30 de abril de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Enigma
MINISTRO DA DEFESA REPRESENTA GOVERNO FEDERAL NA ABERTURA DA EXPOZEBU 2016
(FOTOS: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
Aldo Rebelo fez voo rasante num palco tomado por ruralistas revoltados com invasões de terras e defensores do impeachment
Responsável pela coordenação das três forças armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica, coube ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PC do B), cumprir a enigmática missão de representar o governo federal na abertura oficial da 82ª edição da Exposição Internacional das Raças Zebuínas – ExpoZebu, em Uberaba, dia 30 de abril de 2016.
Vale lembrar que praticamente 100% do mundo rural brasileiro defende o impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT), e que ainda repercute reunião ocorrida dia 27 (e portanto, horas antes...) entre os ruralistas e o vice-presidente e eventual futuro, Michel Temer (PMDB).
Na oportunidade, eles entregaram ao vice-presidente uma lista com 58 prioridades para o segmento, e pediram que ele – caso Dilma seja afastada pelo Senado, convoque o Exército para defender as propriedades privadas contra invasões lideradas por movimentos aliados do governo petista.
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a feira de genética, tecnologia e negócios de 2016 “respira” impeachment por todos os lados, e de quebra, acontece em clima de indignação com as invasões.
No evento, entre outros, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA), vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes – que foi o porta-voz das reivindicações a Michel Temer; o também membro da FPA, senador Ronaldo Caiado (GO), líder do Democratas (DEM) no Senado, e João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Todos eles pró-impeachment e defensores da ação do Exército contra as invasões.

PAULO PIAU PRESIDE A FRENTE MINEIRA DE PREFEITOS (FOTO: NETO TALMELI)
Corte na carne
PREFEITO DE UBERABA ANUNCIA CORTES PARA ECONOMIZAR R$ 35 MILHÕES POR ANO
Ações incluem demissões, convocação de aprovados em concurso, devolução de carros, revisão de contratos
Poucos dias após baixar decreto de crise financeira na Prefeitura de Uberaba, o prefeito Paulo Piau (PMDB) divulga uma série de cortes e revisões de contratos que devem chegar – segundo ele, a uma economia de R$ 35 milhões por ano. Anúncio aconteceu dia 29 de abril, sexta-feira, durante o 107º Encontro das Cidades Polos de Minas Gerais.
Pauta principal do evento: a crise econômica e a previsão de dificuldades para o fechamento das contas em 2016. Na coordenação do encontro a Frente Mineira de Prefeitos – presidida por Paulo Piau.
Medidas anunciadas: exoneração de aproximadamente 400 cargos; reavaliação de todas as funções gratificadas; corte linear nas horas extras; reavaliação de todas as gratificações das comissões da Prefeitura; suspensão dos pagamentos em espécie de férias prêmio e abono pecuniário; limitação de toda a rede de telefonia fixa e internet; redução linear nas cotas de combustíveis; revisão dos serviços de locação de vans; revisão de todos os contratos de locação de imóveis; revisão de todos os contratos de terceirização/prestação de serviços; antecipação das nomeações do concurso público para economia de 50% de encargos trabalhistas; devolução de 90% dos telefones corporativos, de todos os carros de uso dos secretários e de 30% de toda frota locada.
De acordo com o prefeito, é importante deixar claro que as mudanças visam ao enfrentamento da crise, mas que os problemas acabam aqui. “Nós dependemos da economia do país” - disse. A substituição de contratados por aprovados em concurso, de acordo com ele, vai gerar uma economia imediata de 50% em encargos trabalhistas.
EXONERAÇÕES INCLUEM 1º E 2º ESCALÕES
Porta-Voz 1.397. de 03/05, trouxe uma série de medidas já incluídas na programação dos cortes de despesas - incluindo dezenas de exonerações, entre elas, de dois secretários municipais (1º escalão) e quatro adjuntos (2º escalão). Foram exonerados os secretários Ricardo Lima (Meio Ambiente) e José Elias Miziara (Obras) e os adjuntos Eduardo Rodrigues da Cunha (Obras), Edson Fernandes (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Evaldo José Espíndola (Saúde) e Maria Paula Meneguello (Planejamento e Gestão Urbana). Vale ressaltar que no caso da arquiteta Maria Paula, ela é servidora efetiva com mais de 30 anos de "casa", e portanto, não deixa prefeitura.

GUILHERME LIMA E ISABELLA ALMEIDA VÃO CARREGAR A TOCHA  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Fashion
ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL E EDUCADORA INDICADA ATRAVÉS DO SITE VÃO REPRESENTAR UBERABA NO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA
Comitê Olímpico Rio 2016 divulgou esta semana os nomes das 14 pessoas que participarão do revezamento da Tocha Olímpica em Uberaba, dia 8 de maio. Entre eles estão os adolescentes Guilherme Norberto Gustavo de Lima e Isabella Lima Almeida, respectivamente alunos-atletas das escolas municipais Arthur de Melo Teixeira e Norma Sueli.
Guilherme e Isabella foram selecionados por patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016, durante eventos realizados de agosto a novembro de 2015, em que participaram alunos de diversas escolas de Uberaba e região. Durante o processo de seleção, os alunos passaram por diversas provas culturais, esportivas e de conhecimento.
Outro nome confirmado é o da educadora física Fernanda Roqueti, indicada pelo professor de música e ambientalista Cacá Sankari, através do site do Comitê Olímpico. Na sua justificativa, Sankari lembrou que Fernanda Roqueti “é uma das fundadoras da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, Adefu, fez pós-graduação em esportes para portadores de deficiência, implementou a equipe de basquetebol em cadeira de rodas em Uberaba, participou de várias paralimpíadas, representando o Brasil como parte da equipe técnica, implementou as rampas adaptadas nas calçadas da cidade e nos ônibus do transporte coletivo, idealizou a Mostra de Arte Especial e ajudou a implementar programa de trabalho para deficientes”.
Ao todo, o revezamento envolverá cerca de 300 cidades e terá seu ponto culminante dia 5 de agosto, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O maior evento esportivo do planeta acontece de 5 a 21 de agosto – olimpíadas, e de 7 a 18 de setembro – paralimpíadas.

FELIPE DINIZ BARBOSA,  18 ANOS, FOI UM DOS PRIMEIROS A FAZER A BIOMETRIA EM UBERABA
UBERABA ESTÁ COM QUASE 6% DOS SEUS ELEITORES JÁ BIOMETRIZADOS
Eleições municipais de outubro de 2016 terão votação com identificação tradicional e com identificação biométrica. O microterminal da urna eletrônica será o mesmo para os dois tipos de identificação
Instalada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais dia 19 de janeiro de 2016, a Central de Atendimentos da Biometria em Uberaba cadastrou 12.670 pessoas até agora. Número oficial passado a esta coluna pelo TRE/MG representa 5,69% do eleitorado atual.  A comarca de Uberaba também está atendendo aos municípios de Campo Florido, Delta, Água Comprida e Veríssimo.
Autenticidade
O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital.
Dia “D”
Vale lembrar que, quem quiser votar nas eleições municipais deste ano (prefeito, vice e vereadores) por meio da identificação de suas digitais tem até o dia 4 de maio para fazer o cadastro – o sistema só reabre após as eleições. O cadastramento acontece no prédio antigo do Fórum, na rua Lauro Borges, 97, na região central de Uberaba. O eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço. Dia 4 de maio é portanto, o prazo final para o eleitor tirar ou transferir o título e para fazer o recadastramento biométrico para votar em 2016.

Resgate
ALUNOS DE FILOSOFIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS MINAS GERAIS E ABADIA VIAJAM PELA POLÍTICA
Foram dois meses de muito envolvimento com a cidade... Orientados pelo professor de Filosofia, Cristiano Pires da Silva, com apoio das equipes gestoras das duas instituições, estudantes do ensino médio das escolas estaduais Minas Gerais e Abadia, em Uberaba, fizeram uma viagem pela política, segurança pública, saúde, educação, transporte coletivo – enfim, produziram uma série de projetos sobre a cidade.
Trabalhos incluíram entrevistas com o prefeito Paulo Piau, vereadores, secretários municipais, enquetes com a população, pesquisas. “Como dizia Aristóteles: somos seres políticos por natureza” – justifica o professor de Filosofia, não por acaso um dos educadores homenageados em Ouro Preto, durante a entrega da Medalha da Inconfidência, dia 21 de abril deste ano.
Motivo da homenagem: os projetos realizados nas áreas de políticas públicas e solidariedade. “Precisamos resgatar a política, se queremos ter uma sociedade melhor, mais justa e humana” – defende Cristiano Pires.
CRISTIANO PIRES (À DIREITA): CONSCIENTIZAÇÃO COMEÇA CEDO
-----------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário