17 de maio de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS



PREFEITURA DE UBERABA RETOMA IMÓVEIS ABANDONADOS, ALUGADOS, VENDIDOS E EMPRESTADOS EM BAIRRO DO MINHA CASA MINHA VIDA
De 1.400 casas entregues recentemente às famílias contempladas, 228 estavam irregulares. As reações à postagem sobre a retomada dos imóveis abrangem moradores de Uberaba e de cidades da região, a maioria defendendo que a ação se torne rotineira no Brasil  
Mais de 300 mil pessoas alcançadas, mais de 1.900 compartilhamentos, mais de 1.100 curtidas e mais de 500 comentários - todos eles a favor da medida. Este era o saldo, até o fechamento desta edição do blog, das reações a uma postagem na página do PMDB de Uberaba. A nota diz que o prefeito da cidade, Paulo Piau, filiado ao PMDB, e o também peemedebista Marcos Jammal (presidente da Cohagra – a Companhia Habitacional Vale do Rio Grande) não aceitam, de jeito nenhum, que as residências do Minha Casa Minha Vida sejam mal utilizadas.
Eles lembram que existe uma fila de famílias esperando por uma casa e ressaltam que são muitas as dificuldades e entraves que o atual governo municipal de Uberaba enfrenta para concretizar este sonho. “As pessoas precisam nos ajudar, denunciando irregularidades”, pede Marcos Jammal.
De acordo com a nota, a Prefeitura/Cohagra retomou vários imóveis do Residencial Rio de Janeiro, e que as casas vão beneficiar outras famílias inscritas na Cohagra.
Ação aconteceu com o apoio da Polícia Militar e do Ministério das Cidades após fiscalização por meio do sistema de QR-Code acusar que as casas estavam vazias, abandonadas ou emprestadas e alugadas para terceiros. “A luta das famílias e do governo Paulo Piau é grande e não vamos aceitar irregularidades”, ressalta Marcos Jammal.
Das 1.400 casas do Residencial Rio de Janeiro entregues às famílias contempladas, 228 estavam irregulares. (Foto: Neto Talmeli/Secretaria Especial de Comunicação)
----------------------

BIOMETRIA EM DESTAQUE
Líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes, e a família, já fizeram o cadastramento biométrico. O parlamentar fez a revisão em Uberaba, onde tem domicílio eleitoral, é deputado majoritário e foi prefeito em duas gestões.
Marcos Montes ressaltou a importância de todos se cadastrarem, especialmente nos municípios onde o procedimento está sendo obrigatório. Quem não fizer a revisão biométrica nesses municípios até 9 de fevereiro de 2018 terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Para se recadastrar, o eleitor desses municípios deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado. Depois disso, é só comparecer à Central de Atendimento indicada, no dia e horário marcados. (Foto: Mara Papini)

ELEITORES DEFICIENTES DE UBERABA TERÃO APOIO PARA CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
Em Uberaba, estão registrados no cadastro da Justiça Eleitoral como deficientes cerca de 1.600 eleitores
Ainda sobre biometria, os eleitores deficientes de Uberaba poderão fazer o recadastramento biométrico com mais conforto entre os dias 23 e 26 de maio. É que nesses dias a Justiça Eleitoral promoverá a Semana da Inclusão, com atendimento especial no Instituto dos Cegos (rua Marquês do Paraná, 351, bairro Estados Unidos), das 10h às 16h.
O objetivo da ação é facilitar o recadastramento biométrico dos eleitores deficientes, já que em Uberaba a biometria é obrigatória e quem não fizer não poderá votar em 2018.
Dois kits de coleta de dados biométricos estarão no Instituto dos Cegos para o atendimento dos eleitores que comparecerem.
Na ocasião, os eleitores deficientes que ainda votam em seções normais podem solicitar a transferência para uma das 84 seções de fácil acesso do município.
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título (se tiver). Quem não comparecer até 9 de fevereiro de 2018 terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
A Semana da Inclusão é uma iniciativa da 326ª Zona Eleitoral, de Uberaba, mas abrange todas as zonas eleitorais do município. O evento acontece em parceria com o Instituto dos Cegos e com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba.
Em Uberaba, estão registrados no cadastro da Justiça Eleitoral como deficientes cerca de 1.600 eleitores.
Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19 horas.
------------------
LÉO ISMAR
Enfim...
PT/UBERABA ANUNCIA DATA DA POSSE DO NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL
Tudo indica que após dois meses de muitas informações desencontradas, o PT de Uberaba poderá, enfim, colocar sua situação em pratos limpos. Filiados históricos estão convidando para a posse, dia 19/05, sexta-feira, do comando municipal eleito no Processo de Eleições Diretas/PED 2017.
Marcada para 19h no plenário da Câmara Municipal, a solenidade – de acordo com o convite, contará com as presenças da vice-presidente nacional do partido, Gleide Andrade, dos dirigentes estaduais Luiz Mamede e Patrícia Melo, e do deputado federal Adelmo Leão – que tem domicílio eleitoral em Uberaba e apoiou a chapa que toma posse dia 19.
O texto distribuído para a imprensa confirma a vitória do odontólogo Léo Ismar Moreira para a presidência do PT/Uberaba, e anuncia a filiação de 20 pessoas, entre elas o ator Milo Sabino. O novo diretório tem 36 membros efetivos e 12 suplentes, além de três integrantes da Comissão de Ética e outros três do Conselho Fiscal.
A comissão executiva é formada pelo presidente Léo Ismar, o vice-presidente, advogado Sebastião Severino, e seis secretários: a advogada Eide Faria (Geral), o psicólogo Vicente de Almeida (Organização), a advogada Lucianna Estevan (Finanças), Daniela de Oliveira (Formação Política), o jornalista Luiz Alberto Molinar (Comunicação), e um nome ainda a ser definido para a Secretaria de Movimentos Populares.
Polêmica
Informações desencontradas acontecem desde dois meses atrás, quando o comando estadual anunciou a decretação de intervenção no diretório municipal de Uberaba, e ganharam mais força há cerca de um mês, com a realização do PED 2017.
Sem qualquer atualização no site da Justiça Eleitoral ou do próprio PT, os grupos adversários transmitiram informações contraditórias e confusas. De acordo com informações do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, o diretório vencedor do PED 2013 permanece ativo – com vigência até 2018, e tem na presidência o servidor e líder comunitário Josimar Rocha.
Haja controvérias!
Josimar, por sua vez, diz que se licenciou dia 1º de abril, que o comando está interinamente sob a responsabilidade de Daniel Lemos, e que, ao contrário do que divulgou o grupo liderado pelo deputado Adelmo Leão, a chapa vencedora no PED 2017 (realizado dia 9 de abril) é a liderada por Sandra Rocha.
Intervenção
Vale lembrar que o “castigo” que o comando estadual aplicou contra Josimar Rocha tem tudo a ver com o processo eleitoral de 2016, quando ele recebeu orientações – e depois, ordens explícitas, dos comandos estadual e nacional, para se aliar à candidatura da advogada Angela Mairink, então presidente do PP/Uberaba e esposa do ex-prefeito e ex-ministro de Lula, Anderson Adauto, mas optou por ser candidato a vice na chapa liderada pelo presidente do PV, advogado Públio Rocha. A disputa pelo PT – leia-se tempo do horário eleitoral gratuito, acabou na Justiça, e as duas chapas não tiveram tempo hábil para reorganizar-se.
--------------------
INTEGRAÇÃO - SALA DO EMPREENDEDOR DE UBERABA FUNCIONA JUNTO
COM O BANCO DO BEM E O SINE MUNICIPAL
Apesar da crise
UBERABA ULTRAPASSA A CASA DAS 10.000 MICROEMPRESAS
Sala do Empreendedor de Uberaba – subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, anuncia a criação de quatro mil novas microempresas na cidade desde que o departamento foi criado em 2014. O secretário José Renato Gomes não tem dúvida de que a criação da Sala do Empreendedor pelo atual governo municipal teve influência decisiva para que Uberaba ultrapassasse as dez  mil microempresas.
O local oferece toda estrutura - facilitada e agilizada, para a abertura do empreendimento, além de cursos, por exemplo.
O relatório da Sala do Empreendedor indica o ranking das principais atividades econômicas implantadas, em ordem decrescente: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros; lanchonetes, casas de chá, sucos e similares; promoção de vendas; instalação e manutenção elétrica...
Sala do Empreendedor funciona na rua Vigário Silva, 309, no 3º piso, das 9h às 15h, e o atendimento é gratuito.
---------------------

TRE marca eleições suplementares em Campo Florido e Canaã
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais  marcou para o dia 2 de julho deste ano eleições suplementares para prefeito e vice nos municípios de Campo Florido (Triângulo Mineiro) e Canaã (Zona da Mata). As eleições foram definidas após aprovação pela Corte das respectivas resoluções, publicadas neste dia 17/05, quarta-feira, no Diário de Justiça Eletrônico.
A partir do dia 24 de maio até o dia 29 de maio, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 1º de junho, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral.
A partir do dia 2 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução nº 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei nº 9.504/1997.
Em Canaã, o indeferimento do registro de Clarice Omar Gomes Lima Dias (Coligação renovar com trabalho e competência – DEM / PT do B / PHS) se deu em razão de ela ser cunhada do então prefeito e candidato à reeleição. Verificou-se a inelegibilidade por parentesco reflexo por afinidade, prevista no art. 14, § 7º, da Constituição Federal.
Em Campo Florido, o candidato a prefeito mais votado, Ronaldo Castro Bernardes (Coligação a voz e a vez do povo – PR / PT do B / PT / PSDB / PMDB / PSC/ PC do B / PTB / PTC) teve seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral por ter tido contas públicas rejeitadas. A inelegibilidade é a do artigo 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/1990.
Outras eleições suplementares 
Além de Canaã e Campo Florido, os eleitores de Cristiano Otoni voltam às urnas no dia 4 de junho para eleições suplementares. Já os municípios de Alvorada de Minas, Ervália e São Bento Abade (março) e Guaraciama (maio) passaram por novas eleições para escolher prefeitos e vices.
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário