13 de agosto de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Especial
CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIVIDEM ESPAÇOS NAS REDES SOCIAIS COM OS PAIS E OS AVÓS
Assim como os garotos Yan Gabriel Silva Inácio e Thariq Pantaleão, milhões de crianças e adolescentes são usuários de rede social – o que tem exigido cada vez mais atenção e responsabilidade por parte de todos, desde as famílias até os próprios administradores desses espaços
YAN GABRIEL E THARIQ PANTALEÃO DÃO SEUS RECADOS NO FACEBOOK COM
DESENVOLTURA E INTELIGÊNCIA  (FOTOS: PERFIS RESPECTIVOS)
Usuário adulto do Facebook tem deparado cada vez mais, com os chamados “pedidos de amizade” feitos por donos de perfis muito jovens – crianças e adolescentes que andam dividindo o espaço com os pais e avós nas redes sociais.
E não se iludam: boa parte desta meninada é acompanhada de perto pela família. Que o digam Thariq Pantaleão e Yan Gabriel Silva Inácio, ambos de 11 anos de idade, entrevistados pelo blog Conta-Gotas...Notícias – com a devida permissão das mães, é claro!
Aluno no Colégio Nossa Senhora das Graças, Thariq Pantaleão é filho de Ana Aparecida Campos Wehbe e Edgar Wehbe. As fotos e comentários do seu perfil são variados, mas priorizam a família (especialmente os primos) e os amigos (especialmente os colegas de aula).
Criei o perfil para falar sobre as coisas que eu gosto”, disse Thariq, citando ciências e religião como exemplos. E deixou para o final, com um enfoque todo orgulhoso: “Gosto de publicar meus poemas”.
Yan Gabriel Silva Inácio, filho de Anair Silva e José Inácio, estuda no Colégio Liceu Albert Einstein. Além da família e dos amigos, ele não poupa fotos do cachorrinho e de pratos de comida preparada pela mãe. Parece provocar seus seguidores com a "arte da mãe" – sem dúvida, um de seus orgulhos.
Criei o perfil para interagir com meus amigos e familiares... e também fazer novas amizades” – escreveu Yan na entrevista.
Assim como Thariq Pantaleão e Yan Gabriel Silva Inácio, milhões de crianças e adolescentes são usuários de rede social – o que tem exigido cada vez mais atenção e responsabilidade por parte de todos: desde as famílias até os próprios administradores desses espaços.

Pesquisa TIC Kids Online
70% DOS JOVENS COM ACESSO À INTERNET POSSUEM PERFIL PRÓPRIO NA REDE SOCIAL
THARIQ: AGRADECIMENTO AOS AMIGOS
Mais de 16,3 milhões de crianças e adolescentes brasileiros com idade entre  9 e 17 anos possuem perfil próprio em rede social – informa pesquisa TIC Kids Online, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O último levantamento – de série histórica promovida desde 2012, aconteceu em 2015, indicando que oito em cada dez crianças e adolescentes são usuários de Internet, o que representa 23,4 milhões de jovens em todo o país. Deste total que acessa a Internet, 70% possuem perfil em rede social, e portanto mais de 16,3 milhões.
O uso de equipamentos móveis para acessar a Internet é expressivo entre o público jovem. Em 2015, 85% acessaram a rede por meio do telefone celular. A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015 verificou que 31% das crianças e adolescentes acessavam a Internet exclusivamente por esse dispositivo. Outros 64% também usam computadores (de mesa, laptops e tablets).

Preferência
CELULAR É "COMPANHEIRO" NA HORA DAS ATIVIDADES ESCOLARES
YAN: CELULAR NA MÃO
Após mais de 20 anos de implementação do ProInfo – programa criado pelo governo federal para promover o uso pedagógico de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na rede pública de ensino fundamental e médio –, ainda há desafios a serem vencidos quanto ao acesso a equipamentos TIC e à conexão à Internet.
TIC Educação 2016 mostra que os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, sendo que em apenas 59% esse espaço encontrava-se em uso em 2016, segundo os diretores. Além disso, somente 31% dos professores de escolas públicas afirmaram utilizar computadores no laboratório para desenvolvimento de atividades com os alunos.
De acordo com a pesquisa, apesar da incorporação básica de equipamentos nas escolas, a velocidade de conexão ainda é um desafio. Paralelamente, a pesquisa indica que a utilização de celulares por alunos em atividades escolares foi citada por 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º ano ao 9º ano, do ensino fundamental. Esse percentual atingiu 74% entre os estudantes do ensino médio.
Em sua 7ª edição consecutiva, a pesquisa TIC Educação 2016 foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2016 e contemplou 1.106 escolas públicas e privadas, com turmas do 5º ou 9º ano do ensino fundamental e/ou 2º ano do ensino médio localizadas em áreas urbanas.
Mais informações em http://www.cetic.br/.

Cidadania
TRIBUNAL DE MINAS COMEMORA ÍNDICES EM SEIS MESES DE BIOMETRIA OBRIGATÓRIA 
EM UBERABA, O CADASTRO OBRIGATÓRIO COMEÇOU DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2017, MAS
DESDE 19 DE JANEIRO DE 2016 QUE A CIDADE TEM FEITO O CADASTRO DIGITAL
NÃO OBRIGATÓRIO. ENTRE OS PRIMEIROS A BIOMETRIZAR-SE DIA 19 DE JANEIRO DE 2016
ESTAVA O  ESTUDANTE FELIPE DINIZ BARBOSA, ENTÃO COM 18 ANOS E RECÉM-APROVADO NO VESTIBULAR DE MEDICINA. ACOMPANHADO PELA MÃE, DONA MARLENE DINIZ BARBOSA, SERVIÇOS-GERAIS DE UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA, O JOVEM SE INSCREVEU PELA PRIMEIRA VEZ COMO ELEITOR - UMA EXIGÊNCIA PARA MATRICULAR-SE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO/UFTM    (FOTOS: GISELDA CAMPOS)
Recadastramento biométrico obrigatório em Uberaba, Betim, Contagem e Uberlândia completa seis meses agora, em agosto – e os números são comemorados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Nos quatro municípios, o índice já supera o que havia sido planejado anteriormente para esse período, segundo avaliação recém-divulgada pelo TRE/MG. Em Uberaba, 36% dos eleitores estão biometrizados; em Betim, são 40,4%; em Contagem, 33% e em Uberlândia, 41,89%.
O prazo final para o recadastramento biométrico obrigatório nas quatro cidades é 9 de fevereiro de 2018 – portanto, daqui a seis meses. Nesses municípios com recadastramento biométrico obrigatório, o eleitor que não comparecer dentro do prazo não pagará multa, mas terá o título cancelado.
Os municípios de Minas Gerais que estão passando pelo recadastramento biométrico ordinário (ou seja, não obrigatório), como Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora e Governador Valadares, por exemplo, ainda não têm prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores.
Atualmente, 624 municípios mineiros já atendem o eleitor por meio da coleta de seus dados biométricos. Deste número, 540 cidades passam pelo recadastramento biométrico ordinário, 80 já fizeram o recadastramento obrigatório.
Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19 horas.

Estilo PT
Nem mesmo as várias encrencas jurídicas que rondam o ex-presidente da República  Luiz Inácio Lula da Silva desanimam seus seguidores – incluindo os que enfrentaram e/ou enfrentam entreveros internos, tipo o ex-presidente do PT/Uberaba, Josimar Rocha.
Afastado do comando e até das atividades oficiais da legenda, Josimar é um dos uberabenses mais entusiasmados com uma quase ex-eventual futura candidatura de Lula em 2018.
(Arte: Facebook Josimar Rocha)

Estilo líder
Com seis meses no cargo de líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara de Uberaba, o vereador Almir Silva (PR) não tem dúvida de que está exercendo a função de acordo com as expectativas.
Em nota recém-divulgada para a imprensa, a assessoria do vereador lembra que, de 46 propostas do prefeito, 33 foram colocadas em pauta com 100% de aprovação. Afirma ainda, que não houve qualquer imposição por parte do prefeito, e que o resultado é fruto do trabalho do líder. Almir Silva foi vice-prefeito na gestão anterior (2013/2016) de Paulo Piau. (Foto: Rodrigo Garcia/Câmara)

Estilo PMDB 
Encontro das Macrorregiões promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) em Itapagipe, no Triângulo Mineiro, atraiu 220 participantes, incluindo o vice-governador e presidente do PMDB/MG, Antônio Andrade (foto), 26 prefeitos e prefeitas, 42 vereadores, além de deputados e outras lideranças de Minas Gerais.
Presidente da AMM, Julvan Lacerda, de Moema, anunciou que vários outros eventos serão realizados em várias regiões do interior mineiro.
Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o vice-presidente da entidade, Paulo Piau (foto), de Uberaba, disse que os prefeitos são a caixa de ressonância da população. “Os prefeitos são o para-choque da população. Nós estamos perto dos problemas e temos que buscar soluções”, afirmou. (Foto: Rê Caramori/Assessoria Gabinete Uberaba)

ENTRE AS ANDANÇAS DE NOSSA SENHORA DA ABADIA NESTE PERÍODO DE HOMENAGENS,
ELA ABRILHANTOU MISSA NO CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA DE UBERABA.
CARREGADA PELOS GUARDAS MUNICIPAIS, FOI RECEPCIONADA PELO PREFEITO PAULO PIAU
E A PRIMEIRA-DAMA HELOÍSA PIAU (FOTO: NETO TALMELI/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO)
Estilo padroeira
E os políticos e a comunidade de um modo geral estão mobilizadíssimos em torno da festa em homenagem à padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia, que acontece até dia 15 de agosto, data comemorativa da Santa. Até o dia 14 serão celebradas missas às 6h, 12h, 15h e 19h, de segunda-feira a sábado. Dia 15 as missas vão acontecer de hora em hora, entre 6h e 17h – com a coroação da Santa às 18h30, seguida de procissão. Sem esquecer, claro, a tradicional quermesse diariamente.


Estilo PSD 
Fundado e presidido pelo deputado federal Marcos Montes, o PSD/Uberaba comemora os números relacionados às emendas propostas por ele ao Orçamento da União. Emendas divulgadas pelo partido se referem aos orçamentos de 2015, 2016 e 2017, e somam R$ 13,240 milhões.
Aliás, o deputado e o PSD de Uberaba garantem: emendas não têm nada a ver com recompensa por ter votado pelo adiamento do processo do presidente da República, Michel Temer (PMDB).
E a principal base política do deputado federal Marcos Montes não é a única beneficiada. Médico, líder da bancada do partido na Câmara (a quinta maior, com 37 deputados federais), membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (2005/2006), Marcos Montes é majoritário no Triângulo Mineiro.
Ao todo, sua base envolve 40 cidades: Abadia dos Dourados, Água Comprida, Alpinópolis, Alterosa, Araguari, Araporã, Araxá, Arinos, Bambuí, Cabo Verde, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Campos Altos, Campo Florido, Cascalho Rico, Centralina, Conquista, Coromandel, Estrela Do Sul, Fronteira, Grupiara, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba, Lagoa Grande, Monte Alegre, Machado, Monte Carmelo, Paracatu, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Vitória, Tapira, Tupaciguara e Uberaba.


Estilo mineiro 
E por falar em Marcos Montes, ele distribuiu nota esta semana, repudiando a intenção do governo federal  de leiloar as Usinas de São Simão, Volta Grande, Jaguara e Miranda, operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig. O deputado mineiro lembra que o contrato de concessão assinado em 1997, e que está em vigência, prevê o direito de prorrogação.
 “Mexeu com Minas mexeu comigo”, disse Marcos Montes, que pouco tempo atrás, aproveitou a conquista de um novo espaço para a Liderança do PSD na Câmara para homenagear Minas Gerais. Quem entra em sua sala dá logo de cara com uma obra de arte: Retrato de Tiradentes – Quando a Morte Não Mata o Sonho, de Carlos Bracher.
O óleo sobre tela/100x80cm é cópia fiel de retrato que integra o projeto Construtores do Brasil e foi providenciada pela Câmara a pedido do líder do PSD.
Líder da Conjuração Mineira de 1789, o alferes Joaquim José da Silva Xavier passou à história como um precursor idealista e ousado da Independência do Brasil. (Foto: Cláudio Basílio de Araújo/Liderança do PSD)
------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário