5 de dezembro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


UBERABA SEDIA FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO DE BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS
Realização da Federação Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas, Uberaba sedia nestes dias 5 e 6 de dezembro a etapa final do Campeonato Mineiro de Basquete em Cadeiras de Rodas. Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu está entre as equipes da disputa, além de coordenar o evento.
Os jogos serão disputados nas quadras do Centro  Municipal de Educação Avançada/ Cemea Boa Vista (avenida São Paulo, 1.101, bairro Amoroso Costa) e os atletas ficarão alojados na sede da Adefu. Cerimônia de abertura aconteceu no local das competições.
Evento tem o apoio da Prefeitura de Uberaba (Secretaria de  Educação/Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais e Fundação Municipal de Esporte e Lazer).
Além da Adefu, estão na etapa final: APP-Unipam-DB/Patos de Minas – Equipe A e B; Adefi/Ipatinga; Sesi/Cira; Adefa/Araguari.
(A foto foi compartilhada do site da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas)


Emprego e renda
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA PREFEITURA DE UBERABA ABREM DIA 7 DE DEZEMBRO
Elas serão feitas pela internet. Cinco postos de atendimento para inscrição serão disponibilizados no saguão do Centro Administrativo
Inscrições para o concurso público da Prefeitura de Uberaba terão início dia 7 de dezembro, segunda-feira. Edital publicado dia 2 de outubro de 2015 no Porta-Voz 1.334 – jornal oficial/virtual do município, informa que serão disponibilizadas 1.213 vagas para todos os níveis de escolaridade e que atenderão a todas as secretarias municipais, exceto a administração indireta.
Os candidatos terão das 9h do dia 7 de dezembro até 20h do dia 5 de janeiro de 2016 para inscrever-se através do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br. Quem não tiver acesso à internet poderá usar equipamentos no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura.
A responsável pelo concurso, a Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa/Fundep explica no edital que o concurso terá quatro etapas: provas objetivas, dissertativas, práticas e títulos.
Os interessados poderão concorrer a mais de um cargo, pois algumas provas serão realizadas no dia 23 de janeiro – no turno vespertino, enquanto outras serão aplicadas  dia 24 - no turno matutino e no turno vespertino.
Todas as informações do edital estão à disposição no site da Prefeitura de Uberaba, http://www.uberaba.mg.gov.br, no porta-voz nº 1.334, página 41 e ainda, em errata no porta-voz nº 1.351, página 10 – que trata da isenção do pagamento do valor de inscrição, dos recursos e ainda de cargos e vagas.
(Foto: Divulgação)

Boa notícia
SINDICALISTA E DEPUTADO ANUNCIAM ACORDO ENTRE IPSEMG E CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais/SindUTE de Uberaba – coordenado pela professora Maria Helena Gabriel, e o deputado estadual Tony Carlos (PMDB) divulgam e comemoram acordo entre a Casa de Saúde São José de Uberaba e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais/Ipsemg.
A partir de 1º de janeiro de 2017 o hospital volta a atender aos milhares de servidores estaduais lotados na cidade e seus dependentes – atendimentos que estavam suspensos por desencontros sobre valores. Através de ações isoladas, Maria Helena e Tony Carlos não pouparam esforços para que as duas partes se entendessem.
A retomada estaria dependendo apenas da conclusão dos trâmites burocráticos.
(Foto da Casa de Saúde São José é de autoria de Enerson Cleiton)
----------------




-----------------
Queda de energia
PRODUTORES RURAIS DIZEM QUE CEMIG É INCOMPETENTE
Companhia Energética de Minas Gerais acaba de investir mais de R$ 2 bilhões na compra de usinas hidrelétricas
Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba dispara a metralhadora contra a Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig – que vale lembrar: acaba de arrematar 18 usinas hidrelétricas em leilão realizado na sede da Bovespa, em São Paulo. Das 18 arrematadas, 14 já são operadas pela Cemig – que investiu nada menos do que R$ 2,26 bilhões na compra total.
Apesar de investimento tão alto, a empresa está sendo acusada pelo sindicato de “prestar serviços de baixa qualidade aos produtores rurais”. Entre as reclamações mais frequentes, feitas pelos associados, está a queda constante de energia nas propriedades rurais, provocando prejuízos com a perda de vacinas e de leite, morte de animais em granjas, entre outros.
 “Com as recorrentes quedas de energia elétrica, e a incompetência da concessionária em resolver os problemas na zona rural, estamos convocando os representantes da Cemig em Uberaba para prestar esclarecimentos” – diz o presidente do sindicato, Romeu Borges Júnior. O que não pode acontecer – segundo ele, “é essa situação ser protelada por mais tempo”.
Os produtores serão chamados para a reunião, ainda em data a ser definida.


MISS UBERABA E MISS MINAS GERAIS 2012 FATURA 2ª COLOCAÇÃO NO MISS EARTH 2015 
Miss Uberaba e Miss Minas Gerais 2012,  a uberabense Thiessa Sickert representou o Brasil e faturou a segunda colocação no Miss Earth 2015 – realizado neste dia 5 de dezembro, sábado, no Halle Marx, em Viena, Áustria.
Ela ficou com o título de Miss Terra Fogo, enquanto as outras duas vice-campeãs, Ann Payne Britanny, dos Estados Unidos, e Dayana Grageda, da Austrália, conquistaram respectivamente, o Missa Terra Água e o Miss Terra Ar.
A coroa da primeira colocação – Missa Terra 2015, foi para a filipina Angelica Ong.
A grande noite comemorou os 15 anos de eleição de belas mulheres vinculadas a causas ecológicas defendidas pelo evento. Inicialmente os jurados escolheram as 16 mais belas, em seguida as oito, e finalmente as quatro vencedoras.
-----------------

Fashion
ADOLESCENTES VÃO REPRESENTAR UBERABA NO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA
Os dois adolescentes aí acima vão representar Uberaba no revezamento da tocha olímpica em 2016. Vencedores de um concurso regionsl, promovido por organizadores das Olimpíadas do Rio, Guilherme Gustavo, do 9º ano da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, e Isabella Lima, do 8º anos da Escola Municipal Professora Normal Sueli, são alunos-atletas.
Revezamento envolverá cerca de 300 cidades e terá seu ponto culminante dia 5 de agosto, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O maior evento esportivo do planeta acontece de 5 a 21 de agosto – olimpíadas, e de 7 a 18 de setembro – paralimpíadas.
(A foto é da Secretaria Especial de Comunicação Social de Uberaba)

Neurônios
MEDALHA DE OURO EM MATEMÁTICA REPERCUTE EM UBERABA
E por falar em olimpíadas e em adolescentes, quem não para de receber aplausos é a aluna Juliana Duarte Ferreira, 12 anos, da Escola Municipal Uberaba. Levou uma das medalhas de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – se classificando entre as 40 melhores concorrentes.
Pra se ter uma ideia da abrangência do concurso, vale lembrar que na primeira fase participaram 17,9 milhões de alunos de 47.582 escolas. Já na segunda fase foram 889 mil alunos de 42.316 escolas de todo o país.
Uberaba também levou medalha de prata com o aluno Lucca Moreira Marques, da Escola Estadual Corina de Oliveira, além de seis medalhas de bronze, com Lucas Ezequiel França (Escola Estadual João Pinheiro), Sara Eduardo Borges (Escola Estadual Minas Gerais), Artur Domingos Gonçalves (Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães), Karina Palis Rodrigues (Escola Estadual América), João Vitor Mateus (Escola Municipal Frei Eugênio) e Igor César Cardoso (Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM).
(Foto: Sebastião Santos/Prefeitura de Uberaba)

Política e políticos
TÍTULO DE CIDADANIA UBERABENSE DESPERTA SUSPEITAS
Solenidade de título de Cidadania Uberabense que se preze tem que ter movimentos políticos suspeitos... E pra garantir isso nada como o título concedido pelo vereador Franco Cartafina ao deputado federal Caio Narcio. Tudo acompanhado de perto pelo pai de Caio, o ex-deputado Narcio Rodrigues.
Detalhe 1: Franco acaba de ser tirado da presidência do PRB/Uberaba, e não é segredo pra ninguém que só aguarda a “janela” aprovada na minirreforma de 2015 para mudar de legenda.
Detalhe 2: Caio Narcio, por sua vez, comanda o PSDB na região, inclusive em Uberaba.
Como lembrou esta coluna na edição anterior, a  minirreforma aprovada pelo Congresso Nacional permite que os políticos troquem de partido, sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária, durante os 30 dias que antecedem o prazo mínimo de filiação partidária exigido para disputar a eleição. Esse prazo foi reduzido de um ano para seis meses.
Ou seja, agora os políticos têm que se filiar a um partido para disputar eleições a apenas seis meses da data de votação, e podem trocar de partido livremente nos 30 dias que antecedem esse prazo.
(Registro de Franco Cartafina e Narcio Rodrigues entregando o título para Caio Narcio é da jornalista Rose Dutra)

BANCADA TUCANA
Se confirmada a filiação de Franco Cartafina ao PSDB, a legenda concluirá a atual legislatura com dois vereadores em sua bancada, já que conquistou a adesão de Samir Cecílio – por sinal, pré-candidato a prefeito.
Na contrapartida, o vereador João Gilberto Ripposatti deixou a legenda após uma série de negociações com os comandos estadual e municipal. Acordo prevê que o vereador não será incomodado por ter se filiado ao PSD.
Ripposati saiu do ninho tucano por discordar das ações internas, entre elas, a designação de comissão provisória em vez da eleição de um diretório municipal.

DISCURSO DO PREFEITO DÁ O TOQUE ROMÂNTICO DO EVENTO
E por falar em solenidade de título de Cidadania Uberabense, o discurso do prefeito Paulo Piau (PMDB) foi elogiadíssimo por homenageados (principalmente homenageadas) e suas famílias. E não foi pelas declarações de amor a Uberaba, mas sim, pelas declarações de amor à esposa, Heloísa Piau – que também recebeu o título.

ELEIÇÕES 2016 JÁ PROVOCAM APOSTAS
E já que se falou em PMDB, rodinha que passou a solenidade inteira comendo e fofocando do lado de fora do evento só pensava em política. E não faltaram altas apostas no que a turma considera que será uma disputa e tanto para a Câmara: Silvana Elias X Lélia Inês. A titular da Secretaria de Educação e a ex-vereadora já provocam frisson entre os apaixonados por política. Silvana era homenageada com a Cidadania Uberabense.

RISCO DE AFOGAMENTO
Entretanto, por pouco o PMDB não perdeu uma de suas candidatas. É que a secretária de Educação esteve prestes a morrer afogada durante a solenidade de entrega do título de Cidadania Uberabense. Pelo menos dez assessores trataram de providenciar e levar garrafinhas com água pra ela... Silvana Elias – até mesmo pra se salvar de um afogamento, dividia a água com os homenageados sentados à sua volta.

NÃO DÁ PRA NÃO COMEMORAR!
Peço licença aos leitores/amigos de Conta-Gotas...Notícias para destacar e comemorar uma conquista pessoal: o título de Cidadania Uberabense. Recebi a homenagem durante solenidade promovida pela Câmara de Uberaba na noite de 3 de dezembro, quinta-feira, no Cine Teatro Vera Cruz.
E não poderia deixar de usar este espaço para agradecer à autora do projeto – vereadora Denise Max, principal ativista das causas dos animais nestes lados do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Agradeço ainda, à Câmara, pela aprovação do projeto, e aos amigos pelas manifestações de carinho.
Outras quatro pessoas receberam o título, ao meu lado, também por intermédio da vereadora: William Aparecido Costa (sargento do Corpo de Bombeiros), Silvana Elias da Silva Pereira (secretária municipal de Educação), Lúcio Flávio Soares da Silva (veterinário), Rita de Cássia Rosenthal Caetano Silva (servidora pública).
(As fotos acima são de Rose Dutra, Enerson Cleiton e Rodrigo Garcia)

Orçamento 2016
PROJETO QUE PREVÊ RECEITAS/DESPESAS EM MAIS DE 
R$ 1 BILHÃO MOBILIZA COMISSÃO DA CÂMARA
Comissão Permanente de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal – presidida pelo vereador Samuel Pereira (PR), passou os últimos dias às voltas com o projeto de lei, de autoria do Executivo, que estima receitas/despesas do município para 2016. Previsão da LOA é de se arrecadar e investir R$ 1,213 bilhão no último exercício do atual mandato do prefeito – e candidato à reeleição, Paulo Piau.
Lideram o ranking, as secretarias de Saúde – com R$ 289 milhões; de Educação – com R$ 199,9 milhões; de Obras – com R$ 102 milhões. O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau prevê receitas/despesas na ordem de R$ 209 milhões.
Votação em primeiro turno está programada para dia 7 de dezembro, segunda-feira.
(Comandada por Samuel Pereira, comissão é responsável por analisar e dar parecer no projeto orçamentário; Rodrigo Garcia registrou uma das várias reuniões)

Impeachment
PEDIDO ACATADO ENTRA EM FASE DE PROCESSAMENTO
Partidos com representação na Câmara dos Deputados têm até dia 7 de dezembro, segunda-feira, às 14h, para indicarem seus representantes na comissão especial que vai analisar e dar parecer no pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
O pedido foi acatado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), dia 3 de dezembro de 2015, após negar várias outras solicitações protocoladas na Câmara ao longo dos últimos meses.
A comissão especial será composta de acordo com a proporcionalidade das bancadas. Com isso, PT e PMDB - as duas maiores bancadas, terão oito deputados cada; PSDB, seis; PP, PSD, PR e PSB, quatro cada um; PTB, três. Com dois representes na comissão, cada partido, estão DEM, PRB, SD, PSC, PDT e PROS. Com um representante na comissão, cada um estão PHS, PTN, PMN, PEN, PCdoB, PPS, PV, PSOL, PTC, PTdoB, REDE e PMB.
Além dos 65 deputados titulares, a comissão terá 65 deputados suplentes, na mesma proporção dos titulares por cada partido. A eleição dos membros da comissão será em chapa única pelo plenário da Câmara, em sessão marcada para 18h de segunda-feira.
A eleição do presidente e do relator da comissão será na terça-feira pela manhã.
Caberá ao presidente eleito comandar os trabalhos da comissão e ao relator elaborar parecer sobre as denúncias para ser votado pela comissão e depois pelo plenário da Câmara.
Único pedido acatado pelo presidente da Câmara é assinado pelos juristas Hélio Bicudo – fundador do PT,  e Miguel Reale Junior, a advogada e professora da Universidade de São Paulo/USP Janaina Paschoal e representantes de movimentos contra a corrupção.
Entre as acusações, eles citam crime de responsabilidade fiscal pelo fato de Dilma Rousseff  ter contratado operação de crédito irregular (“pedaladas fiscais”) ao permitir que pagamentos de responsabilidade do governo, referentes a programas nas áreas social, habitacional, rural e econômica, tenham sido assumidos, nos anos de 2014 e 2015, por bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES) e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a realização de operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o seu controlador, na qualidade de beneficiário do empréstimo.

CARGOS
Na disputa pelo controle do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara dos Deputados brigam pelos cargos de comando da comissão especial que vai elaborar o parecer pelo arquivamento ou pela abertura de processo contra a petista.

MANIFESTAÇÕES
Deflagrado o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto trabalha para apressar o desfecho do processo, enquanto parte da oposição prefere prolongar a discussão até 2016. Em pauta, a possibilidade de o assunto levar manifestantes para as ruas.

AÇÃO EXTRA
Paralelamente ao impeachment no Congresso, o Tribunal Superior Eleitoral/TSE publicou o resultado de um julgamento que mantém investigação contra a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) por suposto abuso de poder econômico. Os dois têm sete dias para apresentar a defesa.

ÉTICA
Enquanto isso, o Conselho de Ética da Câmara prossegue com o processo que investiga o presidente Eduardo Cunha  por suposta quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter mentido ao dizer que não possui contas no exterior. O parecer do deputado Fausto Pinato (PRB/SP) pela continuidade do processo tem chances concretas de ser aprovado.
(Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara)


TRAMITAÇÃO DO IMPEACHMENT
Textos e arte: Câmara dos Deputados
(http://www2.camara.leg.br)

Processo político para afastar o presidente da República ou o vice-presidente. O impeachment propriamente dito é de responsabilidade do Senado Federal, mas a Câmara dos Deputados precisa autorizar a instauração do processo. Essa autorização precisa ter o apoio de 342 deputados. Se o impeachment for aprovado, o presidente perderá o cargo e ficará inabilitado por oito anos para o exercício de função pública. A aprovação do impeachment precisa do apoio de 54 senadores.


-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário