3 de dezembro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Reconhecimento
PROMOTOR DE UBERABA ASSUME CENTRO DE APOIO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS
Recém-nomeado pelo governador Fernando Pimentel (PT) a partir de uma lista tríplice eleita pela categoria, o novo procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais (2017/2018), Antônio Sérgio Tonet, toma posse dia 5 de dezembro, segunda-feira, já com grande parte de sua assessoria definida.
Na parte que toca à mais emblemática das áreas de atuação do MP – a defesa do patrimônio público, o procurador-Geral convidou para coordenar o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/CAOPP, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, 19 anos de Uberaba.
Coordenadoria administrativa tem base na capital, é vinculada ao procurador-Geral, e tem como objetivo primordial a orientação dos órgãos de execução – promotores e Promotorias de Justiça – com atribuições na área de defesa do patrimônio público em todo o Estado de Minas Gerais.
Durante a gestão do ex-procurador-Geral Carlos André Mariani Bittencourt, o promotor baseado em Uberaba comandou a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e de Fundações e a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro; integrou o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Minas Gerais (recebendo, inclusive, moção de aplausos da “chefia” em sua folha funcional)...
E mais: José Carlos Fernandes também coordenou o recém-criado Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Uberaba) e se tornou o primeiro promotor do interior do estado a assumir a Secretaria-Geral da Procuradoria-Geral. E no período de transição entre a final da gestão anterior e nomeação do novo procurador-Geral, chegou a ser confirmado para reassumir a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e de Fundações.

JOÃO DAVINA
PATRIMÔNIO PÚBLICO EM UBERABA
Em meio à mobilização nacional em torno do combate à corrupção, o promotor de Justiça João Davina é reconduzido ao comando da 15ª Promotoria de Justiça – Defesa do Patrimônio Público e Fundações de Uberaba e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro, funções que ele assumiu quando José Carlos Fernandes Júnior foi designado para integrar o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Minas Gerais.

***************

Rumo à posse
DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS E REELEITOS EM 2016 ACONTECE DIA 12
Diplomação do prefeito reeleito Paulo Piau (PMDB), do vice-prefeito eleito, João Gilberto Ripposati (PSD) e dos 14 vereadores eleitos e ou reeleitos de Uberaba serão diplomados dia 12 de dezembro, a partir de 17h, na sede do Fórum Melo Viana. Na oportunidade, também serão diplomados os eleitos e ou reeleitos das demais cidades da comarca de Uberaba: de  Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo.
Os suplentes das eleições municipais de 2016 receberão seus diplomas a partir do dia 19 de dezembro nos cartórios eleitorais.
A posse dos eleitos está marcada para dia 1º de janeiro de 2017, no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ. Caberá ao vereador mais votado, o reeleito Franco Cartafina (PHS), dar posse aos demais vereadores e conduzir, em seguida, a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018.
Na sequência, o novo presidente da Câmara dará posse ao prefeito Paulo Piau e ao vice João Gilberto Ripposati.

***************

LUÍS CARLOS DOS SANTOS
Aprovado
SERVIDORES MUNICIPAIS REELEGEM PRESIDENTE SINDICAL
Pedagogo, técnico em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e contabilista Luís Carlos dos Santos acaba de ser reeleito para comandar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU na gestão 2017/2020. SSPMU representa os servidores da Prefeitura e Câmara de Uberaba, com exceção dos professores que possuem sindicato próprio.

DIRETORIA
Presidente: Luís Carlos dos Santos – Secretaria de Administração
1º Vice-Presidente: Carlos Humberto Costa – Secretaria de Saúde
2º Vice-Presidente: Nilson Ferreira de Avelar – Secretaria de Serviços Urbanos
1ª Secretária: Daniela Rocha Arantes – Secretaria de Governo
2º Secretário: José Carlos dos Santos – Secretaria de Saúde
3ª Secretária: Simone Alves Matos – Secretaria de Educação
1º Tesoureiro: Ângelo Guilherme Rocha Borges – Secretaria de Educação
2ª Tesoureira: Edna Rosana Saito – Secretaria de Saúde
3º Tesoureiro: Sérgio Ferreira  – Secretaria de Saúde
1º Diretor de Esportes: Martinho Pereira – Secretaria de Serviços Urbanos
2º Diretor de Esportes: Clóvis Luis Ferreira – Secretaria de Agricultura
3º Diretor de Esportes: Devani Aparecida de Paula – Fundação Municipal de Esportes e Lazer
1ª Diretora Social: Luciene Rosa da Silva – Secretaria de Saúde
2º Diretor Social: Donizetti Lúcio Rodrigues da Silva – Secretaria de Saúde/Zoonoses
3º Diretor Social: Silvio Roberto da Silva – Secretaria de Saúde
1º Diretor Patrimonial: Ednei Arsenio dos Santos – Secretaria de Saúde
2º Diretor Patrimonial: Márcio Luís Arruda – Fundação Cultural de Uberaba
3º Diretor Patrimonial: Salvador Jorge Miziara Neto – Secretaria de Agricultura
1º Diretor de Relações Sindicais: Juarez Almeida da Silva – Câmara Municipal de Uberaba
2º Diretor de Relações Sindicais: Walter José Borges – Secretaria de Finanças
3ª Diretora de Relações Sindicais: Sirlei Aparecida Felipe – Secretaria de Saúde
1º Diretor de Imprensa e Comunicação: Márcio Gennari Mariano – Câmara Municipal de Uberaba
2º Diretor de Imprensa e Comunicação: Hermes de Oliveira – Secretaria de Saúde
3º Diretor de Imprensa e Comunicação: José Maurício do Carmo – Secretaria de Serviços Urbanos

CONSELHO FISCAL
Efetivos:
1º) Donizetti José de Sousa – Secretaria de Saúde
2º) Aparecida Donizeti Ferreira Siqueira – Secretaria de Saúde/Caism
3ª) Áurea Marcia de Freitas – Secretaria de Saúde
Suplentes:
1º) José Bárbara Neto – Secretaria de Agricultura
2ª) Tatiana Cardoso Pena – Secretaria de Saúde
3º) Daniel Vieira dos Santos – Secretaria de Serviços Urbanos/Cemitério

*************
MARCOS MONTES, PAULO PIAU, FRANCISCO DE ASSIS
Expectativa
HOSPITAL REGIONAL DE UBERABA PODE ESTAR PERTO DE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO
Prefeito reeleito Paulo Piau e o deputado federal majoritário de Uberaba, vice-líder do PSD e do governo Michel Temer (PMDB) na Câmara, Marcos Montes, receberam uma boa notícia do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, com quem se reuniram no Ministério da Saúde.
Ele garantiu que portaria será publicada ainda este ano, confirmando a participação da União em 50% do custeio do hospital, o que vai permitir sua inauguração. Titular da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Túlio Cury, também participou da reunião, que teve por objetivo pedir agilidade na publicação da portaria. Uberaba já fechou acordo com os 27 municípios que serão atendidos pelo hospital (que vão arcar com 25% do custeio) e o governo do Estado de Minas Gerais já confirmou seus 25%, faltando apenas a portaria da União.

*****************

Apesar da dificuldade de muita gente em aceitar a liberdade de expressão como característica sagrada e fundamental de uma democracia, não dá para ignorar as controvérsias ao redor da polêmica emenda que submete juízes e membros do Ministério Público a punições em casos de abuso de poder...
SÉRGIO MORO
Apanhando mais que saco de pancada nas redes sociais, os deputados federais que votaram a favor da emenda (313 votos contra 132 e cinco abstenções), são atirados na mesma vala comum – em que pese ser natural que muitos tenham motivações distintas.
Às voltas com a maior apuração de denúncias de corrupção na história do Brasil – a operação Lava Jato, grande parte do Poder Judiciário e do Ministério Público conseguiu conquistar o apoio de uma imensa massa da população para campanha contra a emenda. Isso é democracia – onde quem possui os melhores argumentos saem vitoriosos.
JOSÉ CARLOS FERNANDES
Juiz da 13ª Vara Federal do Paraná, Sérgio Moro, principal nome da Lava Jato, considera que o momento não é oportuno para cuidar do assunto no Congresso Nacional. Em recente debate no Senado, defendeu mudança no texto do projeto do abuso de poder. Isso é democracia.
“Ao contrário de criarem melhores mecanismos de combate à corrupção, nossos congressistas fazem a opção pela intimidação e mordaça aos promotores de justiça de defesa do patrimônio público. Caros amigos do facebook que me conhecem e acreditam no trabalho que faço como promotor de justiça, por favor, não deixem que acabem com o Ministério Público” – convoca o novo coordenar do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/CAOPP, promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior. Isso é democracia.

O OUTRO LADO
Mas, também é democracia a opinião dos defensores da emenda. Ressalte-se que nem todos são movidos por motivos torpes.
Em debate no Senado, o ministro do Supremo Tribunal Federal/STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, Gilmar Mendes, disse que as operações contra corrupção continuarão, com ou sem atualização da lei, já que os instrumentos em vigor são suficientes.
“Teríamos que, daqui a pouco, então, buscar um ano em que não houvesse apuração de corrupção para que o Congresso pudesse deliberar sobre um tema como este? Não faz sentido algum” - argumentou Mendes.
GILMAR MENDES
O ministro do Supremo lembrou que, quando se tornou presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elegeu como prioridade enfrentar a questão do sistema prisional. Com os mutirões carcerários, acrescentou, foram libertadas 22 mil pessoas que estavam presas indevidamente. Em um desses mutirões, foram encontradas pessoas presas, provisoriamente, há 11 e até 14 anos.
Para o ministro, processos como esses demonstram “evidente abuso de autoridade”. Foi nesse contexto, recordou Mendes, que se começou a discutir a necessidade de mudança na Lei de Abuso de Autoridade.
MIGUEL REALE JÚNIOR
Um dos mais renomados juristas do país, Miguel Reale Júnior – autor do pedido que culminou com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entende  que “foi desproporcional e emocional a reação dos procuradores da operação Lava Jato à aprovação, pela Câmara dos Deputados, de medidas de combate à corrupção”.
Segundo Reale Júnior, a Câmara tem prerrogativa de votar o que quiser, desde que não seja inconstitucional. Para o jurista, a proposta que responsabiliza magistrados e membros do Ministério Público por abuso de autoridade não interfere na Lava Jato.
GERALDO BRASIL
“Não é verdadeira a versão de que a responsabilização de procuradores (promotores) e juízes por abuso de autoridade implicará no cerceamento dos trabalhos investigativos da Lava Jato ou de outras quaisquer investigações” – analisa Geraldo Brasil, hoje advogado e promotor aposentado, mas que, no exercício da Promotoria de Justiça em Uberaba foi um ferrenho defensor do patrimônio público.
Denunciou, provocou prisões (algumas inéditas, em termos de políticos), pediu e conseguiu afastamento de prefeito, deixou muita gente de cabelo em pé e com as barbas de molho. Era reconhecido como um dos mais sérios e competentes integrantes do Ministério Público de Minas.
“Todos nós vivemos sob ameaça penal nas nossas atividades. Por que só os juízes e promotores terão que receber um cheque em branco para agirem? Pode-se questionar, no caso, alguns termos mais genéricos do tipo penal (abuso de autoridade) aprovado pela Câmara dos Deputados, mas jamais se condenar o fato de haver se tipificado o abuso para os que investigam, acusam e punem” – reforça ele.
IMAGEM FOI POSTADA POR MARCOS MONTES
EM TODOS OS SEUS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO
E conclui: “Repito: a existência de um tipo penal para punir abusos em nada cerceará o exercício regular das atividades ministeriais ou judiciais, desde que não abusem e cumpram a lei, especialmente a Constituição da República”.
Radicalmente contra a anistia para os praticantes de Caixa 2 e defensor da operação Lava Jato – conforme entrevistas concedidas à imprensa nacional em várias ocasiões, o deputado federal Marcos Montes votou a favor da emenda. E diz que se surpreendeu com a reação de “lideranças importantes do Judiciário e do Ministério Público”. E questiona: “Em que isso irá prejudicar a imagem de juízes e promotores que agem com responsabilidade?” Numa democracia ninguém pode ser intocável – diz ele.

RESUMO DO PACOTE APROVADO 
PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS
(FONTE: FACEBOOK)

*********************


AGENDA UBERABA
DEZEMBRO 2016


Dia 4 – Domingo na Concha – Especial Dia Nacional do Samba: a nata do samba uberabense
Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 4 - Lab na Praça
Local: Praça Jorge Frange, a partir das 15h
Programação: Bandas DCV, Suffra Gettes, Project Black Pantera, Broken Jazz Society e Leo Freitas. Feirinha Lab com gastronomia, moda e cultura. Realização: Laboratório 96. Apoio: Fundação Cultural de Uberaba.

Dia 4 – Dança do Ventre – Cia de Dança Passos do Oriente.
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h30 - Entrada: 20,00 e 10,00.

Dia 5 - Vivência – um olhar bioenergético sobre o corpo do professor: cuidando de quem cuida do outro - 25 Anos da Fundação Gregório F. Baremblitt – CAPs Maria Boneca
Local: Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães – Setor infantil - 3º piso – das 19h às 20h30
Público: Professores das redes públicas e particulares
Responsável: Psicólogas Abadia Lucia e Raquel Bessa M.Andrade– CAPs Maria Boneca
Inscrição: Através do telefone: 3332-1900 – vagas limitadas

Dia 5 – Colação de Grau Curso Técnico em Instrumento dos alunos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h30

Dia 6 - Roda de conversa – os transtornos mentais na juventude 25 Anos da Fundação Gregório F. Baremblitt – CAPs Maria Boneca
Mediador: Dr. Jorge Bichuietti, presidente da Fundação Gregório F. Baremblitt
Horário: 9h às 10h
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães – Sala de multimeios - térreo
Público: Aberto à comunidade


Dia 6 - Colação de grau Escola Estadual Minas Gerais
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 6 – Lançamento de CD – Adriano Kikuchi
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h


Dia 7 - Oficina Esquizodrama – a juventude e as suas potencialidades - 25 Anos da Fundação Gregório F. Baremblitt – CAPs Maria Boneca
Local: Biblioteca Pública Bernardo Guimarães – Setor infantil - 3º piso, das 9h às 10h30
Público: jovens entre 14 e 18 anos
Responsável: psicólogas Camila Bahia e Raquel Bessa M. Andrade – CAPs Maria Bonita - Inscrição: Através do telefone 3332.1900 – vagas limitadas


Dia 7 - Projeto Banda Jovem Músico - SEMEC - Entrada Franca
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h – Entrada franca

Dia 7 - Concerto da Orquestra Municipal aos funcionários da Prefeitura
Local: Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, às 10h

Dia 7 - Reunião da Associação Brasileira de Alzheimer/Uberaba-MG
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães – sala de multimeios – térreo, às 19h30 - aberto à Comunidade. Organização: ABRAZ

Dia 7 - Oficina de Leitura – contos para encantar. Tema: Contação de história – uma descoberta!
Local: Biblioteca CEU das Artes, das 15h às 16h30
Público: Alunos do curso de Terapia Ocupacional da UFTM e comunidade do Residencial 2000.

Dia 7 - LeiturArte – oficina de artesanato a partir de histórias natalinas
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães – Setor infantil - 3º Piso, das 9h30 às 10h30 – aberto a comunidade

Dia 7 – TEU Gospel
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 20h

Dia 8 – TEU Jazz apresenta Elias Júnior Grupo
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 21h

Dia 8 – Formatura Colégio Primeiro Mundo
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h

Dia 8 - Colação de Grau Escola Estadual Horizonta Lemos
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada franca

Dia 8 - Palestra Vivência dos direitos humanos entre os moradores da residência terapêutica - 25 Anos da Fundação Gregório F. Baremblitt – CAPs Maria Boneca
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães – Sala de multimeios –térreo, das 9h às 10h30
Público: aberto à comunidade
Responsável: Enfermeira e Professora da Universidade de Uberaba, Marciana Fernandes.

Dia 9 – Caravana Circuito Brasil em Uberaba
Local: Praça do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, com atividades gratuitas.
11h – Oficina Musical no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia
16h – Abertura da mostra de pinturas de Antônio Garcia Bento
20h30 - show com o Sylvio Fraga Quinteto

Dia 9 – Feira de Gastronomia
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 9 - Colação de Grau Escola Estadual Boulanger Pucci
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h – Entrada franca

Dia 9 - Especial "TEU Canto"
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h
Coordenação dos Professores do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi Benedita Kátia, Thiago e William.

Dia 9 - Clube de Astronomia - Atividade de extensão da UFTM
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, sala de multimeios – Térreo, das 13h30 às 16h30 - aberto a comunidade.
Organização: FCU/Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais/Professor Marcos Dionízio da UFTM

Dia 9 – Inauguração das luzes do Natal no Parque
Local: Parque Fernando Costa – ABCZ, às 19h30

Dia 10 - Palestra Conhece-te a Ti Mesmo
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h30 - Entrada: 1 kg de Alimento não perecível

Dia 10 - Jardim de histórias - Tema: Brincar de dar presente
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, das 10h30 às 11h30

Dia 10 -  Lançamento do Livro PHRONUS, A canção da ruína dos mundos – Autor Lucas Nange
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, sala de multimeios – Térreo, das 14h às 16h. Aberto ao público

Dia 10 – Formatura Colégio Sapequinha Júnior
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h

Dia 11 - Coral Artístico Uberabense e Orquestra Municipal de Uberaba apresentam a Missa em Fá maior para coro, solistas e orquestra, do compositor Lobo de Mesquita
Regente do Coral Artístico: Olga Frange
Regente da Orquestra Municipal: Eliezer Thiago
Local: Catedral Metropolitana, após a missa das 19h

Dia 11 – Domingo na Concha – primeiro show com Brenda Lirian e Dário Borges; segundo show Especial Raul Seixas com Edson Santana
Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 11 - Encontro da Associação de Motociclistas e Motoclubes - AMMU
Local: Praça Jorge Frange, às 11h

Dia 11 – Espetáculo "12º Andar, Cobertura". Peça tragicômica com a CIA TONY ESTEVAN. Finalização de curso de teatro.
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h30

Dia 11 – Almoço Beneficente – Assistência de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem
Local: Chácara Villa Vitória – Informações: Thiago – 99995-2989

Dia 11 – Evento Gospel
Local: Av Central com rua 17, a partir das 16h

Dia 12 – Carreata de Natal da Coca Cola
Início às 18h, com encerramento especial na praça Rui Barbosa e entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel pelo prefeito Paulo Piau.

Dia 12 – Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
18h -  Carreata de Natal da Coca Cola: percurso nas avenidas e principais ruas de comércio de Uberaba, com encerramento especial na praça Rui Barbosa e entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel pelo prefeito Paulo Piau.
20h: Grupo Vocal Talentos e Dons – Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira - Regente: Dalma Martins. Diretora: Sandra Mara Soares
Academia Beth Dorça – Ballet Infantil “Chama Merry Christmas” – Coreografia de Jonatha Martins; Professora: Josana Borges; Direção: Michelle Dorça
Local: Escadaria da Catedral Metropolitana de Uberaba
20h30: Concerto da Orquestra Municipal e Convidados (Cantores Hélio Siqueira, Henrique Botelho, Thiago Neves, William Douglas, Marília Bartolomeu, Coral Cidade de Uberaba e Coral do Conservatório Renato Frateschi). Regente: Eliezer Thiago
Local: Coreto da Praça Rui Barbosa

Dia 12 - Formatura Escola Estadual Quintiliano Jardim
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 12 - Estudos EADE – Cristianismo e Espiritismo
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, sala de multimeios – Térreo, das 20h às 21h30 - aberto a comunidade

Dia 12 – Colação de Grau do 3º Ano Escola Neide Oliveira Gomes
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h

Dia 13 – Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
17h30: Bruno e Robson
20h: Coral Conventual dos Frades Dominicanos - Regente: Frei Franklin
20h30: Coral Canta Marista - Regente: Thiago Neves
21h: Orquestra e Coral do Conservatório Estadual Renato Frateschi - Regente do Coral: Benedita Kátia; Regente da Orquestra: Reginaldo Costa
Local: Praça Rui Barbosa

Dia 13 - Colação de Grau Escola estadual Professor Chaves
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 13 - LeituArte – Oficina de criação a partir de histórias natalinas
Local: Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães – setor 3º Piso, das 14h às 15h

Dia 13 - Ciranda de Natal
Local: Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques, das 8h às10h
Público:  Adolescentes do Projeto Espaço Aprender

Dia 13 - Solenidade de Formatura dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio EE Paulo José Derenusson
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h

Dia 14 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
17h30: Lions Big Band e cantores convidados - Regente: Willian Alberto de Souza
Local: coreto da Praça Rui Barbosa
20h: Coral Maracanã - Regente: Rosana Caetano; Pianista acompanhante: Cristina Arruda
20h30: Coral Cidade de Uberaba - Regente: Marly Gonçalves
Local: Escadaria da Catedral Metropolitana

Dia 14 - Inauguração do presépio da artista plástica Maria Helena Ciriani
Local: Galeria de Artes da sede da Fundação Cultural – Praça Rui Barbosa, às 20h – entrada gratuita

Dia 14 - Cantata de Natal Educandário Menino Jesus de Praga
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada franca.

Dia 14 - Ciranda de Natal
Local: Biblioteca CEU das Artes, das 14h às 15h30
Público: Alunos da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão e comunidade do Residencial 2000

Dia 14 – Colação de Grau Escola Novo Caminhar – “O Fantástico Mundo da Alfabetização”
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h
Apresentação teatral com linguagem infantil feita pelas crianças de 5 anos que relata a importância da literatura infantil na fase pré-escolar.

Dia 15 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
17h30: FAMAM - Fanfarra da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira - Regente: Fernando Alfeu Santana
18h: Orquestra de flauta Jaime Moisés – Lions Club - Regente: Willian Alberto de Souza
Local: Coreto da Praça Rui Barbosa
20h: Coral Artístico Uberabense - Regente: Olga Frange
Local: Escadaria da Catedral Metropolitana

Dia 15 - Formatura do Educandário Menino Jesus de Praga
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 15 - Ciranda de Natal
Local: Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques, das 14h às15h30
Público: Alunos da Escola Municipal Professora Geni Chaves e comunidade da Abadia

Dia 15 – Circuito Dandô
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 20h

Dia 16 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
17h30: Banda Axé Uai
Local: Coreto da Praça Rui Barbosa

Dia 16 – Feira de Gastronomia
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 16 - Recital Cantos de Natal com Willian Douglas
Local: Museu de Arte Sacra, às 19h30 – Entrada franca  A CONFIRMAR

Dia 16 - Ciranda de Natal
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Bernardes Neto, das 13h às 17h
Público: Toda a comunidade do Bairro Boa Vista – crianças, jovens e adultos que frequentam o CEMEA

Dia 16 - Colação de Grau Colégio Nossa Senhora das Graças
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 18h - Entrada Franca

Dia 16 - Colação de Grau Colégio Nossa Senhora das Graças
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h - Entrada Franca

Dia 16 – Apresentação Musical dos Alunos da Escola de Música “Sound”
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 18h

Dia 17 - Natal Pra Jesus
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 17 – Apresentação da Banda “Leslye de Paula e os Piratas”- Pop Rock e Soul Music
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h30

Dia 18 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal no 4º BPM
Local: Praça do Quartel, em frente ao 4º BPM, a partir das 18h
18h: Banda do 4º BPM – Regente: 2º Tenente Neoclides Santos
18h30: Coral Cidade de Uberaba – Regente: Marly Gonçalves
19h: Niltinho Paiva canta MPB

Dia 18 - Studio Andréa Gaya apresenta: Harlequinade
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h30 - Entrada: R$24,00 inteira e R$12,00 meia entrada

Dia 18 – Batalha do Calçadão
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 16h

Dia 19 – Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato
17h30: Amigos cantam Rosas de Saron
20h: Banda Bquatro

Dia 19 - Formatura Escola Interativa
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h – entrada franca

Dia 19 - Apresentação Musical dos Alunos da Escola de Música “Music Tech”
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 19h

Dia 20 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato
17h30: Banda Marcial Municipal de Guará/SP – Show: Som do Coração - Regentes: Artur Nery e Everson Nolácio. Coreografia: Letícia Barbosa
Local: Praça Rui Barbosa

Dia 20 – Cantos e Encantos de Natal no TEU - “O Som do Coração”. Banda Marcial Municipal do Guará
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 20h - Entrada Franca

Dia 21 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato
18h - Orquestra de Viola “ Viola de Ouro” – coordenação José Nicodemos
20h – Grupo Samba é a nossa Cara
Local: Praça Rui Barbosa

Dia 21 - Colação de Grau Escola Estadual Professora Neide de Oliveira Gomes
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h - Entrada Franca

Dia 22 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
18h - Niltinho Paiva – Música Popular Brasileira
Local: Coreto da Praça Rui Barbosa

Dia 22 – Espetáculo Teatral “Um Ator” com Marcial Azevedo. CENSURA: 14 ANOS
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 20h – Entrada franca

Dia 23 - Fundação Cultural apresenta: Cantos e Encantos de Natal - Mostra de Corais e Feira de Artesanato na praça Rui Barbosa
18h: Banda do 4º BPM – Regente: 2º Tenente Neoclides Santos
Local: Praça Rui Barbosa
20h: Charles Jr e Banda

Dia 23 – Sarau de Natal
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 20h
Coordenação de Cacá Sankari e Milo Sabino. Traga seus poemas, músicas, desenhos ou interprete nossos poetas.

Dia 23 - TEU Jazz apresenta Carlos Valeriano Solo
Show com a releituras de standards do jazz e música instrumental brasileira.
Local: Teatro Experimental de Uberaba, às 21h

Dia 23 – Feira de Gastronomia
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 30 – Feira de Gastronomia ?
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

OFICINAS CIRCO DO POVO

Às segundas e quartas-feiras
Capoeira das 17h às 19h
Tecido das 17h às 19h
Dança das 18h30 às 20h30

Às terças e quintas-feiras
Oficina de Artes Circenses

OFICINAS DA ESCOLA DE CULTURA E ARTE DE UBERABA/ORQUESTRA JOVEM
LOCAL: SEDE ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
AULAS ATÉ 16 DE DEZEMBRO

Às segundas-feiras
Teoria e Percepção Musical, das 08h às 11h e das 14h às 18h
Aulas de Violino e Viola, das 14h às 18h
Música de Câmara, das 14h às 18h

Às terças-feiras
Teoria e Percepção Musical e aulas de Violino, Viola e Violoncelo, das 18h às 21h

Às quartas-feiras
Aulas de Violino e Viola, Contrabaixo Acústico e Música de Câmara, das 8h às 11h
Aulas de Violino, Viola, das 14h às 18h
Aulas de Violino, Viola, Violoncelo e Percussão Sinfônica, das 18h às 21h

Às quintas-feiras
Aulas de Percussão Sinfônica, das 8h às 11h

Às sextas-feiras
Aulas de Violoncelo, das 8h às 12h
Aulas de Violino e Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico e Música de Câmara, das 14h às 18h
Ensaio Orquestra Jovem da Fundação Cultural de Uberaba, das 18h às 19h30
Ensaio Orquestra Municipal de Uberaba, das 18h às 22h

OFICINAS DA ORQUESTRA JOVEM NO CEU DAS ARTES/ ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ESTHER LIMÍRIO BRIGAGÃO

Às terças-feiras
Aulas de Violino, Violoncelo e Música de Câmara, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Às quartas-feiras
Aulas de Violino, Violoncelo e Música de Câmara, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Canto Coral – na Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, das 13h às 17h

Aos sábados
Ensaio Orquestra Jovem do CEU das Artes, das 8h às 11h30

Coral Cidade de Uberaba
Ensaio às sextas de 18h às 21h e aos sábados das 15h às 20h
Ensaio geral aos sábados das 17h às 19h
Local: Teatro Experimental de Uberaba

Orquestra Viola de Ouro
De segunda a quintas – Aulas da Orquestra de Viola
Local: Fundação Cultural/Palacete dos Borges, das 19h às 21h

Às terças – Aulas da Orquestra Viola de Ouro
Local: Bairro rural da Capelinha, das 7h às 16h


Endereços da Cultura em Uberaba

Fundação Cultural/ Casa da Cultura/ Sempac – Praça Rui Barbosa, 356 - Centro – (34) 3331-9200/3331-9210

Fundação Cultural – Administrativo – Rua Tristão de Castro, 64 – Centro – (34) 3331-9200/3331-9210

CEU das Artes – Rua Lourival Pedro Couto – Residencial 2000

Circo do Povo – Esquina das ruas Isoleta Maria Adão com Itamaracá, Jardim Copacabana – (34) 3316-0069

Memorial Chico Xavier
Administrado pela Fundação Cultural
Horário de Visitação: De terça a domingo, das 13h às 18h - Av. João XXIII, 2.011 – Parque das Américas

Museu de Arte Decorativa (Mada)
Administrado pela Fundação Cultural
Horário de Visitação: Terça a sexta das 12h às 17h30 e sábado das 8h às 11h30 – Rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30 (34) 3338-9409

Museu de Arte Sacra (MAS)
Administrado pela Fundação Cultural
Horário de visitação: Terça a sexta das 12h às 17h30 e sábado das 8h às 11h30 – MAS/Igreja Santa Rita – Praça Manoel Terra – (34) 3316-9886

Teatro Experimental de Uberaba – Rua Padre Zeferino, 998 – Fabrício – (34) 3312-5906

Teatro Municipal Vera Cruz – Rua São Benedito, 290 – (34) 3317-1476

Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” – Rua Alaor Prata, 317 – Centro – (34) 3332-1900 – Aberta de 7h15 às 21h45 de 2ª a 6ª e aos sábados da 7h15 às 16h45

Biblioteca Pública Municipal CEU das Artes – Rua Lourival Pedro Couto, 80 – Praça CEU das Artes – Residencial 2000 – Aberta das 13h às 17h – de 2ª a 6ª

Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques – Cemea Abadia – Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 3.317 – Sala 1 – Vila São Vicente – Aberta das 7h15 às 17h, de 2ª a 6ª

Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Bernardes Neto – Cemea Boa Vista – Av. São Paulo nº 1.101 – Amoroso Costa – Aberta de 7h15 às 17h, de 2ª a 6ª


Acesse o site da Fundação Cultural
www.culturauberaba.com.br

Acesse o site da Fundação Cultural no portal da Prefeitura de Uberaba
www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,415

Curta a fanpage da Fundação Cultural no Facebook
https://www.facebook.com/culturauberaba

*******************


A QUANTAS ANDAM OS PARTIDOS POLÍTICOS EM UBERABA
(Ordem: Ranking de filiações)

_Partidos: 33
_Partidos sem comando: 3
_Partidos com comando: 30
_ Partidos com comando/diretório (eleito pelos filiados): 8
_Partidos com comando/comissão executiva provisória (designada pelo comando estadual): 22

Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Sigla: PMDB
Filiados: 6.216
Tipo: Diretório
Vigência: 16/08/2017
Presidente: Fernando Carlos Hueb de Menezes

Democratas
Sigla: DEM
Filiados: 4.585
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Luiz Guaritá Neto

Partido Progressista
Sigla: PP
Filiados: 2.238
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Angela Mairink de Souza Pereira

Partido Socialista Brasileiro
Sigla: PSB
Filiados: 1.851
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 30/4/2017
Presidente: Irizon Amaral de Arantes


*Partido Democrático Trabalhista
Sigla: PDT
Filiações: 1.849
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 2/10/2016

Partido dos Trabalhadores
Sigla: PT
Filiados: 1.788
Tipo: Diretório
Vigência: 20/2/2018
Presidente: Josimar José Rocha

Partido da República
Sigla: PR
Filiados: 1.702
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Mário Vilmair Silvestre Pereira



Partido Trabalhista Brasileiro
Sigla: PTB
Filiados: 1.386
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 16/1/2017
Presidente: Hermany Andrade Júnior

Partido da Social Democracia Brasileira
Sigla: PSDB
Filiados: 1.044
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 17/5/2017
Presidente: Karim Abud Mauad

Partido Social Democrático
Sigla: PSD
Filiados: 970
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Marcos Montes Cordeiro

Partido Republicano Brasileiro
Sigla: PRB
Filiados: 638
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 7/5/2017
Presidente: Vanessa Saud Borges

Partido Republicano Progressista
Sigla: PRP
Filiados: 609
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência encerrada: 31/12/2016
Presidente: Luís Renato de Oliveira Gomes

Partido Trabalhista Cristão
Sigla: PTC
Filiados: 563
Tipo: Diretório
Vigência: 4/8/2019
Presidente: Werner do Nascimento

Partido Social Democrata Cristão
Sigla: PSDC
Filiados: 538
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Marcos Acácio Morais de Oliveira

Partido Social Cristão
Sigla: PSC
Filiados: 515
Tipo: Diretório
Vigência: 31/12/2018
Presidente: Eugênio Alves Fernandes


*Partido Verde
Sigla: PV
Filiados: 460
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 7/11/2016

Partido Popular Socialista
Sigla: PPS
Filiados: 352
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 8/1/2017
Presidente: Alaor Carlos de Oliveira Júnior


Partido Social Liberal
Sigla: PSL
Filiados: 350
Tipo: Diretório
Vigência: 1º/3/2017
Presidente: José Luiz Alves
Obs.: Possui uma série de falhas, inclusive a presença do padre José Lourenço da Silva Júnior – o padre Júnior, na função “inexistente” de líder da bancada. O partido não tem bancada, e o religioso não ocupa cargo eletivo.

Partido Humanista da Solidariedade
Sigla: PHS
Filiados: 313
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Rafael Mendes


Partido Comunista do Brasil
Sigla: PCdoB
Filiados: 299
Tipo: Diretório
Vigência: 15/11/2017
Presidente: Sumayra de Oliveira Silva

Partido da Mobilização Nacional
Sigla: PMN
Filiados: 234
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Nelson César Freire

Partido Trabalhista Nacional
Sigla: PTN
Filiações: 175
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 15/12/2016
Presidente: Paulo César Garcia de Souza

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB de Uberaba
Filiados: 162
Tipo: Diretório
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Jorge Luiz da Silva

Partido Trabalhista do Brasil
Sigla: PTdoB
Filiados: 148
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Edson Alves Fernandes

Partido Pátria Livre
Sigla: PPL
Filiados: 133
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 28/12/2016
Presidente: Rick Alves Silva

Partido Republicano da Ordem Social
Sigla: PROS
Filiados: 117
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 1º/3/2017
Presidente: Juarez Delfino da Silveira

Solidariedade
Sigla: SD
Filiados: 91
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2016
Presidente: Fernando César Marra e Silva

Partido Ecológico Nacional
Sigla: PEN
Filiados: 40
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 19/7/2017
Presidente: Alexandre Carlos Santos de Pádua


Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Sigla: PSTU
Filiados: 23
Tipo: Diretório
Vigência: 15/4/2018
Presidente: Adriano Espíndola Cavalheiro

Partido Socialismo e Liberdade
Sigla: PSOL
Filiados: 21
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 15/6/2017
Presidente: José Eustáquio dos Reis

*Partido Comunista Brasileiro
Sigla: PCB
Filiados: 12
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 1º/6/2013

Rede Sustentabilidade
Sigla: Rede
Filiados: 10
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/3/2017
1º Presidente/Porta-voz masculino: Herval Kobayashi Ferreira Neto
2ª Presidente/Porta-voz feminina: Elaine Mara Alves Cardoso

Partido da Mulher Brasileira
Sigla: PMB
Filiados: (Não consta)
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 15/4/2017
Presidente: Mara Regina Gonçalves

******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário