11 de abril de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Justiça Eleitoral de Uberaba – por mais que tenha se esforçado, não conseguiu localizar o eleitor Charles Sebastian Resende Middleton  para que ele apresente documentação comprovando sua nacionalidade. No ato da inscrição ele disse que é natural de Sydney-Austrália, mas não existe registro de nascimento no consulado.

SOB NOVA DIREÇÃO...
E quem já está em plena atividade na direção do Foro Eleitoral de Uberaba é o juiz Habib Felippe Jabour – que assumiu a 276ª Zona. Como informou esta coluna em edição anterior, Jabour tem mandato de dois anos, e portanto vai coordenar as eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) em 2016.
Ex-diretor do Fórum Melo Viana, ele foi juiz criminal por mais de 20 anos, e assumiu a 2ª Vara de Família e Sucessões em 2013, por merecimento. Não é a primeira vez que Jabour dirige o Foro Eleitoral em período de eleições municipais. Estava à frente do cargo nas eleições de 2008.

ELEITOR ACUSADO DE FOTOGRAFAR VOTO NA URNA É INOCENTADO
O celular não foi recolhido como prova. Mas vale lembrar: tirar selfie na urna pode dar até cadeia. A legislação eleitoral proíbe fotografias que mostrem o voto. O motivo principal é para prevenir que as pessoas votem dirigidas por alguém e depois tirem fotos para comprovar que cumpriram a promessa

Uma das primeiras decisões do novo titular da 276ª e do Foro Eleitoral tem tudo a ver com as modernidades do mundo atual. Trata-se de inquérito policial federal instaurado para apurar denúncia de que o eleitor M.S. (nome omitido por motivos óbvios) teria fotografado, com telefone celular, seu voto estampado na urna eletrônica nas eleições de 2014.
O próprio Ministério Público Eleitoral pediu o arquivamento do inquérito, uma vez que, segundo o magistrado, não houve comprovação da materialidade do delito.
O aparelho telefônico do investigado nem sequer restou apreendido quando da ocorrência dos fatos, de forma que não foi possível submetê-lo a perícia capaz de corroborar a efetiva ocorrência do delito, cuja prática foi veementemente negada pelo investigado” – disse o juiz Habib Felippe Jabour em sua decisão.
--------------------------
ENTREVISTA
“Ministério Público incomoda os que se sentem acima da lei, do bem e do mal”, diz coordenador do Gaeco em Uberaba
Respeitado ou temido – dependendo do ângulo que se olhe, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior saiu em defesa do Ministério Público, que tem provocado angústias e desespero em investigados da Operação Lava Jato. “As garantias dadas pela Constituição de 1988 aos membros do Ministério Público são instrumentos de defesa da sociedade e isso incomoda, e muito, aos que se julgam acima da lei, do bem e do mal” – disse ele, em entrevista ao Jornal de Uberaba.  O promotor, que coordena o Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Uberaba, também falou sobre redes sociais, sobre o papel dos partidos políticos no combate à corrupção, entre outros temas.
Confira outras declarações ao longo desta edição...
--------------------------

RELATOR CITA CHICO XAVIER EM PARECER QUE ADMITE DENÚNCIA CONTRA DILMA ROUSSEFF
Aprovado neste dia 11/04/2016, segunda-feira, por 38 votos contra 27, o parecer que recomenda abertura de processo contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A comissão especial que analisou o pedido de impeachment acatou portanto, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB/GO) –  os cálculos feitos aqui e acolá, já indicavam a vitória.
De acordo com o relator, “são nesses momentos de crise que temos a oportunidade de trilhar um novo caminho”. Em seguida, ele lembrou uma famosa citação do maior líder espírita do Brasil, Chico Xavier: “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo; mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim".
O médium passou grande parte de sua vida em Uberaba, onde morreu aos 92 anos em 30 de junho de 2002.
Em documento de 143 páginas – lido e debatido na comissão, Jovair Arantes opinou pela admissibilidade da denúncia apresentada pelos juristas Janaína Paschoal, Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo – que foi um dos fundadores do PT.

MARCOS MONTES FALA EM NOME DA LIDERANÇA, RECEBE APLAUSOS DOS COLEGAS E
SOBE A RAMPA PARA COMEMORAR COM O PRESIDENTE DA COMISSÃO, ROGÉRIO ROSSO,
SEU COMPANHEIRO DE PSD (FOTOS: CLÁUDIO BASÍLIO/LIDERANÇA DO PSD)
Presidida por Rogério Rosso (PSD/DF), a comissão especial abrigou 65 deputados federais, entre eles, Marcos Montes (PSD/MG), único com domicílio eleitoral em Uberaba a ocupar vaga de titular na comissão.
Em nome da liderança do PSD na Câmara, Marcos Montes defendeu o parecer, lembrando, inclusive, o apoio da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária/FPA, que ele preside.
 “É uma peça jurídica da mais alta qualidade, baseada unicamente na denúncia e muito convincente”, justificou Marcos Montes, avaliando que, apesar de todas as oportunidades que teve de se defender na comissão, a presidente da República não conseguiu desmontar as acusações da denúncia.
O deputado majoritário de Uberaba diz que se emocionou com a citação do médium Chico Xavier no parecer. Para Marcos Montes, a citação  “espelha, com certeza, o momento que estamos vivendo na política brasileira; temos que recomeçar com um novo governo e buscar um novo fim, que seja mais promissor para as próximas gerações”.
--------------------

Acho que, com um pouco de insistência é bem 
provável que alguém se depare no Facebook 
com alguma postagem do ET de Varginha 
José Carlos Fernandes Júnior, na entrevista ao 
Jornal de Uberaba, se referindo às “análises” sobre o 
pedido de impeachment que andam circulando nas redes sociais 

..."É o preço a ser pago por vivermos em uma democracia, 
em que todos devem ter direito a voz, inclusive os imbecis, sob pena do surgimento de um império aristocrático
José Carlos,  sobre os exageros nas redes sociais 
---------------------------

ANTÔNIO NETO E MARCO TÚLIO PAOLINELLI:
OS DOIS CANDIDATOS DO DEM/UBERABA
IMBRÓGLIO
ENREDO COMPLICADO PROMETE CENAS RUIDOSAS NO DEM/UBERABA 
Democratas/DEM de Uberaba promete muita polêmica pela frente. A sete meses da votação o partido se vê às voltas com duas candidaturas majoritárias, uma delas, lançada pelo próprio interessado – o funcionário do HSBC/São Paulo, Antônio Marques Neto, e a outra defendida pelos filiados históricos -
o empresário Marco Túlio Paolinelli.

AS FOTOS ENVIADAS COM EXCLUSIVIDADE PARA CONTA-GOTAS E PUBLICADAS EM OUTUBRO
DO ANO PASSADO PROVOCARAM UM "DEUS NOS ACUDA" NOS BASTIDORES POLÍTICOS DE UBERABA
A encrenca teve início dia 8 de outubro de 2015 quando o blog Conta-Gotas...Notícias publicou duas fotos revelando que Antônio Neto – nascido em Uberaba, mas de trajetória profissional toda formatada fora da cidade, se filiara ao DEM, em Brasília/DF, com as bênçãos dos principais caciques da legenda: o presidente nacional, senador José Agripino (RN); o líder no Senado, Ronaldo Caiado (GO); o líder na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), e os deputados federais Efraim Filho (PB), Carlos Melles (MG) e Paudernei Avelino (AM).
E mais: que ele assumiria a presidência do DEM/Uberaba com apoio do G9 – colegiado que reúne nove entidades representativas patronais da cidade. A primeira reação teria surgido dentro do próprio G9 quando Antônio Neto saiu a campo se dizendo candidato a prefeito. O grupo ainda analisava vários nomes para decidir.
A segunda reação partiu do presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, que chegou a falar ele próprio em se candidatar. “No Democratas de Uberaba, não!” – reagiu Antônio Neto em sua página no Facebook.
A crise se acirrou, enquanto os dirigentes estaduais e nacionais do DEM apostavam no tempo para contornar o incontornável.
Indignado com as articulações paralelas, Guaritá foi convidado pelo deputado e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes, para mudar de legenda, e até se dispôs a avaliar a proposta junto com outras lideranças históricas do DEM/Uberaba.
Só vamos deixar o DEM se formos expulsos!” – reagiu Guaritá, esta semana, falando em nome das principais lideranças da legenda. Ele lembra que, desde a época de Partido da Frente Liberar/PFL – que depois se tornou Democratas, o grupo ao qual pertence manteve a legenda em pé.
Na verdade, foram quatro mandatos de prefeito, consecutivos: Hugo Rodrigues da Cunha, Luiz Guaritá e Marcos Montes (duas gestões). O partido também se manteve na liderança do ranking de filiados até recentemente, quando perdeu o primeiro lugar para o PMDB do prefeito Paulo Piau.
------------------------
"Não se combate corrupção apenas com o emprego de instrumentos de controle estatal, mesmo que se valendo 
de medidas de natureza penal, cível e administrativas, voltadas tanto à prevenção, quanto à repressão. 
Enquanto não houver uma conscientização dos brasileiros de que a mais importante das armas no combate à corrupção é o voto alicerçado em princípios republicanos, continuaremos experimentando essa sensação de enxugar gelo” 
José Carlos Fernandes Júnior, sobre a 
dificuldade de se acabar com a corrupção

"Tenho a absoluta convicção que a maior contribuição que um partido político pode dar em favor da moralidade administrativa reside na apresentação de candidatos de conduta ilibada, probos, realmente comprometidos com o interesse público e detentores de habilidades técnicas que lhes confiram condições reais de empreender uma gestão pública saudável a toda sociedade. 
Essa luta é de todos. Os partidos políticos devem ser 
zelosos na indicação de seus candidatos"
José Carlos Fernandes Júnior, sobre a 
responsabilidade dos partidos políticos
------------------------
Falência .... O QUE ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS PARECIA IMPOSSÍVEL ACONTECEU
ESTA SEMANA EM UBERABA. PREFEITOS E VEREADORES INTERDITANDO
A BR/050 EM PROTESTO CONTRA A CRISE ECONÔMICA QUE SE ABATE SOBRE OS MUNICÍPIOS. COUBE AO PREFEITO PAULO PIAU - PRESIDENTE DA FRENTE MINEIRA DE PREFEITOS, RECEPCIONAR E APOIAR O MOVIMENTO. DESTAQUE PARA A PALAVRA "FALÊNCIA"
ESTAMPADA NO PEITO DOS MANIFESTANTES. O PLANEJADO DEU CERTO: MOBILIZAÇÃO REPERCUTIU NO CENTRO DO PODER EM BRASÍLIA E EM BELO HORIZONTE
(FOTO: ENERSON CLEITON)
------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário