9 de março de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


ÚLTIMA HORA
11/03/2017

OS ROCHAS - PÚBLIO E JOSIMAR AINDA
MANTÊM ELEIÇÕES 2016 EM DESTAQUE
Eleições 2016
COMANDO MINEIRO PÕE PRESIDENTE DO PT DE UBERABA PARA ESCANTEIO
Em reunião tensa, que só terminou por volta de 23h de 10/03, sexta-feira, a Comissão Executiva Estadual do PT promoveu uma reviravolta no diretório municipal de Uberaba: tirou o presidente, Josimar Rocha, e de quebra, suspendeu sua filiação por dois meses.
Outros sete "companheiros" do diretório de Uberaba tiveram o mesmo destino, o que deve provocar a convocação de convenção para a escolha de um novo comando municipal.
“Castigo” tem tudo a ver com o processo eleitoral de 2016, quando Josimar recebeu orientações do comando estadual para se aliar à candidatura da advogada Angela Mairink, presidente do PP/Uberaba e esposa do ex-prefeito Anderson Adauto, mas optou por ser candidato a vice na chapa liderada pelo presidente do PV, advogado Públio Rocha.
A disputa pela coligação com o PT tinha o horário eleitoral gratuito da TV e do rádio no cerne da questão. Anderson e Angela avaliavam que, com o tempo do horário eleitoral dos petistas eles poderiam até vencer as eleições. E mais: com Josimar de vice, não haveria impedimentos na Justiça Eleitoral.
Entretanto, com apoio de boa parte dos colegas petistas de Uberaba, o presidente do PT foi à luta para disputar a eleição majoritária junto com o PV. Luta esta, que foi parar na Justiça Eleitoral, e que, ao final, já perto das eleições, caiu no colo de Angela e Anderson.
TARDE DEMAIS
A decisão judicial inviabilizou as candidaturas de Públio Rocha e de Angela Mairink, uma vez que nenhum dos dois tinha mais tempo hábil para acertar os respectivos candidatos a vice.
Quando parecia que tudo havia sido colocado no devido lugar, eis que a Comissão Executiva Estadual demonstra que não era bem assim: o comando mineiro não engoliu a decisão do PT de Uberaba – que, diga-se de passagem, também foi contestada pelo comando nacional.
PRESIDÊNCIA
Líder comunitário e servidor municipal, Josimar Rocha disputou o Processo de Eleições Diretas/PED do PT no final de 2013 com outros três candidatos, e foi para o segundo turno com o advogado Sebastião Severino, aliado do deputado federal petista Adelmo Leão, que disputou a Prefeitura de Uberaba com apoio de Anderson Adauto em 2012.
Josimar foi eleito com 231 contra 208 votos de Sebastião Severino, para presidir o PT de Uberaba até fevereiro de 2018.
Os dois grupos nunca se entenderam – nem antes, nem depois do PED de 2013.

COINCIDÊNCIA, OU NÃO, O COMANDO ESTADUAL DO PT PÕE JOSIMAR ROCHA PARA ESCANTEIO NUM MOMENTO EM QUE SEU "INIMIGO" ANDERSON ADAUTO PARTICIPA DE ENCONTROS INFORMAIS 
COM PETISTAS PODEROSOS
-----------------

Edição 09/03/2017

FOTO PUBLICADA NO SITE DO INSTITUTO LULA FOI ENCAMINHADA ATRAVÉS DO WHATSAPP
PARA A EDITORA, REDATORA, AGITADORA DO BLOG CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS
VISITA DA HORA
Governador de Minas visita ex-presidente Lula acompanhado de políticos mineiros
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a visita de cortesia de uma delegação de políticos mineiros na tarde do dia 08/03, quarta-feira, na sede do Instituto Lula, em São Paulo.
A comitiva – seguindo a ordem da foto, da esquerda para a direita, era formada pelo ex-ministro, ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PP), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes (PMDB), os secretários de Estado de Minas Gerais de Saúde, Sávio Souza Cruz (PMDB), e de Governo, Odair Cunha (PT).
A legenda da foto de Ricardo Stuckert/Instituto Lula tem dois probleminhas: Anderson aparece como filiado ao PRB – seu antigo partido, e Adalclever como filiado ao PT.

FOTO DE OUTRA VISITA, NESTE CASO, À RESIDÊNCIA DE ANDERSON ADAUTO
Imagem é tudo
FOTO ANTERIOR VIRALIZOU NA INTERNET 
A foto que abre esta edição de Conta-Gotas...Notícias não é a única com a presença de Anderson Adauto a provocar agitos... Uma semana antes, a ex-primeira-dama Angela Mairink postou em suas páginas nas redes sociais as imagens de visita do governador Fernando Pimentel à residência dela e de Anderson na região de Belo Horizonte.
O governador estava com a esposa, com o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, o usineiro José Francisco (Vale do Tijuco), e o empresário de comunicação, Rogério Nery (TV IntegraçãoGlobo).

Juntando aqui e ali...
Fatos e fotos provocam “suspeitas” sobre filiação do ex-ministro ao PT
Guerra de guerrilha protagonizada pelo casal Angela e Anderson para ter o PT na coligação em 2016 - que agora culmina com o afastamento de Josimar Rocha, e a proximidade revelada nas fotos recentes, provocam a retomada de um assunto antigo: uma provável filiação de Adauto ao PT de Lula e Pimentel.
Aliás, vale ressaltar que o PP de Angela e Anderson é uma das legendas que estão sem comando em Uberaba - onde somente cerca de 54% dos 35 partidos políticos existentes possuem direção atualmente.
A vigência da comissão executiva provisória encerrou dia 31 de dezembro de 2016 e desde então, a sigla permanece acéfala.
Terceiro maior partido em número de filiados na cidade, o PP era presidido por Angela Mairink, esposa de Anderson e candidata a prefeita em 2016. Ela foi a quarta colocada com 12.471 votos, mas eles foram anulados em razão da chapa ter sido barrada pela Justiça Eleitoral.
Sua candidatura foi impedida por causa de entreveros com o segundo cargo da chapa majoritária. Foram três candidaturas a vice, a primeira delas, do marido, Anderson Adauto, mas todas tiveram problemas com a Justiça Eleitoral.



PARTIDOS FICAM ACÉFALOS APÓS AS ELEIÇÕES DE 2016
O índice de legendas sem comando em Uberaba é um dos mais baixos dos últimos tempos. Situação pode ser consequência de dois fatores: a reorganização pós-eleições municipais de 2016 e a exigência para que as comissões provisórias (indicadas pelas instâncias superiores) sejam substituídas por diretórios (eleitos em convenção de filiados).
Vale lembrar que os partidos políticos têm até dia 3 de agosto deste ano para se adequarem à exigência de eleger diretórios, sob pena de serem extintos pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE. A data foi definida, por unanimidade, pelo TSE, que  prorrogou por 150 dias o prazo que venceria em março. Determinação é que os órgãos provisórios dos partidos sejam substituídos por diretórios permanentes nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
O outro fator é que muitos dirigentes municipais fizeram compromissos com os comandos superiores que não conseguiram cumprir nas eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores de 2016.

FEBRE AMARELA
Durante três dias a sede da Prefeitura de Uberaba será posto avançado de vacinação
Confirmação da morte de um macaco com febre amarela nas proximidades de Uberaba provoca a intensificação de uma série de ações, inclusive a vacinação contra a doença. A partir do dia 13/03, segunda-feira, por exemplo, os locais de aplicação ganham um reforço importante: o Centro Administrativo da Prefeitura (avenida Dom Luiz Maria Santana, 141). Decisão foi tomada em conjunto pelos secretários Iraci Neto (Saúde) e Rodrigo Vieira (Administração), sendo que o “posto avançado” vai funcionar no Ambulatório do Servidor.
Vacinação no Centro Administrativo vai acontecer durante três dias – de segunda-feira a quarta-feira, e será aberta à população e aos servidores municipais. Iraci Neto e Rodrigo Vieira lembram que a Prefeitura de Uberaba recebe um grande fluxo de pessoas diariamente, em busca de variados tipos de serviços públicos, e que a vacinação no local visa a facilitar o acesso ao medicamento.
O secretário de Saúde, por sua vez, alerta os uberabenses para que procurem e verifiquem seus cartões de vacina. Muitas vezes, segundo ele, as duas doses já foram tomadas, e, em outros casos, ainda falta um grande período de tempo para a segunda dose.  Ele observa que duas doses da vacina são suficientes para a vida toda, e que em excesso pode até provocar problemas de saúde.
Pessoas com mais de 60 anos precisam apresentar autorização médica, e crianças podem ser vacinadas a partir de seis meses de idade.
#MultiAção
Mobilização em Uberaba se intensificou após a Secretaria de Estado de Saúde confirmar que um macaco encontrado morto nos arredores da cidade tinha a febre amarela. Mais de 30 mil doses da vacina já foram aplicadas e a cidade recebeu novo lote do Estado para reforçar a vacinação.
O combate ao Aedes aegypti, que  transmite a febre amarela na cidade, além da dengue, zica e chikungunya, tem sido implacável. Além do fumacê, o programa #MultiAção juntou Secretaria de Saúde e Secretaria de Serviços Urbanos na promoção de um trabalho sem precedentes – que vai desde a limpeza pública e orientações para a população, até o recolhimento de materiais propícios ao surgimento do mosquito.


FAMÍLIAS AGUARDAM ANSIOSAS, ENQUANTO O PRESIDENTE DA COHAGRA, MARCOS JAMMAL,
O CHEFE DE GABINETE DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, ADRIANO DE AQUINO,
E O PREFEITO PAULO PIAU CONFERIAM OS NOMES DOS BENEFICIADOS
Casa própria em tempos de crise
Não teve dificuldade (e foram várias) que impedisse a realização do sonho da casa própria por 1.400 famílias de Uberaba – mais de 5.600 pessoas, entre proprietários e familiares. Entrega das chaves aconteceu na manhã de 10/03, sexta-feira, em clima de muita emoção e após uma longa espera e atrasos na conclusão de documentos, principalmente por parte do Banco do Brasil.
Para evitar mais atrasos, o prefeito Paulo Piau (PMDB) determinou que a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) promovesse um mutirão para ajudar o banco a concluir a assinatura dos contratos. E assim, as 1.400 casas do Residencial Rio de Janeiro – módulos A e C, do Minha Casa, Minha Vida, foram entregues às famílias. E vale ressaltar: com infraestrutura completa no que se refere à parte do município. Bairro já “nasce” com as  ruas asfaltadas e sinalização de trânsito; transporte coletivo; água; luz; coleta de lixo.
E mais: o empreendimento conquistou recursos (cerca de R$ 700 mil) para a construção de uma fábrica de tijolos para cada módulo, permitindo assim, que os mutuários aprendam um ofício e utilizem o material para a construção de muros. 
--------------------

 A QUANTAS ANDAM OS PARTIDOS POLÍTICOS EM UBERABA
Ordem: Ranking de filiações

_Eleitores
Total eleições de 2016: 224.864
Com biometria: 25.758
Sem biometria: 199.106
Total em 2017: 225.611
Mulheres: 121.180
Homens: 104.250
Não informado: 181

_Eleitores e filiações
Filiados em 2017: 29.455
Partidos existentes no Brasil: 35
Partidos sem comando: 16
Partidos com comando: 19
Partidos com comando/diretório (eleito pelos filiados): 6
Partidos com comando/comissão executiva provisória (designada pelo comando estadual): 13
Obs.: O PMB, apesar de ter comando, aparece sem filiados no sistema da Justiça Eleitoral

Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Sigla: PMDB
Filiados: 6.216
Tipo: Diretório
Vigência: 16/08/2017
Presidente: Fernando Carlos Hueb de Menezes

Democratas
Sigla: DEM
Filiados: 4.585
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Luiz Guaritá Neto

*Partido Progressista
Sigla: PP
Filiados: 2.238
Tipo: Sem comando
Última presidente: Angela Mairink de Souza Pereira

Partido Socialista Brasileiro
Sigla: PSB
Filiados: 1.850
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 30/4/2017
Presidente: Irizon Amaral de Arantes

*Partido Democrático Trabalhista
Sigla: PDT
Filiações: 1.849
Tipo: Sem comando
Último presidente: Fahim Sawan
--------------------
SOB INTERVENÇÃO
Partido dos Trabalhadores
Sigla: PT
Filiados: 1.786
Tipo: Diretório
Vigência: 20/2/2018
Presidente: Josimar José Rocha
Obs.: Matéria nesta edição
----------------------

Partido da República
Sigla: PR
Filiados: 1.701
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Mário Vilmair Silvestre Pereira

Partido Trabalhista Brasileiro
Sigla: PTB
Filiados: 1.385
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 17/72017
Presidente: Hermany Andrade Júnior

Partido da Social Democracia Brasileira
Sigla: PSDB
Filiados: 1.044
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 17/5/2017
Presidente: Karim Abud Mauad

Partido Social Democrático
Sigla: PSD
Filiados: 969
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Marcos Montes Cordeiro

Partido Republicano Brasileiro
Sigla: PRB
Filiados: 638
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 7/5/2017
Presidente: Vanessa Saud Borges

*Partido Republicano Progressista
Sigla: PRP
Filiados: 609
Tipo: Sem comando
Último presidente: Luís Renato de Oliveira Gomes

Partido Trabalhista Cristão
Sigla: PTC
Filiados: 563
Tipo: Diretório
Vigência: 4/8/2019
Presidente: Werner do Nascimento

*Partido Social Democrata Cristão
Sigla: PSDC
Filiados: 538
Tipo: Sem comando
Último presidente: Marcos Acácio Morais de Oliveira

Partido Social Cristão
Sigla: PSC
Filiados: 515
Tipo: Diretório
Vigência: 31/12/2018
Presidente: Eugênio Alves Fernandes

*Partido Verde
Sigla: PV
Filiados: 460
Tipo: Sem comando
Último presidente: Públio Emílio Rocha

*Partido Popular Socialista
Sigla: PPS
Filiados: 352
Tipo: Sem comando
Último presidente: Alaor Carlos de Oliveira Júnior

*Partido Social Liberal
Sigla: PSL
Filiados: 350
Tipo: Sem comando
Último presidente: José Luiz Alves
Obs.: Diretório com vigência encerrada

Partido Humanista da Solidariedade
Sigla: PHS
Filiados: 312
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/12/2017
Presidente: Rafael Mendes

Partido Comunista do Brasil
Sigla: PCdoB
Filiados: 299
Tipo: Diretório
Vigência: 15/11/2017
Presidente: Sumayra de Oliveira Silva

Partido da Mobilização Nacional
Sigla: PMN
Filiados: 234
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Nelson César Freire

*Partido Trabalhista Nacional
Sigla: PTN
Filiações: 175
Tipo: Sem comando
Último presidente: Paulo César Garcia de Souza

*Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB
Filiados: 162
Tipo: Sem comando
Último presidente: Jorge Luiz da Silva
Obs.: Diretório com vigência encerrada

*Partido Trabalhista do Brasil
Sigla: PTdoB
Filiados: 148
Tipo: Sem comando
Último presidente: Edson Alves Fernandes

*Partido Pátria Livre
Sigla: PPL
Filiados: 133
Tipo: Sem comando
Último presidente: Rick Alves Silva

*Partido Republicano da Ordem Social
Sigla: PROS
Filiados: 117
Tipo: Sem comando
Último presidente: Juarez Delfino da Silveira

*Solidariedade
Sigla: SD
Filiados: 91
Tipo: Sem comando
Último presidente: Fernando César Marra e Silva

Partido Ecológico Nacional
Sigla: PEN
Filiados: 40
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 19/7/2017
Presidente: Alexandre Carlos Santos de Pádua

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Sigla: PSTU
Filiados: 23
Tipo: Diretório
Vigência: 15/4/2018
Presidente: Adriano Espíndola Cavalheiro

Partido Socialismo e Liberdade
Sigla: PSOL
Filiados: 21
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 15/6/2017
Presidente: José Eustáquio dos Reis

*Partido da Causa Operária
Sigla: PCO
Filiados: 21
Obs.: Há vários anos está sem comando

*Partido Comunista Brasileiro
Sigla: PCB
Filiados: 12
Tipo: Sem comando
Vigência encerrada: 1º/6/2013

Rede Sustentabilidade
Sigla: Rede
Filiados: 10
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 31/3/2017
1º Presidente/Porta-voz masculino: Herval Kobayashi Ferreira Neto
2ª Presidente/Porta-voz feminina: Elaine Mara Alves Cardoso

*Novo
Sigla: Novo
Filiados: 9
Obs.: Nunca teve comando

Partido da Mulher Brasileira
Sigla: PMB
Filiados: (Ainda não consta no sistema da Justiça Eleitoral)
Tipo: Comissão Executiva Provisória
Vigência: 15/4/2017
Presidente: Mara Regina Gonçalves
----------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário