3 de janeiro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

A CHARGE - COM DETALHE NO UNIFORME, É PRESENTE DE UMA LEITORA
AO BLOG CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS
NOVA ORTOGRAFIA
AGORA É PRA VALER!
Está valendo, desde 1º de janeiro de 2016, a nova ortografia da língua portuguesa – nada menos do que seis anos após o acordo ter sido assinado.  Se em reformas anteriores, por exemplo, a pharmacia perdeu o ph e o govêrno perdeu o chapéu, agora o trema foi-se de vez, para tranquilidade de muita gente que nunca se lembrava dele...
Vale lembrar, entretanto, que desde que o Brasil assinou o acordo em 2009, a imprensa brasileira aderiu de corpo e alma, assim como os educadores de um modo geral. Não há, portanto, que se falar em tempo curto para aprender e apreender. Além disso, a maioria das editoras adotou as normas em 2009, assim como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Sem contar que as mudanças não atingem mais do que 0,8% do total de palavras usadas no Brasil.
O importante é que a partir de agora qualquer manifestação escrita em língua portuguesa será regida obrigatoriamente pelas novas normas do acordo ortográfico, servindo de base, inclusive, para concursos públicos (a Prefeitura de Uberaba, por exemplo, está às voltas com a realização de um concurso).
Ao todo, oito países falam oficialmente a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Com o acordo, a língua escrita será a mesma.
Alfabeto 
Eram 23 letras, agora são 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km).
Somem da ortografia
Trema - Somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal "u" em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em "linguiça", o "ui" continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Krügger.
Acento diferencial - Também desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase "o país pode alcançar um grande grau de progresso" está no presente ou no passado.
Acento circunflexo - Desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar...) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.
Acento agudo
*Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, "assembléia" e "paranóia" passam a ser assembleia e paranoia. No caso de "apóio", o leitor deverá compreender o contexto em que se insere – em "Eu apoio o canditato Fulano", leia-se "eu apóio", enquanto "Tenho uma mesa de apoio em meu escritório" continua a ser escrito e lido da mesma forma.
*Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.
Uso do Hífen
Deixa de existir na língua em apenas dois casos:
*Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.
*Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.
Aplicativo permite consulta
Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta a ortografia chamado  "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)". Com ele, é possível ter acesso em smartphones e tablets aos quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico. É uma solução rápida para tirar dúvidas de como se escreve alguma palavra.
O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store. Um dos recursos do aplicativo é o de autocompletar-se. Quando a pessoa começa a digitar uma palavra, automaticamente aparece uma listagem de possíveis resultados na tela, e ela poderá encontrar a exibição do vocábulo antes mesmo de terminar a redação de tal termo. É possível também aumentar a letra, para facilitar a leitura.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

TEMPO...
Prefeito Paulo Piau (PMDB) e o vice Almir Silva (PR) ingressam no último ano de governo – eleito em 2012, trabalhando inclusive no longo período facultativo, tipo o sábado, dia 2 de janeiro, conforme imagem revelada por Alex De Souza... Não é pra menos! Haja assunto pra resolver!

PRONTA PRA ENTRAR EM AÇÃO
VLI ENTRA EM FASE DE TESTES EM UBERABA
A empresa está investindo R$ 250 milhões para montar um dos maiores e mais modernos terminais da América Latina
A empresa Valor da Logística Integrada – conhecida por VLI, já está em fase de testes no seu Terminal Integrador de Uberaba. Com investimentos previstos na ordem de R$ 250 milhões, a empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, está treinando seus trabalhadores, segundo consta, algo em torno de 300 pessoas. A unidade fica  na altura do km 116 da BR-050 e entra oficialmente em operação a qualquer momento. A licença de operação já foi publicada.
TI Uberaba deverá movimentar 8,8 milhões de toneladas de grãos e açúcar ao ano. Situado no corredor Centro-Sudeste, será o maior terminal da VLI para transbordo e armazenagem de grãos e açúcar e um dos maiores e mais modernos da América Latina. Vai interligar as regiões produtoras de açúcar, viabilizando a exportação do produto pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita; o armazém tem capacidade para 120 mil toneladas de grão e 60 mil toneladas de açúcar; a estrutura é composta de duas tulhas para dois vagões, permitindo carregamento de dois trens simultâneos; um prédio para classificação de grãos, cinco balanças rodoviárias; uma balança ferroviária dinâmica e 14 balanças de batelada para carregamento de grãos e 14 para carregamento de açúcar.
Fonte da foto e informações: Site da VLI

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DO FOLCLORE NASCEU PARA PRESERVAR
A CATIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS - CONFORME REVELA FOTO DE GILBERTO REZENDE
CULTURA
ASSOCIAÇÃO CASA DO FOLCLORE ATRAI MAIS DE 2 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES NO YOU TUBE
Sob a direção do empresário, promotor e divulgador cultural, eterno apaixonado pela catira, Gilberto Rezende, a Associação Cultural Casa do Folclore está bombando no You Tube. Fechou dezembro de 2015 com 2 milhões 742 mil 433 visualizações. O espaço já tem 2.377 seguidores, e seus 30.419 vídeos foram vistos em 200 países. O Brasil aparece em primeiro lugar, com 61% das visualizações, seguido pela Itália, com 5,8%; a França, a Alemanha e os Estados unidos, com 5% cada um.
Fonte: Google

PESQUISAS ELEITORAIS
SEM REGISTRO, DIVULGAÇÃO ESTÁ PROIBIDA
Exigência de exposição de todos os candidatos inviabiliza pesquisa estimulada sobre vereadores a partir de agosto
E não foi só a reforma ortográfica que entrou em vigor dia 1º de janeiro de 2016... Desde então, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar o levantamento na Justiça Eleitoral.
Registro tem que ser feito no mínimo com cinco dias de antecedência da divulgação,
Incluindo valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; quem pagou pela realização do trabalho e nome do estatístico responsável pela pesquisa.
A partir do dia 18 de agosto de 2016, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado. Neste caso, inviabilizam-se pesquisas sobre candidatos a vereador – a não ser através da modalidade espontânea.
Até dia 3 de janeiro, nenhum pedido de registro sobre as eleições municipais de Uberaba constava no site do Tribunal Superior Eleitoral/TSE. Nas eleições municipais de 2012, foram registradas 28 pesquisas por 11 institutos diferentes, sendo que três delas tiveram problemas e não puderam ser divulgadas, nestes casos por determinação da Justiça Eleitoral atendendo a recursos de adversários.

BEM-FALADAS
INTERESSE FEMININO POR CANDIDATURAS MOBILIZA A POLÍTICA DE UBERABA 
Vereadora Denise Max (PR) – ativista das causas dos animais; a psicóloga Lélia Inês (PMDB) – ativista das causas femininas; a delegada Sandra Wazir (PSD) – ativista das causas da segurança pública; a professora/secretária de educação Silvana Elias – ativista das causas da educação, são algumas das pré-candidatas de alta qualidade para as eleições de 2016.
Em que pesem os problemas enfrentados pelo governo da primeira mulher presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff (PT), a pré-campanha eleitoral em Uberaba tem sido marcada por uma manifestação inédita de interesse por parte das mulheres – tanto em quantidade quanto em qualidade.
Além disso, dos 26 partidos com comandos definidos em Uberaba, cinco deles são comandados por mulheres – número inédito na política da cidade de 350 mil habitantes. PRB é presidido pela coordenadora do Sine, Vanessa Saud Borges; a psicóloga Cidinha Coimbra dirige o PMB; a advogada  Angela Mairink preside o PP; a suplente de vereadora Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia, comanda o PSDC, e a presidente da Fundação Cultura, Sumayra Oliveira, dá as cartas no PCdoB.
Uberaba fechou novembro de 2015 com 219.647 eleitores – segundo as últimas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral. São 117.795 mulheres, 53,63% do total, e 101.648 homens (46,28%). Anotações do TSE indicam que 204 não informaram o sexo.
---------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário