21 de dezembro de 2016

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ESFORÇO DE GUERRA
Tempo máximo: 6 horas

ÓRGÃOS SÃO COLETADOS E TRANSPORTADOS COM APOIO DO CORPO DE BOMBEIROS
ATÉ O AEROPORTO DE UBERABA, ONDE AGUARDAVA UM AVIÃO DO GOVERNO DO ESTADO  (FLAGRANTES: ELIOENAI AMUY/DIVULGAÇÃO/UFTM)
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PROVOCA MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E TÉCNICOS EM UBERABA
Objetivo era fazer com que os órgãos doados pela família de um jovem acidentado chegassem aos destinos em tempo hábil
Agilidade e precisão da equipe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM), o apoio do Corpo de Bombeiros – abrindo caminho até o aeroporto de Uberaba, e uma aeronave enviada pelo governo de Minas Gerais foram imprescindíveis para que duas córneas, dois rins, um fígado e um coração chegassem aos destinos em tempo hábil, na manhã de 20 de dezembro, terça-feira.
A doação foi autorizada por familiares de um paciente de 18 anos – natural de Frutal, MG, que teve morte encefálica ao sofrer um acidente de moto. As córneas e os rins foram enviados à Regional Uberlândia do MG Transplantes, a fim de serem destinados a pacientes do Triângulo Mineiro. O coração e o fígado, por sua vez, seguiram para o Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte.
Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIH-DOTT -, do HC/UFTM, lembrou que a celeridade no transporte é essencial para favorecer o procedimento. Segundo ele, deve-se observar um prazo de no máximo seis horas entre a captação e o procedimento.
Em fevereiro de 2016 o CIH-DOTT do HC/UFTM chamou a atenção por um outro feito: fez três transplantes renais no período de 80 horas, um fato inédito ao longo dos 30 anos de realização do procedimento.

13º SALÁRIO
Na conta dos servidores municipais

PREFEITURA DE UBERABA CONCLUI PAGAMENTO DO BENEFÍCIO
Prefeitura de Uberaba concluiu o pagamento do 13º salário para todos os servidores - numa primeira etapa pagando quem ganha até R$ 2,3 mil por mês (23/12), e o restante dia 27/12/2016.


NOVO GOVERNO
Vem aí a 2ª gestão
FOTO SAUDOSISTA - PAULO PIAU, A PRIMEIRA-DAMA
HELOÍSA PIAU E SEU PRIMEIRO SECRETARIADO. MUITAS MUDANÇAS
ACONTECERAM AO LONGO DA GESTÃO 2013/2016

SECRETARIADO DA 1ª GESTÃO DE PAULO PIAU JÁ ASSINOU PEDIDOS DE DEMISSÃO
As exonerações, com data de 31 de dezembro de 2016,  já estão prontas, portanto, para serem publicadas no jornal oficial
Já estão devidamente assinados para publicação no Porta-Voz – jornal oficial do município, os pedidos de demissão de toda a equipe de 1º escalão da gestão 2013/2016 do prefeito reeleito Paulo Piau (PMDB). Ao todo, são 18 pastas da administração direta e seis da administração indireta – algumas delas com comando acumulado, uma vez que, por causa da crise, o prefeito manteve estas pastas sem um titular.
Em meio a um grande sigilo da parte dele e muitas especulações nos meios jornalísticos e políticos, Paulo Piau articula a formatação da equipe de 1º escalão para a gestão 2017/2020 – um segundo mandato conquistado logo no primeiro turno. “Um novo governo possui novos atores, mas tenham a certeza de que Uberaba é muito grata a vocês” – disse o prefeito durante recente reunião com o atual secretariado.
Apesar das dificuldades naturais na formatação de uma equipe de governo, é certo que Paulo Piau está com o caminho mais tranquilo – ou menos complicado, para esta nova articulação. É que o caminhão das eleições de 2016 ficou infinitamente menos pesado que o de 2012...

ORGANIZAÇÃO DO 1º ESCALÃO
_Administração direta
1) Gabinete do Prefeito
2) Secretaria Municipal de Governo
3) Procuradoria-Geral do Município
4) Controladoria-Geral do Município
5) Secretaria Especial de Projetos e Parcerias
6) Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio
7) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
8) Secretaria Municipal de Meio Ambiente
9) Secretaria Municipal da Saúde
10) Secretaria Municipal de Educação
11) Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana
12) Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte
13) Secretaria Municipal de Administração
14) Secretaria Municipal de Finanças
15) Secretaria Municipal de Obras
16) Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
17) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
18) Secretaria Especial de Comunicação

_ Administração indireta 
1) Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel)
2) Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
3) Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti)
4) Fundação Cultural de Uberaba (FCU)
5) Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de Uberaba (Ipserv)
6) Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau)

Cargos de confiança
PREFEITO ANUNCIA MENOS COMISSIONADOS NA GESTÃO 2017/2020
Além da redução de gastos com cargos de confiança, Paulo Piau prevê economia com a convocação dos concursados. Recolhimento previdenciário, por exemplo, cai de 22% para 11%
Prefeito Paulo Piau anuncia redução de gastos com cargos em comissão (de confiança) para a próxima gestão (2017/2020), prevendo uma economia de 50% com servidores comissionados. “É uma meta ousada em função do trabalho necessário, mas para enfrentar esse momento de crise é fundamental o remédio amargo; não tem outro jeito” – disse ele em notícia divulgada pela assessoria de imprensa do governo.
Segundo o prefeito, ao longo da primeira gestão várias ações aconteceram – entre corte de cargos e cargos vagos, resultando numa economia de 30%.
 “Todos estão vendo as nossas dificuldades para pagar os médicos, para colocar as crianças na escola, para pagar as rescisões, pagar os servidores, entidades filantrópicas, ou seja, essas dificuldades ferem a quem precisa, mas ferem também o gestor” – desabafou Paulo Piau.
Por isso – segundo ele, “é fundamental começar um novo mandato com a realidade que está aí posta, um novo Brasil com a maior crise da sua história recente”.
O prefeito disse ainda, que o concurso público realizado pelo seu governo “está fazendo justiça no ingresso à prefeitura, mas, principalmente, para a economia, já que o servidor contratado custa mais em encargos aos cofres públicos”.
E arrematou: “Eu fiz um compromisso com o eleitor de conduzir a cidade com austeridade e respeito e não vou falhar com Uberaba”.
CONCURSO
Prefeitura acaba de chamar 416 classificados na área de educação e um médico ocupacional, somando assim, até agora, a convocação de 1.372 pessoas aprovadas no concurso público – 165 a mais do que o previsto no edital. Ao todo, o governo planejava preencher 1.207 vagas.
Com a substituição de contratados pelos concursados, a prefeitura economiza com a contribuição patronal, deixando de pagar 22% para o Instituto Nacional de Seguro Social/INSS, e passando a recolher 11% para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais/Ipserv – além de fortalecer o instituto municipal.

ESTRUTURAS DETALHADAS
Chefia de Gabinete do Prefeito
(Estrutura completa)
Assessoria Geral de Orçamento e Controle
Assessoria Estratégica de Assuntos Regionais
Superintendência de Políticas da Juventude
Diretoria de Ações e Eventos
Departamento de Planejamento, Produção e Execução de Eventos
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Seção de Recepção e Política de Atendimento
Seção de Protocolo e Arquivo de Documento
Diretoria de Articulações e Monitoramento
Representação Brasília
Representação Belo Horizonte
ÁREA DE COMPETÊNCIA DA CHEFIA DE GABINETE
Junta de Serviço Militar de Uberaba
Conselho de Desenvolvimento da Comunidade

Secretaria Municipal de Governo 
(Estrutura parcial)
Coordenadoria Central de Assuntos Legislativos
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Departamento do Diário Oficial
Seção de Documentação, Pesquisa e Arquivo

Procuradoria-Geral do Município 
(Estrutura parcial)
Departamento Consultivo-Administrativo
Seção de Planejamento, Gestão e Finanças
Departamento do Contencioso
Seção de Apoio Judicial
Departamento do Contencioso Fiscal
Seção de Cobrança Judicial.
   
Controladoria-Geral do Município
(Estrutura parcial)
Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental
Seção de Prevenção e Combate à corrupção
Departamento de Controle das Áreas de Gestão e de Finanças
Seção de Auditoria sobre Atividades de Gestão
Departamento de Modernização, Organização e Métodos
Departamento de Correição
Seção de Execução e Suporte Processual
Seção de Planejamento, Gestão e Finanças

Secretaria Especial de Comunicação
(Estrutura parcial)
Diretoria de Jornalismo
Seção de RTV
Seção de Mídia Digital
Diretoria de Marketing
Seção de Publicidade

Secretaria Especial de Projetos e Parcerias 
(Estrutura parcial)
Departamento de Projetos e Parcerias Público-Privadas
Departamento de Captação de Recursos
*Alguns objetivos
_Gestão junto aos ministérios e secretarias do Estado com o intuito de fomentar e pleitear recursos financeiros para o município
_ Identificar fontes de captação de recursos, preferencialmente, por meio de demandas apresentadas pelas diversas secretarias e órgãos do município
_Comunicar às secretarias e aos órgãos municipais sobre as emendas parlamentares destinadas ao município
_Assessorar o poder público municipal e a sociedade civil na elaboração de projetos, especialmente no que se refere à assessoria técnica e jurídica
_ Executar atividades operacionais e de coordenação de parcerias público-privadas
Superintendência de Projetos e Parcerias

Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio
(Estrutura parcial)
Departamento de Inspeção Municipal
Seção de Fiscalização
Departamento de Construção e Conservação das Vias Rurais
Seção de Terraplanagem e Pavimentação Rural
Departamento de Abastecimento
Seção do Mercado Municipal
Seção da Cearg
Seção de Feiras Livres
Seção de Gestão de Aquisição de Alimentos
Seção do Incra e ITR
Seção de Patrulha Mecanizada

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 
(Estrutura parcial)
Restaurante Popular e Cozinha Social
Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
Seção de Apoio ao Idoso
Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência
CRAS’s
Núcleo de Socialização Infanto Juvenil
Catru
Unidade de Atendimento ao Idoso
Banco de Alimentos
Departamento de Proteção Social Especial
Seção de Apoio às ONGs
CREA’s
Centro de Referência da Mulher
Casa de Proteção Infantojuvenil
Casa de Passagem
Centro POP
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Seção de Convênios e Projetos
Departamento de Vigilância Sócio Assistencial
Departamento de Gestão de Benefícios e de Transferência de Renda

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(Estrutura parcial)
Departamento de Controle Ambiental
Seção de Fiscalização
Departamento de Recursos Ambientais
Seção de Áreas Verdes e Arborização
Seção de Desenvolvimento Ambiental e Urbano
Departamento de Licenciamento Ambiental
Seção de Educação Ambiental

Secretaria Municipal da Saúde 
(Estrutura parcial)
Diretoria de Regulação e Auditoria
Seção de Supervisão Hospitalar e Ambulatorial
Seção de Controle de Contratos e Convênios com o SUS
Departamento de Auditoria do SUS
Seção de Processos e Arquivos
Departamento de Credenciamento e Processamento
Diretoria de Vigilância em Saúde
Seção de Controle de Serviços de Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Seção de Vigilância Alimentar e Nutricional
Seção de Coordenação do Programa DST/AIDS
Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias
Seção de Controle de Endemias
Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte
Seção de Controle de Zoonoses
Diretoria de Atenção à Saúde
Departamento de Atenção Básica
Unidades Básicas de Saúde
Departamento de Atenção Especializada
Seção de Cuidados Especiais da Criança, Adolescente e Idoso
Departamento de Assistência em Farmácia
Seção de Medicamentos
SAMU
Unidades de Pronto Atendimento
Departamento de Saúde Bucal
Seção de Ações em Saúde Bucal
Diretoria de Atenção Psicossocial
Departamento de Prevenção e Atenção aos Usuários de CRAC, Álcool e outras Drogas
Seção de Desenvolvimento de Projetos de Reintegração
Seção de Acompanhamento à Criança e ao Adolescente
Unidade de Saúde Mental
Seção de Suporte ao Sistema de Gestão Hardware e Redes
Departamento de Políticas e Apoio a Causa Animal

Secretaria Municipal de Educação
(Estrutura parcial)
Unidades Escolares
Diretoria de Apoio à Educação Básica
Departamento de Tecnologia e Informática Educacional
Departamento de Formação Profissional
Casa do Educador
Departamento de Educação Inclusiva
Seção de Atendimento de Distúrbios de Aprendizagem
CREI
Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais
Seção de Bibliotecas Escolares
Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais
CEMEA Boa Vista
CEMEA Abadia
Seção de Nutrição e Alimentação Escolar
Departamento de Transportes

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Planejamento Urbano
Departamento de Uso e Ocupação do Solo
Departamento de Plano Diretor
Departamento de Planejamento do Sistema viário
Departamento de Arquitetura e Estética Urbana
Departamento de Projetos
Departamento de Topografia
Seção de Desenhos, Memoriais e Cálculos
Departamento de Alvarás
Departamento de Aprovação de Projetos Arquitetônicos e de Parcelamento do Solo

Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Mobilidade Urbana
Departamento de Transporte Público
Seção de Operação do Transporte Coletivo, Terminais e Estações
Seção de Monitoramento
Seção de Ouvidoria do Usuário
Seção de Transportes Especializados
Departamento de Engenharia de Trânsito
Seção de Sinalização Semafórica
Seção de Sistema Viário e de Estacionamento Rotativo
Seção de Controle e Processamento de Infrações
Departamento de Posturas Municipais
Seção de Fiscalização
Departamento da Guarda Municipal
Seção de Fiscalização de Trânsito
Departamento de Coordenação e Suporte às JARIs
Seção de Instrução Processual
Corregedoria
Defesa Civil.

Àrea de competência da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte
Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Conselho Municipal de Segurança Pública
Juntas de recurso (JARI, JARP e JARIT)
 
Secretaria Municipal de Administração 
(Estrutura parcial)
Diretoria Central de Recursos Logísticos e Patrimônio
Departamento Central de Gestão Patrimonial
Seção de Patrimônio Mobiliário
Seção de Patrimônio Imobiliário
Departamento Central de Aquisições e suprimentos
Seção de Formalização de Processos de Compra
Seção de Licitações
Seção de Controle Operacional de Veículos
Diretoria Central de Recursos Humanos
Seção de Segurança e Medicina do Trabalho
Seção de Seleção e Capacitação Permanente
Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor
Departamento de Processamento da Folha de Pagamento
Seção de Pessoal, Orçamento e Finanças
Seção de Formalização de Pagamento
Departamento da Gestão de Documentos e Arquivo Administrativo

Secretaria Municipal de Finanças 
(Estrutura parcial)
Diretoria Contábil e Custos
Departamento de Contabilidade
Seção de Processamento de Empenhos e Liquidações
Seção de Prestação de Contas de Convênios
Departamento Financeiro
Seção de Contas a Pagar
Seção de Contas a Receber
Departamento de Cadastro Imobiliário
Departamento de Fiscalização
Departamento de Tributação e Arrecadação
Seção da Central Tributária
Seção da Dívida Ativa
Seção de Cobrança

Secretaria Municipal de Obras 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Obras e Fiscalização
Departamento de Obras Públicas Terceirizadas
Departamento de Fiscalização de Obras Privadas
Departamento de Execução Direta e Obras Públicas
Seção de Execução Direta de Edificações Públicas, Obras Viárias e Drenagem
Departamento de Iluminação Pública

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Serviços Urbanos
Departamento de Paisagismo
Seção de Praças, Jardins e Paisagismo
Seção de Arborização Urbana e Horto Florestal
Departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos
Seção de Coleta e Tratamento
Seção de Limpeza Urbana
Departamento de Reparos e Manutenção
Seção de Manutenção de Edificações Públicas
Seção de Manutenção de Vias Urbanas
Departamento de Cemitérios
Departamento de Gestão e Manutenção de Máquinas, Equipamentos e Veículos
Seção de Suporte Automotivo
Seção de Oficina

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo 
(Estrutura parcial)
Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos
Seção de Desenvolvimento do Turismo
Diretoria de Desenvolvimento Empresarial
Departamento de Trabalho, Emprego e Renda
Seção de Análise Técnica e Econômica
Departamento de Empreendedorismo
Seção de Desenvolvimento do Comércio
Seção de Desenvolvimento dos Serviços
Seção de Desenvolvimento da Indústria
Departamento de Micro e Pequenas Empresas
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Gerência do Parque Tecnológico

Área de competência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba

FICÇÃO
Quem vai conseguir aposentar em vida?

MANIFESTAÇÕES CONTRA A REFORMA (FOTO: GABRIELA ALMEIDA/G1)
OAB UBERABA LIDERA MANIFESTAÇÃO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Principais polêmicas estão na idade e período de contribuição
Convocada pela 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Uberaba,  manifestação pública contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência, atraiu representantes de vários segmentos da sociedade. Os manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Justiça Federal e caminharam até a sede do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS.
Segundo o presidente da OAB Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, o principal ponto de reclamação contra a PEC é em relação à idade mínima.
A massa dos trabalhadores será amplamente atacada e não estou me referindo apenas ao trabalhador de carteira assinada, me refiro também ao produtor rural, ao empresário que recolhe seu pró-labore e a todos que dependem de aposentadoria no futuro. Podemos dizer que, aos 65 anos, o trabalhador que contribuiu não vai conseguir aposentar pelo teto se não recolheu 49 anos de contribuição. Isso quer dizer que ele deve começar a contribuir com 16 anos”, afirmou o advogado.

QUASE UNÂNIME
Eleição da mesa diretora 

PRESIDENTE DO PMDB E BANCADA CONFIRMAM APOIO A LUIZ DUTRA
CANDIDATO A PRESIDENTE TEM 12 DOS 14 VOTOS DA CÂMARA DE UBERABA
Luiz Dutra conseguiu atrair, inclusive, um ex-candidato a presidente: Agnaldo Silva, do PSD, que ficou com o cargo de vice
Bancada do PMDB oficializa fechamento de questão com a eleição do companheiro Luiz Dutra para a presidência da mesa diretora da Câmara de Uberaba, somando assim, até o fechamento desta edição, 11 votos para a chapa que deve gerenciar o Legislativo no primeiro biênio da legislatura 2017/2020. Câmara de Uberaba tem 14 vereadores, e Dutra é o atual presidente.
Eleição acontece dia 1º de janeiro, na solenidade de posse dos eleitos e reeleitos em outubro de 2016, e a chapa liderada por Dutra é a única, até agora, inscrita para a disputa. Em reunião com o presidente do diretório municipal do PMDB, professor Fernando Hueb,  que teve a presença de Dutra, os eleitos Rubério Santos e Thiago Mariscal confirmaram o apoio.
Integram a chapa junto com Dutra, os novatos Agnaldo Silva (PSD), de vice-presidente; Alan Carlos (PEN), de 1º secretário; e Fernando Mendes (PTB), de 2º secretário.
Também chefe de Gabinete do prefeito reeleito Paulo Piau, o presidente peemedebista  ressalta que o assunto foi tratado na legenda de forma ética, sem qualquer interferência do Executivo. E aplaude a união demostrada pela bancada de vereadores do partido.
Dutra deu mais uma demonstração de que é um grande articulador, e mais do que isso, de que tem feito uma gestão de alta qualidade na Câmara”, diz ele.
Além dos peemedebistas, se posicionaram a favor da chapa: Samuel Pereira, Kaká Carneiro, Denise Max  e Almir Silva (atual vice-prefeito) - do PR, Ronaldo Amâncio (PTB) e Ismar Marão (PSD).

ALIADOS...ALIADOS...
Queixas à parte...
MICHEL TEMER E MARCOS MONTES EM VISITA DO PRESIDENTE À SEDE DA FRENTE
PARLAMENTAR MISTA DA AGROPECUÁRIA (FPA). FOI A PRIMEIRA VISITA DE UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA Á SEDE DO COLEGIADO MAIS ATUANTE DO CONGRESSO NACIONAL
MARCOS MONTES DEIXA VICE-LIDERANÇA DE MICHEL TEMER PARA ASSUMIR LIDERANÇA DO PSD
Presidente da FPA, deputado federal Marcos Montes, deixa claro que não está rompendo relações, mas lamenta que Temer esteja mantendo “assessores” acusados na Lava Jato
Recém-eleito líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara para 2017, o deputado federal Marcos Montes (MG) está deixando a vice-liderança do governo Michel Temer (PMDB) – cargo que exerce desde o dia 5 de agosto deste ano, conforme mensagem do presidente da República, publicada, naquela data, no Diário Oficial da União.
"Deixo claro que não existe rompimento com o governo Michel Temer. Estou saindo da vice-liderança do governo em razão de ter sido eleito para liderar a bancada do  PSD", explica Marcos Montes.
Segundo ele, apesar de a legenda pertencer à base política do presidente Temer e de apoiar as medidas de ajuste fiscal, a liderança da legenda – uma das mais importantes do país – exige tempo e disponibilidade.
Ele lembra que a função de líder de partido é parte essencial do processo legislativo, e acumula uma série de atribuições, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.
Sucesso - "Agradeço a confiança do presidente Michel Temer, e desejo todo sucesso para sua gestão. Afinal, o sucesso do governo será a indicação de que o Brasil está no rumo certo para sair da pior crise de sua história", destaca Marcos Montes.
"Eu aceitei o convite levando em conta uma série de fatores, que envolveram desde minha participação direta no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, até a confiança de que o novo governo poderia promover a retomada do desenvolvimento do Brasil", acrescenta.
Ética na política – Por outro lado, o deputado não esconde que gostaria de ver o presidente Temer “mais envolvido com o combate à corrupção”. Segundo ele, "apesar da confiança e do reconhecimento de que Temer possui força política no Congresso Nacional, não posso ignorar que o presidente está cercado de pessoas que não estão à altura deste momento em que o Brasil luta por ética na política”.
De acordo com Marcos Montes, “é claro que existe entre os denunciados, quem irá provar sua inocência nas acusações que pesam contra eles. É natural que isso aconteça".
Entretanto, o que não deixa dúvida para o parlamentar, "é que o presidente, ao manter no governo pessoas com denúncias fortes de corrupção e muito próximas a ele, está contribuindo com o enfraquecimento do próprio governo”.
Ressalta que pesquisas de opinião divulgadas nos últimos dias mostram queda na confiança e, não por mera coincidência, “isso acontece bem no auge das denúncias envolvendo pessoas sentadas ao lado ao presidente".
Vontade política - O atual vice-líder e futuro líder da bancada do PSD diz que é evidente a  vontade pessoal e política de Temer em recolocar o Brasil no rumo certo, seja com ajustes fiscais, seja com anúncios de pacotes econômicos.
"Mas nada será suficiente se não houver uma demonstração explícita de ruptura com a crise ética. Se não houver esta ruptura, a base no Congresso Nacional não terá outro caminho a não ser o de se afastar do governo", prevê.
"Sem a ruptura com a crise ética, o governo Michel Temer está se tornando motivo para as mais variadas reações radicais – muitas delas no sentido oposto à Constituição Federal. Espero, assim como todos os que ainda confiam no atual presidente, que ele entre de cabeça no combate à corrupção, não apenas com palavras, mas com exemplos" - torce o deputado.

COMBATE À CORRUPÇÃO
"Não existe corrompido sem corruptor"

JOSÉ CARLOS FERNANDES FAZ PALESTRA PARA UM PÚBLICO DIFERENCIADO
(FOTO: ENERSON CLEITON)
CHEFES DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO DE UBERABA ACOMPANHAM PALESTRA SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO
Público diferenciado acompanhou esta semana, em Uberaba, palestra sobre combate à corrupção, ministrada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/CAOPP, promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior.
Entre os presentes, o prefeito Paulo Piau, o diretor do Fórum Melo Viana, juiz Fabiano Rubinger, a colega promotora de Justiça Cláudia Marques (Saúde) - além de vários integrantes do 1º escalão do governo municipal, entre eles, o controlador-Geral do Município, Carlos Bracarense, que fez o convite ao palestrante.
"Não existe corrompido sem o corruptor" - ressalta José Carlos Fernandes, que tem atuado no sentido de divulgar o tema "Vale a Pena Não Pagar Propina". Segundo ele, objetivo principal da campanha do Ministério Público de Minas Gerais é de lembrar que a ética e a honestidade precisam prevalecer no trato das relações envolvendo setor público com setor privado.
Para termos um país honesto, cada um deve antes de tudo, ser honesto. A transformação da sociedade passa necessariamente pela transformação do indivíduo. A pessoa tem que primeiro adotar as medidas que ela quer que sejam objeto de transformação, para, aí sim, exigir de toda a coletividade" - destaca o coordenador do CAOPP/MG.
José Carlos Fernandes comandou a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e de Fundações de Uberaba e a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro; integrou o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Minas Gerais (recebendo, inclusive, moção de aplausos da “chefia” em sua folha funcional); coordenou o recém-criado Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Uberaba); se tornou o primeiro promotor do interior do estado a assumir a Secretaria-Geral da Procuradoria-Geral.
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