5 de setembro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ADEFU PARTICIPA DAS PARALIMPÍADAS COM QUATRO ATLETAS  (ARTE: GABEL)
Guerreiros 
CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 ACONTECE DIA 7 DE SETEMBRO
As Olimpíadas – que aconteceram de 5 a 21 de agosto, renderam para o Brasil o 13º lugar, com 19 medalhas: sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. Agora é a vez dos Jogos Paralímpicos. Entre os convocados estão sete representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu. São eles, os atletas José Carlos Chagas de Oliveira; José Humberto Rodrigues - transportou a tocha olímpica quando ela passou por Uberaba; Raíssa Rocha Machado e Poliana Fátima Sousa de Jesus, e os técnicos Janaína Pessato Jerônimo (técnica de bocha); Nivaldo Batista Vital (técnico de bocha); Higor Fiorine (técnico de atletismo convocado como representante do Comitê Paralímpico Brasileiro). Todos os detalhes estão no final desta edição. 
-------------------
TSE REGULAMENTA DOAÇÃO COM CARTÃO DE CRÉDITO PARA PARTIDOS E CANDIDATOS
Vale lembrar que as doações só podem ser feitas por 
pessoas físicas e são limitadas a 10% dos rendimentos 
brutos do doador no ano-calendário anterior à eleição
Portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, ministro Gilmar Mendes, regulamenta a doação por meio de cartão de crédito a candidatos e a partidos políticos nas eleições deste ano.
De acordo com a portaria, a emissão do recibo eleitoral e a verificação da origem e da licitude dos recursos doados, bem como o limite de doação permitido, são de exclusiva responsabilidade do candidato (ou do administrador financeiro por ele designado), do presidente e tesoureiro do partido político, que também são responsáveis por verificar a correlação entre o doador e o titular do cartão.
Somente o titular do cartão poderá fazer a doação. A portaria prevê ainda que eventuais estornos ou desistências da despesa do cartão de crédito serão informados pela instituição de pagamento emissora do cartão de crédito ao TSE e ao candidato ou partido político.
A portaria é resultante de tratativas do TSE junto às instituições administradoras de cartão de crédito, ao Banco Central do Brasil (Bacen) e ao Ministério da Fazenda para dar efetividade à Resolução nº 23.463/2015, que prevê a possibilidade de doação por esta modalidade, e atende a reivindicações de partidos políticos para regulamentar o recebimento de doações nesta modalidade.
O presidente do TSE destacou a importância da medida, principalmente no primeiro pleito sem financiamento de campanhas por parte de empresas.  “Temos agora um modelo peculiar de financiamento, e qualquer dificuldade nessa seara, claro, desestimula as doações e dificulta o sistema completo de financiamento”, afirmou o ministro Gilmar Mendes.
O artigo 20 da Resolução nº 23.463 do TSE estabelece que, para arrecadar recursos pela internet, o partido e o candidato deverão tornar disponível mecanismo em página eletrônica, devendo ser observados os seguintes requisitos: identificação do doador pelo nome e pelo CPF; emissão de recibo eleitoral para cada doação realizada, dispensada a assinatura do doador; e utilização de terminal de captura de transações para as doações por meio de cartão de crédito e de cartão de débito.
-----------------------

LIMINAR DO TRE MANTÉM DOBRADINHA PV/PT NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE UBERABA
Tem novo desdobramento a disputa pelo apoio do Partido dos Trabalhadores/PT, protagonizada entre o Partido Verde/PV – presidido pelo seu candidato a prefeito, advogado Públio Rocha, e o Partido Progressista/PP – comandado pela sua candidata a prefeita, advogada Angela Mairink.
Juiz relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, concedeu liminar favorável ao PV, e portanto, mantendo em vigência a coligação Gestão Ética Eficiente - Uberaba Mais Humana e Sustentável, integrada por PV e PT. Neste caso, o presidente do diretório municipal petista, Josimar Rocha, é o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Públio Rocha.
Vale ressaltar, entretanto, que o próprio relator alerta para o fato de que a liminar não é definitiva, mas sim, que objetiva evitar prejuízos aos partidos enquanto não se decide o mérito da questão.
Aliança PV/PT esbarrou em decisão do comando nacional petista, que defende a parceria do partido com o PP de Angela Mairink.
Na decisão de primeira instância, a Justiça Eleitoral de Uberaba chegou a ceder para o PP o direito do horário eleitoral gratuito do PT – justamente o motivo do entrevero. A briga entre PV e PP tem tudo a ver com o tempo do PT no horário eleitoral, já que, por ter uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, os petistas são donos de um dos maiores tempos no rádio e televisão.

JUIZ ELEITORAL DE UBERABA ACATA IMPUGNAÇÃO DE ANDERSON ADAUTO E DÁ PRAZO PARA ANGELA MAIRINK MUDAR DE VICE
A liminar que manteve em vigência a coligação PV/PT – ainda que provisória, não foi o único dissabor enfrentado pelo Partido Progressista nas últimas horas. Juiz Habib Felippe Jabour, titular da 276ª Zona e diretor do Foro Eleitoral de Uberaba, indeferiu o pedido de registro da dobradinha Angela Mairink e Anderson Adauto – do PP.
Em sua decisão, ele ressalva, porém, que Angela terá condições de levar sua candidatura a prefeita em frente, desde que mude o candidato a vice-prefeito.
De acordo com o juiz, Anderson não tem aptidão para candidatar-se em 2016, uma vez que pesam contra ele três condenações no Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG – uma criminal e duas civis públicas. O ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro de Lula (PT) ficou fora das eleições de 2014, quando tentou voltar à Câmara dos Deputados, justamente por causa das condenações por colegiado.
Decisão de Habib Felippe atende a duas impugnações propostas contra a candidatura de Anderson Adauto: uma do Ministério Público Eleitoral e outra da coligação Somos Todos Uberaba.

COLIGAÇÃO REVELA QUE ESPERAVA IMPUGNAÇÃO DE ANDERSON, E GARANTE QUE ELE FICARÁ AO LADO DE ANGELA  “COMO MARIDO, MENTOR E CONSELHEIRO”
Em nota divulgada para a imprensa, a coligação Pra Uberaba Voltar a Crescer lembra que o juiz Habib Felippe Jabour “deixou claro que não há nenhum impedimento à candidatura de Angela à prefeita”. E releva: “Exatamente por isso ela foi a escolhida para ser a candidata à prefeita na chapa”.
A nota ressalta que o “problema jurídico” diz respeito ao candidato a vice-prefeito, Anderson Adauto, “que continuará a recorrer em função de já ter conseguido suspender
quatro dos cinco assuntos jurídicos que impediam sua candidatura”.
A nota lembra que Anderson tem prazo para uma decisão final até 12 de setembro, e observa que, de acordo com a  legislação eleitoral, “a campanha continuará normalmente com a chapa inalterada”.
A coligação Pra Uberaba Voltar a Crescer – que inclui o PP de Angela e Anderson, e o PT (ainda indefinido), diz que, “em hipótese alguma a candidatura de Angela será afetada”. E mais: Caso seja mantida a sentença no Tribunal Regional Eleitoral,  a chapa definirá novo candidato a vice e “Anderson continuará ao lado de Angela como marido, mentor e conselheiro”.
-------------------

CASTRAMÓVEL ENTRA EM FUNCIONAMENTO PARA CONTROLAR POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS EM UBERABA
Acaba de se tornar realidade um sonho acalentado pela Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais/Supra desde sua idealização 18 anos atrás: a instalação de um Castramóvel. Viabilizado com recursos próprios da ativista das causas dos animais e fundadora e líder da Supra, vereadora Denise Max (PR), o veículo não tem a amplitude imaginada por ela, mas “já é um passo importante”.
Com mais de 12 mil animais vivendo nas ruas de Uberaba, segundo pesquisa realizada pela Supra, as principais preocupações são com a saúde dos bichinhos e com a necessidade de castrá-los para evitar que o número cresça ainda mais.
Em 2014, a Supra recebeu R$ 50 mil para promover a castração de animais abandonados. Recursos foram doados pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Meio Ambiente – através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com uma construtora da cidade. “Foi uma grande conquista, mas o abandono tem crescido cada vez mais” – desabafa Denise Max.
Ao longo de seu mandato, a vereadora/ativista alcançou ainda, uma série de avanços, seja através da aprovação de leis na Câmara, seja em ações diretas do atual governo municipal. Entre os avanços, estão a criação de departamento e comissão permanente nos dois poderes; aprovação de legislação que proíbe e pune maus-tratos; lei que exige a chipagem dos animais; a criação do cão e gato comunitários.
O Castramóvel – que existe em várias cidades brasileiras, entrou em funcionamento e fará a castração gratuita de animais abandonados em Uberaba.
------------------

UFTM CRIA PROGRAMA DE FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO
Em busca de alternativas que amenizem a grave crise financeira enfrentada pelas universidades federais em todo o Brasil, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM coloca em funcionamento um programa de flexibilização da jornada de trabalho.
Os servidores têm a possibilidade de aderirem à jornada de seis horas – proposta que, de quebra, atende a uma antiga reivindicação da Associação dos Servidores das Instituições, Órgãos e Empresas Públicas Federais de Uberaba/Asmed.
Resolução permitindo a jornada de seis horas foi assinada pela reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, e prevê a criação de um Comitê Técnico de Acompanhamento, que vai disponibilizar os formulários para adesão dos servidores interessados.
A jornada de seis horas será autorizada aos servidores que desempenham funções em áreas de atividade contínua e ininterrupta por período igual ou superior a 12 horas, desde que tenha  suficiência do quantitativo de servidores de modo a assegurar a execução do serviço. Os servidores que se encaixam nesse critério poderão aderir à resolução, sem prejuízo da remuneração.
------------------

Reta final
CALENDÁRIO ELEITORAL 

SETEMBRO
SEGUNDA-FEIRA, 12.9.2016
(20 dias antes)
Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias, e publicadas as decisões a eles relativas
Último dia para os tribunais regionais eleitorais tornarem disponíveis ao Tribunal Superior Eleitoral, para fins de centralização e divulgação de dados, a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará, obrigatoriamente, a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem
Último dia para o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição

QUINTA-FEIRA, 15.9.2016
Data em que será divulgado, pela Internet, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, o relatório discriminado das transferências do Fundo Partidário, dos recursos em dinheiro e dos estimáveis em dinheiro que os partidos políticos, as coligações e os candidatos tenham recebido para financiamento da sua campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, desde o início da campanha até o dia 8 de setembro

SÁBADO, 17.9.2016
(15 dias antes)
Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito

TERÇA-FEIRA, 27.9.2016
(5 dias antes)
Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto

QUINTA-FEIRA, 29.9.2016
(3 dias antes)
Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas
Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até 7h do dia 30 de setembro de 2016.

SEXTA-FEIRA, 30.9.2016
(2 dias antes)
Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral

OUTUBRO
SÁBADO, 1º.10.2016
(1 dia antes)
Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h
Último dia, até às 22h para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos

DOMINGO, 2.10.2016
DIA DAS ELEIÇÕES 
Data em que se realizará a votação do primeiro turno das eleições, observando-se, de acordo com o horário local:
Às 7h
Instalação da seção eleitoral
Às 7h30
Constatado o não comparecimento do presidente da mesa receptora, assumirá a presidência o primeiro mesário e, na sua falta ou impedimento, o segundo mesário, um dos secretários ou o suplente, podendo o membro da mesa receptora que assumir a presidência nomear ad hoc, entre os eleitores presentes, os que forem necessários para completar a mesa
Às 8h
Início da votação
Às 17h
Encerramento da votação
-------------------------
EM PÉ: HIGOR FIORINE, JANAÍNA PESSATO  NIVALDO VITAL
SENTADOS: POLIANA SOUSA, RAÍSSA MACHADO, JOSÉ HUMBERTO, JOSÉ CARLOS
(FOTO: FERNANDA ROQUETI/FACEBOOK)
Guerreiros
ENCERRADAS AS OLIMPIADAS, COMEÇAM AGORA, AS PARALIMPÍADAS
Maior evento esportivo do planeta recomeça dia 7 de setembro, quarta-feira, com a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Rio 2016 – que acontece das 17h30 às 20h35, no Maracanã. Serão 11 dias de competições (de 8 a 18 de setembro), com 23 modalidades em disputa, sendo que, 528 provas valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu será representada nos Jogos Paralímpicos com quatro atletas ...
JOSÉ CARLOS CHAGAS DE OLIVEIRA
Único da região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba na disputa de bocha no maior evento esportivo do planeta, José Carlos Chagas participa de sua segunda paralimpíada. Em Londres ficou em quarto lugar. Agora, no Rio2016 quer o ouro. José Carlos nasceu com paralisia cerebral e apesar da severidade dos problemas físicos, ele foi à luta.
DISPUTAS
10 de setembro
11h: Primeira fase Equipes – classe BC1/BC2
11 de setembro
15h30: Semifinais equipes – classe BC1/BC2
15 de setembro
10h: disputa de medalhas individual – classe BC1
15 de setembro
16h: Semifinais individual – classe BC1

JOSÉ HUMBERTO RODRIGUES
Apaixonado por futebol amador, o sonho de José Humberto de ser jogador foi interrompido por um acidente de trabalho. Hoje, recordista das américas em lançamento de dardo, ele foi um dos condutores da tocha olímpica quando ela passou por Uberaba. E defende o favoritismo no maior evento esportivo do planeta.
DISPUTA
9 de setembro às 10h - Final do lançamento de dardo masculino – classe F54

RAÍSSA ROCHA MACHADO
Raíssa nasceu com uma má formação congênita - mas, superação é a palavra de ordem na sua vida. Com apenas 20 anos, já ganhou dezenas de medalhas.
DISPUTA
10 de setembro às 17h30: Final do lançamento de dardo feminino – classe F56

POLIANA FÁTIMA SOUSA DE JESUS
Quando tinha 4 anos, Poliana Sousa saiu com a avó e o primo para ir a uma mercearia no bairro Santa Maria, onde ainda mora. No caminho, eles foram atropelados por um motorista embriagado. Poliana lesionou a coluna e nunca mais andou. A entrada na Associação do Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) - obrigada pela mãe, segundo a para-atleta - foi aos 11 anos. Até os 18, ela praticou todas as modalidades esportivas da associação: vôlei, natação, tênis de mesa, basquete sentado. Foi aos 18 anos que, nas palavras dela, se encontrou no atletismo.
DISPUTA
10 de setembro às 17h30 - Final do lançamento de dardo feminino – classe F56
Sobre a Adefu 
Organização Não-Governamental (ONG) que tem as prateleiras repletas de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em mundiais planeta afora, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba atende atualmente a cerca de 120 pessoas com deficiência por dia – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os programas acontecem em períodos diferenciados: alguns na parte da manhã, outros em tempo integral (o dia todo), além dos projetos específicos do sistema de rodízio.
A sede funciona das 7h às 17h, diariamente. Mantida pela Adefu, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, a Escola de Atendimento Especializado Superação desenvolve programas em educação infantil, educação de jovens e adultos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Através da parceria, a prefeitura cede os professores e a alimentação.
Esportes 
Carro-chefe da Adefu, o programa de esporte adaptado funciona em tempo integral e é destinado a todos os associados – desde os que se enquadram no alto rendimento até os que buscam as atividades visando à qualidade de vida. As modalidades trabalhadas na Adefu são a bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas e atletismo – neste último caso, voltado para o lançamento de dardo e disco e arremesso de peso, além de corrida e salto à distância. Vale lembrar que várias destas modalidades já renderam medalhas de ouro, prata e bronze para atletas da Adefu em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e mundiais.  
-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário