coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público/sede Uberaba, promotor José Carlos Fernandes Junior, vai receber a Medalha Santos Dumont 2015.
Honraria é concedida pelo governador do Estado, em cerimônia que este ano acontecerá  dia 23 de outubro, às 11h, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, MG.
A Medalha Santos Dumont, concedida anualmente, é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso no país. A comenda foi criada em 1956 para comemorar a realização do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906 pelo mineiro Alberto Santos Dumont.
SOBRE O PPPP - O programa tem atraído as atenções pelos resultados obtidos em termos de melhoria na qualidade dos serviços e está concorrendo a dois prêmios importantes. É finalista do Prêmio CNMP - promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do MP brasileiro. E concorre ao Prêmio Innovare 2015
José Carlos Fernandes e suas colegas Tatiana Pereira e Fernanda Caram Monteiro são promotores de Justiça exclusivos do PPPP, por designação do comando estadual do Ministério Público de Minas Gerais.
FERNANDO HUEB E O PREFEITO PAULO PIAU (COM A NETINHA) VOTAM NA CONVENÇÃO
QUE ELEGEU O NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PMDB DE UBERABA
DIRETÓRIO DO PMDB DE UBERABA É OFICIALIZADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG publicou dia 16 de outubro, sexta-feira, o novo Diretório Municipal do PMDB de Uberaba. São 85 membros e a vigência vai até 16 de agosto de 2017.
Eleito dia 16 de agosto de 2015 em convenção dos filiados, o diretório é presidido pelo odontólogo, professor e pesquisador da Universidade de Uberaba/Uniube, Fernando Hueb, também chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba.
O presidente do PMDB de Uberaba é herdeiro de dois nomes conhecidos da comunidade: dos professores Terezinha Hueb de Menezes, ex-presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, e Murilo Pacheco de Menezes, ex-vereador. Ambos já falecidos.
O PMDB lidera o ranking de filiados na cidade com 6.249 inscritos.
EXECUTIVA - Integram ainda, a comissão executiva do diretório do PMDB, Marilda Ribeiro Resende (1ª vice-presidente); Eduardo Palmério (2º vice-presidente); Carlos Bracarense (tesoureiro); Antônio Cláudio Ribeiro (secretário-geral); José Wagner Maia (secretário-adjunto); Hélio Faria (1º vogal); Silvana Elias (2ª vogal); e os suplentes José Renato Gomes, Carlos Assunção, João Barbosa Filho, Fúlvio Ferreira.


A um ano das próximas eleições municipais (de prefeito, vice-prefeito e vereadores), o eleitorado de Uberaba (219.008 pessoas, segundo a Justiça Eleitoral) já está às voltas com alguns nomes envolvidos com a disputa pelo cargo de prefeito

Almir Silva
Ele não esconde o sonho de ser prefeito de Uberaba. Chegou perto de lançar seu nome nas eleições de 2012, mas optou por ser o candidato a vice na chapa liderada pelo peemedebista Paulo Piau. Apesar do seu partido - o PR, continuar na base aliada do atual prefeito, tem muita gente em volta dele defendendo uma candidatura própria. Almir é radialista e mantém boas posições nas pesquisas eleitorais.
Wagner Jr.
É outro que não esconde o sonho de ser prefeito. Filho de Wagner do Nascimento e Isabel do Nascimento, deixa a impressão de que deve aos pais - principalmente a Wagner, ex-prefeito, a "obrigação" de dar continuidade à trajetória política da família. Foi candidato em 2012 e no 2º turno apoiou Paulo Piau, que vitorioso o nomeou para a presidência da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra. Deixou o cargo pra se candidatar a deputado estadual em 2014, não se elegendo. Está sem partido desde que deixou o PR.
Nagib Facury 
Ele é presidente da Unidade Regional/Uberaba da Federação das Indústrias de Minas Gerais/Fiemg, e do Centro das Indústrias do Triângulo Mineiro/Cigra, entidades que acabam de promover a ExpoCigraFiemg, evento que surpreendeu pelo sucesso. Nagib Facury nunca disse publicamente que deseja ser prefeito, mas ele é o sonho de consumo da maioria dos integrantes do G9 – lideranças que presidem nove entidades patronais, incluindo a RegionalFiemg e o Cigra. O grupo trabalha para assumir um partido pelo qual lançaria candidato a prefeito, e segundo fontes, teria conseguido o DEM. Esbarra, porém, no fato de outro grupo poderoso estar de olho na mesma legenda.
Gledston Moreli Dê 
Jovem empresário do segmento de peças de veículos, ele é conhecido como “Dê da Só Faróis”. Foi contagiado pela política e conta com o entusiasmo de amigos que andam usando as redes sociais para divulgar seu nome. Alguns destes amigos estão, inclusive, procurando assessoria para a campanha. Gledston Dê é filiado ao PPL, partido que está sem comando em Uberaba.
Edson Santana
Radialista/jornalista na Rádio 7 Colinas, já foi candidato a prefeito em outras eleições. Descarta a possibilidade de uma candidatura a vereador, e não esconde que está à disposição do partido – o PPS, para novo desafio na disputa de prefeito em 2016. O PPS está sem comando na cidade.
Públio Rocha
Advogado conhecido, inclusive de pessoas ligadas à política, ele nunca havia demonstrado interesse pessoal em uma candidatura. Recentemente surpreendeu a todos ao assumir a presidência do PV de Uberaba. Segundo fontes, Públio Rocha está animado com a ideia de lançar seu nome na briga pelo cargo ocupado atualmente por Paulo Piau.
Samir Cecílio Filho
Vereador mais votado nas eleições de 2012 (legislatura 2013/2016), foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu e da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra. Não esconde o sonho de ser prefeito de Uberaba, e se filiou recentemente ao PSDB – partido que, aparentemente adotou a ideia. O PSDB acaba de protagonizar uma das maiores agitações da política da cidade, com a debandada de mais de 100 filiados, incluindo os históricos e ex-fundadores, para o PSD presidido pelo deputado federal Marcos Montes.
Matusalém Alves
Recém-filiado ao PSD, ele é o nome defendido por Marcos Montes para uma candidatura própria. Matusalém Alves é sócio de um empreendimento de sucesso – o grupo Zebu Carnes, e preside a Associação dos Supermercadistas de Uberaba. Nunca foi candidato a cargo eletivo e nunca disse publicamente que quer ser candidato em 2016.
Antônio Lerin
Deputado estadual saído direto da Câmara de Vereadores, ele disputou o 2º turno de 2012 com o vitorioso Paulo Piau. Nunca deixou de ser candidato e é nome natural para a disputa de 2016. Faz questão de expor uma eventual parceria com o ex-prefeito e ex-ministro de Lula, Anderson Adauto.
Anderson Adauto
Às voltas com sentenças do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele foi impedido de se candidatar a deputado federal em 2014 e ainda não se livrou destas condenações. A exemplo do que fez no ano passado, está levando uma pré-candidatura até as últimas consequências, ou seja, se colocando publicamente no páreo enquanto luta para reverter as sentenças. Admite parceria com Antônio Lerin, já tem alguns partidos sob seu domínio, e acaba de se filiar ao PP – legenda que indicou para presidente a sua esposa, Angela Mairink.
Paulo Piau
Parceria entre Lerin e Adauto – se se confirmar futuramente, terá um objetivo público e notório: dar o troco no atual prefeito. Ambos foram derrotados diretamente por ele em 2012. Lerin chegou ao 2º turno e Adauto – que era prefeito na época, e tinha seu próprio candidato, foi preterido pelos comandos do PMDB, em níveis estadual de Minas Gerais e nacional, e deixou a legenda após uma intervenção. Candidato à reeleição, Paulo Piau se vê às voltas com a grave crise econômica brasileira, que atinge em cheio os municípios. Por outro lado, apesar da crise, tem conseguido avanços importantes, principalmente nas áreas de habitação e de conquistas empresariais.

UBERABA PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL 2015 COM POSSIBILIDADE DE FECHAMENTO DE NEGÓCIO
Única cidade – além da capital, Belo Horizonte, representada na comitiva liderada pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), na Expô Milão 2015, Uberaba pode estar prestes a garantir um empreendimento de vulto.  Prefeito Paulo Piau e o titular da Secretaria de  Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, comemoram as conversas mantidas com uma empresa polonesa.
Expectativa é de que os empresários, que estão de olho no Brasil e estiveram em Uberaba tempos atrás, batam o martelo num investimento da ordem de 100 milhões de dólares.  Os dois uberabenses visitaram a sede da empresa na Polônia e apresentaram a parte que toca à Prefeitura de Uberaba num eventual protocolo de intenções.
Vale ressaltar que o tema do evento é “Alimentar o planeta, energia para a vida”...
Expo Milão 2015
Trata-se de uma exposição universal, iniciada dia 1º de maio de 2015 e que será finalizada em 31 de outubro. As exposições universais surgiram no século XIX, em 1851, com o objetivo de lançar novos produtos, invenções e novidades nas áreas da ciência, arquitetura e tecnologia em geral.
Entre as curiosidades sobre estas exposições, elas lançaram inventos, tipo o elevador, o telefone e o telégrafo, e a torre Eiffel, por exemplo, foi construída especialmente para o evento de 1889. A primeira edição aconteceu em Londres e a última, em Xangai – que realizada em 2010 atraiu mais de 70 milhões de pessoas e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais.
O Rio de Janeiro foi sede da Expo 1922, quando aconteceu a primeira transmissão de rádio realizada oficialmente no Brasil.
Semana de Minas
Entre as centenas de movimentações que agitam a Expo Milão 2015 está a Semana de Minas Gerais, com destaque para as relações de comércio entre Minas Gerais e a Itália, e participação de outros países.
---------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário