25 de outubro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


GUILHERME RESENDE, 17 ANOS, DA ESCOLA ESTADUAL CASTELO BRANCO,
E JÚLIA OLIVEIRA, 13 ANOS, DA ESCOLA MUNICIPAL UBERABA,
FORAM MEDALHISTAS DE OURO NO PAN-AMERICANO DE GINÁSTICA ACROBÁTICA
DUPLA MISTA DE PORTO RICO, AO SOM DA PEÇA SHAKESPEARIANA, ROMEU E JULIETA
ESPORTES
VEM AÍ O CAMPEONATO NACIONAL DE GINÁSTICA ACROBÁTICA
Com abertura marcada para 29 de outubro, 20h, Uberaba vai sediar até 1º de novembro de 2015, o Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Ginástica Acrobática. Evento – de portões abertos, vai acontecer no ginásio do Jockey Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a participação de 149 atletas.
A promoção é da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Mineira de Ginástica (FMG), com a parceria da  Secretaria Municipal de Educação de Uberaba/Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais e a Associação de Ginástica Acrobática de Uberaba (Gym Acro).
Campeonato terá delegações de várias regiões do país, inclusive os atletas da equipe coordenada pela Prefeitura de Uberaba, entre eles os medalhistas de ouro do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Acrobática, realizado em Caguas (Porto Rico), Júlia Oliveira Martins e Guilherme Resende de Sene.
A ginástica acrobática é uma modalidade nova da ginástica olímpica, e suas principais características são as provas que compõem coreografias, com acompanhamento musical, elementos de ginástica, figuras estáticas e dinâmicas realizadas em cima de um tablado oficial. A competição nunca é realizada de forma individual, ou seja, as categorias são divididas em cinco opções de provas: Duplas Femininas, Duplas Masculinas, Duplas Mistas, Trios Femininos e Quartetos Masculinos.

ESPORTES
ATLETA DA ADEFU CONQUISTA MEDALHA NO MUNDIAL PARALÍMPICO DE ATLETISMO
José Humberto Rodrigues já subiu no pódio para receber medalha de prata
Dois atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu representam a seleção brasileira no Mundial Paralímpico de Atletismo 2015, que acontece em Doha, no Catar, de 21 a 31 de outubro. José Humberto Rodrigues - ouro no lançamento de dardo na segunda etapa do Circuito Nacional, e Raíssa Rocha Machado - medalhista de bronze no lançamento de dardo no Parapan de Toronto, estão entre os convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Um dos critérios do evento é que os selecionados estivessem entre os quatro melhores no ranking mundial de cada categoria. Compõem a lista do Brasil, 39 atletas e 14 atletas-guia.

ESPORTES
UBERABA SE PREPARA PARA RECEBER O GRAN PRIX MUNDIAL DE FUTSAL
A seleção convocada pelo técnico Serginho Schiochet será liderada por Falcão e todas as partidas serão exibidas pelo SporTV
Centro Olímpico de Uberaba abre os portões de 4 a 8 de novembro de 2015 – com entrada franca, para sediar o 10º Gran Prix Mundial de Futsal – uma promoção da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que vai contar com a parceria da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel) e a Associação Atlética Banco do Brasil, e apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. A realização do evento foi viabilizada através da Lei de Incentivo ao Esporte.

CASA NOVA
JUIZ SUSPENDE EXPEDIENTE PARA MUDANÇA DO FÓRUM
Diretor do Foro da Comarca de Uberaba, juiz Fabiano Rubinger de Queiroz, suspendeu o expediente forense e os prazos processuais entre os dias 16 e 20 de novembro. Os prazos processuais serão prorrogados para o próximo dia útil subsequente. Objetivo é a mudança para o novo Fórum, cuja inauguração depende da agenda do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.
Com término originalmente previsto para 2012, o novo prédio será inaugurado, portanto, três anos após a data programada inicialmente. Atrasos e paralisação das obras, quebradeira da primeira construtora, abertura de nova licitação, trâmites burocráticos, e enfim, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais consegue agora, inaugurar o fórum.
Aliás, o 1º julgamento do Tribunal do Júri no novo Fórum já está programado para dia 26 de novembro. Dois réus respondem por homicídio ocorrido em 2012. Os debates na tribuna ficarão a cargo dos advogados de defesa Alceu Dias Júnior e João Alonso Camargos e do promotor de Justiça Roberto Pinheiro da Silva Freire na acusação.

CHAPAS OAB MAIS FORTE E NOVA ORDEM  
COM CONCORRÊNCIA
DISPUTA COM OPOSIÇÃO AGITA ELEIÇÃO NA OAB/UBERABA
14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Uberaba encerrou o período de  inscrições de chapas com duas concorrentes na briga pela diretoria do próximo biênio. Eleição acontece dia 21 de novembro. Uma das chapas é encabeçada pelo atual presidente, Vicente Flávio Macedo Ribeiro - OAB Mais Forte.
A oposição – chapa Nova Ordem, é liderada por Euseli Santos.
Cerca de 3.000 profissionais estão aptos ao voto

MIGUEL FARIA E FÚLVIO FERREIRA
SEM CONCORRÊNCIA
PRESIDENTE DA CDL DEVOLVE CARGO PARA O ANTECESSOR
Enquanto isso, chapa única disputa a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba/CDL, em eleição marcada para 11 de novembro. O grupo é liderado por Fúlvio Ferreira, que comandou a entidade antes do atual presidente, Miguel Faria.

SEBASTIÃO SEVERINO (1º À DIR.) EM RECENTE REUNIÃO DOS COORDENADORES
DOS FÓRUNS REGIONAIS DE GOVERNO, NA CIDADE ADMINISTRATIVA, EM BELO HORIZONTE.
UBERABA FICOU COM O FÓRUM REGIONAL TRIÂNCULO SUL, QUE ABRANGE 27 MUNICÍPIOS DISTRIBUÍDOS ENTRE AS REGIÕES DE UBERABA, ARAXÁ E FRUTAL
FERVURA PETISTA
TER OU NÃO TER CANDIDATO PRÓPRIO
Presidido por Josimar Rocha, o diretório municipal do PT de Uberaba não consegue se entender – mais uma vez. Em pauta agora, o lançamento de candidatura própria à sucessão do prefeito Paulo Piau (PMDB). De um lado, Josimar lidera o grupo que defende um tempo mais longo para a decisão, já que acredita num acordo com o atual governo no sentido de uma maior participação do partido na Prefeitura de Uberaba.
Do outro lado está o advogado Sebastião Severino, ex-presidente da legenda, atual secretário executivo do Fórum Regional Triângulo Sul, do governo do Estado, e ligado ao deputado federal Adelmo Leão. Seu grupo defende candidatura própria, inclusive com o próprio Sebastião Severino na lista dos prefeitáveis.


"Não é nenhum destes" - garante uma fonte do G9

G9 NA POLÍTICA
OVO CONTINUA DENTRO DA GALINHA
Política tem destas coisas: enquanto o ovo estiver dentro da galinha é bom ficar de sobreaviso... Após um período de certeza absoluta, os líderes do G9 – que representam nove entidades/instituições patronais de Uberaba, entraram agora numa etapa de expectativa quanto à designação da comissão executiva provisória municipal do Democratas/DEM de Uberaba.
Pior ainda é a situação de outro grupo que já havia encaminhado uma lista para assumir a executiva, mas foi atropelado pelo explosivo e surpreendente interesse do G9 pela política partidária. Fonte desta coluna, ligado ao G9, diz que as conversas com as cúpulas estadual e nacional estão avançadas em favor do colegiado – que diga-se de passagem, reúne os principais PIB´s – Produtos Internos Brutos da cidade.
O grupo inicialmente chegou a vazar a preferência do engenheiro Nagib Facury, presidente da RegionalFiemg e Cigra, para a candidatura de prefeito. Esta semana, fonte de Conta-Gotas...Notícias mudou de assunto. Disse que o nome com maior chance de assumir a incumbência “não é nenhum dos ventilados até agora”.
Integram o G9: Associação Comercial, Industrial e de Serviços/Aciu – cujo presidente, Manoel Rodrigues, é o presidente do G9; o Sindicato da Indústria da Construção Civil/Sinduscon; a Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL; a Sociedade de Medicina e Cirurgia; o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro; a Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg; o Sindicato Rural; a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, e o Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande/Cigra.

FILIAÇÃO DE ANTÔNIO NETO EM BRASÍLIA
PREFEITÁVEL ESTARIA DE MUDANÇA PARA UBERABA EXATAMENTE A UM ANO DAS ELEIÇÕES
Uma fonte surgida de última hora afirma ter ouvido aqui e acolá, entre as lideranças do G9, que o nome cogitado em conversas mais recentes seria o do diretor do HSBC, Antônio Marques Neto – o mesmo indicado pelo G9 para presidir o DEM local.
Nascido em Uberaba e com trajetória profissional 100%  formatada em outras paragens, o executivo, que atualmente reside em São Paulo, estaria montando casa na terra natal – valendo lembrar aqui, que, de acordo com a legislação eleitoral, o candidato tem que ter domicílio eleitoral na cidade pelo menos um ano antes das eleições... Que acontecem em outubro de 2016.
O que é certo – sem qualquer sombra de dúvida, é que Antônio Neto assinou a ficha de filiação ao DEM, em Brasília, DF, com as bênçãos dos principais caciques da legenda: o presidente nacional, senador José Agripino (RN); o líder no Senado, Ronaldo Caiado (GO); o líder na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), e os deputados federais Efraim Filho (PB), Carlos Melles (MG) e Paudernei Avelino (AM). Conforme comprova a foto cedida com exclusividade a esta coluna e já antecipada na edição anterior.

ENTREVISTA
MARCOS MONTES INSISTE EM CANDIDATURA COMPROMETIDA COM A ÉTICA
Em entrevista ao Jornal da Manhã - jornalista Daniela Brito, o presidente do PSD/Uberaba, deputado federal e ex-prefeito em duas gestões, Marcos Montes, reafirma que não é candidato à sucessão de Paulo Piau em 2016. Mas reforça o que tem dito aqui e acolá: que não vai passar em brancas nuvens...
Marcos Montes garante que vai usar de todo o tempo disponível pela legislação eleitoral para buscar um nome que represente o novo na política de Uberaba. Acredita até que este tempo deve durar até por volta de março/abril/maio quando termina o prazo para filiações de candidatos.
Antecipa, porém, que, seja um nome novo ou um nome já experiente na política - caso não consiga uma candidatura inédita, ele não abre mão de uma característica: que o candidato seja ficha limpa. "A população brasileira já não suporta mais ouvir falar em corrupção; quer políticos comprometidos com a ética" - diz MM.


XÔ, POLÊMICA!
AFILIADA DA GLOBO GANHA OUTORGA PARA EXIBIR HORÁRIO ELEITORAL DE UBERABA
Após quase 20 anos de luta por parte da empresa e de muita polêmica em toda eleição municipal - quando os candidatos de Ituiutaba é que ganhavam espaços na telinha, a TV Integração/Globo vai finalmente gerar seus programas direto de Uberaba. Outorga foi assinada dia 22/10, no Ministério das Comunicações, em Brasília, e entra em vigor em abril de 2016.
Moral da história: horário eleitoral gratuito do ano que vem vai mostrar os candidatos de Uberaba. Falta de geração dos programas em Uberaba provocou muito "Deus nos acuda" ao longo das últimas eleições municipais, com protestos da população e de lideranças políticas e classistas da cidade, além de petições na Justiça - sem sucesso.
Prefeito Paulo Piau e executivos da Integração participaram da assinatura.
pelo menos dois partidos já comemoram em suas páginas no Facebook: o PSD/Uberaba, presidido pelo deputado federal Marcos Montes, e o PMDB/Uberaba, comandado pelo professor Fernando Hueb de Menezes.


NÚMEROS DA CRISE
UBERABA LIDERA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM MINAS GERAIS
Uberaba voltou a apresentar performance positiva na geração de empregos - de acordo com números de setembro de 2015 divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. A cidade ficou na liderança dos empregos em Minas Gerais.
Enquanto o Brasil apresentou o pior resultado de setembro desde o início da série histórica, em 1992,  os números do Caged revelam que, entre as 110 cidades com mais de 30 mil moradores em Minas (usadas de parâmetro para o ranking estadual do Ministério do Trabalho), Uberaba ficou em primeiro lugar.
Depois de quatro meses no negativo, a cidade apresentou saldo positivo. Nos novos números se destacam a construção civil (que tinha ficado negativa nos últimos números, mas que voltou a empregar), além da chamada indústria de transformação, a agropecuária e  o comércio.
Os dados indicam que a política de atração de investimentos do município já surte efeito", comemora José Renato Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba.  Segundo ele, já são mais de 150 empresas aprovadas no Conselho de Desenvolvimento Econômico, um recorde histórico, e muitas delas já estão construindo e outras operando, o que impacta positivamente nos números atualizados.

MOTOQUEIROS PERCORREM TRILHÃO EM FAVOR DO HOSPITAL DO CÂNCER DE UBERABA
Homenageando os saudosos Borão, Diego e Pezão – “três grandes trilheiros”, segundo os organizadores, o Trilhão 2015 de Campos Altos, MG, acontece dia 22 de novembro com renda total destinada ao Hospital do Câncer de Uberaba. O valor da inscrição é R$ 70 com direito a café da manhã, café na trilha e almoço. Os trilheiros vão sair do parque de exposições de Campos Altos, às 9h, para uma corrida de 100 quilômetros, incluindo passagem pela Serra do Urubu.

---------------


--------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário