6 de junho de 2018

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Negócio de gente grande
UBERABA ABRE CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL DE R$ 790 MILHÕES PARA CONCESSÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Em fase de realização de audiência pública e recebimento de sugestões - atividades obrigatórias no processo, a Prefeitura de Uberaba prepara edital para abrir concorrência pública internacional para Projeto Público Privado/PPP de iluminação pública. Objetivo é oferecer concessão administrativa para o desenvolvimento, modernização, extensão, eficientização energética, operação e manutenção de todos os equipamentos e materiais que integram o sistema de iluminação pública da cidade - luminárias, fiações, reles, chave de ligação, sistemas de telemetria, sistemas de atendimento à população e demais sistemas correlatos. A concessão é por 30 anos, e prevê investimentos na ordem de  R$ 790 milhões, a serem pagos ao longo da vigência do contrato.
Podem  participar pessoas jurídicas (inclusive instituições financeiras) nacionais ou estrangeiros, fundo de investimento e entidades de previdência complementar, isoladamente ou em consórcio, de acordo com a legislação vigente, observados os termos do edital, cuja minuta e anexos podem ser conferidos no site da Prefeitura de Uberaba www.uberaba.mg.gov.br. Os interessados também podem enviar sugestões e comentários para o endereço eletrônico iluminacao@uberabadigital.com.br, até o dia 14 de junho de 2018.
(Foto: Neto Talmeli/Secretaria Especial de Comunicação)

--------------------

Ministério Público está sob nova direção no Tribunal de Contas de Minas Gerais 
Nomeada pelo governador, assumiu o comando do Ministério Público no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais/MP-TCEMG, a procuradora Elke Andrade Soares de Moura. Posse aconteceu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais/BDMG, com a presença do secretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio de Rezende Teixeira.
A procuradora-geral do Ministério Público de Contas passa a ser responsável pela gestão administrativa e pela representação judicial e extrajudicial do órgão, com mandato de dois anos, permitida uma recondução.
Elke Andrade entrou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em 1992 por meio de concurso público e ocupou os cargos de coordenadora, diretora e chefe de gabinete. Em dezembro de 2011, ingressou no Ministério Público de Contas, também através de concurso público.
Ela substitui o procurador Daniel de Carvalho Guimarães, que ficou quatro anos no cargo.
(Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/TCMG)

CARTA DE DESPEDIDA E AGRADECIMENTO
*Daniel de Carvalho Guimarães
Diante do encerramento de meu mandato à frente do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais no dia 31/05/2018, gostaria de lhe agradecer penhoradamente pelo convívio institucional e pessoal, que resultou em uma parceria que engrandeceu o papel do Ministério Público na proteção do patrimônio público. Foram quatro anos de muita luta, muitas conquistas e também de muitas dificuldades. Ao final, creio que o resultado foi positivo.
E isso se deveu a várias pessoas e instituições. Uma delas é você.
Mesmo enfrentando resistências injustas quanto à atuação do MPC, sempre tive em você um apoiador e um entusiasta da cooperação institucional, sábio que é de que sozinhos não chegaremos a lugar algum.Você tem a minha gratidão. Continuamos juntos nesse luta.
Gostaria que você fizesse a gentileza de encaminhar essa mensagem a todos os colegas promotores do patrimônio público, pois a eles também devo um sincero agradecimento.
Sou muito grato pela receptividade de todos ao trabalho do MPC, que fazemos com compromisso e zelo em prol do aprimoramento da atividade de controle.
Não cheguei a conhecer todos. Mas conheci muitos, ainda que por telefone e mensagens eletrônicas.
Espero ter entregado um serviço de qualidade a vocês, colegas do Ministério Público, e que dessa parceria surjam novos frutos.
A nova gestão do MPC certamente continuará  e aprimorará o trabalho... pois o nosso compromisso sempre será com a atuação em rede, principalmente com nossos irmãos do Ministério Público Estadual.
Enfim, o bom combate valeu a pena. Continuarei aqui à disposição para novas parcerias e ações.

*Carta enviada pelo ex-procurador-geral do MP no TCEMG, Daniel de Carvalho Guimarães, ao promotor José Carlos Fernandes Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais e presidente do Grupo Nacional de Coordenadores de Centros de Apoio Operacional à Defesa do Patrimônio Público 
----------------



Na mesa dos trabalhados, da esquerda para a direita, os adesguianos sargento do Tiro de Guerra de Uberaba, Maicon Sanches Pereira; delegado de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Cyro Moreira; delegado da Adesg Uberlândia, Eduardo da Mata; delegado da Adesg Uberaba, José Antônio Ferreira; presidente da Adesg Nacional, general Umberto Ramos de Andrade; vice-delegado da Adesg Uberaba, juiz Daniel Colaço; coronel do Exército, Fernando Miranda; sargento Instrutor do Tiro de Guerra, Hércules Ribeiro 
(Foto: Alci Júnior)

Política e estratégia
GENERAL DE BRIGADA ABRE CURSO DA ADESG EM UBERABA
Umberto Ramos ignorou qualquer alusão aos manifestos pró-intervenção militar que têm provocado protestos dos democratas Brasil afora
Sem qualquer citação aos manifestos pró-intervenção militar – que estão provocando polêmica em todo o país e reações indignadas da sociedade democrática brasileira, o presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/Adesg Nacional, general de brigada Umberto Ramos de Andrade, fez longo pronunciamento na aula inaugural do Curso de Estudos em Política e Estratégia/Cepe 2018, promovido pela Adesg Uberaba.
E olha que o tema da palestra foi “Sonho de uma grande Nação: desafios e oportunidades".  Em artigo publicado pelo Jornal do Brasil, na edição de 23/04/2018, o general refletiu sobre a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro:

A intervenção na segurança do Rio desperta discussões e desconfianças próprias de uma sociedade que amadurece com as liberdades e a democracia. De um lado, os “pragmáticos” clamam por regras operacionais claras e segurança jurídica em suas ações, enquanto os “especialistas” espantam-se”. O poeta Ferreira Gullar já advertia: “uma parte de mim pesa, pondera; outra parte delira. Uma parte almoça e janta; outra parte se espanta”.

Ph.D. pela Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, o general de brigada não tem poupado esforços, viagens e participação em atividades adesguianas Brasil afora, para reerguer a Adesg, defendendo que ela volte a ser protagonista na discussão de questões nacionais. Em Uberaba, entre outros assuntos, ele defendeu a tecnologia, mas pregou que a sociedade atual assuma conceitos éticos e morais – desde a educação infantil.
Aulas do Curso de Estudos em Política e Estratégia de Uberaba estão acontecendo diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, no Anfiteatro Cecília Palmério, das 19h30 às 22h.


ANTONIO ANASTASIA CHEGOU ACOMPANHADO DE MARCOS MONTES AO
LANÇAMENTO DE SUA PRÉ-CANDIDATURA A GOVERNADOR
(FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR TERÁ ENCONTRO POLÍTICO EM UBERABA
Antonio Anastasia retribui a participação em peso de uberabenses no lançamento de sua pré-candidatura
Pré-candidato a governador de Minas Gerais, o senador tucano Antonio Anastasia vai agitar Uberaba dia 11/06, segunda-feira. Pelo menos é o que “promete” convite que está sendo distribuído pela assessoria, amigos e aliados do senador. Evento, segundo o convite, tem o objetivo de  “debater sobre o futuro do estado e os caminhos que vão recuperar o prestígio de Minas Gerais, seu crescimento econômico e o acolhimento aos mineiros”...
Uberabenses aos montes marcaram presença, dia 14/05, no Actual Convention Hotel em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, durante o lançamento da pré-candidatura de Anastasia. Além da militância em peso do PSD, foram notadas e anotadas as presenças do prefeito Paulo Piau (MDB); o vice-prefeito João Ripposati (PTB); o presidente e o vice da Câmara, Luiz Dutra (MDB) e Agnaldo Silva (PSD), além de outros cinco vereadores - o emedebista Thiago Mariscal; os republicanos Kaká Carneiro (presidente do PR/Uberaba), Samuel Pereira e Almir Silva; e Ismar Marão (líder do PSD); o vice-líder da bancada federal do PSD, deputado Marcos Montes – nome cotado para ser vice na chapa liderada pelo senador.
E ainda: o diretor do Ministério das Cidades, ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra/Uberaba, Marcos Jammal (PSD); o presidente do PSDB de Uberaba, empresário Karim Abud Mauad; o presidente do DEM de Uberaba e do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, ex-prefeito Luiz Neto...
Estiveram em Contagem vários integrantes do governo municipal de Uberaba: os pessedistas Eduardo Callegari (Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti/Probem), Iraci Neto (Saúde); Rodrigo Vieira (Administração), e também Toninho Oliveira (Governo); Marlus Salomão (Serviços Urbanos); Luiz Saad e Carlos Dalberto – Belzinho (secretário e adjunto de Desenvolvimento do Agronegócio)...
Outros nomes que foram levar apoio ao projeto reconstrução de Minas: Luiz Henrique (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro/Certrim); Gleison Borges (Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande/Cigra); Mauro Sérgio de Melo (conselheiro do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade de Uberaba); Alexandre Pires (advogado, coordenador da Escola de Governo de Uberaba); Fúlvio Ferreira (Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba) ...

Especial
CANCELADA POR CAUSA DA GREVE DOS CAMINHONEIROS, DATA PARA HOMENAGEAR ANASTASIA EM UBERABA É REMARCADA
Conforme antecipado com exclusividade pelo blog Conta-Gotas...Notícias (edição de 21/05), o senador Antonio Anastasia vai receber a Medalha Major Eustáquio – a maior honraria concedida pela Câmara de Uberaba, e que leva o nome do fundador da cidade. Solenidade que estava programada para dia 30/05, com vários homenageados, foi cancelada por causa da greve dos caminhoneiros, assim como aconteceu com uma série de eventos.
Nova data para entrega da medalha ao senador é dia 11/06, segunda-feira. Último ato do presidente da Câmara, Luiz Dutra, antes de assumir o governo municipal, dia 18/05, a homologação, em caráter especial, da Resolução 3.683, concedendo a Medalha Major Eustáquio ao senador. Dutra substituiu o prefeito Paulo Piau, que viajou a trabalho, para o exterior.

PRIMEIRA COLETIVA DO PREFEITO PAULO PIAU APÓS RETORNO DE VIAGEM
INTERNACIONAL FOI MARCADA POR ASSUNTOS BONS E RUINS
(FOTO: NETO TALMELI/SECRETARIA SPECIAL DE COMUNICAÇÃO)
PREFEITO DE UBERABA OSCILA ENTRE EXTREMOS EM ENTREVISTA COLETIVA 
Investimentos
Primeira entrevista coletiva concedida pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, assim que retornou de viagem a trabalho ao exterior, oscilou entre dois polos – perguntas sobre os resultados da visita à Rússia e à China, e sobre a violência que tem vitimado a cidade nos últimos dias com ataques a ônibus do transporte coletivo urbano e outros equipamentos públicos.
No primeiro caso, o prefeito deu boas notícias. Disse que encontrou um clima favorável aos projetos apresentados por ele, especialmente no que concerne à produção de amônia – que teve a planta em construção cancelada pela Petrobras, e na área de logística – marcada pela presença de importantes empresas na cidade, entre elas, a poderosa VLI.
O prefeito explicou que também chamaram a atenção de investidores estrangeiros o projeto de construção do Aeroporto Internacional de Cargas e as potencialidades em energia solar. Paulo Piau antecipou, inclusive, a visita de um grupo chinês para dentro de dois meses.
Violência
Na contrapartida, o prefeito de Uberaba respondeu a questionamentos sobre a violência que está assustando a cidade. Entre os ataques ocorridos desde 03/06, domingo, até o fechamento desta edição, estão duas agências bancárias depredadas; seis veículos do transporte coletivo urbano incendiados (nos bairros Primavera, Maracanã, Ozanan, Josa Bernardino, Jardim Uberaba, Isabel do Nascimento); um ônibus reserva apedrejado no terminal Leste e um veículo da coleta de lixo no bairro Copacabana.
Além disso, foram atacados dois veículos do Codau, sendo um caminhão bomba do Departamento de Esgotos, que atendia manutenção no Bairro Estrela da Vitória; e uma Van que transportava servidores que realizavam leitura de consumo de água no bairro Marajó. Também sofreram tentativas de depredação a sede do Ministério Público de Uberaba e o Fórum Melo Viana.
Durante a entrevista, Paulo Piau anunciou a assinatura do decreto 2157/2018 declarando Situação de Alerta e Anormalidade em Uberaba. O prefeito explicou que com esta medida ações emergenciais que necessitem de recursos públicos podem ser tomadas com redução de burocracia/procedimentos, inclusive a contratação de serviços de segurança armada para a proteção de patrimônio público.
Reações
O transporte coletivo, que chegou a ser cancelado várias vezes, passou a circular com escola e/ou presença de policiais. Mais de 30 suspeitos foram presos, a maioria jovens.Ministro da Segurança

RAUL JUNGMANN CONVERSA COM A IMPRENSA LOGO APÓS A AUDIÊNCIA COM
A BANCADA DE PARLAMENTARES DE MINAS GERAIS
(FOTO: CLÁUDIO BASÍLIO DE ARAÚJO/LIDERANÇA DO PSD)
Ministro da Segurança Pública recebe bancada e garante recursos para Minas em regime de urgência
Em audiência articulada pelo coordenador da bancada mineira na Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (MDB), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reafirmou e garantiu urgência na liberação de recursos na ordem de R$ 57 milhões prometidos por ele no ano passado (quando comandava o Ministério da Justiça) para Minas Gerais, além de  R$ 15 milhões especificamente para o Triângulo Mineiro.
Com o estado sob uma onda de violência sem precedentes, os parlamentares pediram o encontro para cobrar ações do recém-criado Ministério da Segurança Pública. Desde domingo (03/06) foram dezenas de ataques contra variados tipos de equipamentos públicos, em mais de 30 cidades de Minas Gerais, a maioria praticados contra ônibus.
Estou confirmando que vou mandar empenhar com urgência os R$ 15 milhões que prometi para o deputado Marcos Montes no ano passado”, disse o ministro durante a audiência, se referindo ao vice-líder do PSD, deputado majoritário em Uberaba e no Triângulo.
O ministro também garantiu urgência para os R$ 57 milhões destinados a Minas Gerais de um modo geral, e revelou ter ligado para o governador Fernando Pimentel (PT) no início da semana, se colocando à disposição dele, mas que até o momento da audiência, nesta quarta-feira, não havia recebido retorno.


UM DOS VÁRIOS ÔNIBUS DO TRANSPORTE COLETIVO QUEIMADOS EM UBERABA
(FOTO: CORPO DE BOMBEIROS)
Minas sob ataque
Fonte: G1 Minas

Desde domingo (03/06) até o fechamento desta edição foram 97 ataques em 33 cidades de Minas Gerais, sendo 61 praticados contra ônibus

Belo Horizonte e Região
Belo Horizonte - 2 ônibus atacados
Sabará - 1 veículo particular incendiado
Santa Luzia - 1 ônibus atacado
Ribeirão das Neves - 2 ônibus atacados
Noroeste
Brasilândia de Minas - 1 ônibus incendiado
Centro-Oeste
Lagoa da Prata - 2 ônibus atacados
Luz - 4 veículos incendiados
Alto Paranaíba
Araxá - 2 ônibus atacados e cinco carros atacados
Patos de Minas - 1 ônibus atacado
Triângulo Mineiro
Campo Florido - ataque à recepção da Câmara Municipal
Uberaba - 7 ônibus atacados, 1 carcaça de caminhão incendiada, 2 agências bancárias atacadas, 1 caminhão de lixo incendiado, dois veículos do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) incendiados, fogo em quatro vias e 1 rádio atacada por coquetel molotov
Uberlândia - 10 ônibus atacados, 1 agência bancária e 1 agência dos Correios
Tupaciguara – 3 ônibus de viagem incendiados
Sul de Minas
Alfenas - 3 ônibus atacados
Alterosa - 1 caminhão de lixo incendiado
Brazópolis - tiros contra 1 delegacia e 1 viatura
Cruzília - tiros contra 1 delegacia
Guaxupé - 6 ônibus atacados
Itajubá - 3 ônibus atacados
Machado - 1 ônibus atacado
Monte Santo de Minas - 2 ônibus escolares atacados
Ouro Fino - veículos incendiados
Passos - 3 ônibus atacados; 1 caminhonete incendiada, 1 motorista agredido
Poços de Caldas - 2 ônibus atacados; incêndio em galpão de reciclagem
Pouso Alegre - 3 ônibus atacados
Santa Rita do Sapucaí - 1 caminhão atacado
São Bento Abade - 3 ônibus escolares
São Lourenço - 1 ônibus atacado, ataque à casa de um policial militar atacado
Três Corações - 1 ônibus atacado
Três Pontas - 1 carro incendiado
Varginha - 1 ônibus e uma viatura atacadas
-----------------







Nenhum comentário:

Postar um comentário