4 de agosto de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

MARILENE E RIPPOSATI; MARÍLIA E MARCOS MONTES; PAULO PIAU E HELOÍSA:
PRA NÃO DEIXAR DÚVIDA  DE QUE A ALIANÇA É UNANIMIDADE NAS FAMÍLIAS
(FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
Dobradinha
ÉTICA FOI PALAVRA DE ORDEM NA CONVENÇÃO QUE OFICIALIZOU ALIANÇA ENTRE PMDB E PSD EM UBERABA
Discursos foram todos no sentido de que a dobradinha Piau/Ripposati é exemplo de ética na política
Convenção do Partido Social Democrático (PSD) de Uberaba, realizada na noite de 03/08/2016, quarta-feira, sacramentou a aliança com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – e mais: oficializou a dobradinha entre o atual prefeito, o peemedebista Paulo Piau, na disputa pela reeleição, e o vereador pessedista João Gilberto Ripposati, de candidato a vice-prefeito. Candidatura de Piau foi homologada pelo PMDB em convenção promovida dia 30/07.
Articulações entre PSD e PMDB com vistas às eleições de 2016 tiveram vários momentos. Aliança chegou a ser ventilada meses atrás, mas foi vencida pela proposta do PSD de lançar candidato próprio a prefeito - missão que coube a Ripposati.
Mais recentemente, o assunto voltou à mesa de conversas, desta vez com o envolvimento direto do próprio Paulo Piau, do presidente do PSD de Uberaba, deputado federal Marcos Montes, e de Ripposati.
PALPITEIROS
Entre os ouvidos por Paulo Piau e Marcos Montes, com direito a opiniões, destacam-se: o deputado estadual peemedebista Tony Carlos, que chegou a ser ventilado para vice de Paulo Piau; o presidente municipal do PMDB, Fernando Hueb; o presidente do Democratas (DEM) de Uberaba, ex-prefeito e atual presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), Luiz Guaritá Neto...
E ainda, o democrata Marco Túlio Paolinelli, empresário, ambientalista, cujo nome foi cogitado para vice de Paulo Piau; os pessedistas Matusalém Alves, líder empresarial; Celso Salgado, médico – dois nomes que chegaram a ser cogitados de pré-candidatos a prefeito pelo PSD, e Luís Henrique Borges, líder agropecuarista.
CONFIRMAÇÃO
Martelo foi batido dias atrás, no escritório político regional de Marcos Montes, em Uberaba, e a aliança chegou oficialmente a público na convenção do PSD, com as presenças de Marcos Montes e a esposa, Marília Andrade Cordeiro; de Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau; de João Ripposati e a esposa, Marilene Ripposati; de lideranças das duas legendas, além dos candidatos a vereadores pelo PSD – que tiveram seus nomes homologados na convenção. Chapa proporcional fará coligação com o PSDC.

O CANDIDATO A VICE
Nascido em Uberaba, João Gilberto Ripposati tem 55 anos, é servidor licenciado da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), líder comunitário, e muito ligado ao meio ambiente.
É filho do servidor aposentado da Epamig João Ripposati e  de dona Adélia de Carvalho Ripposati, e casado com Marilene Fernandes de Freitas Ripposati, com quem tem três filhos – Gleidson, Kelly e Vinícius, e um casal de netos – Alice e Francisco.
Está em seu quarto mandato de vereador. Na Câmara de Vereadores, Ripposati preside as comissões permanentes de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Infraestrutura.
Ripposati é autor de leis importantes – consideradas referência nacional.  Entre elas, a que criou o Programa Plantando e Colhendo Saúde (Hortas Urbanas); a que instituiu o Casamento Comunitário; e a que criou o programa de incentivo da soja na alimentação humana.

PAULO PIAU PROVIDENCIA UMA VELA E PUXA "PARABÉNS PRA VOCÊ" EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE MARCOS MONTES - NO QUE FOI ACOMPANHADO PELO PÚBLICO QUE
LOTAVA A CONVENÇÃO DO PSD (FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY
PREFEITO PUXA "PARABÉNS PRA VOCÊ" EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE MARCOS MONTES
Convenção do PSD de Uberaba aconteceu em clima de festa – com muitos balões, fogos, luzes e papéis picados, exibição de vídeos sobre a legenda e de incentivo à participação dos jovens na política, e até um “parabéns pra você” puxado pelo prefeito Paulo Piau em comemoração ao aniversário do deputado federal Marcos Montes.
O que não faltou, por sinal, foram surpresas para o presidente do PSD de Uberaba, incluindo um vídeo sobre sua trajetória política, passando pela vice-liderança da legenda na Câmara e pela presidência da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA).
O destaque, entretanto, ficou por conta da vice-liderança do governo Michel Temer na Câmara. Afinal, a convenção era justamente para oficializar a aliança entre o PMDB de Temer e o PSD de Marcos Montes.
----------------------

#‎Solidariedade‬ ‪#‎ShoppingUberaba‬
De malas prontas pra mandar nada menos do que sete representantes para as Olimpíadas/Paralimpíadas2016, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) ganha um presentão do Shopping Center Uberaba. Vendas do Dia dos Pais vão ajudar a instituição. Vídeo está sendo veiculado pelo shopping nas redes sociais, e chama a atenção pela beleza e sensibilidade das cenas. Dois dos representantes da Adefu convocados para o maior evento esportivo do planeta são mostrados na companhia dos filhos: José Carlos Chagas (bocha) e José Humberto (atletismo).
-----------------

SIMEA FREITAS: CARA NOVA NA POLÍTICA ELEITORAL
Agora que são elas...
PSTU FAZ CONVENÇÃO PARA CONFIRMAR CANDIDATURA A PREFEITA
PSTU presidido pelo advogado trabalhista Adriano Espíndola realiza convenção dia 05/08 na sede do partido - rua Tristão de Castro, 127, com novidade.
Vai homologar o nome de uma mulher para disputar a Prefeitura de Uberaba: da servidora Simea Freitas.
A pré-candidata nasceu em Uberaba, tem 49 anos, é técnica em Enfermagem e servidora pública federal lotada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro desde 1995. Começou sua militância política atuando nos movimentos grevistas coordenados pelo Sinte-Med (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Munícipio de Uberaba). Entre os anos de 2013 e 2016 foi coordenadora-Geral do Sindicato.
É também responsável pela construção da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular) na região do Triângulo Mineiro. É ativista sempre presente nas lutas dos servidores públicos da UFTM.
Simea Freitas é uma das responsáveis pela organização do departamento rural do PSTU em Minas Gerais, partido no qual milita desde 2007.
O VICE
A pré-candidata do PSTU terá de vice o presidente do PSOL/Uberaba, ex-ferroviário e produtor rural familiar, Eustáquio Reis. A Frente Socialista de Uberaba será integrada ainda, pelo PCB.
------------------

Dividido
Alexandre Pereira
Jornal da Manhã
Edição 03/07/2016
O PT vai dividido para a convenção de sexta-feira, 5, quando decidirá com qual partido vai se coligar. Com diretório municipal formado, não será surpresa se a maioria peitar o anúncio do comando nacional de apoio à candidatura de Anderson Adauto ou Angela Mairink, ambos do PP. No momento, a preferência é por caminhar com Wagner Júnior (PTC), melhor colocado nas intenções de voto.

Faça as contas
QUANTO VALE CADA PARTIDO POLÍTICO NA DISTRIBUIÇÃO DO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
As regras não se aplicam em caso de 2º turno. Nesta hipótese, serão dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, divididos igualmente entre os candidatos a prefeito mais votados no 1º turno
Tem atraído as atenções, em especial, nos últimos dias em Uberaba, a batalha do ex-ministro (Transportes/governo Lula), ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade, Anderson Adauto, em conquistar o apoio do PT para uma aliança com o PP presidido por sua mulher, advogada Angela Mairink, nas eleições de 2016.
Envolvido até às tampas com denúncias nacionais de irregularidades, o PT não possui, nesta altura do campeonato, nada que o caracterize como noiva cobiçada. Aliás, Brasil afora, inclusive em Uberaba, muitos petistas debandaram para outros partidos, evidentemente fugindo do impacto negativo das denúncias.
Questão de tempo
Pois é... Nem tudo é o que parece. O PT ainda tem sim, pelo menos o véu da noiva: tempo no horário eleitoral do rádio e da TV. A propaganda eleitoral gratuita será veiculada no período de 26 de agosto até 29 de setembro, no caso do 1º turno. Caso aconteça o 2º turno, o horário eleitoral será reiniciado a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do 1º turno e vai até o dia 29 de outubro.
Questão de números
O PT foi o partido que mais elegeu deputados federais em 2014. Foram 70. Hoje, após mudanças nas bancadas da Câmara, caiu para o 2º lugar, com 58 deputados. Portanto, é uma força numérica poderosa – uma vez que a distribuição do horário eleitoral é baseada na composição partidária da Câmara dos Deputados.
Distribuição 
Tribunal Superior Eleitoral/TSE explica...
_“Os juízes eleitorais distribuirão os horários reservados à propaganda em rede, para o cargo de prefeito, e à propaganda em inserções, para ambos os cargos [prefeito e vereador], entre os partidos e coligações que tenham candidato, observados os seguintes critérios: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem; e 10% distribuídos igualitariamente
Ainda segundo o TSE, serão desconsideradas as mudanças de filiação partidária, com exceção da hipótese de criação de nova legenda. Nesta situação, “prevalecerá a representatividade política conferida aos parlamentares que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para o novo partido político, no momento de sua criação”.

--------------------

JUIZ CONFIRMA FILIAÇÃO DE ANGELA MAIRINK AO PP, LEMBRANDO QUE ELA SERÁ CANDIDATA EM CASO DE IMPEDIMENTO DO MARIDO
E por falar no casal Anderson Adauto/Angela Mairink, ação recentemente decidida pela Justiça de Uberaba demonstra que os juízes eleitorais estão antenadíssimos. Ao confirmar a filiação de Angela Mairink ao PP, o juiz Fausto Bawden ressaltou que ela, além de atuar publicamente na condição de dirigente partidária, também “ostenta o status de pré-candidata às eleições municipais do ano em curso, supostamente como alternativa a uma eventual impossibilidade de candidatura do seu marido, sr. Anderson Adauto”.  A presidente do PP de Uberaba usou declaração da direção estadual do partido para sanar dúvidas quanto à sua filiação.

Última hora
PARTIDOS CORREM PARA ACERTAR AS CONTAS 
Nunca antes na história da política de Uberaba tantos partidos trataram de acertar suas contas com a Justiça Eleitoral em tão curto espaço de tempo. Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, tem sido veiculado esta semana recheado de legendas em processo de acerto de contas. Estes partidos tiveram as contas reprovadas ou consideradas não prestadas. Afinal, as eleições estão logo ali: 1º turno, no dia 2 de outubro e 2º turno, dia 30 de outubro.
-------------------

ILÍDIO ANTUNES, COORDENADOR DA CIH-DOTT:
"PRECISAMOS CONTINUAR FIRMES NA
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA
DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS"
(FOTO: JOÃO PEDRO VICENTE/HC-UFTM)
Balanço
HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFTM FEZ MAIS DE MIL TRANSPLANTES EM 36 ANOS
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC/UFTM, realizou ao longo dos últimos 36 anos, 1.070 procedimentos de transplante ou implante de órgãos e tecidos – divulgou a assessoria de imprensa da instituição.
No período, aconteceram 849 transplantes de córneas; 190 transplantes de rins; 15 implantes de esclera - tecido fibroso que reveste o globo ocular; dois implantes de limbo - linha de transição entre a córnea e a esclera; 13 transplantes de técidos ósteo-fáscio-tendino-ligamentares e um transplante de valva cardíaca - estrutura presente no coração que impede o retorno do sangue bombeado.
Números são da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIH-DOTT, cujo trabalho consiste em identificar potenciais doadores com morte encefálica confirmada. Comissão conta também com uma unidade de captação de córneas na Fundação Hospitalar Municipal João Henrique, em Conceição das Alagoas/MG. É subordinada à Superintendência do HC e ao MG Transplantes - regional oeste, com sede em Uberlândia/MG.
EM 2016
No 1º semestre de 2016, segundo a assessoria de imprensa do HC/UFTM, 18% das entrevistas realizadas exclusivamente visando à doação de córneas obtiveram concordância das famílias. Por sua vez, 50% das buscas por doação de múltiplos órgãos foram bem sucedidas.
De janeiro a junho, entre os 488 possíveis doadores, a comissão realizou 35 entrevistas com familiares, o que resultou em sete casos de doações. No período, foram registradas captações de 14 córneas e dois rins. Houve, ainda, 28 transplantes de córneas e 12 de rins.
---------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário