16 de fevereiro de 2018

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Pequenos exageros
Com cerca de 1.686.897 habitantes, Uberaba soma uma população feminina, na faixa etária de 40 a 69 anos, com mais de 278.145 mulheres, potenciais beneficiárias do novo Centro de Referência para diagnóstico precoce do câncer de mama”...

Texto sobre Uberaba, postado no site do Instituto Avon, parceiro principal do Núcleo da Mulher, inaugurado dia 09/02, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, no Hospital Hélio Angotti/Hospital do Câncer de Uberaba. O IBGE discorda. Garante que Uberaba tem só 328.272 habitantes


***************

MOCIDADE ENTROU NA AVENIDA COM ZEBU E CHICO XAVIER NO ENREDO NOTA 10
(FOTOS: MARIANA BARCELLOS E ROBERTO FILHO)
Dose dupla
NAMASTÊ, UBERABA
A saudação indiana destacou Chico Xavier e o boi zebu na Marquês de Sapucaí
Em torno de 4h da madrugada de 11 para 12 de fevereiro o cheiro de incensos anunciou a entrada da sétima e última escola de samba do grupo especial na Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Era a Mocidade Independente de Padre Miguel – trazendo dois enfoques de interesse de Uberaba. A escola mostrava, entre seus destaques, o boi zebu e o médium Chico Xavier. Em pauta, as relações entre Brasil e Índia.
Pioneirismo
No que se refere ao zebu, o diretor de Relações Públicas da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ reagiu em entrevista ao blog Conta-Gotas...Notícias: "A ABCZ ficou muito honrada com a inclusão do zebu no desfile”. De acordo com Fabiano Mendonça, foi uma grande oportunidade para evidenciar e demonstrar o valor da pecuária nacional e estar presente na maior festa popular brasileira. “Esperamos que nosso zebu seja cada vez mais reconhecido e admirado por todos" – ressaltou.
Pacifismo
O líder espírita Chico Xavier, que passou a maior parte da vida em Uberaba, foi citado no samba-enredo e apresentado na avenida ao lado de outros pacifistas, entre eles, o líder indiano Mahatma Gandhi,  santa Madre Teresa de Calcutá – albanesa naturalizada indiana; os brasileiros Herbert de Sousa – o sociólogo Betinho, e Maria Escolástica da Conceição Nazaré – a Iyálorixá Mãe Menininha do Gantois...
Enredo 10
Campeã de 2017, a Mocidade ficou na 6ª colocação em 2018. Seu samba-enredo, Namastê... A Estrela Que Habita em Mim Saúda a Que Existe em Você, tirou nota 10 de cabo a rabo na avaliação do corpo de jurados, feito repetido apenas por Paraíso do Tuiuti e Portela.  O samba-enredo da Mocidade  nasceu de parceria entre Altahy Veloso, Zé Glória, J Giovanni, Denilson do Rosário, Alex Saraiça e Carlinhos da Chácara e Leo Peres.

Mocidade 
Samba-Enredo 2018 
Namastê... A Estrela Que Habita em Mim 
Saúda a Que Existe em Você
Kamadhenu derrama leite em nosso terreiro
Ganesha tem licença do Cruzeiro
Desemboca o ganges cá no Rio de Janeiro
Os filhos de Gandhi hoje são brasileiros
Brahma foi quem guiou velas de Portugal
E trouxe a Índia aos Gantois da mãe querida
Padre Miguel chamou Shiva pro carnaval
E Namastê pra todo povo da avenida
Hora de se benzer, hora de ir ao mar
Do sal à doce liberdade
Há tempo ainda!
Desobedecer pra pacificar
Como um dia fez a Índia!

Theresa de Calcutá
Ó Santa Senhora, ó madre de luz
Venha para iluminar
Esse povo de Vera Cruz

Clama o meu país
À Flor de Lótus símbolo da paz
E a vitória régia da mesma raiz
Pela tolerância entre os desiguais
Nesse Holi
Eis o triunfo do bem e da fé
Nerhu, Dom Hélder, Chico Xavier
Olhem pra Índia e pro Brasil! ôô

Bendita seja a Santíssima Trindade!
Em Nova Délhi ou no céu tupiniquim
Ronca na pele do tambor da eternidade
O amor da Mocidade sem início, meio e fim!

CARNAVAL DE UBERABA 2018: SUCESSO DE PÚBLICO E DE ORGANIZAÇÃO
(FOTO: NETO TALMELI/SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO)
Carnaval para todos
Realizado com o patrocínio do Ministério do Turismo, o Carnaval de Uberaba 2018 reuniu milhares de foliões ao longo das quatro noites – de 10 (sábado) a 13 de fevereiro (terça-feira), no Ciclo Park, além de festas carnavalescas específicas para crianças, idosos, portadores de deficiência, amantes do ciclismo, comunidade rural de Ponte Alta... Sem contar desfile e concurso de blocos, concurso de marchinhas, apresentações de bandas locais, regionais e nacional, e exposição de fotos e fatos relativos às folias de antigamente na cidade. Tudo organizado e coordenado pela Fundação Cultural/Prefeitura de Uberaba, e sem nenhum incidente.

*****************

RESIDÊNCIA MÉDICA DE NEUROCIRURGIA DO HC/UFTM É BEM AVALIADA
(FOTO: DIVULGAÇÃO UFTM)
EDUCAÇÃO
Reconhecimento
O programa de residência médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM recebeu a segunda maior nota na mais recente avaliação de conhecimentos aplicada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia/SBN. O exame, que é realizado anualmente, teve o resultado divulgado agora, em fevereiro.
Participaram 87 hospitais das cinco regiões brasileiras. A média obtida pelos residentes do HC-UFTM foi 83 pontos. O Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, ocupou o primeiro lugar, com 86. Em terceiro, com 80,5, está o Hospital da Universidade Estadual de Campinas e em quarto, com 80,4, o da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

*********************

Bora lá, agendar a biometria...
--------------------------------
------------------

Suspenso desde o encerramento do prazo para a biometria obrigatória em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, o agendamento voltou a ser feito para Uberaba e Uberlândia, e retorna dia 20/02 para Betim e Contagem. O atendimento dos eleitores agendados vai acontecer a partir do dia 26/02 em Uberaba, Betim e Contagem, e a partir do dia 19/02 em Uberlândia.
Nova chance
O eleitor dessas cidades que não tiver feito o recadastramento biométrico até 9 de fevereiro terá, depois dessas datas, a possibilidade de procurar a Justiça Eleitoral dos quatro municípios e regularizar sua situação, mantendo o mesmo número do título (e sem pagamento de multa). Em Minas Gerais, 80 municípios já passaram pela revisão biométrica e possuem todo o eleitorado cadastrado biometricamente.
Prazo final
Quem quiser votar em 2018, terá até o dia 9 de maio para fazer o procedimento de regularização do título. Esse prazo limite, estabelecido pelo Calendário Eleitoral expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE para todos os municípios do país, vale também para aquele que deseja tirar ou transferir o título ou regularizar sua situação por outras razões (como ter ficado três vezes sem votar ou justificar).
Números
De acordo com os últimos números do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, Uberaba tem 236.050 eleitores, sendo que 77,21% já estão com a biometria (182.253 eleitores) e 22,79% ainda não fizeram o cadastro (53.797 eleitores).
Em Uberlândia, são 501.459 eleitores. Desses, 76,29% já estão com a biometria (382.582 eleitores) e 23,71% ainda não fizeram o processo (118.877 pessoas).

****************

JOSÉ CARLOS COORDENA O CAOPP
(FOTO: LÚCIO CASTELLANO)
De cara nova
MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS LANÇA REVISTA DIGITAL
Estão acessíveis no formado digital, os três volumes da Revista MPMG Jurídico que trazem parte do material de apoio produzido em 2017 pelo CAOPP – o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais.
Mudanças
A revista, de acordo com o coordenador do CAOPP, promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, expõe o novo perfil do Ministério Público – surgido através das mudanças conjunturais ocorridas na sociedade brasileira.
Diálogo
Nessa nova sistemática – de acordo com o promotor, o Ministério Público se consolida como instituição imprescindível na manutenção do Estado Democrático de Direito, inclusive desapegando-se da forma tradicional demandista, dependente da intervenção judicial, para buscar a resolução de conflitos através do diálogo e do consenso.
Objetivo
Com a edição da Revista MPMG Jurídico, o CAOPP espera colaborar “com a formação de uma opinião republicana entre os operadores do direito e gestores públicos em geral, numa área tão sensível e, ao mesmo tempo, tão intimamente ligada ao cotidiano do cidadão como é a defesa do patrimônio público”.




*****************

FACHADA DA UNIUBE/CAMPUS AEROPORTO
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
EDUCAÇÃO
Investimento
Universidade de Uberaba/Uniube vai oferecer 18 bolsas – oito internacionais e dez nacionais, através do Programa de Bolsas Santander Universidades. Valores serão de três mil euros e 3,6 mil reais, respectivamente para beneficiados com bolsas internacionais e nacionais, para que eles possam comprar material ou qualquer equipamento durante o ano. Com o aumento do número de bolsas, a Uniube passa a ser a única instituição de ensino do Triângulo Mineiro a oferecer mais de dez bolsas de estudo para estudantes de graduação.

*********************

HOSPITAL REGIONAL DE UBERABA
(FOTO: PÁGINA UBERABA VISTA DE CIMA NO FACEBOOK)

SAÚDE
A todo vapor
Em apenas cinco meses de funcionamento o Hospital Regional de Uberaba já mostra a que veio... Informações passadas pelos gestores da instituição para o Conselho Municipal de Saúde, dão conta de que o hospital está com 55 leitos ativos, sendo 35 leitos de clínica médica, dez leitos de clínica cirúrgica e dez leitos de UTI adulto.
Da inauguração até o final de janeiro de 2018, foram credenciados 116 médicos de diversas especialidades - somando mais de 360 colaboradores, e foram realizadas 1.221 consultas. Só em janeiro foram 182 internações, 87 cirurgias, 533 exames de imagem, 5.377 exames laboratoriais. O hospital atende a 27 municípios da região.

***************

ÔNIBUS GANHAM IMAGENS DE DINOSSAUROS
(FOTOS: ANDRÉ SANTOS/SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO)
De olho na Unesco 
Uberaba trabalha em ritmo acelerado para dar tempo de, ainda em 2019, submeter sua proposta de Geoparque à avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Unesco – e desta forma conquistar o título de 128º Geoparque Mundial, ao lado de outros 127 já existentes em 35 países diferentes.
Movimento 
Uma série de ações, atividades e movimentos vão acontecer ao longo de 2018, a exemplo do design que acaba de ser aplicado aos veículos de transporte coletivo que fazem o acesso a Peirópolis – o bairro rural onde se encontra um dos mais admirados “parques de dinossauros” da América Latina. As imagens de dinossauros aplicadas nos ônibus foram produzidas pelo paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira.
***********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário