29 de janeiro de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

SHOPPING CENTER UBERABA PÕE À PROVA A CORAGEM DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS
(FOTO: FRANCIS PRADO)
FÉRIAS RADICAIS
Crianças e adolescentes têm até dia 25 de fevereiro para uma tremenda curtição no Shopping Center Uberaba (avenida Santa Beatriz). Podem praticar play jump e arvorismo indoor - a mais recente modalidade de esporte de aventura no Brasil. Pessoal do shopping tranquiliza os pais, tios, primos, padrinhos e quem se disponha a dar este presente pra meninada: o jump é minuciosamente checado em manutenção periódicas por técnicos altamente qualificados, e os monitores são bem treinados e qualificados.



BOM EXEMPLO
Fotógrafa Marcela Pena abre exposição dia 1º de fevereiro, no Shopping Center Uberaba. Adoção: um Retrato de Amizade expõe imagens de animais abandonados, e estimula a adoção responsável. Boa pedida pra crianças, adolescentes e adultos.


PRAÇA UBERABA SHOPPING CENTER TAMBÉM INVESTE NA ADRENALINA DA CRIANÇADA
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
ADRENALINA
E tem curtição também no Praça Uberaba Shopping Center (avenida Leopoldino de Oliveira). Está aberta a pista infantil do Adrenalina Kart. Além dos adultos, o kartódromo também está recebendo crianças para as corridas. A pista infantil tem 300 metros lineares e conta com dez karts. Podem participar crianças com altura entre 1,24m a 1,40m. Assim como na pista principal, os competidores também recebem as orientações necessárias antes de entrar no kart, além dos equipamentos de segurança.
DE OLHO NO CÉU
Outra novidade no Praça Uberaba Shopping Center é o planetário digital que está movimentando o período de férias, oferecendo projeções de filmes científicos e lúdicos no formato fulldome, em 360º, proporcionando a sensação de estar olhando diretamente para o céu. As atrações visuais são variadas e atendem a diferentes públicos - crianças, jovens e adultos.  As escolas que organizarem grupos de alunos poderão agendar horários especiais com direito a descontos no valor do ingresso.


OFICINA DE CONTOS
RONALDO BRESSANE
E para os apaixonados por escrita e leitura vem aí o escritor, jornalista e editor Ronaldo Bressane. Com  apoio da Casa Paulo Lima, do grupo Cupim Literário, da Casa do Folclore e da Fundação Cultural de Uberaba, o escritor paulista vai coordenar a oficina Lab de Contos. O curso será realizado na Biblioteca Municipal de Uberaba (rua Alaor Prata), em cinco aulas, de três horas cada, entre os dias 30/01 e 03/02/2017, sempre no período noturno (18h30 às 21h30). Mais informações com a Juba Maria pelo telefone (34) 99665-7424.



CARREGADORES DE CAFÉ E MARIA BRASIL, DE EDUARDO LIMA
OBRAS DE ARTE
Ator, diretor teatral e artista plástico uberabense, Eduardo Lima terá obras de sua autoria na exposição de arte que comemora os 80 anos do Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo. Exposição acontece do dia 1º a 10/2/2017 na Assembleia Legislativa. As pinturas selecionadas para o evento rendem homenagem aos escravos africanos que participaram ativamente na formatação da cultura brasileira. Eduardo Lima já expôs obras na Galeria Antonio Berni/Rio de Janeiro; Museu Du Louvre/Carrousel Du Louvre/Paris, entre outros.

CENTRO CIRÚRGICO DO MPHU (FOTO: DIVULGAÇÃO)
HOSPITAIS DE UBERABA COMEMORAM TRANSPLANTES
A carência de doadores de órgãos é um grande obstáculo para os transplantes no Brasil. Mas, na mineira Uberaba o mês de janeiro foi recheado de emoções em hospitais das redes particular e pública

DOADORA SALVA A VIDA DO IRMÃO
Hospital Universitário da Universidade de Uberaba/MPHU realizou o primeiro transplante intervivos da instituição. A doadora foi Jane Mendes de Souza Assunção, de 38 anos, que autorizou a retirada do seu rim esquerdo, para seu irmão Josué Mendes de Souza, de 35 anos, que sofria de uma doença renal crônica em fase terminal. Única alternativa de tratamento nesse caso, o transplante oferece vantagens, pois como possibilidade terapêutica de escolha, é um procedimento que favorece a redução do tempo na fila de espera, aumentando a sobrevida do paciente, além de favorecer a qualidade de vida do mesmo e das relações familiares. Os irmãos já receberam alta.

CAPTAÇÃO DOS ÓRGÃOS
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
FAMÍLIA DE ACIDENTADO POSSIBILITA DOAÇÃO MÚLTIPLA
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/HCUFTM realizou, por sua vez, a primeira captação de múltiplos órgãos em 2017. O doador, de 52 anos, oriundo de Araxá/MG, teve morte encefálica confirmada em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico. A família autorizou a retirada, possibilitando a captação do fígado e dos dois rins. Na mesma data, o fígado seguiu em um avião do governo do estado de Minas Gerais para o Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, onde foi transplantado com sucesso. Por sua vez, os rins foram recebidos por dois pacientes renais crônicos que aguardavam na fila para recebimento de órgãos no próprio HC-UFTM. Neste caso, são acionados os pacientes geneticamente mais compatíveis com o doador. Todos que queiram ser doadores devem informar aos familiares esse desejo.

BAIRRISMO - MARCOS MONTES FEZ QUESTÃO DE ABRIR ENCONTRO COM RODRIGO MAIA
PARA A IMPRENSA DE UBERABA (FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
Unindo o útil ao agradável
LÍDER ELEITO DA BANCADA DO PSD PÕE SUA BASE POLÍTICA EM DESTAQUE 
Encontro com o presidente da Câmara e candidato à reeleição Rodrigo Maia foi acompanhado pela imprensa e lideranças de Uberaba
Presidente da Câmara dos Deputados e candidato à reeleição, Rodrigo Maia (DEM/RJ), desembarcou em Uberaba, MG, por volta de 17h30 do dia 24/01, terça-feira, e seguiu direto para o escritório regional do líder eleito da bancada do PSD, ex-prefeito da cidade, Marcos Montes, para receber a notícia que tanto esperava.
Foi informado oficialmente de que a bancada do Partido Social Democrático decidiu apoiar sua candidatura. E para não deixar qualquer dúvida, Marcos Montes entregou a ele uma nota oficial da bancada, que foi, ao mesmo tempo, distribuída para a imprensa – pessoalmente e/ou através de e-mails.
Questionado sobre o motivo de o encontro ter acontecido em Uberaba, o pessedista revelou que seu principal objetivo foi incluir a cidade – sua principal base política e onde tem domicílio eleitoral, no processo histórico de eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
Aproveito para agradecer a deferência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em se deslocar até Uberaba para se reunir comigo, pois com isso, ele me permitiu render homenagens a esta cidade tão importante pra mim e à imprensa que tanto a orgulha e a enobrece” – diz Marcos Montes em seu site oficial (deputadomarcosmontes.com.br).
Na coluna semanal “Palavra do Deputado”, ele acrescenta que tem o maior respeito pela imprensa brasileira e que a considero, de um modo geral, “o verdadeiro alicerce da nossa democracia”.
E explica que, com a reunião do dia 24 de janeiro, quis envolver a imprensa de Uberaba diretamente no processo de escolha da presidência da Câmara dos Deputados. “Independentemente do mérito da reunião, os veículos de comunicação e os jornalistas de Uberaba tiveram a oportunidade de participar deste momento da história; além disso, é uma alegria ver Uberaba se destacar politicamente em nível nacional” – comemora.

REPERCUSSÃO
Sobre a mesa de Marcos Montes um resumo das citações de Uberaba: jcrs.uol.com.br (Jornal do Comércio); UOL Notícias; fpagropecuaria.org.br; politica.estadao.com.br; folha.uol.com.br; primeiraedicao.com.br; Jornal O Globo; Globo.com; A Tarde On Line; Diário de Pernambuco; opovo.com.br; Estado de Minas; O Tempo; Valor Economico; oparana.com.br; Jornal Extra;Hoje em Dia; O Antagonista; EXAME.com; Folha da Região; agenciabrasil.ebc.com.br; folhavitoria.com.br; jornalfloripa.com.br; reporterdiario.com.br.

RODRIGO MAIA E MARCOS MONTES CHEGAM AO LOCAL DA REUNIÃO E SE CUMPRIMENTAM APÓS
O ANÚNCIO DO APOIO DO PSD (FLAGRANTES: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
PRESIDENTE DA CÂMARA DIZ QUE MARCOS MONTES SERIA O NOME PREFERIDO POR ELE, CASO SUA CANDIDATURA NÃO SE VIABILIZASSE
Rodrigo Maia anunciou que pretende lançar sua candidatura oficialmente no início da semana
Em Uberaba, para ouvir a confirmação oficial do apoio da bancada do PSD à sua reeleição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia disse que está em fase de conclusão das conversas com os partidos para fazer o lançamento de sua candidatura no início da semana.
Afirmou ainda, na entrevista coletiva à imprensa, que, se sua candidatura não se viabilizasse, ele conversaria com o PSD sobre a candidatura do líder eleito da bancada do partido, deputado federal Marcos Montes – que transmitiu o apoio à reeleição.
Ele seria, com certeza, o nome que a base do governo apoiaria; seria uma alternativa muito forte” – disse Rodrigo Maia.
Sobre ter abraçado a agenda de projetos defendidos pelo PSD na Câmara, o presidente confirmou sua adesão, inclusive no que se refere à reforma política.
Também destacou que a retomada da economia e o pacto federativo são duas importantes prioridades entre os projetos defendidos pelo PSD e abraçados por ele.

RODRIGO MAIA E PAULO PIAU
(FOTO: NETO TALMELI)
EX-DEPUTADO FEDERAL, PREFEITO DE UBERABA APOSTA QUE MAIA VENCE NO 1º TURNO
Ele próprio reeleito na 1ª etapa das eleições de outubro de 2016, o prefeito de Uberaba, ex-deputado federal Paulo Piau (PMDB), participou do encontro em que o seu aliado, líder eleito da bancada do PSD, Marcos Montes, anunciou o apoio oficial à candidatura de Rodrigo Maia. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama e voluntária de ações sociais do governo, Heloísa Piau.
E arriscou um palpite: “Tudo indica que ele vai ganhar no 1º turno”.
Ao defender a reeleição do atual presidente da Câmara, Paulo Piau  disse que o povo está exigindo estabilidade e que portanto, não é hora de se fazer experiências.
É hora sim, de apoiarmos a estabilidade institucional, de buscarmos a conciliação, inclusive entre os poderes" – destacou. “Fiz questão de estar presente a este encontro, hoje, pois entendo que o PSD está na direção correta” – afirmou o prefeito.

NOTA OFICIAL DIZ QUE PRESIDENTE DA CÂMARA ABRAÇOU PROJETOS DEFENDIDOS PELO PSD
O texto da nota oficial distribuída pelo deputado federal Marcos Montes, em nome da bancada do PSD, ressalta que um dos vários motivos para a escolha de Rodrigo Maia foi o fato de ele ter abraçado a agenda defendida pelo partido.
São citados na nota oficial vários projetos do PSD, além do reconhecimento de que “a atuação de Rodrigo Maia no comando da Câmara tem sido de extrema importância para o projeto do governo federal de tirar o País da sua pior crise econômica – que tanto sofrimento tem provocado ao povo brasileiro”.
E reforça: “O PSD, apoiador deste projeto, se sente à vontade, portanto, para respaldar um novo mandato do atual presidente da Câmara”.

NOTA OFICIAL
BANCADA DO PSD DECIDE SOBRE APOIO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Após vários meses de articulações legítimas e transparentes, a maioria da bancada de deputados federais do Partido Social Democrático (PSD) decidiu apoiar a candidatura à reeleição do atual presidente da Câmara, o democrata fluminense Rodrigo Maia.

O processo de escolha passou, inicialmente, pelo suporte à proposta do companheiro pessedista Rogério Rosso (DF), em que ele recebeu total respaldo da legenda para viabilizar a candidatura própria.

Dia 16 de janeiro Rogério Rosso enviou mensagem aos colegas de partido em que deixava a bancada à vontade para avaliar outras alternativas que não a sua candidatura.

O líder eleito da bancada, deputado federal mineiro Marcos Montes, avaliou que a liberação foi mais uma demonstração de desprendimento por parte do colega.

Segundo ele, Rogério Rosso orgulha a bancada, a legenda, filiados e militantes com sua trajetória parlamentar brilhante, voltada para o bem do País.

A partir da liberação, a bancada teve a oportunidade, então, de avaliar todas as candidaturas à Presidência da Câmara para que a escolha se desse da forma mais transparente possível.

Nos últimos dias cresceu entre os deputados federais do PSD o apoio à recondução de Rodrigo Maia, o que acabou se consolidando durante encontro da bancada com o presidente da Câmara, dia 23/01, segunda-feira, na residência dele em Brasília, DF.

Pesou na decisão uma ampla e profunda variedade de motivos, entre eles, o reconhecimento de que a atuação de Rodrigo Maia no comando da Câmara tem sido de extrema importância para o projeto do governo federal de tirar o País da sua pior crise econômica – que tanto sofrimento tem provocado ao povo brasileiro.

O PSD, apoiador deste projeto, se sente à vontade, portanto, para respaldar um novo mandato do atual presidente da Câmara.

Além disso, Rodrigo Maia abraçou a agenda defendida pela bancada e pelas demais lideranças do PSD, e que inclui, entre outros:

1 – Fortalecimento das micro e pequenas empresas urbanas e rurais

2 – Fortalecimento dos estados e municípios

3 - Políticas monetária e fiscal que tirem o Brasil da crise

4 - Pacto Federativo

5 - Política tributária

6 - Reforma política

7 - Combate à corrupção

8 - Desenvolvimento produtivo

9 - Direito à vida

10 - Apoio aos projetos regionais

11 - Direitos dos trabalhadores

12 - Direitos civis

13 - Apoio ao setor público

14 - Apoio às questões urbanas

15 - Reforma agrária

16 - Valorização da ciência e tecnologia


MAIS POLÍTICA & POLÍTICOS


FLÁVIO GIKOVATE
FILOSOFANDO
Discretíssimo desde o final das eleições de 2016, quando a esposa, Angela Mairink, se candidatou a prefeita, o ex-ministro, ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PP), tem chamado a atenção nos últimos dias por uma postagem em sua página do Facebook. “Sobre estar sozinho” é o título de artigo do psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Flávio Gikovate (morto em 2016).
Do artigo, AA destacou o seguinte trecho: "O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado".




DEPUTADO FEDERAL CARLOS MELLES,
PRESIDENTE DO DEM/MG E ENGENHEIRO
LUIZ GUARITÁ, PRESIDENTE DO
DEM/UBERABA, EM REGISTRO DE
MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY
ORIGEM
Presente ao encontro em que Marcos Montes anunciou o apoio do PSD a Rodrigo Maia, o presidente do Democratas de Uberaba e do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento (Codau), engenheiro Luiz Guaritá Neto, se disse honrado com “a vitória iminente” de Rodrigo Maia para presidente da Câmara. “Estou feliz de ver que um democrata pode assumir o comando da Câmara dos Deputados, sem dúvida a mais representativa Casa do Povo” – disse ele.
E aproveitou para comemorar a vitória do prefeito reeleito Paulo Piau, logo no primeiro turno, puxando daí, a lembrança de que, a reunião era um reencontro de políticos da mesma origem. “Apesar do Paulo Piau ser do PMDB; Marcos Montes ser do PSD, e eu, do Democratas, temos a mesma origem; somos de um grupo formatado na ética” – ressaltou.  Piau, Montes e Guaritá iniciaram suas trajetórias políticas no antigo PFL – liderado em Uberaba pelo ex-prefeito e ex-deputado federal Hugo Rodrigues da Cunha.

PSD MARCA PRESENÇA EM PESO, CONFORME
REVELAM AS LENTES DE MARCO AURÉLIO
FERREIRA CURY
COMPANHEIROS
PSD de Uberaba em peso fez questão de testemunhar o momento em que o fundador e presidente da legenda na cidade, Marcos Montes, comunicava oficialmente ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o apoio à sua candidatura à reeleição.
Entre outros pessedistas de Uberaba, marcaram presença no encontro: a fundadora do Conselho Municipal de Voluntários, ex-primeira-dama Marília Montes Cordeiro; o vice-prefeito João Ripposati; o vereador/líder na Câmara Municipal, Ismar Marão; o secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto; o presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), Eduardo Callegari; o empresário e líder supermercadista Matusalém Alves; dirigentes municipais do partido e militantes.

DOSE DUPLA
Presidente da Câmara e provável reeleito Rodrigo Maia tem motivo em dobro pra carregar Uberaba no coração. Além do ex-prefeito da cidade, Marcos Montes, líder eleito do PSD, outro apoiador tem domicílio eleitoral no município do Triângulo Mineiro: o líder da bancada do PR, deputado federal Aelton Freitas.

ABERTURA DA EXPOZEBU DE 2014 TEVE CENAS QUE ATÉ DEUS AINDA DUVIDA
(FOTOS: ENERSON CLEITON)
PALANQUE
E tanto amor por Uberaba pode se desdobrar no palanque da abertura oficial da 83ª ExpoZebu, dia 29 de abril. Expectativa grande também quanto à possibilidade de presença do presidente da República, Michel Temer (PMDB), que, pelo menos por enquanto, está no coração dos agropecuaristas.
Aliás, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ  já abriu o período de inscrições dos animais que vão participar de julgamentos ao longo da exposição – que acontece de 29 de abril a 7 de maio.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário