19 de fevereiro de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

UBERABA VISTA DE CIMA - PERTO DE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO, O HOSPITAL
REGIONAL DE UBERABA VAI EXIGIR MAIS DE R$ 36 MILHÕES/ANO PARA SUA MANUTENÇÃO. 

CLIQUE NA FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO ORIGINAL...
(FOTO:  www.facebook.com/uberabadasalturas)
Nesta edição...
*Lista dos aprovados em processo seletivo do Hospital Regional 
*Manutenção vai custar mais de R$ 36 milhões/ano
*Secretário cria comissão para ficar de olho na Pró-Saúde
*Equipe da Saúde agiliza serviços gerais

-------------------

Comércio de rua fecha na segunda e pode funcionar normalmente na terça de carnaval 
Para garantir a segurança dos comerciantes na terça, o Sindicomércio reivindicou policiamento reforçado 


Dia 27/02, segunda-feira, feriado do Dia do Comerciário, o comércio de rua, shoppings centers e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios em Uberaba ficarão fechados. Informação é do Sindicato do Comércio de Uberaba/Sindicomércio, em nota sobre as datas definidas em convenção coletiva de trabalho com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Uberaba/Sindcomerciário.
Na terça-feira, dia 28/02, o comércio de rua e de gêneros alimentícios funcionarão normalmente. Já os shoppings centers estarão fechados.
Na Quarta-Feira de Cinzas, 1º/03, o comércio de rua e de gêneros alimentícios também abrirão normalmente. Os shoppings centers funcionarão das 12h às 22h.
O presidente do SindicomércioUberaba, Marcelo Carneiro Árabe, lembra que terça-feira (28/02) e quarta-feira (1º/03) não são feriados, e portanto, é facultada a abertura do comércio.
Para garantir a segurança do comerciante que abrir seu estabelecimento na terça-feira, 28/02, o Sindicomércio reivindicou ao comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, um policiamento reforçado no centro e bairros de Uberaba.
ANIVERSÁRIO DE UBERABA – Para o aniversário de Uberaba, dia 02/03, quinta-feira, feriado municipal, a convenção coletiva de trabalho determina que o comércio de rua fique fechado. Já os shoppings centers funcionarão das 12h às 20h e os de gêneros alimentícios terão abertura facultativa.

 ----------------------

BIOMETRIA 
Os municípios de Uberaba, Betim, Contagem e Uberlândia passam pelo recadastramento biométrico obrigatório, também conhecido como revisão biométrica ou recadastramento obrigatório, desde 1º de fevereiro de 2017. Os eleitores desses municípios devem fazer o recadastramento até 9 fevereiro de 2018.
Quem não comparecer até a data final para o recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Para se recadastrar, o eleitor desses municípios deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TER/MG, ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Depois disso, é só comparecer à Central de Atendimento indicada no dia e horário marcados.
--------------------
ANFITRIÃO MARCELO TAYNARA E TRÊS DOS ARTISTAS VISITANTES: RICARDO RODRIGUES,
ALEXANDRE BIANCHINI E LETÍCIA LEAL (FOTOS: DIVULGAÇÃO)
DANDÔ ENCANTA EM UBERABA
Teatro Experimental de Uberaba/TEU abriu as portas dia 18/02, sábado, para sediar o III Encontro Nacional de Dandô e I Encontro Latino-Americano - uma caravana musical que estuda e interpreta músicas regionais.
Espetáculo foi realizado pelo Coletivo Mundicá e Katxerê Produções Artísticas, com apoio da Associação Cultural Casa do Folclore e da Fundação Cultural de Uberaba.
Idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora de raízes musicais Kátya Teixeira, “Dandô – o Circuito de Música Dércio Marques” é um projeto que busca a interação musical por meio de intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novas plateias.
A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção Canto dos Ipês Amarelos, de Dércio Marques. A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos.
(...) Ô dandei../ Olha o vento que brinca de dandar/ Ele vem pra levar as/ andorinhas/ E quem sabe a canção pra uma janela/ Saciar o ipê que se formou/ E roubar suas flores amarelas (...).
-------------------

EM FAMÍLIA
Os dois primeiros-casais acompanharam juntos as partidas que agitaram o sul-americano feminino de clubes de vôlei no ginásio de Uberaba dia 17/02, sexta-feira. O vice João Gilberto Ripposati (PSD) e esposa Marilene Ripposati, e o prefeito Paulo Piau (PMDB) e esposa Heloísa Piau, viram o Rexona-Sesc (RJ) e o Dentil/Praia Clube (Uberlândia/MG) se garantirem na final, após derrotar, respectivamente, o Villa Dora, da Argentina, e o San Martin, do Peru.
FINAL - Dia 18/02, sábado, em Uberlândia, o Rio de Janeiro venceu o Praia Clube por 3 sets a 1 e conquistou seu quarto título no Campeonato Sul-Americano Feminino de Voleibol. (Foto: Neto Talmeli)
--------------------

NOVOS DIRETORES DA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO: ARAHILDA GOMES,
JOÃO SABINO, MARTA ZEDNIK, GILBERTO REZENDE, ANTÔNIO PEREIRA
ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO SOB NOVA DIREÇÃO
Ao longo de 54 anos de existência, as reuniões dos acadêmicos da ALTM passaram por salas emprestadas pela ABCZ, o escritório de advocacia Edson Prata, a Aciu, o Jockey Club, até dividir espaço com a Biblioteca Municipal
Com mais de meio século de existência, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro/ALTM comemora a conquista recente de sua primeira sede própria e elege a nova diretoria.
Escritor, articulista, engenheiro, perito judicial, e tremendo observador de tudo o que rola em Uberaba, João Eurípedes Sabino preside a diretoria – composta ainda, por Arahilda Gomes Alves (vice-presidente), Marta Zednik de Casanova (1ª secretária), Antônio Pereira da Silva (2º secretário), Gilberto de Andrade Rezende (1º tesoureiro), Vilma Terezinha Cunha Duarte (2ª tesoureira).
A sede localizada na rua Lauro Borges, 347, foi um “presente” do reitor da Universidade de Uberaba/Uniube, Marcelo Palmério, que cedeu o imóvel em regime de comodato por dez anos, renováveis.
Idealizada por um grupo de intelectuais e escritores de Uberaba, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro foi fundada dia 15 de novembro de 1962, em reunião na sede da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, atual Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ. Instalação oficial aconteceu dia 22 de dezembro do mesmo ano na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu. À frente do movimento, José Mendonça, Edson Prata e monsenhor Juvenal Arduini.
LÍNGUA PORTUGUESA
João Eurípedes Sabino comemora a realização, em Uberaba, da I Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por meio da Agricultura (CPLP). Além de elogiar a disposição de Uberaba em sediar um evento internacional de combate à pobreza, o novo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro celebra a viabilização de uma parceria entre a ALTM e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Objetivo principal da parceria é o intercâmbio de conhecimentos entre escritores de Língua Portuguesa.
Sete ministros disseram “presente” à Conferência, que aconteceu de 13 a 13/02, com uma série de painéis técnicos voltados para o desenvolvimento agrário, tecnológico, econômico e sustentável no âmbito do agronegócio.
Foi uma iniciativa da Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique (CCIBM), com colaboração dos países da CPLP e do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). E teve o apoio dos governos federal do Brasil, estadual de Minas Gerais e municipal de Uberaba.


MORTE E VIDA SEVERINA
O novo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro é um dos principais críticos da localização do Hospital Regional de Uberaba – prestes a entrar em funcionamento. Segundo João Eurípedes Sabino, a escolha do local foi um dos erros da administração passada (de Anderson Adauto/PP), uma vez que demonstrou despreocupação com as questões ambientais. Ele não se conforma com o fato de o hospital ter sido construído a 20 metros do Cemitério São João Batista, quando a lei municipal manda afastar 200 metros – ressalta.

ABOLIÇÃO IGNORADA
Em 2014, véspera da comemoração da Abolição da Escravatura, a Câmara de Vereadores foi surpreendida com uma correspondência inusitada do presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região. Nela, João Eurípedes Sabino propôs que a Câmara – 126 anos depois, promovesse uma reparação histórica. Em pauta, nada menos do que o fato de a Câmara de Uberaba ter ignorado totalmente um dos fatos históricos mais importantes do país: a abolição da escravatura, ocorrida em 13 de maio de 1888. “Os nobres vereadores da época, não se dignaram a falar em plenário uma única palavra sequer, sobre o assunto” – revela João Eurípedes, explicando que as atas das reuniões, que se encontram no Arquivo Público de Uberaba, comprovam o fato.

---------------------

ANIVERSÁRIO DE UM AMIGO REUNIU GREGOS, TROIANOS, PERSAS E MAIS UMA IMENSA
QUANTIDADE DE "OPINIÕES DIVERGENTES"... MAS, DE ACORDO COM AS MÁS
LÍNGUAS, NUMA COISA TODOS ERAM COINCIDENTES: O NOME PARA COMANDAR A
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE UBERABA É O DE LUIZ CARLOS SAAD - 
QUE REPRESENTA A COOPERATIVA DOS EMPRESÁRIOS RURAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO/CERTRIM
NA COMISSÃO DE LEITE DO SINDICATO RURAL DE UBERABA
--------------------------

Reativação 1
CURSOS DE FORMAÇÃO DE GOVERNANTES SERÃO REATIVADOS 
Escola de Governo existe em vários centros do país e suas unidades são tocadas geralmente por grupos defensores de direitos coletivos
Sucesso de público, de palestrantes e de crítica na década de 1990, vem aí, de volta, a Escola de Governo do Triângulo Mineiro – criada por um grupo de professores universitários e profissionais liberais em 1996, com o principal objetivo de oferecer cursos de Formação de Governantes para pessoas da comunidade.
“A crise ética que tem assombrado o Brasil pede uma reação urgente no sentido de se divulgar e incentivar as boas práticas na política” – diz o advogado Alexandre Pires, um dos principais articuladores do movimento na década de 1990 e que agora atua para reativar a escola. Isso significa a reativação da Associação Triangulina de Formação de Governantes, mantenedora da Escola de Governo.
Na edição anterior, a escola tinha o apoio cultural da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Uberaba.
Sem cor partidária, a Escola de Governo destinava-se à formação política de governantes (membros dos Poderes Executivo e Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público), bem como, de agentes políticos de fora do governo (meios de comunicação de massa, sindicatos, associações empresariais, ONGs).
“Proposta é de que a escola seja reativada com base nos mesmos princípios, tendo a ética como palavra de ordem” – destaca Alexandre Pires.

Reativação 2
ADESG RETOMA ATIVIDADES EM UBERABA
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/Adesg retoma suas atividades em Uberaba após um longo tempo silenciosa. Assumiu o comando da Delegacia Regional Triângulo Mineiro, o empresário Antônio José Bessa Ferreira, adesguiano há 26 anos. Bessa assumiu afirmando que vai trabalhar para resgatar o papel da Adesg em Uberaba e na região, e agradeceu o apoio dos 38 companheiros que participam da diretoria com ele.
Além da posse administrativa, também está prevista uma cerimônia solene, que acontecerá em breve e contará com a presença de autoridades nacionais e locais.  Entre as primeiras ações da nova diretoria, está a realização de um seminário, em março, e a reativação do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra/Cepe.
ADESG
Fundada em 7 de dezembro de 1951, a associação é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega os diplomados pela Escola Superior de Guerra/ESG. É diretamente ligada à ESG e ao Ministério da Defesa, tem sede na cidade do Rio de Janeiro, e coordena as diversas delegacias estaduais que, por sua vez, subordinam as representações nas principais cidades do país.
----------------------

HOSPITAL REGIONAL DE UBERABA VISTO DE CIMA
MANUTENÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE UBERABA VAI CUSTAR MAIS DE R$ 36 MILHÕES POR ANO
Metade será bancada pela União e a outra metade será dividida entre o Estado e as prefeituras que vão se beneficiar da nova estrutura
Reeleito no 1º turno das eleições de 2016 com a promessa de que colocaria o Hospital Regional de Uberaba para funcionar, o prefeito Paulo Piau (PMDB) pode finalmente cumprir o acordo que fez com o eleitorado.
Portaria nº 519, de 15/02/2017, do Ministério da Saúde, foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 17 de fevereiro, estabelecendo recursos para atendimentos de média e alta complexidade. O destino: o Hospital Regional de Uberaba.
São R$ 18,199 milhões por ano, o que representa cerca de R$ 1,5 milhão por mês – recursos destinados à manutenção do hospital. O valor garantido pela União define os parâmetros para o acordo feito entre o governo Paulo Piau com os governos federal e estadual de Minas Gerais e ainda com os 26 municípios que, além de Uberaba, vão se beneficiar da nova estrutura.
O acordo prevê 50% do custeio por conta do governo federal, e os outros 50% divididos entre o Estado e as 27 prefeituras.  Desta forma, caberá ao Estado investir R$ 750 mil/mês, enquanto os 27 municípios – incluindo Uberaba, vão dividir outros R$ 750 mil. Prefeito Paulo Piau se movimenta agora, para colocar no papel as partes que tocam ao governo estadual e às prefeituras.
A luta para se viabilizar o hospital vem desde o primeiro dia do governo Paulo Piau (1º/01/2013). Obras inacabadas e problemas na estrutura do que já estava pronto, além da falta de dinheiro para o custeio, provocaram atrasos na inauguração.
Só dia 9 de fevereiro de 2107, a União bateu o martelo sobre o valor que pretende investir na manutenção. Em audiência ao prefeito Paulo Piau, ao líder do PSD e aliado do prefeito, o deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, e ao secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, finalmente autorizou a publicação da portaria.

SECRETÁRIO CRIA COMISSÃO PARA FICAR DE OLHO NA PRÓ-SAÚDE
Na iminência de resolver as pendências em relação ao Hospital Regional de Uberaba e diante de reclamações contra a Pró-Saúde – gestora das UPA´s (Unidades de Pronto-Atendimento) do Mirante e São Benedito, o secretário de Saúde, Iraci Neto publicou uma série de medidas no Porta-Voz, jornal oficial do município.
Em portaria, o secretário criou a Comissão de Acompanhamento e Avaliação das Aquisições dos Equipamentos, preparando o caminho para o hospital entrar em funcionamento.
Em outra portaria, Iraci Neto designou um grupo de servidores para realizar acompanhamento “in loco” das ações da Pró-Saúde nas UPA´s do Mirante e São Benedito. O grupo de servidores vai prestar esclarecimentos, informações e orientações quanto à prestação dos serviços exigidos da Pró-Saúde.
Atas das reuniões e relatórios serão remetidos mensalmente para a Comissão de Avaliação e Fiscalização do Contrato de Gestão, presidida pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde.

EQUIPE DA SAÚDE AGILIZA SERVIÇOS GERAIS
Com os recursos garantidos para o custeio do Hospital Regional de Uberaba, o secretário de Saúde, Iraci Neto, explica que agora será feito um planejamento para a abertura da instituição, a partir do levantamento do perfil e vocação do hospital nesta primeira etapa.
Ele lembra que o Estado já tem um estudo do diagnóstico assistencial de toda a macrorregião.
“Vamos atualizar este estudo, inclusive junto aos municípios, para sabermos as demandas principais”, ressalta Iraci Neto.
“Minha expectativa é de colocarmos entre 50 a 70 leitos em operação, incluindo leitos convencionais, de UTI e de retaguarda para urgência e emergência”, detalha.
Segundo ele, a publicação da portaria garantindo o custeio da União provocou um impacto positivo na equipe da Secretaria de Uberaba de Uberaba, que não tem medido esforços ou poupado tempo para agilizar todos os procedimentos necessários.
“A equipe está se organizando em grupos de trabalhos e buscando resoluções e normas para que o hospital seja aberto com segurança e seguindo todos os parâmetros da legislação, incluindo da Vigilância Sanitária”, conta Iraci Neto.
Ele lembra que uma série de ações estão em movimento, incluindo a montagem e teste de equipamentos, acionamento de serviços de água e esgoto, limpeza, preparação dos documentos, entre outros.

PRÓ-SAÚDE DIVULGOU LISTA DOS APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO DO HOSPITAL REGIONAL
Responsável pela gestão do Hospital Regional de Uberaba, a Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar já antecipou o processo seletivo para recrutamento do pessoal que vai trabalhar no novo hospital. Realizado em julho de 2016, o processo atraiu quase duas mil inscrições para a disputa das 94 vagas abertas pela Pro-Saúde. Resultado foi divulgado em agosto e desde então, aguarda o sinal verde para o funcionamento do hospital.
Na área de saúde foram oferecidas vagas para enfermeiro (11), técnico em enfermagem (26), supervisor de enfermagem (2), auxiliar de farmácia (7), supervisor de farmácia (1), técnico em radiologia (3) e nutricionista (1).
Na área administrativa e operacional, a Pró-Saúde previa contratar assistente de ouvidoria (1), faturista (1), recepcionista (7), auxiliar administrativo (1), técnico em informática (1), técnico em segurança do trabalho (1), auxiliar de almoxarifado (1), assistente social (3), supervisor de hotelaria (1), motorista (1), copeira (3), cozinheiro (1), auxiliar de higienização (11), jardineiro (1), auxiliar de lavanderia (2), auxiliar de manutenção (1), porteiro (5) e eletricista (1).


-----------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário