31 de dezembro de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


Pesquisa Ápice
UBERABA SAI DE 2017 COM LULA E BOLSONARO NA CABEÇA
Vale lembrar que a partir de 1º de janeiro de 2018, segunda-feira, pesquisas sobre as eleições de 2018 só podem ser publicadas após registro na Justiça Eleitoral




--------------------
Ressalvas
Importante ressaltar que para os cargos de presidente e governador o candidato só é eleito no 1º turno se tiver a maioria absoluta dos votos válidos. Para isso, ele precisa alcançar mais votos do que a soma dos demais candidatos. Caso ninguém alcance tal índice em 1º turno, há então, um 2º turno, quando disputam os dois candidatos mais votados na primeira etapa. Não importa a porcentagem dos votos nulos ou em branco, uma vez que estes votos são excluídos da contagem. 

Outro detalhe importante é que a reforma política de 2015 reduziu de um ano para seis meses o prazo para filiação partidária de quem quer disputar a eleição. Além disso, em março será aberta uma janela de 30 dias para a troca de partido de políticos que queiram se candidatar sem o risco da perda do mandato  
-------------------------------

Eleitorado de Uberaba segue a tendência nacional no que se refere a 2018 – de acordo com resultado de pesquisa realizada entre os dias 18 e 21 pelo instituto Ápice. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (por enquanto PSC).
Margem de erro – de cinco pontos percentuais para menos ou para mais, não interfere na ordem de colocação dos dois primeiros, mas indica que o eleitorado de Uberaba pode estar apostando na vitória de Lula no 1º turno. Segundo o engenheiro e estatístico do instituto, Luiz Cláudio Reis, foram entrevistados 400 eleitores sobre oito nomes já “lançados” pelos respectivos partidos.

LULA A TODO VAPOR NA INTERNET
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Apesar da liderança, pode ter a candidatura barrada se o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) confirmar a sentença do juiz Sérgio Moro no processo relativo ao tríplex do Guarujá. Ele cairia na Lei da Ficha Limpa, já que seria uma condenação colegiada.

BOLSONARO: POSE DE SALVADOR DA PÁTRIA
Jair Bolsonaro (PSC)
Segundo colocado nas pesquisas de intenção de votos, o deputado federal Jair Bolsonaro ainda deve trocar de partido. O destino seria o Partido Ecológico Nacional/PEN, que espera a homologação da Justiça Eleitoral para mudar o nome para Patriota. O pré-candidato tem atrelado sua imagem à de um defensor intransigente do patriotismo.

AÉCIO É A MALA SEM ALÇA DE ALCKMIN
Geraldo Alckmin (PSDB)
O governador de São Paulo assumiu a presidência do PSDB para tentar apaziguar o partido, que se dividiu entre ficar ou sair da base do governo Michel Temer (PMDB). Mas sua missão mais importante é se afastar da imagem do antecessor no comando do PSDB, o senador Aécio Neves – que carrega graves acusações nas costas. Alckmin também pode enfrentar embate interno se o prefeito de São Paulo, João Dória, resolver mesmo se candidatar.

PT, PV, PSB E REDE: MARINA SILVA NÃO TEM PRECONCEITO

Marina Silva (Rede)
Já lançou oficialmente sua candidatura. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente disputou as duas últimas eleições presidenciais, uma pelo PV e outra pelo PSB. Começou a carreira política no PT.

LULA PERDE O APOIO DE MANUELA - POR ENQUANTO
Manuela D'Ávila (PCdoB)
Jornalista de formação, ela foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Em 2006 se elegeu para a Câmara dos Deputados, onde ficou por dois mandatos.  É deputada estadual desde 2014. Sua candidatura afasta  o PCdoB de uma desejada chapa encabeçada por Lula.

CIRO JÁ ESTEVE EM SETE PARTIDOS
Ciro Gomes (PDT)
Sua candidatura é tida como fava contada. Ex-ministro, ex-governador do Ceará, ex-prefeito de Fortaleza, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, com fama de destemperado, Ciro já passou por sete partidos e já concorreu à presidência duas vezes, em 1998 e em 2002.

ÁLVARO DIAS QUE NEM BARACK OBAMA: "YES, WE CAN"
Álvaro Dias (Podemos) 
Ex-PSDB, o senador é crítico ferrenho do PT. Está no quarto mandato consecutivo de senador. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná. O Podemos é o ex-PTN.

MEIRELLES: REFORMA DA PREVIDÊNCIA E NÚMEROS
Henrique Meirelles (PSD).
O atual ministro da Fazenda usa e abusa da condição de estar tirando o Brasil da sua pior crise econômica para tentar se viabilizar até março, quando decide se vai desincompatibilizar (prazo termina no início de abril). Foi presidente do Banco Central  no governo Lula e executivo do BankBoston. Atuou  como presidente do conselho de administração da J&F Investimentos, holding criada pela família de Joesley Batista e controladora da JBS. E defende a reforma da Previdência, enquanto ignora a oposição ferrenha da grande maioria dos brasileiros.
-----------------------

Pretextos
Prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), entra 2018 com uma agenda recheada de assuntos extras. Com três secretários municipais dobrando cargos, ele vai aproveitar para fazer uma reforma em sua equipe de 1º escalão, seja para tirar a sobrecarga do trio, seja para abrigar aliados de campanha que ainda não se sentem contemplados, seja para afastar quem não é tão aliado assim.
MARCOS MONTES E PAULO PIAU
Votos
Com dois candidatos já oficialmente confirmados – e outros nem tanto assim, o prefeito de Uberaba tem a missão de ajudar a reeleger o deputado federal Marcos Montes (PSD) e o deputado estadual Tony Carlos (PMDB). Ambos entraram de cabeça, corpo e alma na campanha que reelegeu Paulo Piau no 1º turno de 2016.
Revolta
Com atrasos que já somam mais de R$ 45 milhões só na Saúde de Uberaba, o governo petista de Minas Gerais não está saindo da boca do titular da Secretaria de Saúde da cidade, Iraci Neto (PSD). “Apesar do governo estadual, Uberaba tem avançado de forma significativa”, diz ele. Mas, algumas palavras são impublicáveis.
Boataria
É basta falar em campanha eleitoral pra boataria ganhar força. Além dos atrasos do governo do Estado, Iraci Neto ainda teve que sair a campo para desmentir boatos de que o Hospital Regional de Uberaba não estaria funcionando em sua plenitude. Segundo ele, os leitos estão sendo ocupados em sua grande maioria, inclusive com pacientes da região.
Nos conformes
E mais: está tudo funcionando de acordo com os procedimentos de competência do hospital, desde a alimentação para os pacientes, passando pelos cuidados humanizados, até o tratamento propriamente dito. Mais de mil pacientes já passaram por atenção ambulatorial, mais de 400 já foram atendidos na UTI,  mais de 400 homens foram atendidos durante a campanha do Novembro Azul – de prevenção e combate ao câncer de próstata. Também foram realizadas 60 cirurgias ortopédicas.
Às origens
Já com novo diretório municipal eleito, o PMDB aguarda oficialização do novo nome – Movimento Democrático Brasileiro/MDB, para providenciar a inclusão dos dirigentes no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias da Justiça Eleitoral. PMDB/MDB de Uberaba é presidido por Fabiano Elias.
Recordando
As mineiras Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia estão passando pelo recadastramento biométrico obrigatório, também conhecido como revisão biométrica ou recadastramento obrigatório, desde 1º de fevereiro de 2017. Os eleitores desses municípios devem fazer o recadastramento até 9 de fevereiro de 2018.
Cancelamento
Quem não comparecer até a data final para o recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Para se recadastrar, o eleitor desses municípios deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148).
Reforçando
Eleições de 2018 vão acontecer dia 7 de outubro, em 1º turno, e dia 28 de outubro, nos casos de 2º turno. Os eleitores votarão para eleger o presidente da República, governadores de Estado e do Distrito Federal, senadores (duas vagas por Estado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Internet
A propaganda eleitoral na Internet poderá ter início dia 16 de agosto de 2018. Nesse caso, a novidade é que está autorizado o impulsionamento de conteúdos, desde que contratados exclusivamente por partidos, coligações e candidatos.
ADOLESCENTES-FETI
Função social
McDonald's - cadeia de hambúrgueres e restaurantes fast food, e C&A – grupo que trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis, são as duas primeiras empresas privadas a fecharem parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) de Uberaba para a contratação de menores aprendizes em 2018. A Feti – da administração municipal indireta, encerrou 2017 com  520 adolescentes contratados ao longo do ano.
Preparação
Os adolescentes, além de estar matriculados em escola formal, precisam fazer quatro cursos obrigatórios e oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional da Feti: Tecnologia das Informações e Comunicações nas Empresas; Gestão de Pessoal; Gestão Empresarial e Liderança; Empreendedorismo e Mercado de Trabalho. E, em seguida, passam por formação especial no Departamento do Bem-Estar do Menor (Probem).
KAKÁ CARNEIRO
Fora, Pimentel!
Vereador Kaká Carneiro (PR) pretende revogar a lei (nº 3.305/2014) que concedeu o título de Cidadania Uberabense ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). A honraria foi aprovada há três anos, mas ainda não foi entregue por decisão do próprio vereador, que é o autor da proposta. O pedido para revogar a lei será apresentado na retomada das sessões plenárias, em 2018.
Se arrependimento matasse...
"Engavetei o título, agora quero revogá-lo", disse Kaká Carneiro. Para ele, o governador não faz jus à homenagem em razão de uma série de atitudes que vem tomando frente ao cargo. Ele cita como exemplos a retenção do ICMS dos municípios, inclusive de Uberaba, e o escalonamento do 13º salário dos servidores estaduais – que vão receber em janeiro, fevereiro, março e abril.
-----------------------

HOSPITAL REGIONAL NA PÁGINA UBERABA VISTA DE CIMA
Retrô 2017
AGENDA OFICIAL DO PREFEITO DE UBERABA INCLUIU DESDE INAUGURAÇÃO DE UM HOSPITAL ATÉ SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONTRA A FOME E ENTREGA DE CENTENAS DE MORADIAS POPULARES
Conhecido por ser madrugador e incansável, o prefeito Paulo Piau participou de quase 240 eventos oficiais ao longo de 2017 - de acordo com informações do Departamento de Planejamento, Produção e Execução de Eventos da Chefia de Gabinete – ou Cerimonial da Prefeitura de Uberaba.
Agenda do ano começou com a posse dele próprio, do vice-prefeito João Ripposati (PSD), dos vereadores e da primeira mesa diretora da Câmara/legislatura 2017/2020. No dia seguinte deu posse à sua equipe de 1º escalão. Ainda em janeiro, o prefeito Paulo Piau participou da posse de novos servidores aprovados em concurso público.
Também assinou a ordem de serviço para pavimentação do bairro de Peirópolis e entregou os  residenciais Rio de Janeiro - módulos A e C, beneficiando 1.701 famílias.
Em fevereiro voltou a dar posse a aprovados em concurso público, lançou o projeto MultiAção 2017, participou da troca de comando no Corpo de Bombeiros. Ao lado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o prefeito de Uberaba abriu a 1ª Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por Meio da Agricultura com a presença de vários países de Língua Portuguesa. Evento teve repercussão internacional, inclusive na Europa e na África, com manchetes em jornais importantes de Portugal, por exemplo.
Fevereiro também foi mês de esporte internacional. Dia 14, em entrevista coletiva à imprensa, realizada no anfiteatro do Centro Administrativo, foi lançado o Campeonato Sul-Americano Interclubes de Voleibol Feminino, com a presença de representantes das delegações e atletas.
Em março, o prefeito de Uberaba participou de 24 eventos – incluindo a entrega simbólica dos kits escolares. Paulo Piau também participou da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, da Conferência Municipal de Saúde e de reunião com seu secretariado para discutir e formatar o planejamento estratégico para o mandato.
Entre os 20 eventos de abril, aconteceu a abertura oficial da ExpoZebu2017. Encerrou maio com a abertura do Congresso de Educadores.
Junho foi mês de Conferência Municipal de Saúde da Mulher, Semana Integrada do Meio Ambiente, inauguração da nova sede da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal Frei Eugênio, entrega do viaduto Eddie Bernardes.
Com 28 eventos, julho foi o mês mais agitado para a agenda do prefeito, que começou com a posse dos novos presidentes dos clubes sociais, passou pela Conferência Municipal de Assistência Social, apresentação do projeto de revitalização do centro da cidade durante reunião na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), entrega de certificados para formandos de Iniciação Profissional da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), entrega do Centro de Treinamento do Uberaba Sport Club (USC), até as festas julinas dos servidores municipais.
Em agosto, Paulo Piau inaugurou a Farmácia Solidária e a nova Central de Ambulâncias.
Setembro foi marcado por eventos importantíssimos, entre eles, a inauguração do Hospital Regional – que aconteceu após a garantia de recursos de custeio por parte da União e a formatação de uma parceria inédita entre Prefeitura/Secretaria de Saúde com duas escolas de ensino superior: Universidade de Uberaba (Uniube) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Também em setembro aconteceu o Desafio Internacional de Futsal.
Aliás, com a presença da seleção brasileira de futsal – inclusive o ala Falcão, que mais tarde enfrentaria o Uruguai no Desafio Internacional de Futsal, na cidade, o prefeito inaugurou o Centro de Iniciação ao Esporte/CIE de Uberaba.
Ainda em setembro o prefeito Paulo Piau lançou o serviço Consulta Prévia Online, que deu a Uberaba o prêmio Cidades Inteligentes. E também foi em setembro a inauguração da segunda loja do Grupo Bahamas em Uberaba.
Entre os eventos de outubro, Paulo Piau participou da inauguração da loja Giga, lançou o Outubro Rosa – período de campanha de conscientização contra o câncer de mama -, e comandou o Cria Criança – um dia de festa no Estádio Uberabão.
Novembro foi mês de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conquistinha, e dezembro somou 24 eventos.
Entre outros compromissos, o prefeito Paulo Piau participou no último mês de 2017, do Dia Internacional Contra a Corrupção, reunião do G70 – grupo de municípios da região -, seminário de segurança pública, de Altos Papos – encontro com lideranças estudantis da rede municipal -, almoço com voluntários da varrição social.
E ainda, ao lado do ministro das Cidades, Alexadre Baldy, entregou 500 casas do novo Residencial Isabel do Nascimento.  Paulo Piau também participou de encontro com associações de bairro e do lançamento da mobilização contra o Aedes aegypti.

TRANSPORTE COLETIVO ENTRA 2018 COM REAJUSTE NA TARIFA (FOTO: NETO TALMELI)
Vem aí...
2018 COMEÇA COM REAJUSTES
População de Uberaba entra 2018 com dois anúncios nada agradáveis para o bolso: a atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano/IPTU e um aumento na passagem do transporte coletivo urbano.
A nova tarifa entra em vigor dia 1º de janeiro, segunda-feira. Salta de R$ 3,80 para R$ 4, com uma “promoção”: aos domingos, durante o mês de janeiro/2018, exclusivamente com utilização do cartão comum, o valor será de R$ 3.
As concessionárias pediam R$ 4,17, o Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba aprovou o valor de R$ 4,08, e o prefeito Paulo Piau decretou R$ 4.
Por sua vez, o aumento do IPTU é de 1,95%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor/INPC, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Vence dia 10 de março, sendo que o contribuinte que fizer opção para o pagamento integral do IPTU e da Taxa de Coleta e Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos terá direito a desconto: até o dia 20 de janeiro, de 15%; até o dia 10 de fevereiro, de 10%; até o dia 10 de março, de 5%.
------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário