25 de agosto de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Reportagem especial
COMEÇA A TEMPORADA DOS DEBATES EM UBERABA 
Rádio Sete Colinas promoveu o 1º debate entre candidatos a prefeito de Uberaba . Já anuncia um 2º encontro para dia 29 de setembro, enquanto a Rádio JM, do grupo Jornal da Manhã, informa que fará um debate dia 10 de setembro. Redes IntegraçãoUberaba e BandTriângulo também preparam debates entre os candidatos majoritários de Uberaba.
Ao todo, oito dobradinhas pediram registro à Justiça Eleitoral: Angela Mairink (PP)/Anderson Adauto (PP); Luiz Renato Gomes (PRP)/Juliano Batista (PRP); Gledston Moreli da Silva (PPL)/Herval Kobayashi (Rede); Antônio Gonçalves Lerin (PSB)/Samir Cecílio (PSDB); Paulo Piau (PMDB)/João Ripposati (PSD); Públio Rocha (PV)/Josimar Rocha (PT); Simea Freitas (PSTU)/Eustáquio Reis (PSOL); Wagner Júnior (PTC)/Heleno Araújo (PDT).
Cinco deles participaram do debate: Angela Mairink, Antônio Lerin, Paulo Piau, Públio Rocha, Wagner Júnior.
Mediador foi o jornalista/radialista Moura Miranda.
NO ESTÚDIO DA RÁDIO SETE COLINAS O CLIMA ENTRE OS
CANDIDATOS FOI TENSO DESDE ANTES DO INÍCIO DO DEBATE
PREFEITO DENUNCIA COMPLÔ PARA FALAR MAL DE UBERABA E ANGELA MAIRINK RESPONDE PELA SITUAÇÃO JURÍDICA DO MARIDO 
Não foi preciso sequer esperar a metade do primeiro bloco para se fazer uma ideia do que vinha pela frente no debate da Rádio Sete Colinas, que reuniu cinco candidatos a prefeito de Uberaba na noite de 24/08, quarta-feira. Com raras exceções, a maioria dos concorrentes optou por falar mal da cidade.
“Lamento que o eleitor esteja ouvindo este complô para só colocar defeitos em Uberaba, e justamente da parte de pessoas que querem administrar a cidade” – reagiu o prefeito Paulo Piau, candidato à reeleição pelo PMDB e principal alvo dos adversários.
Mas, a candidata do PP, Angela Mairink, foi quem enfrentou as principais críticas pessoais. “A senhora como advogada, se for eleita, como se sentirá tendo um vice ficha suja, e justamente seu marido?” – questionou logo no início do debate o candidato do PV, também advogado Públio Rocha.
Angela Mairink respondeu que Anderson já resolveu praticamente todos os processos e que apenas um continua pendente. Segundo ela, o fato de o Ministério Público ter pedido a impugnação da candidatura dele não significa que ele tenha praticado atos de improbidade. E ainda: que o povo de Uberaba está pedindo que “ele volte para a prefeitura”.

ALGUMAS DECLARAÇÕES DOS CANDIDATOS
DE ACORDO COM A ORDEM DO SORTEIO INICIAL

Públio Rocha (PV)
_ A senhora lembrou que é advogada. Então, pergunto: vai se sentir confortável, com seu marido Anderson Adauto, seu vice, sendo ficha suja? Como você vê isso à luz do Direito?
_ Crime administrativo é desonroso. Embora tenha mostrado trabalho, na administração pública tem que cumprir o requisito da moralidade administrativa.
_A última opção de um governo do PV seria a terceirização da saúde. Só em última opção.
_ Maior patrimônio da prefeitura são os servidores. Eles precisam receber incentivos. Eles deveriam estar cuidando da saúde. E não a empresa Pró-Saúde.
_O ex-prefeito responde a processo justamente por causa da terceirização da saúde.
_ A questão ambiental deve permear toda a gestão de um mandato. Construir uma cidade para o futuro, com desenvolvimento sustentável.
_Pessoas estão cansadas dos políticos. Mas a culpa é dos políticos.
_Um dos motivos que me levaram a candidatar foi a indignação com a política, em que os interesses inconfessáveis superam os interesses da população. 

Wagner Júnior (PTC)
_Disputei e continuei com o sonho de ser prefeito, de seguir o caminho do meu pai, que foi o melhor.
_A prefeitura é a maior empresa do município e exige o melhor currículo. Estou preparado. Quero tirar Uberaba da situação atual.
_Vou investir na ZPE (se referindo à Zona de Processamento de Exportação), em telemarking, em tecnologia.
_Tive minha participação na área habitacional, mas não fui nem chamado para a entrega das casas (se referindo ao período em que foi presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra no governo Paulo Piau).
_ Enquanto meu pai era vice, todo mundo elogiava. Bastou ele ser prefeito pra elite começar a chamá-lo de fuscão preto. Me convidaram pra ser vice e eu não aceitei. Prestem atenção na campanha a partir de agora.
_Vou seguir o exemplo do meu pai.
_O problema do desemprego é nacional, mas o prefeito não pode ficar parado. Tem que viajar, correr atrás.
_Estão falando em pedaladas no Ipserv (o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba).
_ Educação de Uberaba está um show de horrores.

Paulo Piau (PMDB)
_Repudio veementemente qualquer comentário sobre pedaladas no Ipserv. Isso não existe. Além disso, o Ipserv está entre os cinco institutos do país em melhor situação. Ninguém, nesta cidade, ouviu falar em corrupção no Ipserv.  Não vou aceitar que falem em pedaladas, que tentem denegrir um patrimônio dos servidores, que é rentável e preservado ética e moralmente.
_Dizer que a educação de Uberaba é um show de horrores (expressão usada por um dos candidatos) é uma injustiça com os professores, os diretores, com os alunos. Aluna da Escola Municipal Uberaba ganhou medalha de ouro na olimpíada nacional de Matemática. Jovens se destacam nos grêmios estudantis, praticando liderança com responsabilidade. Fizemos o plano de carreira dos professores. O Ideb de Uberaba só cresce (se referindo ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
_Trabalhamos sem dinheiro e fizemos muito.
_Temos o programa habitacional mais expressivo da história da cidade. 
_Estamos implementando um transporte de qualidade, uma exigência mundial.
_O Brasil enfrenta uma grave crise econômica, mas pior de tudo é a crise ética e moral, que provoca todas as outras crises.
_Em meus 30 anos de vida pública jamais respondi a processo por improbidade. Sou um político ético. Tudo o que faço na minha vida é com ética.
_ Meu patrimônio é compatível com meu trabalho.
_Tem gente que já exerceu cargos públicos em Uberaba e que possue patrimônio incompatível, que não respeitou o dinheiro do povo.
_ Não me misturem com o governo passado. Nem pra comparar. Me deixem fora disso.
_Estou cercado de gente séria. Meu vice, Ripposati, o deputado federal Marcos Montes, o deputado estadual Tony Carlos – são pessoas que honram Uberaba.

Antônio Lerin (PSB)
_Meu filho acaba de ser aprovado em Medicina. Fui vendedor de picolé, guarda mirim, muito pobre. Hoje, sou deputado estadual e recebi mais de 50 mil votos pra prefeito em 2012. Portanto, me considero um vitorioso.
_ O próximo gestor terá que ter pulso firme. Investir no porto seco, que  arrecada mais do que o de Uberlândia. Investir na criação do aeroporto internacional de cargas. Receber empresários com tapete vermelho.
_O atual governo investiu pra trazer seleções brasileiras para apresentar-se em Uberaba, mas não investe no esporte para os jovens da cidade.
_ Eu trouxe várias viaturas. Veículos de resgate.
_Eu trouxe o Olho Vivo pra Uberaba.
_Um dos graves problemas de Uberaba é a segurança pública. Falta efetivo.

Angela Mairink (PP)
_Segurança pública é responsabilidade do Estado em primeiro lugar. O que o senhor ficou fazendo esse tempo todo que não fez nada pra melhorar a situação em Uberaba (se referindo ao deputado estadual Lerin)?
_Trabalhamos muito nos oito anos de governo do Anderson. O povo está pedindo a volta dele.
_Uberaba conhece o trabalho do Anderson. Todos estamos sujeitos a enfrentarmos processos quando estamos na administração. Ele não tem processo de corrupção ou superfaturamento. O único a que ele ainda responde é por omissão. Ele tem capacidade. Com certeza, seremos duas pessoas trabalhando por Uberaba.
_Impugnação ainda está em análise. Um prefeito responde por tudo, inclusive pelo que os assessores fazem.
_Com a mesma caneta que eu assinar minha posse, vou rescindir o contrato com a Pró-Saúde.
 -----------------------
DOBRADINHA PÚBLIO ROCHA E JOSIMAR ROCHA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL QUESTIONA JUSTIÇA DE UBERABA SOBRE TEMPO DO PT NO HORÁRIO GRATUITO CEDIDO PARA O PP
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG pediu informações à Justiça de Uberaba sobre a distribuição do tempo no horário eleitoral gratuito da campanha de 2016. Objetivo é subsidiar decisão sobre mandado de segurança impetrado pela Coligação “Gestão Ética Eficiente – Uberaba Mais Humana e Sustentável”. 
Integrada pelo PV, presidido por Públio Rocha, e o PT, dirigido por Josimar Rocha, a coligação  quer anular decisão da Justiça Eleitoral de Uberaba que cedeu para o PP, comandado por Angela Mairink, o direito ao tempo do PT no horário eleitoral gratuito.
Horário eleitoral começa dia 26 de agosto (37 dias antes das eleições do 1º turno).
Mandado de segurança, que está com o relator, juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, é consequência da briga entre o PP - que tem Angela Mairink de candidata a prefeita, e o marido, ex-prefeito e ex-ministro de Lula, Anderson Adauto, de candidato a vice, e o PV - que lançou Públio Rocha de candidato a prefeito, e fechou parceria com Josimar Rocha, do PT, de candidato a vice.
Os dois lados incluíram o PT em seus pedidos de registro – ainda em julgamento, mas a Justiça Eleitoral de Uberaba antecipou a entrega do tempo do horário eleitoral para o PP. A celeuma tem origem óbvia: por causa da bancada do PT na Câmara dos Deputados, o partido tem um dos maiores tempos do horário eleitoral.
----------------------
                            
Vêm aí, os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba
terá quatro atletas na disputa
Com sete convocados para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – quatro atletas e três técnicos, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu)  lembra os portadores de deficiência, familiares, amigos, apoiadores que a disputa acontece de 8 a 18 de setembro – com a cerimônia de abertura marcada para dia 7 de setembro, das 17h30 às 20h35, no Maracanã.
A coordenação da Adefu ressalta que, com exceção da abertura, que custará entre R$ 100 e R$ 1,2 mil, os ingressos para acesso às paralimpíadas são bastante acessíveis. Muitos deles custam R$ 10 e R$ 20, enquanto os mais caros chegam a R$ 50 e R$ 60, e raramente a R$ 70. Os ingressos podem ser adquiridos pela Internet (em páginas oficiais dos jogos) ou nas bilheterias.
Além de acompanhar os jogos, o comprador do ingresso pode passar o dia na Vila Olímpica e conhecer a estrutura que foi montada para receber o maior evento esportivo do planeta: as olimpíadas e as paralimpíadas.
Ainda segundo a coordenação da Adefu, o público terá motivos de sobra para comemorar. Vai testemunhar muita dedicação, força de vontade, mas também muitos recordes batidos, e muitas medalhas para o Brasil.
Performance
Pra se ter uma ideia, em Sydney2000, o Brasil foi o 24º colocado (22 medalhas, sendo seis de ouro, dez de prata e seis de bronze); em Atenas2004, foi o 15º colocado (com 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e sete de bronze); em Pequim2008, subiu para a 9ª colocação (com 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze); e em Londres2012, o Brasil ficou em 7º lugar nas paralimpíadas (com 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze).
O sonho dos organizadores brasileiros é chegar ao 5º lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2106.
São esperados cerca de 300 para-atletas nesta primeira edição dos Jogos Paralímpicos da América do Sul, e a participação de dezenas de países membros do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Entre as modalidades em disputa, estão atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, canoagem velocidade, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, futebol, hipismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo.
Convocados da Adefu
JOSÉ HUMBERTO RODRIGUES (atletismo lançamento de dardos – transportou a tocha olímpica durante a passagem por Uberaba); JOSÉ CARLOS CHAGAS DE OLIVEIRA ( atleta da bocha Classe BC1); RAÍSSA ROCHA MACHADO (atletismo lançamento de dardos); POLIANA FÁTIMA SOUSA DE JESUS (atletismo lançamento de dardos); JANAÍNA PESSATO JERÔNIMO (técnica de bocha); NIVALDO BATISTA VITAL (técnico de bocha); HIGOR FIORINE (técnico de atletismo convocado como representante do Comitê Paralímpico Brasileiro).
Sobre a Adefu
Organização Não-Governamental (ONG) que tem as prateleiras repletas de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em mundiais planeta afora, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) atende atualmente a cerca de 120 pessoas com deficiência por dia – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os programas acontecem em períodos diferenciados: alguns na parte da manhã, outros em tempo integral (o dia todo), além dos projetos específicos do sistema de rodízio.
A sede funciona das 7h às 17h, diariamente.
Mantida pela Adefu, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, a Escola de Atendimento Especializado Superação desenvolve programas em educação infantil, educação de jovens e adultos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Através da parceria, a prefeitura cede os professores e a alimentação.
Esportes
Carro-chefe da Adefu, o programa de esporte adaptado funciona em tempo integral e é destinado a todos os associados – desde os que se enquadram no alto rendimento até os que buscam as atividades visando à qualidade de vida.
As modalidades trabalhadas na Adefu são a bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas e atletismo – neste último caso, voltado para o lançamento de dardo e disco e arremesso de peso, além de corrida e salto à distância.
Vale lembrar que várias destas modalidades já renderam medalhas de ouro, prata e bronze para atletas da Adefu em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e mundiais.
----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário