26 de março de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Olimpíadas e paralimpíadas 2016
ORGANIZAÇÃO DO MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO PLANETA INCLUI AÇÃO DIRETA DO PÚBLICO
Uberabense que não quiser passar em brancas nuvens na movimentação em torno do maior evento esportivo do mundo tem a faca e o queijo na mão pra participar. Organização das olimpíadas/paralimpíadas do Rio de Janeiro não apenas traz todos os detalhes de cada passo do evento, como até oferece de mão beijada algumas alternativas de participação direta da população. Exemplo é a arte, já pronta, com direito a foto da cidade, para que frequentadores do Facebook, por exemplo, possam convidar os amigos para a passagem da tocha olímpica por Uberaba. Até o fechamento desta edição convidei 934 pessoas da minha lista de amigos na rede social, sendo que 63 confirmaram presença e 62 disseram que têm interesse.
--------------------
Claricinda: DEVAGAR SE VAI AO LONGE...

Obra já enfrentou atrasos de entrega de material, 
férias coletivas por causa de períodos chuvosos e até a readequação do projeto original por parte da FCA. 
Por estas e outras ninguém arrisca uma 
data definitiva para inauguração

Alvo de desaforos nas redes sociais, de nove entre cada dez adversários do prefeito Paulo Piau (PMDB), o viaduto da avenida Claricinda Alves Rezende ganhou um novo episódio na Semana Santa. Chegou ao canteiro de obra a superestrutura que inclui um tabuleiro metálico de 12 metros de extensão, 5,4 metros de largura, 2,5 metros de altura e pesando 31,5 toneladas. Obviamente, chamou a atenção e fez a festa dos repórteres-fotográficos, tipo Sebastião Santos, da Secretaria Especial de Comunicação Social, que caprichou nas imagens – como esta aí, acima.
E olha que, de acordo com o secretário José Elias Miziara (Obras), a estrutura desembarcada dia 24/03 é só a primeira parte de uma estrutura que, ao final, pesará mais de 60 toneladas. A segunda parte também já está pronta, mas ficará na área da empresa Tecnaço, onde foi construída, até o momento de ser instalada.
A obra está sendo realizada nas proximidades dos bairros Residenciais Flamboyant e São José, e todo o complexo viário vai abranger e ou beneficiar os bairros Tita Rezende, São José, Residencial Estados Unidos, Amoroso Costa, Mangueiras, conjunto Uberaba I, entre outros que terão um novo ponto de acesso ao centro da cidade, passando pelo Parque das Acácias (piscinão), para chegar à avenida Leopoldino de Oliveira.
O viaduto – que terá uma estrutura mista: concreto e aço, já enfrentou todo tipo de empecilho: desde atrasos de entrega de material, passando por férias coletivas dos funcionários da construtora por causa de períodos chuvosos, até a readequação do projeto original por parte da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Preocupação da FCA tem toda razão de ser. O projeto do viaduto foi desenvolvido para seus trilhos suportarem de cinco a seis composições. No decorrer dos anos, entretanto, a FCA-VLI investiu na linha e, hoje, passam cerca de 23 composições.
-----------------------

De casa nova
ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNCULO MINEIRO CONQUISTA SEDE SONHADA
Ao longo dos 54 anos de existência, as reuniões 
dos acadêmicos da ALTM passaram por salas 
emprestadas pela ABCZ, o escritório de advocacia 
Edson Prata, a Aciu,  o Jockey Club, até 
dividir espaço com a Biblioteca Municipal
Academia de Letras do Triângulo Mineiro terá nova sede a partir de 31/03, quinta-feira, às 18h30 – quando acontece a solenidade de inauguração. O que chama a atenção é que a principal entidade representativa do mundo intelectual de Uberaba só 54 anos após sua instalação terá uma sede considerada à altura de sua importância.
ALTM vai ocupar o imóvel nº 82 da rua Lauro Borges, onde funcionou a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Uberaba. Mudança é fruto de acordo com a Prefeitura de Uberaba. “A sede da Academia de Letras esteve na agenda do prefeito Paulo Piau desde sua campanha em 2012” – diz o chefe de Gabinete Fernando Hueb de Menezes, filho da ex-presidente e batalhadora incansável pela conquista da sede, a saudosa professora Terezinha Hueb de Menezes.
Atualmente, a entidade é presidida por Ilcéa Borba Marquez.
JOSÉ MENDONÇA, EDSON PRATA E JUVENAL ARDUINI
Idealizada por um grupo de intelectuais e escritores de Uberaba, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro foi fundada dia 15 de novembro de 1962, em reunião na sede da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, atual Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ. Instalação oficial aconteceu dia 22 de dezembro do mesmo ano na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu. À frente do movimento, José Mendonça, Edson Prata e Juvenal Arduini.
-------------------
Resgate
ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS MINAS GERAIS E ABADIA PROMOVEM 10ª EDIÇÃO DA PÁSCOA SOLIDÁRIA

Orientados pelo professor de Filosofia, Cristiano Pires da Silva, com apoio das equipes gestoras das duas instituições, estudantes do ensino médio das escolas estaduais Minas Gerais (camisa azul) e Abadia (camisa branca), em Uberaba, realizaram a 10ª edição do projeto Páscoa Solidária – cuja principal finalidade é resgatar o verdadeiro sentido da data.
A mobilização incluiu visitas em entidades cuidadoras de doentes, crianças e idosos. Os jovens levaram a Páscoa pra dentro da Oasis – que abriga pacientes de câncer na cidade; as creches Nossa Senhora da Abadia e Vovó Delina; Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae; asilos Santo Antônio e São Vicente – que abrigam idosos; LBV; escolas estaduais e municipais.
Que o Cristo ressuscitado olhe por todos nós, principalmente neste momento de crise política por que passa nosso país” –  pede Cristiano Pires.
---------------------
MINHA CASA MINHA VIDA
Cohagra anuncia construção do 1º loft para solteiros e casais sem filhos
Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra anuncia para dia 28, segunda-feira, a assinatura de contrato com a empresa que fará o primeiro empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida para solteiros e casais sem filhos.
O evento será realizado, às 10h, na interseção da rua Júpiter com rua Urano, no bairro Parque do Mirante, no terreno em que será construído o empreendimento.
Será assinada ainda a ordem de serviço para que a construtora Laterza, vencedora do processo de licitação, possa iniciar as obras e começar o processo de anúncio do empreendimento.
O presidente da Cohagra, Marcos Jammal, revela que serão construídos 216 apartamentos, voltados para a faixa 2 - que atende a pessoas que ganham acima de R$1,6 mil até R$3,275 mil.
--------------------

Economia
EDITORIAL DE JORNAL ESPECIALIZADO DEFENDE PLANTA DE AMÔNIA DE UBERABA
As obras de implantação em Uberaba, da unidade produtora de amônia e fertilizantes hitrogenados da Petrobras, com previsão de inauguração para este ano e início das operações em 2017, estão paradas desde o final do ano passado e a empresa se limita a informar que avalia “eventuais oportunidades” para retomar o projeto que, segundo estimativas, já consumiu um bilhão de reais, metade do investimento previsto.
Comentários sem qualquer confirmação oficial dão conta de que a paralisação é mais um efeito colateral das dificuldades que a empresa enfrenta e que uma retomada só acontecerá na hipótese de haver interesse de algum grupo estrangeiro. A Sinopec Petroleum, da China e já presente no Brasil, seria uma das possibilidades.
Depois de longas discussões e alguns adiamentos, a unidade da Petrobras em Uberaba começou a ser construída em maio de 2014, evento que foi marcado com a presença da presidente Dilma Rousseff e a promessa de que estaria concluída em dois anos, com capacidade para produzir 519 mil toneladas de amônia por ano.
Para o Triângulo Mineiro um investimento fundamental, capaz de gerar três mil empregos diretos, ser a base para um novo polo industrial e, sobretudo, garantir suprimento de fertilizantes nitrogenados, atendendo, além do Estado, São Paulo e Goiás.
Hoje, segundo estimativa da Confederação Nacional da Agricultura, 78% do consumo de 3,6 milhões de toneladas/ano no País dependem de importações, onerando a produção no campo.
Dito de outra forma, a importância da unidade da Petrobras em Uberaba não diz respeito apenas aos interesses regionais, sendo crucial para a autonomia e expansão do agronegócio no País. Foi o que também afirmou a presidente da República em maio de 2014, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da unidade agora paralisada: “Quanto mais a nossa agricultura tiver insumos de qualidade, produzidos com nossas riquezas, mais riquezas vamos gerar”.
Evidentemente que a frustração do projeto tem direta relação com as dificuldades que a Petrobras vem enfrentando e que comprometeram fortemente sua capacidade de investimento. Uma situação a todos os títulos lamentável, mas que não basta para justificar o abandono do projeto no aguardo simplista de “eventuais oportunidades” para que seja retomado.
A expansão do agronegócio no País e, na mesma proporção, o crescimento da demanda de fertilizantes é razão mais que suficiente para uma abordagem diferente, numa escala de prioridades que não deveria ser desprezada.
Minas e, particularmente, a região do Triângulo lutaram muito pela implantação da unidade da Petrobras e com toda certeza devem lutar agora ainda mais para que ele não seja abandonado.

APESAR DOS PESARES...
Uberaba é a 2ª cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais em fevereiro
Uberaba foi a segunda cidade mineira com mais de 30 mil habitantes que mais gerou emprego em fevereiro, atrás apenas de Nova Serrana, no Centro-Oeste. Segundo dados do Cadastro Nacional de Empregos e Desempregos/Caged, a cidade fechou o mês passado com um saldo positivos de 444 vagas. Foram 3.678 admissões contra 3.234 demissões.
Uberlândia – maior cidade do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, ficou no 108º lugar, o antepenúltimo.  Contagem ficou em 109º e Belo Horizonte em 110º lugar, último do ranking.
Segundo o Caged, o Brasil fechou 104.582 vagas formais de trabalho em fevereiro, sendo considerado o pior número para um mês de fevereiro em toda a série histórica. Os números de Minas Gerais também foram negativos, com 3.309 vagas fechadas. Foram 137.197 admissões, contra 140.506 demissões no Estado no mês passado.
Em Uberaba o setor que mais empregou foi o de serviços (1.360), seguido do comércio (815), construção civil (605), indústria de transformação (599), agropecuária (282), serviço industrial de utilidade pública (9) e extrativa mineral (8).
Foi um mês positivo para Uberaba e temos que comemorar se levarmos em conta a situação econômica do Brasil. Temos trabalhado incansavelmente na busca de empresas e no incentivo ao empresariado local”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes.
------------------------

Curiosidade histórica
ARQUIVO PÚBLICO LEMBRA OS 200 ANOS DE ANEXAÇÃO DO TRIÂNGULO A MINAS GERAIS
Os emancipacionistas vão ficar de beicinho – mas a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba se prepara para homenagear os 200 anos da anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. Lançamento do folder histórico acontece dia 28, segunda-feira,  às 18h, no gabinete do prefeito.
Superintendente Marta Zednik de Casanova lembra que a anexação foi oficializada dia 4 de abril de 1816. “Nosso objetivo é preservar e divulgar o patrimônio documental, além de promover e defender o direito de acesso à informação” – diz ela.
Em breves palavras
Em 1722 uma expedição partiu de São Paulo com destino a Goiás. Os bandeirantes "cortaram" a região e abriram a estrada do Anhanguera, ligando São Paulo ao Planalto Central. A região era conhecida como Sertão da Farinha Podre, e era ocupada pelos índios Caiapós. A escassez de ouro e de diamante no campo das vertentes e na central mineira fez com que os mineiros se dirigissem para essa região, que até o ano de 1748 pertencia à capitania de São Paulo.
A partir de 1748 o Sertão da Farinha Podre foi anexado à capitania de Goiás, e recebeu o nome de Julgado do Desemboque. Toda a região formava o Julgado de Desemboque, mas em 1811, foi dividida em duas: Julgado de Desemboque e Julgado de Araxá. Esses dois julgados formavam a divisão administrativa da Campanha do Araxá.
Em 1816 Araxá consegui anexar sua Campanha a Minas Gerais. Em 1830, Araxá eleva sua Campanha em Município. A parti daí, o Sertão da Farinha Podre adquiriu autonomia política e administrativa, com sede em Araxá. Em 1836, Uberaba se desliga de Araxá constituindo seu município. O presidente da Câmara de Araxá foi a Uberaba dar posse à nova câmara.
----------------------

PSD LANÇA CANDIDATO A PREFEITO EM CLIMA DE FESTA
(FOTOS: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
PSD SAI NA FRENTE E LANÇA CANDIDATO A PREFEITO
Sonho da candidatura própria a prefeito sai do mundo das ideias
As principais forças políticas de Uberaba – e até as não tão principais assim, já estão a mil por hora nas articulações eleitorais. Dia 19 de março o presidente da comissão municipal executiva do PSD, deputado federal majoritário e ex-prefeito em dois mandatos, Marcos Montes, saiu na frente e lançou a candidatura própria na disputa majoritária do vereador João Gilberto Ripposati.
Em clima de festa, com a presença de filiados, pré-candidatos a vereador, amigos, parentes - e a imprensa, claro!
Marcos Montes também mandou ofício para o presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra (PMDB), informando que o novo líder da bancada de vereadores do PSD é Ismar Vicente Marão. A função estava sendo exercida por Ripposati (a partir de acordo entre ele e Marão), mas passou para o colega em razão da candidatura a prefeito.

DOSE DUPLA
Titular da comissão especial do impeachment na Câmara – por indicação da liderança do PSD, o deputado federal Marcos Montes usou a tribuna esta semana, em plenário, para cumprimentar o companheiro de partido, Rogério Rosso (DF) pela condução dos trabalhos na presidência da comissão. E agradeceu ao vereador João Gilberto Ripposati, por ter aceitado se candidatar a prefeito.



Claúdio Basílio de Araújo/Liderança PSD flagrou Marcos Montes em momento pé de ouvido com o presidente da comissão do impeachment, Rogério Rosso/PSD-DF e o 1º vice, Carlos Sampaio/PSDB-SP








--------------------------

PAULO PIAU E ANTÔNIO ANDRADE: ASSUNTOS POLÍTICOS E ADMINISTRATIVOS
(FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
PMDB NÃO DEIXA POR MENOS E CONFIRMA REELEIÇÃO
Vice-governador e presidente estadual da legenda fez questão de reafirmar a candidatura
dia 22 foi a vez de o PMDB de Uberaba dizer em alto e bom som, que o prefeito Paulo Piau é sim, candidato à reeleição. Declarações foram feitas durante a inauguração da sede nova do diretório municipal – com a presença do presidente estadual e vice-governador de Minas, Antônio Andrade.
O PMDB de Minas não abre mão da candidatura do prefeito de Uberaba” – disse Andrade. “É a candidatura natural do PMDB de Uberaba” – reforçou o presidente do diretório local, professor Fernando Hueb.
O PMDB de Uberaba lidera o ranking de filiados. De acordo com as últimas estatísticas da Justiça Eleitoral – relativas a fevereiro de 2016, o partido tem 6.262 eleitores inscritos. A sede era uma reivindicação antiga. Fica na avenida Santa Beatriz, 679, Loja 3.

PPL PREPARA LANÇAMENTO DE PREFEITÁVEL 
Até depoimento de senador do Amapá já foi colocado em circulação pelo partido
Divulgadas as intenções das duas principais lideranças de Uberaba – Paulo Piau e Marcos Montes, eis que o Partido da Pátria Livre/PPL trata de marcar terreno também. Está convocando reunião para dia 30 de março, quarta-feira, com pauta dupla: a posse da nova comissão executiva municipal provisória e o lançamento da candidatura própria a prefeito.
O empresário Gledston Moreli Dê (foto) será o candidato e assumiu a presidência do PPL/Uberaba. Convite está circulando na rede social e é dirigido a “todos os uberabenses” – com destaque para filiados, familiares, pré-candidatos a vereador da legenda, sindicalistas, autoridades... Às 20h, na avenida João Rocha, 220/condomínio Jockey Park.
Por sinal, também circula no Facebook – postado por amigos de Gledston Dê,  uma gravação do senador do Amapá, Randolfe Rodrigues, filiado à Rede, manifestando apoio ao candidato do PPL de Uberaba. “Não o conheço pessoalmente, mas sei de seu trabalho, e acho importante elegermos os jovens” – destaca ele.  

-----------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário