22 de fevereiro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

USC X ZIKA
UBERABA SPORT CLUB ENTRA EM CAMPO CONTRA O AEDES AEGYPTI
ENCENAÇÃO TEVE MOTOFOG REAL, POSE PARA FOTO OFICIAL, O AEDES SENDO
PERSEGUIDO POR UM AGENTE DE SAÚDE E PELO "ZEBU" DO USC -
COM A MORTE DO MOSQUITO NO FINAL
(FOTOS: SEBASTIÃO SANTOS)
Campanha foi lançada pouco antes do USC acertar três gols na rede do adversário Mamoré
Poucos minutos antes de vencer o Mamoré por 3 a 1, no Uberabão, na noite de sábado, 20/02, o Uberaba Sport Club/USC tratou de “derrotar” o mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Encenação foi o pontapé inicial no envolvimento do clube na campanha #SaiZika, lançada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Esporte e Lazer/Funel.
Com o jogo de sábado, o USC se manteve na ponta da tabela do Grupo A no Módulo II do Mineiro. E de quebra, se destaca na conscientização popular.
 Temos um torcedor apaixonado e não poderíamos nos furtar de dar essa colaboração para a cidade; espero que o Uberaba Sport seja um bom incentivador para que o torcedor cuide de sua casa e não permita a proliferação deste mosquito aqui na cidade”, explica o presidente do USC, Leonardo Sivieri.
----------------------
DAVI X GOLIAS 
PSOL CONVOCA UBERABENSE PARA DISPUTA ELEITORAL SEM ALIANÇAS INESCRUPULOSAS
EUSTÁQUIO REIS EM MANIFESTAÇÃO PÚBLICA EM SÃO PAULO
Um dos principais líderes da esquerda na cidade, o ferroviário aposentado Eustáquio Reis diz que o Psol deve lançar candidatos a prefeito e vereador em Uberaba
Partido Socialismo e Liberdade/Psol de Uberaba decide na próxima semana, em reunião com o comando estadual da legenda, em Belo Horizonte, se o partido vai lançar candidatos a prefeito e a vereador. “Tudo caminha para isso” – diz o líder local, Eustáquio Reis, ferroviário aposentado, fundador e divulgador da legenda na cidade.
“A tendência é irmos para enfrentamento de Davi contra Golias, sem nenhum favor empresarial e sem alianças inescrupulosas” – afirma ele.
“Por novos tempos e novos rumos para nossa querida Uberaba”, ressalta Eustáquio, convocando o eleitorado uberabense a se unir nesta luta.
Além das campanhas municipais de 2016, o encontro em BH deve definir as direções do Psol nas cidades mineiras, incluindo em Uberaba, onde o partido está sem comando oficial. Eustáquio Reis foi o último presidente.
------------------------

NÉIA PEREIRA PERDEU O COMANDO DO PSDC
E SUMAYRA OLIVEIRA FOI RECONDUZIDA AO PC DO B
GÊNERO
PRESIDENTE DO PC DO B É RECONDUZIDA, MAS NÚMERO DE PARTIDOS COMANDADOS POR MULHERES EM UBERABA DIMINUI
E a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, acaba de ser reconduzida ao comando do Partido Comunista do Brasil/PC do B. Diretório já tinha ganhado alguns meses extras, e portanto, um tempo a mais para organizar a nova direção. Nesta segunda-feira, 22/02, o diretório foi anotado oficialmente no site da Justiça Eleitoral, com vigência até 15 de setembro de 2017.
O presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti, ex-vereador Lourival dos Santos deixou o cargo de vice e assumiu a Secretaria de Movimentos Sociais. Para seu lugar foi escolhido Marcos Gennari Mariano, diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais/SinproMG (rede particular). Secretaria de Assuntos Sindicais fica com Adislau Leite – presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba/Sindemu (rede municipal).
Dos 23 partidos com comandos definidos em Uberaba (até 22/02), quatro são dirigidos por mulheres.  O Partido Republicano Brasileiro/PRB é dirigido pela coordenadora do Sine, Vanessa Saud Borges, com vigência até maio de 2016.
A psicóloga Cidinha Coimbra dirige, até 30 de abril de 2019, o Partido da Mulher Brasileira/PMB – recém-criado em nível nacional, enquanto a advogada e esposa do ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto, Angela Mairink, preside o Partido Progressista/PP (até dezembro de 2016).
Já o Partido Social Democrata Cristão/PSDC foi presidido, até recentemente, por Rosária Jucinéia Pereira Leite – a Néia. Legenda está sem comando atualmente.
---------------------

JOÃO GILBERTO RIPPOSATI, MARCOS MONTES E ISMAR VICENTE
(FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
CARA NOVA
JANELA ELEITORAL MUDA PERFIL DAS BANCADAS NA CÂMARA DE UBERABA
Promulgação da emenda constitucional 91 – aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados), já repercute na Câmara de Vereadores de Uberaba. A emenda permite que, ao longo de 30 dias, o detentor de mandato mude de legenda sem risco de perder o cargo. A primeira mudança foi a transferência de Ismar Vicente, 2º secretário da mesa diretora da Câmara, para o PSD presidido pelo deputado federal Marcos Montes.
Até então filiado ao PSB, Ismar só esperou a publicação da emenda no Diário Oficial da União, dia 19/02, sexta-feira,  para consolidar a mudança. Com isso, o PSD, que não elegeu vereadores em 2012, vai encerrar a legislatura com duas cadeiras na Câmara de Uberaba. Em outubro de 2015,  já havia conquistado a filiação do vereador João Gilberto Ripposati, que deixou o PSDB por se sentir discriminado em decisões tomadas pela nova direção da legenda em Uberaba.
Estamos preparados para eleger uma bancada de pelo menos quatro vereadores da mais alta qualidade para a legislatura 2017/2020” – garante Marcos Montes.
Entre os que podem aproveitar a janela eleitoral para mudar de partido estão os vereadores Cléber Humberto Ramos (Pros), Marcelo Machado Borges (DEM); Franco Cartafina (PRB) e Kaká Carneiro (PSL).
-------------------
BIBLIOTECA DO CEMEI/ABADIA (FOTOS: DIVULGAÇÃO)
CONSCIÊNCIA...
ESTUDANTE LAMENTA QUE BIBLIOTECA RECÉM-INAUGURADA ESTEJA MAL APROVEITADA PELA POPULAÇÃO 
Inaugurada há poucos meses, a Biblioteca Pública Municipal “Professor Antônio Carlos Marques” - localizada no Centro de Educação Avançada/CemeaAbadia, tem sido de grande importância para alunos, inclusive universitários, que residem nas proximidades e em outras regiões da cidade. Comentário foi enviado ao blog Conta-Gotas...Notícias por um aluno da Universidade de Uberaba/Uniube, morador no bairro Abadia, e usuário frequente da nova biblioteca.
Ele pede para não ser identificado, e lamenta que “o local esteja sendo pouco divulgado e pouco usufruído pelos estudantes”. O Cemea/biblioteca fica na avenida  Orlando Rodrigues da Cunha, 1.837.
Diz que o acervo chega a 1.800 unidades, incluindo livros – dicionários, livros de literatura, arte, ciência, história, DVD, CD, gibis e revistas, destinadas às crianças, jovens e adultos. Integram o acervo livros em braille, livros com fonte ampliada para pessoas com baixa visão e DVD´s para pessoas surdas.
O jovem universitário lembra ainda, que maior parte do acervo está informatizada e permite o empréstimo domiciliar para leitores cadastrados na biblioteca.
Para se cadastrar como leitor basta apresentar um documento de identidade com foto, de preferência o RG ou Carteira de Trabalho. Crianças e adolescentes sem este documentos podem levar Certidão de Nascimento. Também é necessário levar um comprovante de residência atualizado (água, luz, telefone fixo) e uma foto 3x4 atual. Crianças devem estar acompanhadas de um responsável.
--------------------

SERVIDORES MUNICIPAIS REINAUGURAM SEDE DO SINDICATO
*Texto: Renata Gomide
Assessoria SSPMU
Pouco mais de ano após o início das obras de reformulação de sua sede própria, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU entrega o local para  a categoria. A reinauguração acontece dia 26/02, sexta-feira, a partir das 18h30.
As obras visam a oferecer um espaço mais confortável e funcional aos servidores - explica o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, ressaltando que todo serviço executado foi realizado com recursos próprios. “Vamos entregar uma nova sede à altura dos trabalhadores da Prefeitura e da Câmara”, diz o dirigente sindical.
Entre as novidades que o sindicato apresentará à categoria, está um amplo e moderno auditório, com capacidade para 90 pessoas. O espaço, que leva o nome do ex-diretor da entidade, servidor Mário Lúcio da Silva – morto em julho de 2014, conta com equipamentos de multimídia de última geração, e abrigará cursos, palestras e outros, revela a diretora social Luciene Rosa da Silva.
O imóvel localizado na rua Tancredo Neves, 55, Santa Marta, passou por uma reformulação geral, incluindo a instalação de novo sistema de alarme, acrescenta o presidente.
“Promovemos uma série de intervenções no prédio para que o nosso associado tenha mais conforto e qualidade no atendimento, ao procurar nossa sede”, justifica. Ele conta que a obra contemplou a reforma geral da quadra, agora transformada em um ginásio poliesportivo, cujo teto recebeu nova estrutura, enquanto o piso ganhou pintura, além de estar totalmente fechada.
A quadra tem o nome do cirurgião dentista Celso Abrão Domingos Name, que também atuou na PMU.
A reforma incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica da sede e a reformulação dos espaços, propiciando, por exemplo, a criação de uma ampla recepção, que abrigará ainda a galeria de ex-presidentes do SSPMU. O prédio denominado Antônio Sérgio Dahas – que também presidiu a entidade, ganhou, ainda, telhado e pintura novos.
Todo serviço realizado na sede do SSPMU foi aprovado em assembleia-geral da categoria, coloca o tesoureiro Ângelo Guilherme Rocha Borges. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Saúde - A sede do SSPMU também abriga três consultórios odontológicos, reinaugurados ano passado, para atenderam ao trabalhador da Prefeitura e da Câmara nas áreas de clínica geral e endodontia (especialista em canal). Em oito meses de funcionamento, eles registraram cerca de 400 atendimentos.
A disponibilização do serviço aos servidores e seus familiares integra as atividades do “projeto biopsicossocial”, lançado em 2014 através de uma parceria entre a Prefeitura e o SSPMU, seu idealizador, lembra o presidente Luís Carlos dos Santos.
Os consultórios funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h e às segundas, quartas e sextas, também das 13h às 17h.
--------------------

CRISE...
COM ATLETAS SENDO TREINADOS PARA AS OLIMPÍADAS, ADEFU PEDE SOCORRO
Já com atletas em plena fase de treinamentos no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu pede socorro. "Muitos dos nossos colaboradores deixaram de contribuir com a entidade; entendemos que a crise não está poupando ninguém e agradecemos a quem nos ajudou até agora" - diz a presidente Ercileide Laurinda da Silva, que acaba de lançar nova campanha de doações.
Convênio com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau permite que doações sejam feitas através da conta de água. Na página da Adefu no Facebook tem o formulário. Basta imprimir, preencher e assinar, e enviar por e-mail (ercileide@hotmail.com), entregar pessoalmente ou anexar in box na mensagem da página.
Arte do mural da Adefu - foto acima, é um presente dos amigos, jornalista Indiara Ferreira e o designer gráfico Eduardo Assis, "que trabalham juntos até mesmo na hora de ajudar quem precisa", agradece Ercileide. 
Endereço: Rua Francisco Moreira de Araújo, 70 - Uberaba I
Telefones: (34) 3338-9799 e 98854-9812
----------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário