10 de junho de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

PRÉ-CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES 2016 ANDAM EXTRAPOLANDO NAS APARIÇÕES EM OUTDOORS
Aptos ao voto
Quase 12% dos eleitores de Uberaba estão aptos a votar por identificação biométrica nas eleições municipais de outubro de 2016 – prefeito, vice-prefeito e vereador. A grande maioria, portanto, ainda está sujeita à identificação tradicional. Central de Atendimentos da Biometria foi instalada em Uberaba pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG dia 19 de janeiro de 2016.
Eleitorado 2016
As últimas estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE se referem a maio de 2016, e indicam que Uberaba tem quase 225 mil eleitores aptos ao voto, sendo que cerca de 26 mil deles já estão biometrizados.
Impressão digital
O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital.
Identificação dupla
Eleições municipais de 2016 terão votação com identificação tradicional e com identificação biométrica. O microterminal da urna eletrônica será o mesmo para os dois tipos de identificação.
Fim de prazo
Terminou dia 4 de maio de 2016 o prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, pedir alteração no seu título eleitoral em caso de mudança de residência, e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.


Prestação de contas
E a Justiça Eleitoral alerta os partidos e candidatos para que fiquem atentos às regras para a prestação de contas das eleições 2016. Já estão disponíveis no site do TRE-MG todas as orientações através da Cartilha e do Manual de Prestação de Contas – Eleições 2016. Em pauta: como abrir uma conta para a campanha eleitoral, inscrição no CNPJ e acesso aos sistemas.
Nos mínimos detalhes
A cartilha apresenta orientações e informações resumidas sobre arrecadação de recursos, gastos de campanha, prestação e julgamento de contas. Já o manual aborda esses e outros temas com mais detalhes e profundidade. Na página das Eleições 2016 também é possível encontrar toda a legislação relativa ao assunto e o link para acessar o Sistema de Requerimento de Abertura de Conta Bancária (SRACE).
Delações premiadas
Desde a prisão do jornalista Narcio Rodrigues (PSDB) na manhã de 30 de maio, em Belo Horizonte, que grupos de Frutal – terra natal dele, de Uberaba – onde ele tem ligações próximas, e do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba de um modo geral, não tiram de pauta, no WhatsApp, Telegram, entre outros, a tal delação premiada.
Altas apostas
De um lado tem quem aposte que, nem que a vaca tussa, Narcio Rodrigues entregaria qualquer informação que colocasse sob suspeita o seu amigo e apoiador Aécio Neves – presidente nacional do PSDB, senador e ex-governador de Minas. De outro, tem quem ache que, se Narcio tiver alguma informação, ele fecha acordo com o Ministério Público. O que todo mundo concorda é que Aécio Neves é a bola da vez nas investigações em níveis nacional, estadual e regional.
Exposições
Outra coisa que todo mundo concorda – os inimigos dele, inclusive, é que, nunca antes nesse país, houve tamanha exposição de um político preso. Imagens liberadas de Narcio Rodrigues no camburão, com roupa de presidiário etc. ganharam as redes sociais e as primeiras páginas dos jornais impressos, além dos noticiários da TV.

JOSÉ CARLOS FERNANDES
Força tarefa
Enfim, a prisão temporária, que estava em vias de ser concluída, foi transformada em prisão preventiva, e portanto, sem uma data prevista para terminar. Mudança foi determinada pelo juiz Criminal de Frutal, Luiz Gustavo Moreira, a pedido da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público daquela cidade, e de cinco integrantes do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/GeppMG.
Pedido também foi assinado por José Carlos Fernandes Júnior, membro do GeppMG e coordenador da Unidade Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado/Gaeco Uberaba – que abrange 22 comarcas, entre elas, a de Frutal.
Hidroex (?)
Ex-deputado federal, ex-presidente do PSDB de Minas, ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues é investigado na Operação Aequalis, sob suspeita de prática de irregularidades nas obras da Fundação Hidroex. Pouco conhecida do público em geral, a Fundação Hidroex tem sede em Frutal, e o objetivo de  “promover pesquisas e estudos sobre as águas”.
Encrenca pouca é bobagem
Às vésperas de ter suas obras inauguradas, o chiquérrimo Memorial Chico Xavier provocou extensa reportagem no jornal O Globo. Assinada por Élcio Braga, a matéria começa ressaltando que, “mesmo 14 anos após a morte, Chico Xavier vale muito espiritual e materialmente”.
Disputa
Reportagem explica que um sobrinho-neto do médium, Caio Lúcio Ferreira Gonçalves, está contestando na 1ª Vara de Família e Sucessões de Uberaba, o pedido do odontólogo Eurípedes Humberto Higino dos Reis, para ser oficialmente declarado filho adotivo do líder espírita. As duas partes envolvidas na disputa (que corre em segredo de Justiça) negam terminantemente que suas ações sejam motivadas por interesses financeiros e ou econômicos.
Memorial
Sobre o Memorial Chico Xavier, a matéria narra que a obra, que está sendo repassada à Prefeitura de Uberaba, custou R$ 6,7 milhões. E conta que é resultado de uma parceria dos ministérios do Turismo e Educação, Instituto Chico Xavier e da própria prefeitura, que agora vai mobiliar o local. “O moderno prédio apresenta biblioteca, galeria, sala de informática, jardim interno e auditório. Uma imagem holográfica de Chico Xavier recepcionará os visitantes” – diz a reportagem de O Globo.
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário