5 de fevereiro de 2018

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

CRIANÇAS, IDOSOS, PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E COMUNIDADE RURAL TERÃO CARNAVAL ESPECIAL EM UBERABA
Carnaval de Uberaba 2018 – patrocinado pelo Ministério do Turismo e organizado pela Prefeitura/Fundação Cultural, tem programação definida. Aberta com o Concurso de Marchinhas e folia no Domingo na Concha, a festa segue agora com o Baile de Carnaval da Alegria (08/02 – quinta-feira), na quadra do Instituto dos Cegos, das 12h às 17h, com  animação da Banda Manivela e banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae de Uberaba – destinado aos portadores de deficiência.
Maria Bonita e idosos
No dia seguinte (09/02) tem dose dupla. O tradicional Bloco Maria Boneca, da Fundação Gregório Baremblitt – com concentração marcada para 8h30, em frente à instituição - rua Capitão Domingos, 418, faz seu famoso desfile pelas ruas centrais da cidade. E das 13h às 17h acontece o Carnaval na Unidade de Atenção ao Idoso/UAI, com DJ e a Banda Sola Quente.
Folia em Ponte Alta 
Nos dias 10 e 11 de fevereiro – sábado e domingo, o bairro rural de Ponte Alta será agitado com a folia - na rua do Comércio, começando sempre às 21h com o DJ Bruno César. Dia 10 tem também a banda Skema Livre, e dia 11 será a vez da Banda Conexão.
Matinê
Na terça-feira de carnaval (12/02) é dia das crianças se divertirem. Matinê acontece no Uberaba Tênis Clube/UTC, das 15h às 19h. A entrada será beneficente (1kg de alimento não perecível), com entrada permitida apenas para crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis. Quem anima a folia é a cantora Leslye de Paula.

Curiosidade histórica
Já está aberta ao público – até dia 16/02, sexta-feira, a exposição No Baú da Folia, contando a história do carnaval de Uberaba por meio de fotos e materiais que remetem ao passado, resgatando as tradições e a identidade cultural presente na cidade. Entre os destaques, a história da música Ta-Hí, do uberabense Joubert de Carvalho - marchinha que foi gravada por Carmen Miranda em 1930 com arranjo de Pixinguinha e acompanhamento da Orchestra Victor. Exposição está na Galeria de Artes Anatê da Biblioteca Municipal – rua Alaor Prata, 317.

ATENÇÃO, PIERRÔS, COLOMBINAS E ARLEQUINS!
De 10/02 a 13/02 – sábado até terça-feira, o Carnaval de Uberaba 2018 agita as noites – sempre a partir das 19h, no Ciclo Parque, localizado nas imediações do Fórum Melo Viana, esquina com a rua Pedro Salomão e paralela com avenida Maranhão - bairro Santa Maria. 
Nas quatro noites, os dançarinos do Grupo Realce prometem agitar o público com suas coreografias.
Shows e blocos
Dia 10 a folia começa com o DJ Renato Carneiro e logo depois acontecem os shows com a Banda Carnaval Brasileiro, Leslye de Paula e Dadá Fonseca.
Domingo, além do DJ Mateus e da Banda Carnaval Brasileiro, haverá desfile de blocos do Concurso Cultural e shows com OdaraBamba e Regina Benedetti.
Noite especial
Dia 12, segunda-feira, o DJ Renato Carneiro e a Banda Carnaval Brasileiro abrem a festa, preparando os foliões para a atração nacional - o grupo Sambô (22h). O público fecha a noite dançando com o grupo 4 de Ouros.
Blocos vencedores
A terça-feira de carnaval terá programação intensa. O DJ Mateus e a Banda Carnaval Brasileiro animam o palco, que também recebe Fut&Samba e o grupo Bombatuk. E mais: acontece o anúncio dos campeões do Concurso de Blocos. Vale lembrar que durante todos os dias de festa, também estarão no palco os dançarinos do Grupo Realce, que prometem agitar o público com as coreografias.





ELEITOR QUE NÃO CONSEGUIR FAZER BIOMETRIA ATÉ 9 DE FEVEREIRO TERÁ SEGUNDA CHANCE
Quem já é eleitor e não conseguir fazer a biometria em Uberaba até dia 9 de fevereiro – último prazo para o recadastramento, terá uma segunda chance para acertar sua situação. Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, abrirá prazo de 26 de fevereiro até 9 de maio para que as pessoas regularizem o título, mesmo se ele chegar a ser cancelado, sem prejuízo aos eleitores.
Coordenador de Comunicação do TRE/MG, Rogério Tavares, disse ao blog Conta-Gotas...Notícias que a última semana está sendo complicada, já que a capacidade de atendimento é limitada. “Infelizmente, muitos deixaram para a última hora - apesar de termos feito a divulgação do recadastramento durante praticamente um ano”, lamentou.
Segundo ele, o prazo final – de 9 de fevereiro, não será prorrogado, e nem será possível a criação de novos locais de atendimento, pois isso exigiria uma série de providências complicações técnicas, logísticas e financeiras. E mais: no caso de Uberaba, trata-se de uma das maiores centrais da Justiça Eleitoral em Minas Gerais.
Rogério Tavares lembra que, além da segunda chance para o recadastramento de quem já possui título, a pessoa que for tirar o documento pela primeira vez ou transferir para Uberaba não precisa comparecer agora – pois tem prazo até 9 de maio.

 
EDUARDO CALLEGARI
FUNDAÇÃO ESTENDE FIM DE CONTRATO DE JOVEM APRENDIZ PARA 24 ANOS

A entidade – da administração municipal indireta, está cadastrando jovens de 15 a 21 anos de idade para curso de capacitação
– Quem fez cursos de Iniciação Profissional na entidade
– Quem estuda à tarde ou à noite
– Quem não trabalhou e não está trabalhando de menor aprendiz pela Feti/Probem
Fundação de Ensino Técnico Intensivo de Uberaba/Feti conquista aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego para estender a faixa etária dos seus jovens aprendizes. 
Até então, os contratos tinham que encerrar quando os jovens atingissem 18 anos de idade, mas com a nova decisão, eles podem estender-se até os 24 anos. 
Para atender a esta demanda, a Feti vai cadastrar jovens de 15 a 21 anos de idade para capacitação no Departamento do Bem-Estar do Menor/Probem.
O programa será destinado àqueles que já tenham se formado em cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional (antigo Ceju) e que estejam matriculados no ensino regular, em 2018, no período vespertino ou noturno.
Por outro lado, não podem cadastrar-se os jovens que já trabalharam ou ainda trabalham como menores aprendizes através da Feti/Iniciação Profissional/Probem ou que foram demitidos da empresa onde estavam trabalhando.

Cadastro será feito entre os dias 05/02/2018 a 16/02/2018, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo - rua Equador, 49, bairro Fabrício (telefone: 3338-6689).

É preciso apresentar declaração de matrícula escolar para o ano de 2018, no turno noturno (preferencialmente) ou vespertino; cópia de certificado de conclusão de curso de Iniciação Profissional na Feti ou em polos parceiros; cópia de documentos pessoais (RG, CPF e CTPS); cópia de comprovante de endereço.
 O curso de capacitação terá a duração de duas semanas, quando os jovens serão preparados para entrevistas com o empresariado. Nesse período vão passar por avaliação escrita, e os aprovados serão encaminhados para entrevistas de emprego.

Conquistas
Além de ter conquistado o aumento da faixa etária – de 18 para 24 anos, e a alternativa de seis horas de trabalho – além do sistema de quatro horas, a Feti fechou o primeiro mês de 2018 com sete novos convênios com empresas interessadas em contratar menores aprendizes.
Além do McDonald's e C&A – que já haviam acertado a adesão no final do ano passado, a Feti também assinou convênios em janeiro com Magazine Luiza, River Auto Peças, MN Supermercados/Supermaxi, Balbec Festas e Ideal Tintas.
 “Iniciamos 2018 com o pé direito”, comemora o presidente da Feti, professor Eduardo Callegari,  
ressaltando que a busca por parcerias tem sido a grande prioridade da fundação, que ao longo de 2017 conseguiu encaminhar 520 menores aprendizes, muitos deles contratados em definitivo pelas empresas, após o encerramento dos convênios.
Estamos trabalhando para que este número cresça significativamente em 2018”, diz ele.
O presidente da Feti revela que o prefeito Paulo Piau tem atuado de forma direta das articulações, inclusive participando de reuniões, sugerindo projetos e oferecendo os meios necessários para a captação de novas parcerias.
Entre nossas ações estão as visitas pessoais às empresas”, ressalta. Além disso, segundo ele, os representantes das empresas são sempre bem-vindos à sede da entidade para conhecer os programas.




O amor é lindo
Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do casamento comunitário de Uberaba, que será promovido pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Inscrições vão até dia 27 de abril, e serão selecionados até 70 casais para se unirem através de cerimônia civil.





COM DIREITO A DESPEDIDA NO MURAL DA PÁGINA, MARCOS JAMMAL
FALA SOBRE SUA SAÍDA DA COHAGRA EM POSTAGEM NO FACEBOOK
MUDANÇA NA COHAGRA GANHA DESTAQUE NAS REDES SOCIAIS
Anúncio de que Marcos Jammal vai assumir cargo no Ministério das Cidades e será substituído pelo vice-prefeito João Ripposati na companha habitacional de Uberaba provoca frisson principalmente no Facebook
Poucos minutos após fazer o anúncio em reunião com sua equipe de trabalho, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), ocupou seus espaços nas redes sociais para informar que o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra, seu companheiro de legenda, Marcos Jammal, está deixando o cargo. 
E acrescentou que o vice-prefeito João Ripposati (PSD) vai substituí-lo.  Jammal e Ripposati seguiram os passos do prefeito e também deram a informação em suas respectivas páginas nas redes sociais.
O então presidente da Cohagra vai assumir a diretoria do Departamento de Melhorias Habitacionais do Ministério da Cidades,  a convite de Alexandre Baldy, que fez voo rasante em Uberaba dia 14 de dezembro de 2017 para entregar o Residencial Isabel do Nascimento para 500 famílias.

MARCOS JAMMAL E JOÃO RIPPOSATI DURANTE ANÚNCIO DA MUDANÇA NA COHAGRA
(FOTO: NETO TALMELI/COMUNICAÇÃO/PREFEITURA)
FIM DE CASOS
As mudanças na Cohagra colocam fim a duas polêmicas... Uma delas, de que Marcos Jammal seria candidato a deputado estadual em 2018, quando seu partido – o PMDB, tem candidato já definido e apoiado pelo principal líder da legenda, o prefeito Paulo Piau. 
Até dias atrás deputado estadual, o radialista Tony Carlos voltou à condição de suplente, uma vez que ocupava vaga de secretário de Estado que retornou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para disputar a reeleição.
Outra polêmica diz respeito à forte concorrência que provocaria a saída de Jammal em torno da presidência da Cohagra – sem dúvida o cargo mais cobiçado do governo municipal. 
Só no 1º ano do segundo mandato do prefeito Paulo Piau, o Minha Casa, Minha Vida entregou 2.201 moradias em Uberaba. E vem aí, para 2018, mais um punhado: os residenciais Rio de Janeiro B, Girassóis III e IV e Alfredo Freire II.
Sem contar os R$ 20 milhões confirmados pela Secretaria Nacional da Habitação/Ministério das Cidades para a construção de seis Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei´s, nos novos bairros do Minha Casa, Minha Vida:  Anatê, Rio de Janeiro, Marajó, Ilha do Marajó, Girassóis e Alfredo Freire. Obras devem começar em abril.
--------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário