15 de janeiro de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


ARTE SOBRE A PUJANÇA DA AGROPECUÁRIA PUBLICADA EM ESPAÇOS DO PRESIDENTE DA
FPA, DEPUTADO MARCOS MONTES, E A REPRODUÇÃO DA LOGO DO ENREDO DA ESCOLA
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE, QUE TECE CRÍTICAS AOS TRABALHADORES DO CAMPO
ESCOLA DE SAMBA PROVOCA  AGROPECUARISTAS E DESENCADEIA PROTESTOS BRASIL AFORA 
Rebeliões e massacres em penitenciárias brasileiras, escorregadas linguísticas do presidente Michel Temer (PMDB), delações premiadas e indiciamentos da Lava Jato à parte ...não é que o samba-enredo da escola carioca Imperatriz Leopoldinense conseguiu ganhar destaque na imprensa nacional?!
Desde que o tema da escola para o carnaval 2017 veio a público, os carnavalescos não fazem outra coisa que não seja distribuir notas desmentindo que o samba-enredo seja uma crítica ao agronegócio.
Difícil convencer as lideranças agropecuaristas brasileiras.
Afinal, ao enaltecer os índios do Parque do Xingu a escola entendeu que precisava de um bode expiatório para os problemas indígenas.
Uma das alas da escola de samba se chamará "fazendeiros e seus agrotóxicos"; outra será "pragas e doenças"; tem a chamada “os olhos da cobiça”, e ainda a ala "a chegada dos invasores”.
Sem contar "o belo monstro"... Ele "sangra o coração do meu Brasil, o belo monstro rouba as terras dos seus filhos, devora as matas e seca os rios. Tanta riqueza que a cobiça destruiu".

SUGESTÕES PARA 2018
Entidades, blogs, apoiadores da agropecuária mostram que também são bons em sugestões de temas para enredo
 “O Brasil não é o país do carnaval...o Brasil é o país do agro, que gera renda, emprego, sustentabilidade social, econômica e ambiental”...
“Córrego carioca recebe esgoto na Sapucaí e não é tema de carnaval”...
“Por que a escola não faz samba-enredo sobre o crime no Rio de Janeiro?”...
“O Brasil é o país do samba sustentado pelo agro. Se fosse o contrário, seria o caos”...
“São falsos pregadores de moral que não cuidam de onde moram: o Rio de Janeiro”...

NOTAS OFICIAIS
E nunca antes nesse país se distribuiu tanta nota oficial... Seguem ALGUMAS notas de entidades que trataram de repudiar o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense
FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária
CONFAEAB - Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
SRU – Sindicato Rural de Uberaba (que ameaça ingressar na Justiça)
SRB - Sociedade Rural Brasileira (prepara campanha de contra-ataque)
CCAS - Conselho Científico para a Agricultura Sustentável
IHU - Instituto Humanista Unisinus
ACRISSUL - Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul
ORPLANA - Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-sul do Brasil
ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
ASSOCITRUS - Associação Brasileira de Citricultores
ANDAV - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários
AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia
FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso
ACRISMAT – Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso
AMPA – Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
APROSMAT – Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso
APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso
APROSOJA BRASIL – Associação dos Produtores de Soja do Brasil
ABCBS – Associação Brasileira dos Criadores de Bovino Senepol
FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de MS
IBRAFE – Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses
FAEG - Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás
ACCS - Associação Catarinense dos Criadores de Suínos
ABRASS - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja
AGROSEM - Associação Goiana dos Produtores de Sementes e Mudas
ABMRA - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio
ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal
ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil
CSMIA - Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas
APROSEM - Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do MATOPIBA
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

MARCOS MONTES
ESCOLA CAIU NO LUGAR COMUM DOS IDEÓLOGOS ULTRAPASSADOS, DIZ PRESIDENTE DA FPA
“A quem interessa a desmoralização do setor que produz alimentos e empregos, e tanto contribui com o desenvolvimento do país?!” – questiona Marcos Montes
“Qual não foi minha surpresa ao saber que uma das escolas de samba mais importantes do país está prestes a caminhar no sentido oposto de tudo o que o trabalhador do campo representa para o Brasil, abraçando uma ideologia ultrapassada, fora de moda, antagônica aos interesses da Nação”! – desabafou o deputado federal Marcos Montes, presidente da Frente Parlamentar da
Agropecuária/FPA, vice-líder (e eleito líder 2017) da bancada do PSD na Câmara.
Lembrou que, “na decisão de homenagear o Parque Nacional do Xingu – o que, diga-se de passagem, é um direito da escola -, a Imperatriz Leopoldinense resolveu cair no lugar comum dos ideólogos ultrapassados e criticar o homem e a mulher do campo”.
E continuou em artigo que rodou Brasil afora: “Pasmem! Resolveu, com seu samba-enredo, criticar quem produz alimentos, quem dá empregos, quem segura as pontas da balança comercial do país”...
Ao final do desabafo, o presidente da FPA refletiu: “Sabemos que a formatação do carnaval no Rio de Janeiro custa muito caro. Daí, é de se questionar quem e quais os motivos de alguém estar patrocinando uma escola de samba para que ela critique a agropecuária brasileira. A quem interessa esta tentativa de desmoralização do setor que tanto contribui com o desenvolvimento do país?!”

ESTADO DE ALERTA
Combate ao Aedes aegypti exige prioridade máxima de todos
Uberaba ainda não detectou casos de febre amarela oficialmente, mas tem sofrido com a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus
Não bastasse já provocar sofrimento e mortes com a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, eis que o Aedes aegypti voltou a fazer vítimas de febre amarela – neste último caso, por enquanto em Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde informa que as notificações de mortes de pessoas com suspeita de febre amarela subiram para quase 40 no estado. Já o número de casos suspeitos subiu para mais de 130.
Governador Fernando Pimentel (PT) decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias em 152 cidades de quatro Unidades Regionais de Saúde (Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Teófilo Otoni).
Em Uberaba, a infestação do Aedes aegypti permanece altíssima e exige a participação de todos para combater o mosquito. Das 14 regiões pesquisadas no LIRAa, apenas duas apresentaram índice inferior a 1%, o que é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. As outras 12 estão em situação de alerta.
Durante o levantamento verificou-se que o Aedes aegypti foi encontrado principalmente em calhas, lajes, ralos, sanitários em desuso, vasos de plantas e bebedouros de animais. Secretaria Municipal de Saúde anuncia que vai intensificar as ações de combate ao mosquito, mas é bom lembrar: todos são responsáveis.

TONY CARLOS
Retorno
UBERABA TERÁ REFORÇO NA “BANCADA” DA ASSEMBLEIA DE MINAS
Radialista, jornalista, ex-vereador de Uberaba e atual suplente de deputado estadual Tony Carlos (PMDB) reassume uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais logo no início de fevereiro. Vai ocupar a vaga deixada por Sávio Souza Cruz (PMDB), que foi convocado pelo governador Fernando Pimentel (PT) para comandar a Secretaria de Estado de Saúde.
Tony Carlos ocupou o cargo de deputado até o final do ano passado, quando Sávio Souza Cruz e outros colegas parlamentares que comandavam secretarias de Estado retornaram à Assembleia para reforçar o time de apoio a Pimentel no pedido de autorização do Superior Tribunal de Justiça/STJ para processar o governador.
Fernando Pimentel foi denunciado na Operação Acrônimo, da Polícia Federal, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais.
Uberaba voltará a contar com dois representantes na Assembleia: Tony Carlos e Antônio Lerin (PSB), ambos com domicílio eleitoral na cidade.

HERDEIRO
Sem esquecer os aniversários de Planura, São Francisco de Sales, Campo Florido, entre outros, além de “conversas produtivas” em Unaí, e presença nas posses dos prefeitos de Frutal, Comendador Gomes e Fronteira, o vereador recordista de votos em Uberaba para a legislatura 2017/2020 parece estar mesmo é preparando o terreno para 2018.
Saído da lanterninha nas eleições de 2012, Franco Cartafina (PHS), 31 anos, foi reeleito com a maior votação – 4.983 votos, batendo na tecla da juventude e tomando decisões independentes.
Com a corda toda, produziu um site novo (www.francocartafina.com.br), marcado pela criatividade, e, sem dúvida, muito atraente. Franco é herdeiro político dos avós Silvério Cartafina (ex-prefeito) e Teresinha Cartafina (ex-vereadora).

EX-KAKÁ SE LIGA

MEMÓRIA DE ELEFANTE
Por sua vez, o também reeleito Edcarlo (Kaká) Carneiro, do PR, 35 anos, pode até estar de olho em 2018 – mas, se se levar em conta sua primeira entrevista concedida a esta jornalista, o objetivo é 2021.
Pouco depois de ser eleito pela primeira vez, em outubro de 2012, Kaká revelou: “Vou me preparar para ser prefeito de Uberaba, provavelmente em 2021”.
E tudo indica que está mesmo ajeitando as coisas. Exemplo: acaba de extirpar dos seus releases o apelido Kaká Se Liga – forjado em programa de TV que o tornou conhecido. Agora é Kaká Carneiro.

SAMUEL PEREIRA, KAKÁ CARNEIRO E DENISE MAX
NAQUELA MESA
E falando no PR  do deputado federal Aelton Freitas – presidido em Uberaba por Mário Vilmair, a legenda distribuiu release anunciando que “a bancada de vereadores vai votar em conjunto ao longo da legislatura 2017/2020”. Vale lembrar que o PR fez a maior bancada da atual legislatura:  Almir Silva (ex-vice-prefeito), Denise Max, Kaká Carneiro e Samuel Pereira (reeleitos).
Obviamente a decisão sobre o "voto de bancada" foi enviada à imprensa devidamente ilustrada com uma foto oficial. Detalhe: sem Almir Silva.

CARLOS VALERA
SOB NOVA DIREÇÃO
Promotor de Justiça Carlos Valera (Meio Ambiente) assume a coordenação do Grupo de Combate ao Crime Organizado/Gaeco – implantado em Uberaba no ano passado. Nomeação assinada pelo procurador-Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, acaba de ser publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Minas Gerais.
Designação é retroativa a 9 de janeiro de 2017 e sem prejuízo de suas funções atuais.
Valera substitui o promotor José Carlos Fernandes Júnior, primeiro coordenador do Gaeco/Uberaba e recém-nomeado coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais/CAOPP.

RETRATOS I E II
Nove integrantes da equipe de 1º escalão do segundo mandato (2017/2020) do prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), fizeram pose pra foto oficial da equipe anunciada logo depois da posse no primeiro mandato (2013/2016).
São eles: Silvana Elias (Educação); Denis Silva (Comunicação); Carlos Bracarense (ex-Administração, agora Controladoria-Geral); Fernando Hueb (Chefia de Gabinete); José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico); Luiz Guaritá Neto (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau); Wellington Fontes (Finanças); Wellington Cardoso (ex-Governo, agora Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte); Antônio Sebastião de Oliveira (ex-Assessoria Institucional, agora Secretaria de Governo).

PAULO PIAU

PROMESSA
E falando no prefeito Paulo Piau, ele garantiu em entrevista à jornalista Gisele Barcelos, do Jornal da Manhã, que o hospital regional de Uberaba será aberto em 2017 – custe o que custar. Ou seja, ainda que o governo federal não cumpra o acordo de colaborar com o custeio (altíssimo, diga-se de passagem...).
E ele tem a justificativa na ponta da língua: prédio e equipamentos sem uso acabam ficando mais caros do que os investimentos para manter o hospital.
Vale lembrar que o local está pronto para funcionar, já com a garantia de parte dos custeios pelo governo de Minas Gerais e pelas prefeituras de cidades incluídas no atendimento. Falta o governo federal publicar o documento que confirma sua participação.


------------------------











Nenhum comentário:

Postar um comentário