13 de dezembro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Área verde tem 5 mil m2  com mais de 100 indivíduos arbóreos: Paineiras, Ipê Roxo, Acerolas, Guarirobas, Pitangueiras, Jambos amarelo, Canelas, Flamboyants, Mangabas, Figueiras, Cajueiros, Guapuruvus, Limões China, Mangueiras, Abacateiros, Jatobás do Campo, Ipês Amarelo do Cerrado, Figueiras Benjamins, Jenipapeiros, Pau-bosta, Mamica de cadela, Ipês Mirins, Palmeiras Imperiais, Palmeiras rabo de peixe, Camboatã branco, Amoreiras, Abiu, Guamirim, Nespereiras, Lichias, Eucaliptos limão, Eucaliptos comuns, entre outros. (Foto: Google)
----------------------------

Quem diria!
BLOG DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE APLAUDE AÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA
Prefeitura de Uberaba ganha destaque no blog Voz do Cerrado – editado pelo ambientalista Carlos Perez, por causa de uma decisão considerada politicamente correta. Vigilante e extremamente crítico em relação a toda e qualquer ação que agrida o meio ambiente, o blog traz na manchete principal: “PMU rejeita corte e preserva 5 mil m2 da Mata Eva Reis no entorno do MADA - Museu de Arte Decorativa”.
Decisão foi tomada em processo que pede autorização do governo municipal para o corte de árvores “em propriedade localizada na avenida Doutor José Maria dos Reis, nº 701, bairro Alto Boa Vista, para efeito de futura edificação”.
Após uma série de análises técnicas, inclusive da Fundação Cultural de Uberaba – informando que a área é tombada pelo patrimônio público, a Procuradoria-Geral opinou pela rejeição do pedido, no que foi ratificado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB).
Nem mesmo as alegações do representante da família proprietária da área, de que a mata seria preservada, convenceu a administração municipal de Uberaba.

SALÃO DO JÚRI DO FÓRUM MELO VIANA FOI PEQUENO PRA TANTA GENTE PRESTIGIANDO
A DIPLOMAÇÃO DOS REELEITOS E ELEITOS DA COMARCA DE UBERABA.
 E NA FALTA DE ASSENTOS, HOUVE QUEM DESSE O FAMOSO JEITINHO: 

ATRAVESSAR UMA POLTRONA DE UM LADO AO OUTRO - PARA SOCORRER A 
VEREADORA REELEITA DENISE MAX, CONFORME FLAGRANTES DE ENERSON CLEITO

---------------------
Sine qua non
DIPLOMADOS TÊM PRAZOS PARA APRESENTAR DOCUMENTOS
Suplentes ainda precisam providenciar diplomas. Sem diplomação não tem posse, caso alguém venha a ser chamado para substituir algum titular
Vereadores reeleitos e eleitos em outubro e diplomados pela Justiça Eleitoral dia 12/12/2016 têm até dia 19/12, segunda-feira, para entregar os diplomas no Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Uberaba. Prazo se refere ao 5º dia útil após a diplomação.
Por sua vez, o prefeito e o vice-prefeito vão entregar seus diplomas, junto com suas declarações de bens, na solenidade de posse – marcada para dia 1º de janeiro de 2017, às 16h, no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ.
Lembrando que só toma posse quem for devidamente diplomado, os suplentes das eleições de 2016 devem pegar seus respectivos diplomas, a partir do dia 19/12/2016, no cartório eleitoral.
Na solenidade de 12/12 foram diplomados 60 políticos - prefeitos e vices e vereadores reeleitos e/ou eleitos das cinco cidades da comarca de Uberaba: Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo. Evento foi comandado pelos juízes Habib Fellipe Jabour (diretor do Foro Eleitoral e titular da 276ª Zona), Fausto Bawden (277ª Zona Eleitoral) e Andreísa de Alvarenga (326ª Zona Eleitoral).



CLUBE DO BOLINHA --- DIPLOMADOS DE UBERABA: PREFEITO REELEITO PAULO PIAU,
VICE ELEITO JOÃO RIPPOSATI  E 13 VEREADORES. APESAR DA ESPERA DO FOTÓGRAFO
NETO TALMELI, A REELEITA DENISE MAX  NÃO APARECEU PRA POSE
CINCO PREFEITOS...CINCO PARTIDOS
Resultado das eleições majoritárias na comarca de Uberaba abrange sete partidos diferentes. São cinco legendas para cinco prefeitos: PMDB, PSD, PV, PMN e PR.
No que se refere aos vices, um deles é do PRB. Os outros quatro vices estão distribuídos entre PSDB (2), PSD e PR (um cada).
Foram diplomados de Uberaba – o prefeito Paulo Piau (PMDB) e vice João Gilberto Ripposati (PSD); Delta - o prefeito Marcos Roberto Estevam (PMN), e vice Joaquim Lopes de Souza (PSDB); de Campo Florido – prefeito Ronaldo Castro Bernardes (PR), e vice Otaliba Signato de Melo Neto (PSDB); de Veríssimo – prefeito Luiz Carlos da Silva (PV), e vice Marco Aurélio dos Santos Hortêncio (PR); de Água Comprida – prefeito Gustavo de Almeida Gonçalves (PSD), e vice Anderson Luiz Braga (PRB).



Teto de gastos
PREFEITO REASSUME O CARGO EM 2017 COM ORÇAMENTO ADEQUADO À PEC 55
Câmara de Vereadores aprovou orçamento de Uberaba poucas horas antes de o Senado concluir a votação da emenda
Prefeito Paulo Piau toma posse para um segundo mandato (2017/2020) com uma previsão orçamentária de R$ 1,2 bilhão, já devidamente aprovada pela atual legislatura da Câmara de Vereadores. Apesar da votação em segundo e último turno ter acontecido antes da aprovação final da Proposta de Emenda Constitucional 55, no Senado, a peça orçamentária de Uberaba foi elaborada de acordo com a PEC – segundo informações da assessora de orçamento da Prefeitura, Luciana Campos.
Câmara de Uberaba aprovou o orçamento dia 12/12, e no dia seguinte o Senado Federal concluiu a votação (em segundo e último turno) da PEC que cria teto para gastos do dinheiro público.
------------------

ALEXANDRE PIRES
Cidadania, democracia e ética 
CURSOS DE FORMAÇÃO DE GOVERNANTES SERÃO REATIVADOS EM UBERABA
Escola de Governo existe em vários centros do país e suas unidades são tocadas geralmente por grupos defensores de direitos coletivos
Sucesso de público, de palestrantes e de crítica na década de 1990, vem aí, de volta, a Escola de Governo do Triângulo Mineiro – criada por um grupo de professores universitários e profissionais liberais em 1996, com o principal objetivo de oferecer cursos de Formação de Governantes para pessoas da comunidade.
“A crise ética que tem assombrado o Brasil pede uma reação urgente no sentido de se divulgar e incentivar as boas práticas na política” – diz o advogado Alexandre Pires, um dos principais articuladores do movimento na década de 1990 e que agora atua para reativar a escola. Isso significa a reativação da Associação Triangulina de Formação de Governantes, mantenedora da Escola de Governo.
Na edição anterior, a escola tinha o apoio cultural da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Uberaba.
Sem cor partidária, a Escola de Governo destinava-se à formação política de governantes (membros dos Poderes Executivo e Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público), bem como, de agentes políticos de fora do governo (meios de comunicação de massa, sindicatos, associações empresariais, ONGs).
“Proposta é de que a escola seja reativada com base nos mesmos princípios, tendo a ética como palavra de ordem” – destaca Alexandre Pires.
-------------------

JOSÉ CARLOS FERNANDES

Xô, corrupção!
GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA PROMOVE PALESTRA SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO
Palestrante é o novo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais
Servidores de todos os escalões da Prefeitura de Uberaba vão acompanhar palestra sobre o combate à corrupção. Evento acontece dia 20/12, às 8h30, no anfiteatro do Centro Administrativo (avenida Dom Luiz Maria Santana, 141/Santa Marta), e terá de palestrante o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior – recém-nomeado  coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/CAOPP.
O promotor atende a convite do prefeito Paulo Piau e do controlador-geral do município, Carlos Bracarense, e vai abordar o tema “Vale a Pena Não Pagar Propina/Ser Honesto é Um Bom Negócio” - projeto lançado pelo Ministério Público de Uberaba.
Controladoria-Geral do Município foi aprimorada pelo governo Paulo Piau e tem hoje, em seu organograma, departamentos de Ouvidoria e Transparência Governamental e de Prevenção e Combate à Corrupção, entre outros.
PALESTRANTE
José Carlos Fernandes já fez palestra sobre o assunto, inclusive, para empresários em Belo Horizonte, a convite do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Minas Gerais.
O palestrante do dia 20/12, na Prefeitura de Uberaba, comandou a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e de Fundações de Uberaba e a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro; integrou o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Minas Gerais (recebendo, inclusive, moção de aplausos da “chefia” em sua folha funcional), e coordenou o recém-criado Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Uberaba), além de ter sido o primeiro promotor do interior do estado a assumir a Secretaria-Geral da Procuradoria-Geral de Minas.
-----------------

A LISTA
Em entrevista à imprensa, o prefeito reeleito e agora diplomado Paulo Piau revelou que pretende divulgar a lista de seu novo secretariado de uma única vez no final de dezembro.
DESTAQUE
Presidente do PMDB de Uberaba (legenda de Paulo Piau), professor e chefe de Gabinete Fernando Hueb admite que já está conversando com o prefeito sobre a participação peemedebista no governo. E não tem dúvida de que o partido terá lugar de destaque.
SILÊNCIO
Por sua vez, o presidente do PSD de Uberaba, deputado federal Marcos Montes, corre do assunto mais do que o diabo corre da cruz. Aliado preferencial, com a indicação do vice – João Ripposati, o PSD deve integrar o governo.
ADEFU 
edição dos Jogos Paralímpicos Universitários no Brasil, promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, teve a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) no pódio... em dose dupla e com recorde.
NOVA GERAÇÃO
A única representante da Adefu na competição, a jovem Larissa Galan (na foto, à direita), 21 anos, aluna do 2º período de Psicologia na Uniube Universidade de Uberaba, conquistou duas medalhes de ouro: no arremesso de peso F42, com 5,24m, e no lançamento de dardo F42, com 14,68m, e neste último caso ainda foi recordista da modalidade em nível nacional.
-----------------

MARCOS MONTES RECEBE CUMPRIMENTOS DOS COMPANHEIROS DE BANCADA
APÓS A VOTAÇÃO QUE O ELEGEU LÍDER (FOTO: CLÁUDIO BASÍLIO DE ARAÚJO)
Liderança 
BANCADA DO PSD CONFIRMA MARCOS MONTES DE LÍDER NA CÂMARA
Nome do deputado já tinha sido aprovado por aclamação em reunião informal e foi ratificado no voto
Deputado federal Marcos Montes – atualmente vice-líder na Câmara, foi confirmado, no voto, para liderar a bancada do Partido Social Democrático (PSD) em 2017. Aclamado em reunião informal na semana anterior, o nome do parlamentar foi sacramentado na noite de 06/12, durante votação realizada na sede da Liderança. Marcos Montes vai substituir o atual líder, Rogério Rosso (DF).
“É com muito orgulho e alegria que assumo este desafio, que será exercido em parceria com os companheiros de bancada”, diz Marcos Montes.
A bancada do PSD na Câmara é composta por 37 deputados federais e integra a base aliada do presidente Michel Temer (PMDB).
“O PSD ainda é jovem, mas já tem muito o que comemorar”, reflete o líder eleito, se referindo, entre outros motivos, ao fato de a legenda ter saído das eleições municipais de 2016 como a terceira maior força polícia em número de prefeitos eleitos e reeleitos para o mandato 2017/2020.
Foram 541 prefeitos eleitos e 4.638 vereadores, atrás apenas do PMDB e do PSDB.
Marcos Montes é fundador e presidente do PSD de Uberaba e coordenador da legenda no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde emplacou os vices eleitos (em primeiro turno) nas duas maiores cidades da mesorregião – Uberaba (João Ripposati, na chapa liderada pelo prefeito reeleito Paulo Piau, do PMDB) e Uberlândia (Paulo Sérgio, na chapa liderada pelo prefeito eleito Odelmo Leão, do PP).

MARCOS MONTES: CANDIDATURA DEPENDE DO PSD
SUCESSÃO NA CÂMARA
FPA reafirma candidatura de Marcos Montes a presidente da Câmara, mas deputado diz que depende do PSD
Em reunião neste dia 13/12, terça-feira, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) confirmou decisão tomada no encontro do dia 06/12 de trabalhar o nome de seu presidente, o deputado federal Marcos Montes, para comandar a Câmara no biênio 2017/2018.
“A FPA quer ser representada na disputa e fico feliz de ter meu nome escolhido, mas minha candidatura depende do meu partido, o PSD” – explica Marcos Montes, atual vice-líder da bancada do partido na Câmara e recém-eleito líder para 2017.
Ele lembra que o PSD lançou a candidatura do atual líder, Rogério Rosso (DF) a presidente da Câmara, e destaca que, se a candidatura de Rosso se viabilizar, a FPA terá que buscar outra alternativa.
Marcos Montes observa que a Frente Parlamentar da Agropecuária se propôs a ter um candidato, o que – segundo ele, é um direito do colegiado. Entretanto, ele reflete que, em caso de sua candidatura não se viabilizar, existem outros nomes a serem avaliados.
“Eu não vou colocar uma candidatura sem o apoio partidário” – reafirma.
De acordo com o presidente da FPA, a atual conjuntura política do Brasil exige, mais do que nunca, decisões respaldadas na experiência, na história, mas principalmente na serenidade.

NILSON LEITÃO E TEREZA CRISTINA
SUCESSÃO NA FPA 
Colegiado elege os 2 futuros presidentes 
Além de confirmar candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados – reforçando a escolha do nome do seu presidente, o deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) para a disputa, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elegeu neste dia 13/12, terça-feira, os próximos presidentes do colegiado para o biênio 2017/2018.
O atual vice-presidente da FPA, deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), assume o cargo em fevereiro, e fica um ano, quando então passará o comando para a deputada federal Tereza Cristina (PSB/MS), que inicialmente será a vice-presidente.
Marcos Montes não poupou elogios aos dois futuros presidentes, ressaltando que eles, com certeza, darão continuidade às lutas da agropecuária brasileira – segmento, que segundo ele, tem segurado as pontas da economia do país, apesar dos problemas que enfrenta.
-------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário