8 de maio de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ALFREDO MOSER EM REPRODUÇÃO DA BCC
Invento social
MUSEU DO AMANHÃ APRESENTA “INOVANÇAS” COM TALENTO DE UBERABA
Ingressos para visitar a exposição podem ser adquiridos pela internet, inclusive com escolha do dia e horário (https://ingressos.museudoamanha.org.br/#!/home)
Ótimo programa pra quem mora ou visita o Rio de Janeiro: passar pelo Museu do Amanhã e curtir a exposição “Inovanças - Criações à Brasileira”, que apresenta 40 inovações – com destaque para as tecnologias sociais que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior.
Talentos
Mostra vai até dia 22 de outubro de 2017, e entre os talentos está o mecânico de Uberaba, Alfredo Moser, inventor de uma lâmpada de garrafa pet – que, diga-se de passagem, já está sendo usada em comunidades carentes na África e na Ásia, através de iniciativa de Organizações Não-Governamentais (ONG´s).
Convite
De forma lúdica, linguagem audiovisual e interativa, a nova exposição do Museu do Amanhã “Inovanças - Criações à Brasileira” fará o visitante embarcar numa viagem pelo mundo das criações nacionais, apresentando grandes feitos e, em alguns casos, talentos poucos reconhecidos, com intuito de, sobretudo, inspirar outras invenções – diz convite do Museu do Amanhã.

E por falar em talentos...
ENGENHARIAS DA UFTM APRESENTAM PROTÓTIPO DE VEÍCULO SUSTENTÁVEL
A escola está na expectativa de uma vaga para 
competição nos Estados Unidos
Alunos de diversos cursos de engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM apresentam dia 10/05, quarta-feira, às 8h, no Parque Tecnológico de Uberaba/Univerdecidade, o protótipo de um veículo sustentável e econômico. O projeto faz parte das atividades da UFTM, uma das instituições presentes no complexo – que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba.
Participaram do projeto da UFTM alunos das engenharias mecânica, elétrica, de produção, ambiental e química, com as equipes se subdividindo nas áreas do motor e transmissão, freio e direção, chassis, carenagem, eletrônica e logística.
A proposta é de um veículo para participar de competições com eficiência energética, aliando valores como tecnologia, inovação, sustentabilidade e segurança.
Ainda em 2017 a UFTM vai participar de competição em Cotia (SP), na expectativa de conseguir uma vaga para a competição em Detroit (EUA). Os carros são qualificados no Brasil, com inscrições locais, mas valendo como concorrência internacional, na Shell Eco Marathon.

LUIZ DULCI E JOSIMAR ROCHA NO
CONGRESSO ESTADUAL DO PT
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
Crise no PT de Uberaba
ADVERSÁRIOS DIVULGAM INFORMAÇÕES CONTRADITÓRIAS
Dois meses após o comando estadual decretar intervenção no diretório municipal de Uberaba e um mês após a realização do Processo de Eleições Diretas/PED 2017, o PT ainda não atualizou seus novos comandos na Justiça Eleitoral.
A situação tem provocado polêmica em Uberaba, onde as informações divulgadas pelos grupos adversários são contraditórias e confusas.
De acordo com informações do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, o diretório vencedor do PED 2013 permanece ativo – com vigência até 2018, e tem na presidência o servidor e líder comunitário Josimar Rocha.
Haja controvérias!
Josimar, por sua vez, diz que se licenciou dia 1º de abril (mera coincidência?) e que o comando está interinamente sob a responsabilidade de Daniel Lemos. E mais do que isso, ele possui dados que indicam a vitória de Sandra Rocha no PED 2017 - ao contrário do que divulgaram os adversários internos (grupo liderado pelo deputado federal Adelmo Carneiro Leão)...
Poucas horas após a votação no PED 2017 (realizado dia 9 de abril), os adversários de Josimar saíram a campo para anunciar a vitória do dentista Léo Ismar de Paula Moreira para a presidência do partido. Em contatos com a imprensa, Josimar nega as informações e garante que a vitória foi da chapa que teve seu apoio.
Intervenção
Vale lembrar ainda que, em reunião na noite de 10 de março, o comando mineiro do PT aprovou intervenção em Uberaba  – inclusive com a saída de  Josimar Rocha do cargo de presidente, além da suspensão provisória de sua filiação. Esta decisão não foi oficializada pelo PT de Minas.
“Castigo” que o comando estadual teria aplicado contra Josimar Rocha tem tudo a ver com o processo eleitoral de 2016, quando ele recebeu orientações – e depois, ordens explícitas, dos comandos estadual e nacional, para se aliar à candidatura da advogada Angela Mairink, então presidente do PP/Uberaba e esposa do ex-prefeito e ex-ministro de Lula, Anderson Adauto, mas optou por ser candidato a vice na chapa liderada pelo presidente do PV, advogado Públio Rocha. A disputa pelo PT – leia-se tempo do horário eleitoral gratuito, acabou na Justiça, e as duas chapas não tiveram tempo hábil para reorganizar-se.
O outro lado
Em seus espaços nas redes sociais, Josimar insiste que está de licença da presidência do PT desde 1º de abril e que a legenda está sob a presidência de Daniel Lemos.
E apesar do comando estadual ter anunciado a suspensão provisória da filiação, Josimar Rocha tem articulado no sentido oposto. Participou ativamente do 6º Congresso Estadual do PT, dias 6 e 7 de maio, em Belo Horizonte, com direito a fotos ao lado de lideranças - tipo o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Lula, e ex-deputado federal Luiz Dulci.
Além disso, "faz festa" para a recém-eleita presidente do PT/Minas, Cida de Jesus.
Divulgação
Daniel Lemos, por sinal, criou uma nova página do PT de Uberaba no Facebook. "Objetivo é defender e informar; é utilizar a página como uma ferramenta de trabalho com a população de Uberaba" - diz Lemos.


SERELEPE - ASSISTIDA PELA SUPRA, ACOMPANHOU A VEREADORA DENISE MAX NA POSSE
(FOTOS: DIVULGAÇÃO)
Vida de cão e gato
AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
A causa dos animais é um dos assuntos que mais atraem manifestações de uberabenses nas redes sociais
Câmara de Vereadores de Uberaba – rua Manoel Borges, 27, sedia audiência pública dia 10/05, quarta-feira, a partir das 19h. Em pauta, palestras e debates sobre a proteção dos animais. Iniciativa é da vereadora e presidente da Comissão Permanente do Bem-Estar e Proteção Animal, na Câmara, Denise Max (PR) – ativista da causa e líder da principal Organização Não-Governamental/ONG do segmento na cidade, a Associação Uberabense de Proteção aos Animais/Supra, entidade que abriga hoje quase 1.000 animais recolhidos nas mais variadas situações de risco.
Sobre políticas públicas para o controle populacional de cães e gatos vai falar  o promotor Carlos Valera – coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande; conselheiro titular do Conselho Estadual de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam) na Unidade Regional Colegiada Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) fará palestra sobre adoção responsável – defesa, proteção e amparo legal aos animais. Ele é administrador público, pós-graduado em Gestão Ambiental em Problemas Urbanos.
Advogada Janaína Coutinho vai falar sobre as funções da Superintendência Municipal do Bem-Estar Animal, criada pelo atual governo municipal de Uberaba.

RÉPLICAS DE DINOSSAUROS SÃO DESTAQUE EM PEIRÓPOLIS/UBERABA
(FOTO: ENERSON CLEITON)
Turismo em destaque
UBERABA ORGANIZA GEOPARQUE DE OLHO NO RECONHECIMENTO DA UNESCO
Hoje, apenas o Geopark Araripe possui 
este reconhecimento, no Brasil
Parque dos dinossauros – nome popular do conhecido bairro de Peirópolis, encabeça a lista dos pontos turísticos que vão compor, inicialmente, o Geoparque Uberaba, o segundo oficialmente criado no Brasil. Hoje, o país tem apenas um projeto considerado oficial, o Geopark Araripe, no sul do Ceará, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Unesco em 2006.
Lançamento do Geoparque Uberaba aconteceu durante a ExpoZebu 2017, oportunidade em que fecharam parceria a Prefeitura de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ e Conselho Municipal de Turismo.
Estruturado como um macroprojeto turístico, o objetivo é potencializar e estruturar a vocação turística de Uberaba, conhecida mundialmente como a Capital do Zebu e Terra dos Dinossauros, sendo ainda referência pelo turismo religioso, cultural e de negócios.
O projeto envolve dois geossítios - Peirópolis e Santa Rita, e três sítios histórico-culturais - ABCZ, Memorial Chico Xavier e Fazenda Cassu, que vão integrar os circuitos turísticos.
Os coordenadores do movimento deixam claro que haverá um trabalho intenso para se conquistar um lugar na Rede Global de Geoparques da Unesco – e portanto, o reconhecimento como patrimônio natural da humanidade.

Anistia fiscal
PREFEITURA DE UBERABA OFERECE FACILIDADES PARA DEVEDORES
Em tempos de crise, o devedor tem a chance de se livrar 
de até 90% dos juros e multas
Está em vigência a anistia fiscal oferecida pela Prefeitura de Uberaba para os contribuintes em dívida com os cofres municipais. Aprovada pela Câmara de Vereadores, a lei de autoria do Executivo, acaba de ser sancionada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) e publicada no Porta-Voz – jornal oficial do município.
Com cerca de R$ 270 milhões de dívida ativa para receber, a Prefeitura de Uberaba oferece redução de juros e multas para quem quiser regularizar a situação - 80% de redução para pagamento em até 41 parcelas, a 90% para pagamento à vista.
Não podem aderir ao programa os cidadãos que possuem dívidas já em fase de cobrança judicial e dívidas administrativas.
Para quem optar por parcelar a dívida, o acordo já está sendo feito (exclusivamente) na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu (avenida Leopoldino de Oliveira, n° 3.433), através do Posto Avançado de Conciliação Exprocessual/PACE, que tem a parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG.
A partir do dia 10/05, quarta-feira, o contribuinte que optar em pagar à vista pode acessar o site da Prefeitura de Uberaba e imprimir o boleto (http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal).

----------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário